O que é indústria cultural

O que é indústria cultural José Teixeira Coelho Neto
José Teixeira Coelho Neto

Resenhas - O Que é Indústria Cultural

SalmaC 17/04/2024

Apesar de ser um livro escrito na década de 80 é uma ótima porta de entrada para começar a entender e estudar o que seria a indústria cultural, seus produtos, signos, etc. minha professora no primeiro semestre de jornalismo recomendou esse livro e realmente foi uma ótima recomendação.

Otavio.Lemes 16/01/2024

Lógico ou Indicial?
Refletir sobre a Indústria Cultural é uma tarefa complexa, e onde podem ressoar inúmeras abordagens. O que Coelho consegue vislumbrar nesse livro de bolso são importantes reflexões sobre a Indústria Cultural a partir da semiótica, não poupando críticas à direita e às debilidades de análise da esquerda, sendo ao que parece um ferrenho marxista. O livro embora escrito na década de 1980 possui grande relevância para pensar a atualidade e rechear a produção feita com novas abordagens, por exemplo da relação entre as redes sociais e a Indústria Cultural.

marcelaa_saraiva 03/12/2022

não achei muito interessante o assunto mas quem tem interesse vale a pena. Não sei como consegui terminar.

Didi 21/05/2022

bicha teve fecho teve lacre não entendi muita coisa pq não tô acostumada awe livros assim mas gostei de mais quero ler mais etc lacraram

Jude 06/02/2022

Para iniciantes
O livro aborda de forma didática o tema Indústria Cultural. Destrincha diferentes abordagens, pincela como o cenário ocorre no Brasil e ainda deixa recomendações de leitura para quem deseja se aprofundar no assunto. Recomendo!

Bia 03/05/2021

Pequena introdução sobre Indústria Cultural, diferenciando de cultura de massa e cultura popular.

Kamila 21/11/2016

Um livro que necessita de atualização
Este livro de Teixeira Coelho é uma ótima introdução para quem deseja conhecer mais sobre o conceito de indústria cultural. Aqui, ele relaciona esse tema aos conceitos de meios de comunicação de massa, de cultura de massa e trabalha com temas como alienização, signo, significante e significado; para finalizar o livro falando sobre os traços da indústria cultural no Brasil. Li a sétima edição do livro, cuja primeira edição é de 1980, e é claro que a obra precisa de atualização, especialmente se notarmos, agora, a presença de um meio como a Internet, em que a indústria cultural e os conceitos de comunicação de massa ganham contornos completamente diferentes.

Marcone 13/09/2012

Os livretos desta "Coleção Primeiros Passos" fizeram muito sucesso nos anos 80 e início dos 90. Na época, movido pela curiosidade, adquiri perto de 200 títulos (que não pretendo resenhar um por um). Poucos são inegavelmente bons, outros razoáveis. E há os péssimos também - a maioria.

O maior problema desta série é o seu aspecto descaradamente tendencioso ao esquerdismo. Alguns, vergonhosamente tendenciosos - como no caso do título "O que é informática", no qual o autor dá uma rápida pincelada no aspecto tecnológico, para descambar na retórica da "exploração dos programadores pelas multinacionais imperialistas" e blá-blá-blá... Não consigo imaginar como ele poderia ter sido mais infantil e ridículo - tanto que outro autor precisou escrever um "O que é informática, 2ª visão".

Um dos que mais gostei foi este da indústria cultural, principalmente pela sofisticação da linguagem usada por Teixeira Coelho. Apesar do aspecto irremediavelmente datado, o que é comum a todos os livros desta coleção, ainda é interessante ler sobre as ideias de Adorno e McLuhan, explorados por Coelho neste título.

Outros interessantes são, que eu me lembre, "Arte de Jorge Coli", "Cinema de Jean-Claude Bernardet", "Música de J.J. de Moraes", "Biblioteca de Luis Milanesi", "Semiótica de Lucia Santaella", "Moral de Otaviano Pereira" - apesar da já citada tendenciosidade. Meu preferido: "O que é Jazz", de Roberto Muggiati - http://www.skoob.com.br/estante/livro/19898179

Lílian 30/08/2012

Texto rápido, dinâmico, interessante e bastante defasado, em termos de estatísticas. No auge do fenômeno, relativamente moderno, da "revolução das mídias" e do domínio irreversível destas na sociedade atual, a industria cultural é assunto recorrente. Fala sobre algo de que todo mundo sabe alguma coisa, como cultura de massa, cultura pop, cultura erudita, Adorno, Benjamin, Revolução Industrial, cinema, novela, rádio, tv... Mas apesar de parecer que chove no molhado, traz diversas considerações pertinentes e bem interessantes, como a intencionalidade dos discursos midiáticos e a função "idiotizadora" dos meios de comunicação na sociedade em que vivemos. Boa leitura.

Priscila 08/07/2011

Não é bem uma resenha, é mais um comentário.
O livro é bastante esclarecedor, apesar das poucas páginas.
Uma leitura maravilhosa. Terminei em uma tarde.
O tema é interessante e o autor conseguiu prender minha atenção pelos argumentos e autores que citava.
Recomendo.

**************************************************