O Vendedor de Sonhos

O Vendedor de Sonhos Augusto Cury

Resenhas - O Vendedor de Sonhos - Vol. 1

Rodrigo 04/08/2010

Livro fascinante. Vale a pena ler para enriquecer a sua visão de sociologia. Há momentos muito engraçados e emocionantes.

Bella :) 09/04/2021

[...] "sem sonhos nossos céus não tem estrelas" [...]
Em mais um livro de Augusto Cury, ele nos retrata a humanidade de uma maneira sucinta e filosófica.
Através de um maltrapilho que, com suas palavras conseguiu fazer um grande empresário desistir do suicídio, se inicia a grande jornada de vender sonhos pela cidade, ao longo do caminho, novos ensinamentos sobre assuntos muito pautados do cotidiano, e a cada novo ensinamento um novo discípulo entra ao grupo.

Cheio de reflexões sobre o mundo, a sociedade e principalmente pessoas, esse livro carrega um peso muito grande.
Uma recomendação e um novo favorito do ano!

Fairy Blue 12/05/2021

Na minha opinião, esse e um livro em que a gente vai refletir sobre vários assuntos, como vai rir, as vezes até chorar. Muitas das vezes com diálogos e pensamentos que vai abrir seus olhos para assuntos que muitos não imaginavam. Esse livro e narrado pelo homem salvo por um desconhecido, que o mostrar que o suicídio não e a melhor escolha e com isso vamos ganhando outros personagens na história completamente diferentes e esquisitos por incrível que pareça, mas acho que e uma proposta muito interessante e vocês deveriam ler e não perder essa oportunidade de leitura!
▫️
▫️
E isso meus amores ♥️ Espero que venham a gostar e logo teremos quotes dele aqui para dar um gostinho de quero mais a vocês.
Deixem seu comentário aqui?
Até a próxima 👋

Mizi 13/08/2021

Reflexões puras
Cada capítulo do livro te faz refletir sobre algo da vida, me fez questionar muitas coisas e trouxe vários insights.
Recomendo pra quem gosta desse tipo de leitura, cada experiência retratada no livro dava vontade de repetir e aplicar na vida real!

paulogazola 11/10/2010

O livro conta a história de um andarilho, alguém de classe mais alta que abandonou tudo para se tornar um peregrino, que passa a vida ajudando os outros.

O cara é muito sábio e na trajetória do livro questiona filosoficamente diversas situações, como orgulho, soberba, prepotência, etc. Cada situação é representada por um personagem problemático, um símbolo (à la Pequeno Príncipe), mostrando uma relação de alguns dos principais dramas humanos.

Creio que para realmente se aproveitar o livro devemos ter na cabeça de que, apesar de ser um romance, na verdade é uma coleção de histórias (com situações um pouco forçadas), que servem para ilustrar e dar dicas de como resolver tais dramas. Como uma pessoa orgulhosa deixa de ser orgulhosa? Como alguém que pateticamente quer ser o melhor do mundo faz pra "cair a ficha" e se colocar em seu lugar?

Acho que com este enfoque, dá pra se aproveitar algumas boas lições. Se você ler esperando uma boa história, pode se decepcionar.

>>> 3 estrelas: mas tem coisa mais interessante e profunda para quem quer buscar este tipo de resposta. Vale pela linguagem simples, que dá pra qualquer um ler, em vez de uma linguagem mais poética ou técnica (psicologia, por exemplo).
loro 11/10/2010minha estante
gostei da sua resenha do Vendedor de Sonhos. Ainda ontem comentei com a Neide dessa sensação de um grupo de histórias, ele convence muito rápidos as pessoas. Passando a ideia que é fácil mudar os valores/pensamento de alguém. Mas para entender melhor o objetivo do livro, tens que conhecer a teoria do Cury. Basicamente está em Treinar as Emoções. Ele descreve bem no livro http: // www.skoob.com.br/estante/livro/7002317 Sempre fico curioso em saber como as pessoas chegam a determinado livro, nesse caso, como o livro te encontrou?

paulogazola 12/10/2010minha estante
Encontrei este livro pela minha mãe, que leu e adorou. Acho que esta coisa de "adorar" é um tanto pessoal. Já recomendei coisa que gostei muito pra outros e acharam ruim. Acho que é uma coisa de momento de vida de cada um. Dependendo da fase da vida q você está, você lê e pá: a coisa pega na tua cabeça. E também com seus valores e visão de mundo. Tem gente que gosta de espiritismo. Ou de coisas orientais. Importante é a pessoa "se achar" na sua busca; independente do caminho, muitos são válidos.

loro 23/10/2010minha estante
Estou na parte onde ele pede para os seguidores observarem a natureza. Até aqui não consegui identificar o Mestre como "alguém de classe mais alta que abandonou tudo para se tornar um peregrino" Eu estou lendo como se o Augusto estivesse fazendo uma versão resumida do Evangelho. Onde o Mestre é Jesus e os seguidores os Apóstolos.

Luli 22/04/2021

Nunca venda sua alma, é o que se pode ter de mais valioso.
Um psicólogo decepcionado com a vida tenta o suicídio, mas é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo. Uma amizade peculiar surge e, logo, a dupla passa a tentar salvar pessoas ao apresentar um novo caminho para se viver. A idéia do Vedendor de Sonhos é despertar uma vontade por uma vida melhor. A partir disso, a história se desenvolve e mais discípulos são recrutados. Tais pessoas passam pelas ruas livres do preconceito, soberba, egoísmo e rotina para auxiliar indivíduos que se sentem sufocados pela sociedade que os rodeia Cury, é um desfile de frases de efeito. "O primeiro a ser beneficiado pelo perdão é aquele que perdoa, não o perdoado". "O ser humano não morre quando o coração para de bater, morre quando, de alguma forma, deixa de se sentir importante".  Uma leitura necessária e muito bela em toda a sua composição.

Rafa 24/04/2014

Lição de Vida
É um livro para refletir, lição de vida e entusiasmo.
Mostra a importância de viver independente se a pessoa tem uma condição financeira boa ou não.
Um livro para fortalecer e servi como exemplo de vida para muitos que estão perdidos sem saber o que fazer para apaziguar as suas angustias e anseios.

JAlia372 09/08/2021

Vendedor de sonhos e vírgulas
Eu não gosto de auto ajuda. Então, quando ganhei esse livro e parei para ler ele, eu comecei sem expectativas. Apesar de ser realmente uma auto ajuda disfarçada de história, eu me apeguei ao livro. Me apeguei ao mestre e os seus seguidores. Apesar de ser uma escrita um pouco mais formal e "difícil de ler", eu até que entendi bastante coisa, e a história é realmente boa (ao menos para mim). Só não gosto muito do Julio Cesar.

Eduardo Scarabelli 15/04/2019

Sua percepção depende do seu humor e ponto de vista
Salienta-se que esse livro é um romance sim e não pode ser enquadrado como autoajuda, pois, o desenrolar da história depende de uma série de acontecimentos, motivo pelo qual ele não diz para você fazer isso ou aquilo, e na verdade faz você refletir, mas isso depende de você

Agora, apesar de lento e utópico, se você estiver ou ser uma pessoa negativa, nem perca seu tempo leia, pois você não terá paciência com a utopia criada por Cury.

Caso contrário, se for uma pessoa positiva e que ainda acredita nas pessoas, esse livro vai ser um show de ensinamentos a cada ensinamento oferecido pelo protagonista , pois o autor tenta mostrar a humanidade das pessoas, ele fala de Deus de uma forma não religiosa e nos faz refletir, além de oferecer uma grande crítica sobre vários pontos da sociedade em que vivemos.

Lanc_el0t 16/03/2022

QUE PERFEITOOOO!!!!!!!
Me ajudou em um momento de ansiedade onde eu já não sabia mais oque fazer da vida. Sério que livro maravilhoso pra desenvolvimento pessoal e ajudar a abrir mais a mente, a forma que ele me prendeu também foi impressionante.

Esse foi meu primeiro livro que eu consegui terminar.

Lili_ 13/05/2022

Faz um bom tempo que eu li esse livro e quando eu li eu ainda era nova pra entender que ele era um livro de autoajuda disfarçado de ficção, mesmo assim continuo a gostar bastante da história e dos personagens. No tempo em que li lembro de ter chorado bastante com o final, o filme não é nem metade do que o livro é mas a cena final de ambos me quebrou. Espero que quem queira ler esse livro esqueça o fato dele ser um livro de autoajuda e foque na história e essência dos personagens.

Jarbas Jr. 20/06/2022

UMA TENTATIVA MALFADADA DE EMULAR JESUS CRISTO
Augusto Cury é superestimado. O sujeito escreve um monte de livros falando obviedades, com uma roupagem intelectual, e é visto como um grande escritor, mas ele é só o produto de um bom marketing. Os livros dele são sempre mais do mesmo, aparentemente lançados apenas para ganhar dinheiro.

Cury não escreve bem, é demasiadamente repetitivo e, por isso, cansativo. E olha que o livro nem é grande! Já li dois livros dele de gêneros diferentes, mas iguais na canseira.

O Vendedor de Sonhos, em particular, não passa de uma apropriação de elementos da fé cristã para conferir aceitabilidade e alcance social à obra, mas emana presunção em sua alegoria dos evangelhos ?psicologizada?.

Augusto Cury sequer segue a ortodoxia do cristianismo. Ele dá um passo além de Jean-Jacques Rousseau e afirma que o ser humano nasce neutro e a sociedade o torna bom ou mau. Todavia, as Escrituras afirmam a doutrina do pecado original, de como, desde a Queda, nós herdamos de nossos primeiros pais, Adão e Eva, a natureza corrompida pelo pecado. De modo que é somente a graça divina que pode nos salvar de nós mesmos.

Cury nega isso, removendo a noção de pecado inerente do homem, condicionando-o a um mero produto do meio. Todavia, se é a sociedade que corrompe ou engrandece o homem, quem primeiro a tornou boa ou má? Ora, a sociedade é uma abstração que existe a partir da concretude dos indivíduos que a compõe. Logo, se a sociedade é boa ou má isso provém dos indivíduos que a forma. Como, segundo a fé cristã, o ser humano é pecador desde o nascimento, a sociedade formada pela reunião de pecadores será sempre deficiente e má neste mundo caído. Os cristãos reconhecem a influência do meio na formação de uma pessoa, mas jamais o veem como a causa do mal na natureza humana.

?O reconhecimento do pecado é o começo da salvação?, Martinho Lutero. É através do glorioso Evangelho de Jesus Cristo que encontramos redenção para os nossos pecados e aguardamos, com esperança, o Seu retorno para fazer novas todas as coisas. Na redenção cósmica, os salvos serão finalmente libertos da presença do pecado e, em decorrência disso, haverá uma sociedade ideal formada de gente redimida e não mais atingida pelas mazelas dos seus pecados.
Lua 21/06/2022minha estante
Nunca pensei que gostaria de uma resenha contra o Augusto Cury. Mas é exatamente isso que ele faz. Com 14 anos li o primeiro livro dele. E amei, achei super interessante porque me fez compreender muitas coisas. Com o passar dos anos fui lendo mais alguns e comprando outros, porém, percebi que ele é deveras repetitivo MESMO. Até cheguei comentar com meu irmão (também leitor de Cury) que é como se ele escrevesse os livros para que se uma pessoa ler só um, ela já entenda as coisas. Porque os demais são a mesma coisa. Agora tenho vários livros dele e uma preguiça eterna de ler kkkk

Lua 21/06/2022minha estante
Teve um livro dele que eu gostei bastante pela "pegada" um pouco diferente, que foi "Maria, a maior educadora da história" se não me falhe a memória. Hora ou outra ele fala sim umas coisas de fácil discordância mas foi interessante para mim o ponto de vista que ele trouxe.

Diogo 13/01/2011

Um pouco decepcionante...
Com todo respeito ao autor, achei este livro um pouco decepcionante. Na verdade, foi o único livro, de todos que já li,o qual não li a continuação.
Eu esperava algo mais elaborado e que fosse merecedor de tanto sucesso, mas notei no livro um pouco de psicologia barata e uma trama bem previsível. Bom, essa é minha opinião e eu posso muito bem estar errado, mas o livro possui um enredo muito mais "bobinho" do que eu imaginava.
Levando em consideração toda sua fama, acabou sendo decepcionante lê-lo após criar expectativas para um grande sucesso.
O autor parece ser um grande escritor, mas esta obra pareceu-me nascida para ser um best-seller, um clichê de auto-ajuda sem conteúdo real.

Thamy 03/10/2021

Se eu passasse em uma livraria e visse o livro, não pensaria em comprar por achar ser algo religioso ou chato. Mas vocês não tem noção do quanto esse livro é incrível, o livro pode ter diversos pontos de vista depende de você, para você oq poderia ser o chamado ? Dei altas gargalhadas lendo, o senso de humor e os personagens são únicos, nos dá grades lições e eu particularmente aprendi e mudei muitos hábitos depois da leitura. Em um resumo geral é a história de um empresário que tenta suicídio, ele acaba sendo convencido por um mendigo a não fazer isso e depois ele larga tudo e segue o mendigo virando algo como um discípulo dele. Juntos eles vivem um dia após o outro sem se preocupar com o amanhã, conhecem um alcoólatra, um golpista, um ladrão, que depois todos se juntam a eles dois e seguem caminho na cidade espalhando mensagens, ajudando e abrindo a mente das pessoas. Tem muitas críticas sociais também, machismo, abandono de incapazes, vícios, a tecnologia na vida das pessoas e etc.