Beleza Negra

Beleza Negra Anna Sewell

Resenhas - Beleza Negra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jô Santos 25/11/2022

Uma lição de empatia para com os animais
Quando vemos belos cavalos em torneios, ou em carroças e vaquejadas, não costumamos pensar no bem estar desses animais, em como são tratados. Esse livro busca por meio dos exemplos da narrativa mostrar a realidade do tratamento com cavalos na época, e as alternativas mudar isso. Aprecio muito a iniciativa da autora e acredito que se tivesse vivido mais teria escrito outros bons livros.
Só não acho o livro melhor porque depois da segunda parte começa um seguimento de situações ruins que me deixou com mal estar. Entendo bem o motivo dessas situações estarem no livro, mas mesmo assim isso fez está ser uma leitura dolorosa.

?Curiosidades ?
* esse é o único livro da autora
* Ela morreu 5 meses depois de pública-lo
* Foi o primeiro livro em inglês a ser escrito da pespectiva de um animal
* Hoje ele é conhecido como um clássico infantojuvenil
* Mas ela escreveu pensando nos profissionais que cuidam de cavalos. Pra despertar a empatia deles.
* E o livro influenciou para que o uso de gamarras fosse abandonado
StarTiny 25/11/2022minha estante
Nossa, achei interessante. Vou colocar na lista.

Jô Santos 28/11/2022minha estante
Eu gostei bastante

Livretando 16/01/2014

Resenha Beleza Negra: A autobiografia de um cavalo
O título desse livro é bem autoexplicativo. A história acompanha um cavalo de ‘Pedigree’ com um lindo pelo negro desde as primeiras lembranças quando ‘ainda era muito novo para comer grama e só me alimentava do leite de minha mãe’ e segue durante vários anos, acompanhando a história do protagonista em cada lugar para onde é vendido. É preciso entender que este clássico foi publicado pela primeira vez em 1887. Isso é importante porque o papel dos cavalos na sociedade daquela época era outro. Não existiam carros e a própria máquina a vapor ainda era uma raridade, o transporte, assim como boa parte da força produtiva, vinha dos cavalos.

Eu confesso que li o livro despreparado. Quando iniciei a leitura eu não sabia que se tratava de um livro infantil, por isso passei a primeira parte dele com uma má impressão da narrativa, por ser simples e amaciada demais, só quando pesquisei sobre o livro é que reparei esse pequeno ‘detalhe’. Quando isso se tornou oficial eu parei de focar na narrativa e comecei a perceber o propósito real do livro, educar.

O livro serve como uma ‘Cartilha de Cuidado com Equinos’ onde encontramos várias dicas para tratar esses animais com o cuidado e dignidade que eles merecem. Da mesma forma o livro também exemplifica, pelos vários amigos de Beleza Negra, o que acontece com os cavalos que não recebem essa atenção. Tudo isso, lembrando mais uma vez, contado a partir do ponto de vista daquele que está sendo maltratado. Os casos são diversos e as histórias individuais bem dramáticas, a intenção da autora certamente era chocar os leitores da época, porque as cenas que ela descreve faziam parte do seu dia-a-dia.

Apesar do excesso de conteúdo ‘didático’, o livro passa uma ótima mensagem que correlaciona à natureza humana com a forma com que ela trata as pessoas e animais ao seu redor, mas ela também foge dos extremos de dividir todos entre ‘bons’ e ‘maus’, como o caso do pai de família que só consegue o sustento para sua casa se explorar os animais com quem trabalha.

Foi uma leitura rápida e interessante, mas não me chamou atenção o suficiente para ler outra vez. Já fiquei satisfeito quando percebi que um de meus livros favoritos, ‘O Cavalo e Seu Menino’, a terceira das Crônicas de Nárnia, foi claramente influenciada por essa obra. Ao ler um clássico eu procuro entender porque ele merece tal classificação. Talvez esse livro tenha sido o primeiro a ser contado do ponto de vista de um animal, ou talvez a primeira autobiografia [supostamente] voltada para crianças, mas a minha impressão é que o público alvo dessa obra em específico já tenha deixado de existir.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/07/beleza-negra-autobiografia-de-um-cavalo.html
Gustavo 22/04/2014minha estante
melhor terminar assim:
... o publico alvo dessa obra em específico já tenha deixado de existir ou você tenha deixado de sê-lo. rs

Katherine 27/06/2015

Para aqueles que amam os animais, mas principalmente aos que não amam
Esperava algo diferente desse livro, algo mais leve.
Beleza negra não se trata de um livro fofinho, como eu pensava, mas de uma estória de sofrimento.
Me emocionei com a vida do Beleza negra, suas incontáveis mudanças de lar e seus diferentes donos. Mas o que mais me emocionou foi a estória da egua Gengibre.
Vale a pena a leitura!
Daiane Amanda 29/06/2015minha estante
Você viu que tem filme Katherine?
Eu assisti há muito tempo atrás, mas é bem legal, só que é triste realmente. Achei legal quando vi que você tava lendo o livro porque me lembrei do filme =)

babooks12 28/05/2021

Eu queria ler esse livro fazia muito tempo e fiquei empolgadíssima quando encontrei. Terminei em quatro dias e não me decepcionei com absolutamente nada. Não me considero fã de clássicos, mas esse realmente ganhou meu coração e me prendeu até o fim. Talvez seja porque o protagonista é um cavalo, mas eu não acho que tenha sido só isso que me segurou até o fim.
Book.eeu 11/01/2023minha estante
Eu quero MUITO ler!!!!!

Inlectus 18/04/2009

Muito bom.
Um ótima leitura, ouvir um cavalo contar sua vida, da uma toque de emoção a alma, vemos que de fato a outora percebeu que os animais, vivem e sentem como nós.

Paula 16/07/2009

Um dos livros que mais me marcou. É um ótimo livro, que faz você olhar a vida com um olhar mais sensível.

Rafaela B 13/03/2010

A triste história de um cavalo
Livros com animais são sempre emocionantes, alegres e tristes. Normalmente são histórias sobre amor, dedicação, abandono e desprezo. Em Beleza Nagra temos um pouco de cada. É a autobiografia de um cavalo do século XIX, quando os cavalos ainda eram o maior meio de transporte e sujeitos a todo tipo de crueldade e exploração. Esse foi um dos livros que mais mexeu comigo e me fez ver o quanto os animais sofrem nas nossas mãos. Me fez ver esse belo animal, na minha opinião, o mais belo ser da Terra, com outros olhos e a forma que são tratados também, afinal, o ser humano em toda a sua presunção acham que todos os seres na Terra estão à sua disposição para o que bem quiserem fazer com eles! Não é assim! Cavalos selvagens correndo livres em seu bando é uma das visões mais bonitas do mundo!!!!!!!!!

Eli 14/05/2011

Outro livro da minha infância que marcou muito. Um livro que pertencia ao meu pai. De uma delicadeza comovente, a estória é narrada sob a perspectiva de um cavalo, que recebeu o nome de Beleza Negra. A autora Anna Sewell coloca todos os problemas e maus tratos ocasionados aos animais de uma maneira que o público-leitor perceba que os irracinais aqui são os homens. O livro é voltado para o público infanto-juvenil, mas pode (e deve) ser lido para qualquer faixa etária. As lições aprendidas no livro são simples, mas que fazem a diferença.
O livro escrito em 1887 ganhou grande popularidade, principalmente entre as crianças. Ao "escrever" suas memórias, Beleza Negra denuncia principalmente as autoridades da era vitoriana, que nada fazer para defender seus cavalos, que são responsáveis por grande parte do trabalho pesado daquela sociedade. Vale cada estrela que levou.

... 17/10/2011

Beleza negra
Uma vez nasceu um cavalo todo preto co uma estrela branca na esta e perto das patas branco na testa e perto das patas branco ele vivia num ligar muito bonito em um pasto e era muito bem cuidado, depois q completou 4 ano começou a ser adestrado e treinado com carinho,a mulher do dono dele ficou doente e o Beleza negra ( por que tinga o pelo preto e brilhante) teve que ir a toda velocidade e quando chegaram, os cavalos do medico estavam cansados então Beleza teve de levar o medico até la, e ficou doente por que estava suado e pegou vento, mas salvou a esposa do seu dono mas eles tiveram q se mudar pra um lugar mais quente por que a mulher do dono correria risco de vida.
Então Beleza foi vendido pra pessoas muito ricas que colocavam gamarras
no Beleza e na Ginger, ( uma égua q ele gostava ) mais ela não aguentou
e empinou, e foi vendida e foi vendida pra um menino q pulava obstáculos.
O cocheiro de Beleza era bêbado esqueceu q a ferradura de Beleza estava solta e foi andar com ele a ferradura caiu e e no calcamentos os dois caíram e o cocheiro morreu, com as patas machucadas e foi vendido novamente. O cocheiro dali era muito porco não limpava a baia
e a pata de Beleza inflamou então foi vendido pra trabalhar o transito
onde encontrou Ginger muito magra e feia, mas beleza se machucou e foi pra uma fazenda e passou 3 meses la e se fosse vendido o cocheiro ira compra-lo.

eu achei o livro muito bom e que enssina como os cavalos era mal tratados e ainda são...

Domino 01/08/2012

:D
Um dos meus favoritossssssss

Só Sobre Livros 24/05/2013

Pura emoção
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/05/beleza-negra-pura-emocao-renata-lima.html

Maria12345 30/05/2024

Beleza Negra
É um ótimo livro para pessoas que gostam
de cavalos, pois o livro é narrado por um belo cavalo, que conta as suas aventuras, passando por várias casas.
Um livro que aborda muito os maus tratos aos animais, sobre tudo aos cavalos.
Em algumas partes do livro a leitura ficou um pouco desinteressante, mas o final compessou tudo.

Nat 20/10/2015

Na Inglaterra vitoriana, nasce um belo cavalo chamado pelo seu dono (amo) de Beleza Negra. Muito bem cuidado e treinado, o cavalo acaba passando por vários donos e várias situações (boas e más). Após sair da quinta onde havia nascido e deixar sua mãe para trás, Beleza Negra passa a morar em Birtwick Park, local que marca sua vida, onde faz grandes amizades com os cavalos Ginger e Merrylegs. Inclusiva sua convivência com Ginger muda o temperamento da bela égua. De Birtwick Park, ele e Ginger passam a morar em Earlshall, e sua nova dona é uma dama muito exigente com os animais que possui. O tratamento não é ruim, o problema são as amarras apertadas que fazem Ginger lembrar de quando foi maltratada e com isso seu temperamento piora. A vida de Beleza Negra é boa, apesar de certos incômodos, mas uma irresponsabilidade de seu tratador o leva a sofrer um grave acidente e carregar uma cicatriz para o resto da vida. Só que um cavalo aleijado não serve de nada para os donos de Earlshall e assim Beleza Negra passa por mais uma mudança, desta vez drástica, pois se torna um cavalo de aluguel e sofre todos os maus tratos possíveis. Sua vida muda novamente quando é vendido para um dono de fiacres (o meio de transporte da época), por cuja família é bem tratado. No entanto, por problemas financeiros, Beleza Negra acaba sendo vendido de novo e vai parar nas mãos de um dono severo e que o maltrava. Vendido pela última vez, desta vez para Thoro Ughood, Beleza Negra goza de seus últimos dias bem tratado e em liberdade.

A primeira vez eu vi esse livro foi quando eu xeretava uma das coleções da casa do meu avô. Sempre havia sido fascinada por uma certa coleção colorida que ele tinha, com vários clássicos e Beleza Negra me chamou atenção porque eu sempre fui apaixonada por animais. Apesar de ter adquirido a certeza, após ler este livro, de que todos os livros que contam histórias de animais não terão o que eu sempre acreditei ser um final feliz (não me entendam mal, a história de Beleza Negra é linda e sim, o final é bonito, mas para mim final feliz seria ele ter passado sua vida no lugar onde nasceu sem sofrer maus tratos), foi esta história que me levou a me interessar tanto por clássicos quanto por histórias sobre animais. O fato do livro ser narrado em primeira pessoa é o que fascina, porque ao invés de termos uma visão distorcida sobre o tratamento aos animais (aos cavalos), o que seria o caso se fosse narrado por uma pessoa. Beleza Negra narra sua própria história e através de sua visão, percebemos a denúncia que a autora faz contra as crueldades sofridas por cavalos na época. Além disso, a narrativa de Beleza Negra aborda os tipos de doma, tipos de cavalos e suas funções, tratamentos e cuidados que devem receber. Um livro encantador e maravilhoso, um verdadeiro clássico que, apesar de ter obtido maior popularidade entre as crianças quando lançado, é indicado para todas as idades, por abordar assuntos cotidianos e sérios e que são mais atuais que nunca.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/10/beleza-negra-de-anna-sewell-dl-do-tigre.html

Sebo Gato Bibliotecário 14/01/2017

Edição resumida
A história é linda, o livro contém informações sobre manejo de cavalos e costumes da época, belas ilustrações porém esta edição da editora "Companhia das Letrinhas" tem apenas DEZ capítulos quanto a história original tem QUARENTA. Para quem procura a história completa, não recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6