Pancadaria

Pancadaria Reed Tucker




Resenhas - Pancadaria


34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Cristiano.Almeida 05/05/2024

Uma passagem pela história das hqs
Baita livro pra se ter uma ideia da importância e rivalidade que ocorre entre as editoras Marvel e DC. Muitas histórias de bastidores que remetem a origem e principais conflitos das editoras que contribuem muito para a nona arte.
comentários(0)comente



Saurergio 15/04/2024

Marvel x DC
Desde bem pequeno li e colecionei revistas em quadrinhos. E este livro me apresentou a grande guerra entre as duas principais editoras que me acompanharam na vida. Pude conhecer os bastidores de algumas histórias e como elas influenciaram gerações.
comentários(0)comente



Osmar 12/04/2024

Muito bom.
Leitura excelente pra quem gosta de comunicação, cultura pop, quadrinhos, cinema e pra quem quer conhecer os primórdios de uma das maiores rivalidades da era editorial pode-se dizer que é um excelente complemento para " Marvel a história secreta" além de saber algumas curiosidades dos personagens das empresas como o boato que foi criado entre Batman e Robin e outras histórias...
comentários(0)comente



Felipe HQs e Mais 20/01/2024

Todo irmão briga
Se você tem um irmão ou irmã, sabe que um não vive sem o outro, mesmo brigando. Aliás, brigar e reconciliar é o que faz ter irmãos uma coisa tão legal.

Marvel e DC são editoras 'irmãs' em conteúdos. Ambas publicam histórias de heróis e ambas têm décadas de histórias pra contar. E ambas vivem BRIGANDO! rsrs

Reed Tucker vai fundo na pesquisa do que originou a eterna rivalidade dos lares de Superman e Homem-Aranha. Publicado pelo selo Fábrica 231, da editora Rocco, 'Pancadaria - por dentro do épico conflito Marvel x DC' foi a leitura da vez.

Tucker traz em seu livro um panorama da criação das duas editoras. Começando pela DC e seu boom de heróis no fim da década de 1930, o autor detalha como a editora reinou soberana por mais de 20 anos no mercado estadunidense. Seus heróis, todos corretos e com falas genéricas, eram reflexo dos estúdios DC, onde seus desenhistas e editores trabalhavam elegantemente de terno e gravata. Tudo era céu de Superman naqueles idos da década de 50. Até que uma editora pequena, com mentes criativas gigantes, começa a dar as caras em 1961 com o lançamento de 'Quarteto Fantástico' n° 1.

A Marvel de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko trouxe ao mundo heróis com problemas, falhos e com contas a pagar. A partir de então, a concorrência entre as duas editoras começa e era questão de tempo para que Batman e cia fossem ultrapassados em vendas por Hulk e seus irmãos de editora.

Reed Tucker vai nos contando ano após ano, década após década, como essas duas editoras irmãs iam se engalfinhando na conquista de leitores e de fatias de mercado. E chega à mesma conclusão que a de vários leitores: "Por mais que houvesse animosidade entre as empresas, (...) a Marvel e a DC precisavam uma da outra. Se uma desaparecesse, não demoraria até que a outra entrasse em colapso".

'Pancadaria' é uma ótima indicação para leitores mais veteranos, que acompanharam os embates de DC e Marvel ao longo das décadas. Como Tucker traz dezenas de citações de personagens de ambas as editoras (Tom deFalco, Ross Andru, Gene Collan, Chris Claremont, Steve Englehart, Keith Giffen, Carmine Infantino, dentre muitos e muitos outros), é uma experiência bacana vermos nomes - que estávamos acostumados a conhecer apenas nos créditos iniciais das histórias - darem suas opiniões sobre suas passagens por Marvel e DC.

Lá pelo fim, Tucker faz uma análise interessante de nossos envolvimentos, como leitores, com esse universo fantástico de heróis e suas editoras. "Os super-heróis são quase sempre descobertos durante a juventude e, como resultado, esses personagens têm uma poderosa conexão emocional. Superman, Homem-Aranha, Mulher Maravilha e os outros permanecem para sempre envoltos em uma confortável manta de nostalgia e banhados pela tonalidade dourada que parece colorir toda a infância. Eles são portais para outro momento da vida."

Ler 'Pancadaria' certamente me levou a portais nostálgicos de momentos mais coloridos de minha vida de leitor. E isso foi muito bom! Valeu Tucker, valeu Rocco!

Gostou? Me segue lá no Instagram! @hqsemais
comentários(0)comente



Eduardo 24/05/2023

Maravilhoso
Belíssima narrativa da famosa rixa entre as 2 maiores editoras de gibis!!
Adoro gibis, sempre gostei.... por isso o livro é uma leitura interessante!!

Se você não gosta, nem sei se vale a pena a leitura...

Só pra constar, sou do time Marvel!
comentários(0)comente



Alberto 31/12/2022

Por trás dos super-heróis
Eu lia muitos quadrinhos de super-heróis quando era criança. O mais marcante foi Batman ? O Cavaleiro das Trevas. Um Batman bem mais velho, aposentado, que volta à ativa pela necessidade de Gotham. Um traço estranho. E mesmo assim, a história era hipnotizante. Mas não era popular fora do nicho. Hoje os super-heróis estão em alta. Isso é ótimo.

Não tenho favorita: DC e Marvel, gosto de ambas. Foi muito interessante conhecer todas essas histórias e bastidores sobre as duas. Rivalidade bem mais acirrada do que eu imaginava. É tanta informação que não dá para lembrar tudo sem ler umas quatro vezes. Um livro muito empolgante para quem gosta de heróis ou mesmo para quem se interessa pelos bastidores de guerras corporativas. E está no Kindle Unlimited.
comentários(0)comente



Germano Dutra Jr 11/12/2022

Adorei muito. Para quem é fã de HQs, super-heróis e bastidores da indústria, esse livro é perfeito para acompanhar a eterna rivalidade de DC e Marvel desde começo.
comentários(0)comente



Juliane4 11/05/2022

Marvel × DC é treta eterna
Um bom livro para saber como começou toda essa rivalidade e como ela se sustenta até hoje. Mas para mim o importante é que ambas as empresas lancem produtos com qualidade.
comentários(0)comente



Mackatoo 21/02/2022

Marvel e DC... lados da mesma moeda.
Ótima leitura para qualquer apreciador de quadrinhos e a prova de que a Marvel não seria quem é hoje sem a DC e vice-versa.
Leitura fluida, muitas histórias de bastidores e curiosidades muito interessantes.
comentários(0)comente



Renan 23/01/2022

Um resumo superficial
O livro cobre décadas de história, o que é interessante para uma visão geral, mas passa muito rapidamente pelos eventos sem aprofundar, só citando alguns casos. Deixa um pouco a desejar para quem quer mais detalhes.
comentários(0)comente



Iale 29/11/2021

Um deleite pros fãs
Pra quem acompanha marvel x dc nos cinemas no seculo XXI, este é um bom retrato do que fez essas duas empresas chegarem até aqui. Achei de bom tom só um capitulo sobre o cinema e todos os outros sobre a construção dessa indústria.
comentários(0)comente



Raposo 10/11/2021

A história de uma longa rivalidade ?
Marvel vs DC é foco de debate desde que me entendo por leitor de quadrinhos e, honestamente, podemos dizer que o fandom de cada um dos lados não dá o braço a torcer; nisso entra esse excelente livro.

Pancadaria é um livro que se preocupa bastante em contextualizar diversos pontos do embate entre as duas principais editoras americanas, além de nos dar um panorama de como essas rivais se ajudaram ao longo dos anos - mesmo quando as relações não eram tão civilizadas entre as chefias.

Aqui temos um retrato que vai desde a década de 40 até os tempos atuais e nos presenteia com os melhores e piores momentos deste confronto de gigantes. Reed Tucker nos entrega fatos que comprovam que a Marvel incentiva a DC a correr atrás e vice versa.

É algo que te instiga a entender mais do mercado e, com isso, você passa a compreender como a situação chegou ao patamar de hoje, pois, ao longo da obra, o leitor traça toda uma linha do tempo dos quadrinhos nos EUA e pega a compreensão de que, sim, o mercado mudou e o cenário de confronto entre as duas editoras evoluiu.

No mais, sem entregar muito (obviamente), posso dizer que aqui temos uma obra que é excelente para quem deseja entender melhor o funcionamento do mercado, ou que é muito fã das duas editoras. Você acaba por aprender muito sobre todo contexto histórico que cerca ambas e se vê muito envolvido na leitura.

Vale muito a pena você correr atrás caso seu objetivo seja ter uma visão mais ampla do épico confronto entre Marvel e DC. Do contrário, não vai ser uma obra diferencial para você.
comentários(0)comente



renatodsp3 03/07/2021

Maravilhoso
Se você é fã de super-heróis Marvel e DC e dos bastidores dessa indústria, esse livro é uma leitura obrigatória. Recomendação máxima!
comentários(0)comente



jessiviesser 28/04/2021

Uma guerra
Este livro conta de forma bem detalhada os bastidores do embate, através das décadas, entre Marvel x DC. Para quem gosta de super-heróis, torna-se uma leitura obrigatória, embora a leitura possa ser um pouco arrastada.
comentários(0)comente



Keell 13/04/2021

NECESSÁRIO
Esse é o tipo de livro que todo fã de heróis e HQs deveriam colocar na lista de livros para ler antes de morrer. A forma como o autor trás a relação Marvel x DC x fãs x indústria x dinheiro foi simplesmente magnífica e acima de tudo, o apontamento sobre como essa rivalidade começou e permanece até hoje é muito bom.

No decorrer do livro você inicia com a ideologia de que "A Marvel copiava descaradamente a DC, porém, se a Marvel não existisse, provavelmente a DC teria morrido", e é fatídico, se não fosse a necessidade da DC de superar a Marvel nos primórdios, ela talvez tivesse permanecido com a escrita ultrapassada e conservadora que não cabe na sociedade atual, muito menos acompanhava a evolução da sociedade no decorrer dos tempos, uma empresa com medo de mudar e perder, é impossível negar que a Marvel forçou a DC apostar, se permitir, assim como o contrário aconteceu quando a DC ultrapassava a Marvel posteriormente e assim sucessivamente.

Mas, o mais interessante nessa história toda e que é citado no próprio livro é "A DC é a Marvel e a Marvel é a DC", nos dias atuais é como comparar Facebook e Instagram, nomes diferentes, mas que pertencem ao mesmo dono. Literalmente todos os funcionários da DC passou pela Marvel, voltou pra DC que voltou pra Marvel e vice versa, ou seja, não tem como falar que uma copiava a outra quando elas estavam se entrelaçando o tempo inteiro. Quando inúmeras pessoas trabalhavam em ambas empresas ao mesmo tempo.

A forma como autor aborda os temas e o desenvolvimento de todo esses processo é muito bom, principalmente ao colocar que toda essa rivalidade serviu principalmente para mudar e evoluir, desde os quadrinhos até o cinema, tornando um marco na cultura pop e colocando algo que era considerado inútil como essencial.

"o vencedor é aquele que significa mais para você. Não pode ser medido, discutido ou debatido."
comentários(0)comente



34 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR