Nuvens de Algodão

"Brotou
floresceu
murchou
caiu
nem sequer uma pessoa a viu."

"Um vira-lata
abana a cauda
a um caminhante cego."

Uma poética das pequenas coisas que são meros detalhes, mas os detalhes não deveriam ser meros.

"Nuvens de Algodão" é uma bela antologia, com poesias muito delicadas e sensíveis. Haiku, ou haikais, é uma forma bem curtinha de se escrever poesia, mas confesso que tenho dificuldade em apreciar poesias pequenas, geralmente sinto que falta profundidade e intensidade. No entanto, faz algum tempo que meus pensamentos começaram a mudar. Poemas, poesias, sonetos, odes; há muitas formas de expressar os pensamentos e sentimentos humanos. Eu, particularmente, sou apaixonada pela linguagem poética, amo mais ainda a beleza que existe nos detalhes dos versos. Porém, só agora compreendo que não é necessário muito para fazer arte, basta ter talento.

"Pela metade
sou teu,
pela metade
sou meu."

"As patas do cavalo pisoteiam
uma flor desconhecida
entre milhares de flores e plantas."

"Aproximo meu ouvido
do sussurro do vento
do estrondo do trovão
da melodia das ondas."

Uma leitura mágica! Eu lia os versos, fechava os meus olhos e, de repente, não era mais uma leitora com seu livro e sim uma moça admirando uma flor, sentindo o perfume do jasmim, o aroma gostoso da terra molhada. Sei que isso é algo comum de acontecer com os leitores, mas foi uma viagem peculiar dessa vez. Não estava imaginando uma personagem conforme as descrições apresentadas em um livro, eu que era a protagonista. E, ao decorrer da leitura, ia lembrando de momentos que passam muitas vezes despercebidos devido à rotina acelerada, pois esses momentos inestimáveis acabam se tornando banais no dia a dia. Na minha opinião, a beleza, a riqueza e o doce da vida fazem morada nos detalhes, por isso a grandiosidade desse pequeno livro.

Em suma, "Nuvens de Algodão" te convida a abrir as janelas de sua casa e deixar o sol entrar. Observe a beleza dos raios de sol colorindo tudo que toca de amarelo, sinta o calor que aquece sua pele, admire um jardim em uma praça, ofereça carinho aos bichinhos que apenas querem um minuto da sua atenção, ande descalça(o) e sinta a grama molhada (adoro essa sensação, tão gostosa). Deite-se sobre a terra e observe as nuvens de algodão. E, à noite, experimente fazer amizade com a lua, deleite-se com a constelação.

"A lua nova
um vinho velho
um novo amigo."
zxsaturno 22/03/2024minha estante
Eu indo colocar na lista só porque achei a capa belissíma.

Luå 22/03/2024minha estante
A capa é muito linda e o conteúdo também, recomendo. Confesso que o que mais me chamou atenção foi o título do livro, achei muito fofinho e delicado.

cinnamongirl612 27/02/2024

O cotidiano em poesia
O livro trás uma coletânea poética de haikus de Abbas Kiarostami, que escreve sobre o cotidiano, sobre as nuvens no céu, sobre o deitar na terra, o tecer das teias da aranha, o sussurro do vento...
A leitura é fluida e rápida, porém não me afetou muito, acho que esse é um daqueles casos em que a obra perde profundidade com a tradução, infelizmente.
De qualquer forma, foi uma leitura agradável.

Carla.Parreira 11/02/2024

Nuvens de Algodão (Abbas Kiarostami). Os versos que mais gostei foram: "...Pela metade sou teu, pela metade sou meu... Como pode viver a velha tartaruga trezentos anos ignorando o céu... A folha do álamo cai sossegada e repousa sobre a sua sombra em um meio-dia de outono..."

Luiz Santiago 15/11/2023

Delicadeza
O trabalho de Kiarostami como cineasta já é algo incrível. Ver isso refletido em suas poesias é um grande encontro, uma visão da delicadeza da vida e das vontades das pessoas.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Emerson Dylan 06/11/2023

Lindeza em 3 versos
Da simplicidade absoluta faz-se uma obra linda em absoluto. Tal qual seu cinema e suas fotografias, Kiarostami extrai um universo do puro e simples sopro de vida. Artista imortal.

lmpm 31/10/2023

Livro lindo, com textos bons bem escritos
mais um que li aleatoriamente na livraria e que recomendo!!!!!!!

Débora 23/10/2023

Bonito
Sendo sincera, o que mais me chamou a atenção nesse livro, em primeiro lugar, foi a ilustração da capa. De vdd, que ilustração linda. Eu nem tinha ideia do que falava o livro. Mas dps que peguei para ler, vi que valeu a pena.
Ele é composto por vários haikus( textos pequenos, de umas 4 ou 6 linhas, dependendo), com temas variados, mas que são sempre remetente a imagens. Achei muito bonito a construção dos textos e como, apesar de não utilizar de recursos visuais no entorno do livro, o autor consegue nos trazer exatamente o que quer passar, nos fazendo enxergar a criança, ou o idoso, ou qualquer que seja o momento.
Problemas: eu queria que tivesse mais coisa. Acredito que se fosse livro físico, eu compraria somente pela beleza da capa(se eu tivesse dinheiro sobrando sksksksksmsksk), porque o conteúdo do livro em si, é muito pouco. Não sei se vale tanto a pena.

Thay.91 08/10/2023

Poemas curtos e leves
Encontrei esse livro por acaso e fiquei curiosa.
Não costumo ler livros de poemas ou poesias, mas esse é bom de ler.
Poemas sobre a natureza tratada no seu cotidiano, como quando paramos para observar algo simples no nosso dia.

Vale a pena a leitura!

Rosangela Max 01/09/2023

Uma boa leitura, mas o livro tem um custo-benefício ruim.
São minúsculas poesias (chamadas de haikus) traduzidos do iraniano que de minúsculo tem somente o tamanho.
Algumas estão cheias de profundidade. Outras até parecem frases soltas, mas quando a gente percebe o estilo de escrita do autor, entende que nenhuma palavra foi colocada ali por acaso.
Apesar de ter gostado da experiência de leitura, achei o livro caro para tão pouco conteúdo.
Pelo conteúdo em si, recomendo a leitura. Porém, o custo-benefício não é bom para tão pouco ?texto?. A compra só é viável se conseguir uma promoção muito boa.

Bebel.Aroeira 20/08/2023

Uma coletânea de poemas singelos, sobre as pequenas coisas da vida, do cineasta iraniano Kiarostami.

Camila de Almeida 29/07/2023

Sinopse da editora:
"Uma poética das pequenas coisas que encanta com a transparência de suas imagens: a brancura do amanhecer, uma paisagem nevada, os viajantes, um barco sem vela. As composições poéticas de um dos mestres do cinema mundial, confirmam o seu extraordinário talento para fixar momentos de sugestão."

martianblossom 04/07/2023

Imagens Verbais
"Pelo coaxar das rãs
meço a profundidade
da lagoa."

O autor de "Nuvens de Algodão", Abbas Kiarostami, possui um traço peculiar para tecer poesia, o mesmo traço que encontramos em toda a obra de nosso aclamado Manoel de Barros: a capacidade de fazer desenhos verbais de imagens.

Ler este livro é como sentar em um lugar confortável e pegar um álbum de fotos. A intenção é deliciar-se com os inúmeros versos que compõem uma fotografia - ou, neste caso, um haikai -.

Assim como afirmou Manoel, talvez tais desenhos verbais não signifiquem absolutamente nada. "Mas se o nada desaparecer, a poesia acaba". E poetas como eles têm profundidades sobre o nada.

maria c 22/05/2023

Me deu vontade de escrever. Possuir um punhado de palavras e fazê-las sentir que pertenço a elas também.

Carol Martins 16/05/2023

Nuvens de Algodão
Pela metade
Sou teu
Pela metade
Sou meu.

É um livro muuuuito rápido de ser lido, pois são apenas frases. Achei singelo, mas bom, captei a essência. Não vá com muitas expectativas, pois pode se decepcionar.