Art Matters

Art Matters Neil Gaiman

Resenhas - Art Matters

pcturesque_ana 31/01/2024

Emocionalmente inspirador! Uma viagem à infância e ao que despertou minha paixão pela leitura ao mesmo tempo que é uma palavra de conforto pra essa criança que agora é uma artista assustada de "não-dar-certo". Que eu possa voltar nele quando a duvida tomar conta!

Mini Bittar 08/11/2023

Livro pequeno e muito interessante para quem renovar o interesse em todas as formas de arte com belas ilustrações.

Mesquita 29/05/2023

Composed of three Neil Gaiman's speeches? texts?. Credo, Make Good Art, Making a Chair and On Libraries. As someone who had already read so many passages from such a small book, I was not expecting to be trhilled. I was wrong. I found myself constantly smiling and holding my breath, absolutely inspired by what I was reading. I felt the urge to read more books, to make it easier for the people around me to read more books, even if they are books that I don't feel like reading myself, I found myself wanting to take beautiful pictures of my path and wanting to write a poem.

Bibi Carneiro 16/03/2023

Outro que ?li? no formato de audiolivro. Quem narra é o autor e se tem algo que o Neil Gaiman sabe fazer (além de escrever) é narrar muito bem suas histórias. Esse livro é um compilado de textos sobre a arte da escrita e foi ótimo para relembrar do porque escrevo. Amo entender processos criativos, mas amo ainda mais lembrar de que escrevo pela liberdade. E esse livro me lembrou disso: a arte nos liberta e por isso ela importa.

Lina.Ruiz 10/02/2023

"So be wise. And if you cannot be wise, pretend to be someone who is wise and then just behave like they would. Now go, and make interesting mistakes. Make Interesting. Mistakes. Make glorious and fantastic mistakes. Break rules. Leave the world more interesting for you being here. Make good art."

@renatavarelaescreve 26/04/2022

Art matters
Eu poderia grifar esse livro inteiro, e ainda sentiria que estava faltando coisa para marcar. Ouvi o audiobook em meia hora, e quero ouvir outras 30 vezes, sempre que tiver esse tempo livre. Muito bom!

Jéssica 18/04/2022

50 minutos de algo que parecia estar sendo dito diretamente pra mim. No começo descobri o quanto ser uma pessoa leitora fez diferença na minha vida de formas que eu não imaginava, e conforme continuou eu fui sentindo que tudo que o Neil dizia era exatamente o que eu precisava ouvir. Make good art.

Tha 06/01/2022

Inspirador
Mais uma vez Neil Gaiman expressando seu amor pelas palavras e importância da leitura. É um livro inspirador para aqueles que são apaixonadas nados por leitura e ficção.

Marcus 19/10/2021

Faça boa arte!
Esta é uma leitura bem rápida e confortadora, juntando alguns textos do Gaiman (poemas, discursos, etc.) que mostram um pouco da visão dele sobre arte, com cada página acompanhada de uma ilustração do Chris Riddell.

O primeiro texto é bem curto e fala sobre o porquê de o Gaiman acreditar na arte e na liberdade de expressão. O segundo texto fala sobre a importância de bibliotecas, e acaba sendo um relato da infância do autor e como os livros foram essenciais durante o seu crescimento. Outro texto fala sobre o processo de escrita, fazendo algumas comparações engraçadas com o ato de montar uma cadeira.

Mas o maior destaque vai para o último texto, o maior deles e já bem conhecido, chamado "Faça boa arte". Para qualquer um interessado na vida de um artista ou pensando sobre ter uma carreira como um, é um texto muito motivador e sincero, onde o Neil usa muitos exemplos pessoais e comuns nas diversas áreas da arte com o objetivo de mostrar todas as dificuldades esperadas nesse ramo, e também toda a beleza de uma carreira baseada em criar coisas na sua cabeça, colocá-las em algum formato expressando algo de si e se sustentar dessa forma. Citando todos os obstáculos e tudo de bom que pode aparecer nesse caminho, o mesmo conselho permanece: faça boa arte!

Demian 04/05/2020

Muito bom!
Decidi pegar o audiobook para passar o tempo e acabei amando. É uma leitura necessária para todo artista ou qualquer pessoa que precise de uma mensagem positiva!

Coruja 11/12/2018

Quando vi o Gaiman anunciando publicação de livro novo com o Chris Riddell no twitter, quase surtei. Não comprei imediatamente na pré-venda porque a essa altura eu já sabia que viajaria para Inglaterra uns poucos dias depois do lançamento oficial. Preciso dizer que uma das primeiras providências que tive ao chegar em Londres foi ir a Waterstones da Picadilly Circus (a maior livraria da Europa! Endoidei lá dentro...) e sair fuçando tudo atrás dele. Quando o folheei, contudo, percebi que ele não era assim tão novo - ao menos, não no conteúdo. Eu já tinha lido todos os quatro textos de Art Matters: dois tinham sido publicados em jornais (inclusive com as ilustrações), outro eu me lembrava de uma antologia de não-ficção que ele lançou uns dois anos atrás e o último era o discurso Faça Boa Arte, que já foi inclusive traduzido aqui no Brasil.

A sacada de Art Matters é, na verdade, juntar esses textos - que falam de liberdade de expressão, importância da leitura, das bibliotecas e da arte, inclusive como ofício - num volume mimoso que é perfeito para dar de presente ou para ter na própria estante, e que alia às palavras do Gaiman os fantásticos desenhos do Chris Riddell (eu gosto demais do estilo das ilustrações dele). Não direi que não fiquei um pouco desapontada - afinal, eu esperava material inédito - e provavelmente teria xingado um bocado se tivesse comprado ele aqui no Brasil (a diferença de preço era bem grande e o tamanho do livro não justifica esse preço, ainda que se contem os custos de importação), mas não me arrependo de ter reservado espaço na mala para trazê-lo comigo.

Para quem não é stalker do Gaiman, do tipo que fica procurando até a menor participação dele em antologias literárias ou artigos jornalísticos, e que se interessa e reflete sobre a importância da arte na nossa vida, Art Matters é um bom ponto de reflexão. Mas, se vale a dica, procurem os textos onde eles foram originalmente publicados (ou gravados). Afinal, o conteúdo não muda e, se está disponível de graça, então... vá em frente. Para ajudar, o índice: 1. Credo, 2. Why Our Future Depends on Libraries, Reading and Daydreaming; 3. Making a Chair e 4. Make Good Art.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html