Silhuetas na Penumbra

Silhuetas na Penumbra Rafael Sales




Resenhas - Semente de Âmbar


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Nina Souza 04/06/2024

Um livro com um dos meus universos favoritos
Mesmo nos primórdios, os mundos Vivo e o Astral já tinham se dividido e se tornado duas dimensões distintas. No entanto, portais eram abertos para o mundo humano, e diferentes seres manipulavam constantemente os mortais – implantando e moldando diversos comportamentos e situações do cotidiano.

Humanos guerreavam diariamente e de diferentes formas, sempre trazendo tormenta aos espíritos e diferentes cores as suas áureas. Lutavam pela própria sobrevivência sem terem consciência de que eram usados como peças em uma guerra oculta: de um lado, forças angelicais defendendo a Criação e do outro, legiões demoníacas arquitetando planos para declamar a dimensão dos mortais. Entre as duas forças, as entidades tentam manter a harmonia – mas apenas uma profecia pode determinar o vencedor.

Na frágil dimensão dos mortais, bastando um pequeno rasgo para que humanos fiquem completamente embriagados em ganância, manipulações e emaranhados em desejos, Elisa Adágio é uma jovem órfã que nunca teve espaço para criar raízes. Ao ser adotada por uma renomada artista plástica, nunca conheceu efetivamente o que é ter um lar ou efetivamente criar laços. Sozinha e assombrada por seus próprios pesadelos, não demora muito para a garota descobrir que a existência do sobrenatural não se deve apenas ao imaginário popular.

Acontecimentos inexplicáveis estão ligados à Ordem ou ao Caos, não só na vida de Elisa, mas ao do leitor. A narrativa é tão fluida e imersiva que, enquanto a Ordem cogita eliminar Elisa, o Caos pretende usá-la como uma carta de triunfo, acaba se tornando inevitável não tomar partido em algum momento – e até mesmo torcer contra, já que a protagonista, em muitos momentos, tem um temperamento um tanto intragável. E uma das coisas mais divertidas durante a leitura é, literalmente, se deixar levar: o humor do leitor flutua para um dos lados da guerra conforme a narrativa avança. E o melhor de tudo é não haver culpa em nenhum momento por desejar o Caos!

Apesar de ter uma séria desavença com a protagonista, nenhum dos personagens deixam a desejar. Todos são, independentemente de raças ou posições que ocupam na narrativa, imperfeitos. Eles possuem características muito fortes, sejam em qualidades e em defeitos e isso é uma coisa maravilhosa durante a leitura. É praticamente impossível amar ou odiar completamente um personagem. Todos possuem suas motivações palpáveis, e suas ambições admiráveis. O autor trabalhou com maestria cada aspecto de suas personalidades, e não existem pontas soltas na história.

A proposta do universo é, literalmente, influenciar. A todo o momento os personagens estarão mostrando o seu melhor lado – e ocultando as verdadeiras intenções e cabe ao leitor perceber até que ponto a realidade e o sobrenatural se entrelaçarão na trama enquanto os Vícios e as Virtudes pulsam em cada página e traçam o destino de Elisa e, quem sabe, despertar uma Dádiva que rompa o Véu da Realidade.


site: instagram.com/cartografialiteraria
comentários(0)comente



juliocmofc 21/05/2024

INCRÍVEL!
Prestes a completar 18 anos, Elisa vê seus temidos e recorrentes pesadelos se tornarem realidade.

Em um universo em que os seres fantásticos que habitam Fanta?sya não conseguem mais manter o equilíbrio do Mundo Vivo, a luta entre o Caos e a Ordem fica ainda mais evidente, mesmo fora da dimensão Celestial.

Elisa foi adotada pela renomada artista plástica Nuely Adágio e viajou por muitos lugares, mas agora estão de passagem por uma cidade um tanto quanto peculiar.

Elas se estabeleceram ali. Elisa está frequentando a escola e, mesmo evitando criar laços, acaba fazendo alguns amigos. Mas toda sua realidade muda após a ida a um espetáculo circense.

Durante o espetáculo ela sofre um acidente e descobre que carrega consigo uma antiga maldição. Algo tenebroso e que desempatar a luta entre a Ordem e o Caos.

A Ordem pretende eliminar Elisa. O Caos pretende usá-la como triunfo para expandir o domínio das trevas. Mas o grupo circense, composto por mestiços (fruto da relação, em resumo, entre humanos e outros seres fantásticos), têm o objetivo de protegê-la e ensiná-la a despertar sua dádiva.

? O propósito dos mestiços de proteger Elisa é uma missão antiga, algo do coração dos antigos líderes do grupo. Podemos conhecer melhor o passado de cada um desses integrantes através da leitura de ?As Crônicas dos Mestiços?.

É no meio dessa batalha entre Caos e Ordem que acompanharemos Elisa, em uma trama repleta de mistérios, magia, poderes e muita ação.

?? esse é o meu segundo contato com a escrita do autor e foi muito satisfatório revisitar esse universo tão rico e bem construído.

?? apesar de não ter me afeiçoado a Elisa, os personagens secundários são um show a parte. Bem construídos e cativantes.

?? a obra possui uma narrativa rica em termos culturais, trazendo referências a cultura indígena, menções ao folclore nacional, uma ambientação rica e simplesmente mágica.

? uma fantasia urbana que cativa e instiga o leitor conforme a história vai se encaminhando, apesar de o começo ser um pouco lento e a riqueza de detalhes deixar a trama um pouco confusa de início.

?? o livro entrou para o meu hall de favoritos e, agora, anseio pela próxima história desse universo.
comentários(0)comente



Kamui Leo 15/11/2022

Há milênios a humanidade é usada como peça de uma guerra oculta. De um lado,
forças angelicais lutam para defender a Criação, enquanto legiões demoníacas arquitetam
planos para reinar sobre a dimensão dos mortais. Entre as duas forças, as entidades de
Fantás’ya tentam preservar o equilíbrio, mas o empate entre Ordem e Caos reviveu uma
promessa já esquecida.

Após anos em um orfanato, Elisa é adotada por uma renomada artista plástica e vê sua
vida mudar ao chegar em uma cidade repleta de mistérios e mansões. A estreia do espetáculo
circense desencadeia acontecimentos que levam a garota descobrir que existem verdades
escondidas em seus pesadelos corriqueiros.
O destino de inúmeras vidas estará em uma única escolha.
Série premiada na categoria “Contadores de
comentários(0)comente



Maria Clara 21/10/2021

A leitura pode ser meio confusa, mas não desista.
Esse livro tem tudo, anjos, demônios, anjos caídos, renegados, espíritos da natureza.
TEM UM PLOT TWIST NO FINAL, QUE MDS
Só leiam
comentários(0)comente



Helena 28/01/2019

Elisa foi adotada por uma artista plástica muito famosa. Devido ao trabalho, elas costumavam mudar de cidade frequentemente, o que deixava Elisa bem chateada. Já estava cansada de ser a novata ou de ser conhecida por ser "filha" de alguém.

Ela tem constantes pesadelos, cada vez mais reais. Não foi diferente antes do seu primeiro dia de aula. Mas Laura estaria lá, e ela lhe fazia muito bem.

O que a deixa assustada e confusa é quando vê no colégio pessoas que tem certeza que viu em alguns de seus pesadelos. Alunos que trabalham em um circo. E é quando assiste uma apresentação nele, que Elisa se vê onde nunca imaginou, vivenciando coisas ainda piores que seus pesadelos. Definitivamente sua vida não seria mais a mesma. Ainda mais com seu aniversário tão próximo...

Quando iniciei a leitura fiquei curiosa para ler o livro bônus no Wattpad que tem vários detalhes. Gostei de ter feito isso, mas já deixo claro que é perfeitamente possível compreender o livro sem lê-lo.

Fico cada vez mais apaixonada pelos livros dos autores nacionais! Este, por exemplo, é um livro que te prende, te leva a várias dimensões, te faz refletir. O mínimo resumo que fiz não chega nem perto da imensidão da estória criada pelo autor.

É o segundo livro que leio com Heylel, mas desse não gostei nadinha kk. Os Renegados são incríveis, fico muito feliz em ser uma haha. Personagens muito bem criados, tudo interligado, sem pontas soltas.

Um livro para se ler sem pressa, por mais que se queira saber sempre mais.

site: http://ramificandoideiaserealidade.blogspot.com/2019/01/resenha-silhuetas-na-penumbra-semente.html
comentários(0)comente



Mari @enquadrandolivros 25/11/2018

"Silhuetas na Penumbra: Semente de Âmbar" do Rafael Sales, trata-se de uma fantasia que arrebata e mantém o leitor vidrado durante toda a leitura.

No livro vamos conhecer Elisa, uma jovem que foi adotada por uma famosa pintora. Devido ao trabalho de sua mãe, ela está sempre mudando de cidade e nunca consegue criar laços. Mais uma vez Elisa vai passar pela situação de ser a novata, mas até que ela se sai bem. Ela consegue se enturmar com os novos colegas da escola, em especial com Laura, que passa a ser o interesse amoroso da protagonista.

Elisa sempre sofre com pesadelos incomuns, mas até então, tudo não passava de sonhos bizarros. Ela começa a se preocupar quando percebe que dois alunos do seu novo colégio, são idênticos aos rapazes de seus pesadelos. Elisa começa a desconfiar que tem algo por trás desses sonhos, e é durante a estreia de um espetáculo circense, que algo acontece e Elisa descobre que o sobrenatural existe, e que seus pesadelos são bem reais.

Elisa passa a ficar dividida entre dois mundos completamente novos e confusos. Ela precisa lidar com sentimentos intensos e reais por Laura, e ao mesmo tempo, tem o sobrenatural que deseja sua alma e seu corpo. Junto com Elisa, vamos descobrindo a existência de criaturas e acompanhando uma guerra oculta que rende várias cenas épicas.

O livro é escrito em terceira pessoa, a trama é instigante e prende o leitor logo nas primeiras páginas. Eu confesso que hoje em dia não leio muitos livros de fantasia por encontrar sempre do mesmo, mas com esse foi completamente diferente. No começo, eu pensei que a quantidade de personagens deixaria a estória confusa, mas o autor desenvolveu cada um, fazendo com que todos fossem necessários para a trama. E quanta representatividade temos nesse livro, eu amei cada personagem e amei também odiar alguns.

A obra é repleta de mistério e as cenas de ação são de tirar o fôlego. A narrativa do Rafael é super envolvente, prende o leitor facilmente, fazia tempo que eu não lia algo tão atrativo. A criatividade do autor é um dos pontos mais positivos da obra, além da escrita detalhada e de fácil compreensão.

"Silhuetas na Penumbra: Semente de Âmbar" foi publicado pela editora Pendragon, e eu recomendo a leitura para os que amam fantasias ou para os que simplesmente procuram leituras bem escritas.
comentários(0)comente



Kelly Midori @kemiroxtvliterario 24/10/2018

Resenha: Silhuetas na Penumbra - Semente de Âmbar
Silhuetas na Penumbra - Semente de Âmbar é um livro de fantasia, LGBT e aventura escrito pelo autor Rafael Sales a editora é a Pendragon. Rafael Sales obteve muito sucesso quando eram contos de Wattpad que se deu origem ao livro.

O livro foi me disponibilizado pelo escritor com dedicatória pela seleção de parceria. Conheço ele desde ele publicava no Wattpad, ele publicou contos nas antologias que ele me deu os livros na primeira parceria Contos Cotidianos e Moedas para um Barqueiro 3 , ele nesse ano publicou um conto na antologia Amor sem limites( eu li e gostei) e um conto na antologia Cores da Floresta. Silhuetas na Penumbra a série foi premiada na categoria “Contadores de Histórias” do Wattys em 2017. Vi o escritor pessoalmente no lançamento do Amor sem limites e do Nihil (livro da Carolina Mancini), e recentemente no evento LiteraSP que ele participou de um bate papo sobre representatividade LGBTQ+.

A estrutura do livro a diagramação e a capa ficaram incríveis, contém sumário, prologo, capítulos nomeados, epílogo e agradecimentos.

Conteúdo do livro é sobre Elisa Adágio mas antes de falar dela digo antes o principal para realização do livro foi realizado pesquisas pois as mitologias, lendas e nomes foram retirados de etimologias indígenas contudo respeitando a crença e com a imaginação e criatividade do escritor. Assim se passa relaciona seres como anjos e demônios entre a Ordem e o Caos. Elisa descobrirá sobre os renegados onde você também se tornará um e assim enfrentando obstáculos e fazendo descobertas para esse mundo incrível que o Rafael Sales criou e no livro além de representar a cultura indígena os personagens tem sua representatividade LGBTQ+ que em meu ver gostei de ver no livro.

Minha análise do livro eu simplesmente amei se tornou um dos favoritos com certeza, o final me surpreendeu, mas não vou contar para vocês lerem também e conhecerem esse universo dos renegados. Quero dizer que quando vi meu nome nos agradecimentos do livro depois de terminar de ler eu amei e fiquei muito feliz e vou continuar a apoiar o escritor e a literatura nacional.
Sobre o escritor: "Rafael Sales de Oliveira é paulista, nascido em 1989. É formado em Publicidade e atua em uma ONG na Zona Sul de São Paulo. Atuou em algumas vertentes da arte até se envolver definitivamente com a literatura, Trazendo, através de seus escritos e desenhos, os mundos e personagens tão vivos à mente. Começou a carreira literária em meados de 2010, publicando poemas e contos em antologias e na mesma época começou o processo de criação de seu primeiro romance"
@kemiroxtvliterario

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2018/10/resenha-semente-de-ambar-silhuetas-na.html
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR