The Deputy Of Arcis

The Deputy Of Arcis Honoré de Balzac




Resenhas - The Deputy Of Arcis


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Gláucia 24/08/2018

O Deputado de Arcis - Honoré de Balzac
Essa parte do romance faz parte de Estudos de Costumes - Cenas da Vida Política foi publicado em 1847 antes de ser concluído a fim de pagar sua eternas dívidas. Balzac morre antes de concluir e a história termina no melhor momento, quando a coisa promete pegar fogo.
Trata-se de uma sátira do sistema eleitoral, a ação se passa na província e gira em torno de uma acirrada disputa eleitoral.
É uma espécie de continuação de " Um Caso Tenebroso", lido e comentad anteriormente, no sentido de que os personagens daquela estão aqui 29 anos depois dos acontecimentos narrados. A situação política mudou e a vitória dessa eleição acarretará em imensos ganhos sociais ao futuro deputado. Prestígio e dinheiro estão em jogo.
Nessa primeira parte temos o preâmbulo, esboça-se a situação mas infelizmente termina quando um homem misterioso chega à cidadezinha prometendo causar. Trata-se do conde de Marsay, um grande sedutor que já figura em outras partes da Comédia Humana. Com amigos importantes em Paris, será o principal opositor ao cargo disputado por Simon Giguet.
Cabe ao leitor especular qual seria o final dessa trama. A condessa Hanska incumbiu Rabou, menos que medíocre, a concluir a obra. Transcrevo aqui trecho do prefácio de Paulo Rónai onde ele fala sobre isso:
" Discute-se muito sobre o papel da condessa Hanska na vida de Balzac; uns acham-na o anjo tutelar e estimulador, outros o gênio mau que o esgotou e lhe atrapalhou a existência. O que é certo, à vista da colaboração póstuma que ela impunha ao marido morto, é que não lhe suspeitava a grandeza, nem sobretudo era capaz de compreender-lhe a obra. Entregar a sucessão de Balzac, ávido de perfeição e que via dez a vinte provas de cada obra, a um Rabou, não demonstra outra coisa."
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR