Vox

Vox Christina Dalcher

Resenhas - Vox

Mabi21 24/12/2023

Existem histórias que conversam com a gente. Vox é uma delas, ainda que o diálogo corra o risco de ser limitado a 100 palavras por dia. Para quem gostou de O Conto da Aia, este livro será muito proveitoso.

Quanto à escrita, ao final da história, tenho uma crítica ou outra (uma solução muito impossível? muito fácil? muito feliz? muito simples), mas o impacto faz com que tudo isso seja esquecido. Gostei muito. Recomendo.

Lorrainy 15/12/2023

100 palavras por dia...
Ah, o livro "Vox" é simplesmente incrível! Sabe quando você começa a ler uma história e não consegue mais parar? Pois é exatamente isso que acontece com esse livro. A autora, Christina Dalcher, nos presenteia com uma trama envolvente e cheia de reflexões.

A história se passa em um futuro próximo, onde as mulheres são silenciadas literalmente. Isso mesmo, elas só podem falar 100 palavras por dia. Imagina só viver em um mundo onde você tem que contar cada palavra que fala? É assustador pensar nisso, mas é exatamente essa realidade que a protagonista Jean McClellan enfrenta.

Jean é uma cientista renomada e costumava trabalhar com pesquisa na área da linguística. Porém, desde que as mulheres foram silenciadas, ela foi afastada de seu trabalho e agora precisa lidar com a opressão diária. É angustiante acompanhar sua luta para encontrar sua voz novamente.

O interessante do livro é que ele nos faz refletir sobre o poder da comunicação. Quantas vezes nós damos valor ao simples ato de falar? O livro nos mostra como a falta dessa liberdade afeta não apenas a vida das mulheres, mas também toda a sociedade. É uma crítica contundente aos extremismos e ao retrocesso dos direitos das mulheres.

Além disso, o enredo é cheio de reviravoltas e suspense. Jean se vê envolvida em uma conspiração política e precisa tomar decisões difíceis para proteger sua família. A narrativa é tão envolvente que você se sente parte da história, torcendo para que ela consiga superar todos os obstáculos.

Os personagens são muito bem construídos e cativantes. Jean é uma protagonista forte e determinada, mas também vulnerável. Ela representa todas as mulheres que lutam por igualdade e liberdade de expressão. Os personagens secundários também têm suas próprias histórias e dilemas, o que enriquece ainda mais a trama.

A escrita de Christina Dalcher é fluida e envolvente. Ela consegue transmitir toda a angústia e revolta das personagens de forma intensa, sem deixar o livro pesado demais. É um equilíbrio perfeito entre a denúncia social e a narrativa cativante.

"Vox" é um livro que nos faz refletir sobre a importância da voz feminina na sociedade. É uma obra necessária, especialmente nos dias atuais, onde ainda lutamos por igualdade de gênero. Através da ficção, somos confrontados com as consequências extremas da opressão e somos instigados a lutar por mudanças.

Recomendo fortemente a leitura de "Vox". É um livro que vai te prender do início ao fim, te fazer refletir e te emocionar. Prepare-se para uma montanha-russa de emoções e para repensar o valor da sua própria voz.

Maria15781 11/12/2023

Vox
Distopia incrível que aborda o quão fragil pode ser os direitos femininos conquistados, o poder da manipulação e a importância de nos mantermos vigilantes.
No livro, um novo governo, extremista e religioso transforma mulheres em prisioneiras em suas próprias casas e famílias. Onde elas tem o limite de 100 palavras por dia, sendo monitoradas e dependentes dos homens.
O livro aborda mais termos médicos do que eu esperava, e o final é meio rapido.

Mari 09/12/2023

Reviravolta
Outro livro bom!!! Essas distopias são muito boas (aqui comparo com o conto da aia) ambas trazem revoluções patriarcais, a mulher sendo colocada novamente como submissa na sociedade, sem nenhum direito cumprido. Em vox vemos a limitação de palavras, a vigilância constante e o direito ao trabalho limitado. Ao longo do livro parece um projeto que se revela muito diferente do esperado e ao mesmo tempo vamos conhecendo um lado velado que mostra que nem todos aceitam essa realidade e lutam pela liberdade.

ValAria34 09/12/2023

Saudades de ler uma distopia interessante ?! Leia Vox seria vale muito a pena ,capítulos pequenos ( pra não dizer minúsculo ) seria bem legal gostei bastante .

sweetc4se 27/11/2023

100 palavras parece pouco pra me expressar agora
Eu poderia escrever uma lista de motivos pelos quais amei este livro. (E uma outra de pequenos medos que essa leitura me despertou.
No geral, o que digo é: uma história de tirar o fôlego escrita de uma forma impecável

Sarah 23/11/2023

O tanto de raiva que eu passei lendo esse livro não está escrito. porém, de uma maneira boa. os personagens são ótimos, interessantes e eles são reais, frutos dos acontecimentos que os rodeiam, o final é meio último capitulo de novela com sequestro relâmpago e tal, mas acho que estava tão envolvida que na época nem percebi.

Vic 15/11/2023

Interessante
Já faz um bom tempo que eu li, então não vou lembrar dos detalhes. Porém, achei um livro bem interessante, não costumo ler distopia, mas essa me cativou até as últimas páginas. Achei o final bem corrido, mas quanto a construção dos personagens: é feita de uma maneira muito boa! Não consegui criar afetividade com nenhum, mas são daquele tipo que você consegue compreender o que cada um faria em determinada situação.
Enfim, acho que valeu a pena a leitura.

[by Me] 15/11/2023

Que livro é esse????
Eu li esse livro em uma viagem de ônibus. Não conseguia parar de ler. A voz da mulher é importante para ela.

Paloma F. 02/11/2023

Foi uma leitura ok, o começo tava muito interessante, tanto que li super rápido, mas senti que se arrastou após os 50% e o final foi super rápido, só pra acabar

mica 30/10/2023

Boa história, enredo lento, final rápido e esperado
A autora tinha a faca e o queijo na mão, e sinceramente... não vou finalizar essa frase. A história é muito boa, a ideia da história, A CRÍTICA, muito boa, mas achei o final muito rápido, parecia que cada vez mais que as páginas passavam eu acreditava que não teria final e eu teria que ler alguma parte dois.

Rolain.y 26/10/2023

1° distopia.
A história contada nesse livro é extremamente interessante mas confesso que eu esperava mais do final.
Imagina tu só poder falar 100 palavras por dia só por ser mulher? E ainda levar choque se caso falasse mais?

*Spoiler:*
Não vi necessidade na morte do Patrick e o caso da Jean com o Lorenzo foi algo que também foi bem desnecessário. Mas fora isso, o livro em si, a história em si é bem interessante e apavorante.