haverá festa com o que restar

haverá festa com o que restar Francisco Mallmann

Resenhas - haverá festa com o que restar

raíssa. 04/12/2023

Bonito, crítico e preciso! Adorei esse primeiro contato com o Mallmann. Teve poemas que ruminei por horasss

Henrico.Iturriet 30/03/2023

Foda
Simplesmente foda, o cara mandou Deus fazer a chuca, ou ignorar ele enquanto atravessa a rua. É um grito latino-americano das bichas, e eu simplesmente amei.
Só não gostei mais pq li no digital e eu tenho pavor de poesia no digital.

Guilherme.Eisfeld 17/12/2022

Sensacional
Meu primeiro contato com a poesia de Francisco é estarrecedor. As imagens manipuladas no papel e na mente criam uma atmosfera de suor, purpurina, sorrisos e revoltas. Trata do corpo, da alma, da carne, da aura. Poemas fortes e que pegam, abraçam e afastam. Excelente.

JAlia 06/07/2021

Sensacional
Acredito que ele faça muito mais sentido e agraga valor, quando lido em conjunto das outras obras do autor. É surreal como são abordados os temas, flui como uma pena, recomendo muito!

Mariana 22/11/2020

a bicha se morresse de amor ninguém saberia
"amor é bicha instruída
foi quase isso o que disse
drummond não foi"

Em "haverá festa com o que restar" Mallmann trata de temas como violência, sexualidade, gênero, desigualdade, amor. Fala de festejar com os pedaços que sobraram, é tudo o que temos. A poesia e a linguagem pra ele são ferramentas de destruição: da colonização, de masculinidade, da nossa ideia de civilização, de deus.

"eu devo ser um do meu tempo
[...]
a minha guilhorina é um espelho
e a minha redenção também"

A vontade que deu foi de marcar o livro todo de marca-texto amarelo neon.

"(nada pode sair de bom disso tudo enquanto
não reivindicamos outra origem outros pontos de
partida e chegada
outra cronologia
outra lente paisagem ideias corpos e instrumentos
é preciso destruir tudo o que eles chamam de
vida morte e amor)

Incrível. Leiam.