O Vendedor de Sonhos

O Vendedor de Sonhos Augusto Cury

Resenhas - O Vendedor de Sonhos - Vol. 1

jumorgensten 14/09/2022

O romance espiritualista e começa quando o psicólogo Júlio César decide cometer suicídio e é salvo por um mendigo apenas denominado como vendedor de sonhos / mestre.

A partir de então, os dois criam uma estreita amizade e acabam tendo trocas mútuas de aprendizado e sabedoria, pois enquanto um está na metade da sua reforma íntima, o outro está apenas começando.

Sendo assim, o leitor passa a acompanhar o desenrolar dessa amizade, todos os testes e situações criadas pelo vendedor de sonhos e pela Espiritualidade também. Com o tempo, a dupla torna-se um grupo considerável e que ajuda a espalhar a mensagem daquele mendigo ainda deseconhecido por todos, mas com um coração incrível e com bastante sabedoria.

Com o grupo já formado, os mesmos vão tendo situações desafiadoras na caminhada com muitas humilhações, percalços e muitos auxílios também. O mestre, em especial, sempre levando uma palavra amiga e consoladora. Tudo muda, mesmo ele não sabendo inicialmente, quando incentiva as mulheres a serem elas mesmas e não se preocuparam com o padrão já tão pré-estabelecido e nada saudável.

Ao longo da narrativa e dos fatos, vamos entendendo quem é aquele ser tão desapegado, humilde, tão reformado intimamente pela dor e sempre que podia estava cutucando os grandes empresários e aqueles que pensam mais do mesmo. Ao mesmo tempo, o psicólogo possui sua jornada íntima, onde começa a entender sua vida, profissão e suas relações com esposa e filho. Ou seja: Enquanto um divulga o que já aprendeu, o outro, enfim, olha para dentro de si.

Depois de um tempo, o leitor e os "missionários" do vendedor de sonhos descobrem sua verdadeira identidade que ele não faz mais questão de esconder. Batendo no peito, assume todos os fatos, inclusive de já ter sido internado em um hospital psiquiátrico, os motivos que o levaram a chegar até lá e também o que fizeram sair do lugar.

Ao contrário do que a maioria pensa, o protagonista não quis se passar por Jesus em momento algum. Apenas transmitir a necessidade das pessoas olharem para as pequenas coisas, seus entes queridos e acumular mais conhecimentos do que riquezas. E tudo por experiência própria e reforma íntima através de muita dor... porque durante a maior parte da sua existência deu prioridade para a sua empresa, dinheiro e questões materiais do que para a família e quando pensou em fazer, seus entes queridos "sumiram" dentro de um grande bem material seu e adquirido por causa da sua riqueza.

Na primeira vez que li esse livro ainda estava bem adormecida e me interessei porque todo mundo comentado e era famoso por causa do Augusto Cury. Nessa segunda vez, já com meus olhos espirituais um pouco mais abertos, realmente entendi todo o contexto, narrativa e intronspeção da obra. E é entendível os motivos do mesmo ser um clássico e todos os soquinhos que se leva no estômago.

O livro também aborda a humildade, o remorso, a caridade pura e simplesmente, livre arbítrio e até onde a sua vida para pelo dinheiro e outras tantas questões materiais e as questões espirituais vão acontecendo ao longo de toda a obra.

O texto é de fácil entendimento e a fluidez da leitura depende da sua intenção e grau de conhecimento. Independente do modo e do tempo, pausas são necessárias para reflexões. Minha grande parada pensante foi quando o mestre resolveu fazer uma reunião com grandes empresários dentro de um cemitério. Toda as analogias e os contrastes me fizeram pensar bastante. Além disso, você termina o livro já querendo continuar a saga, principalmente para acompanhar tanto os próximos passos do protagonista quanto de Júlio César agora já com os olhos espirituais bem abertos.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/09/14/o-vendedor-de-sonhos-o-chamado-augusto-cury

marc_vin 26/02/2010

"Aventura social" contra os estereótipos da sociedade que nos cegam a segui-los...
O livro começa emocionante, com a tentativa de suicídio de um renomado professor que o vendedor de sonhos salva fazendo-o pensar no que ele fez para que chegasse a este ponto critico.
Ele usa de sua inteligencia, astúcia e conhecimentos de sociedade, educação o psique humana para jogar as pessoas contra si mesmas e estimulá-las a pensar numa outra alternativa.
Em meio aos fatos, há frases que nos fazem repensar nossas atitudes, como por exemplo uma das que disse ao tirar o professor do suicído:
"Os suicidas, mesmo os que planejam a sua morte,não querem se matar, mas matar a sua dor."
...
Ele "vendeu" ao professor um sonho, sem nada querer em troca, convidando-o para também vender sonhos. Ele conhece pessoas, figuras, e as seleciona, convidando para seguirem seus caminhos rumo a conhecer a si mesmas numa aventura social. Seus seguidores o começam a entitular "mestre" e assim o livro se refere a ele durante todo o decorrer da história.
Ele é revoltado com os moldes que a sociedade cria: os estereótipos enquadram as pessoas, e as fazem sofrer na luta por um ideal que certas vezes se torna inalcançável.
Devido a isso, todos criam a ideia de que sem status social,dinheiro e uma boa imagem não se consegue ser feliz, e ficam cegos tentando se encaixar num molde pronto que nem todos se encaixam: vivemos num Manicômio Global.
É então contra isto que o "Vendedor de sonhos" luta, procurando causar nas pessoas uma avidez por conseguir suas reais necessidades, sem se preocupar com o que os outros vão achar delas.
Que cada um tenha sua personalidade, sua religião e crenças, e que não se deixe levar pela máquina criada pela sociedade. Que cada um seja vendedor de seus ideais, que se refletirão em vidas levadas na humildade e sabedoria de fazerem a coisa certa de acordo com o que cada um pensa, e não pela sociedade como um todo. Que da sociedade se aproveitam as leis, os direitos humanos,a liberdade e a saúde psiquica, além do respeito ao meio ambiente.
Que se equilate nossa condição de humanos e o respeito a nossa individualidade!!
(...) (...) (...)

Bem, procurei não me estender muito, mas tentei passar um pouco da idéia geral que o livro possui, a de causar nas pessoas uma sede por serem felizes verdadeiramente, procurando sua essência, livre de escudos que as afastem delas mesmas. Em discursos exaltados, o tal "mestre" lança tiradas entremeadas de bom humor, sarcasmo e fica no ar uma dúvida se estaria ele falando com cada um de nós, refletidos ora em um personagem , ora em outro, ou se ele simplesmente fala da sociedade em geral.

Um ponto que parece ser importante é o mistério ALONGADO DEMAIS que se faz em torno de quem seria a personalidade que causa todo esse alvoroço em sua cidade, que provoca as pessoas, e causa tumultos. Creio que seja este um dos motivos pelo qual as pessoas devam abandonar este livro, ele é uma historia intrigante mas que pelo excesso de misterio, ou omissão TOTAL da identidade do personagem principal acaba causando um DESINTERESSE, até por que o personagem fala muito dos outros, mas não tem material suficiente para que os outros o respondam a altura de suas criticas severas.
Eu, particularmente, quase larguei o livro, por causa desta impressão de um critico inatingivel e dono da verdade que ele parece ter...
Mas sua humildade em certos momentos me manteve lendo seus ideais que conduziram a saber aonde terminaria essa aventura social...
e em muito valeu a pena o voto que dei ao livro em descobrir o que aconteceria, e como se desenrolariam os planos...
Só sei que, ao final do livro, pensei:
Quero ser um vendedor de sonhos também!

Andre_Sch 03/03/2010minha estante
E que na verdade o subtítulo do livro é O CHAMADO, ao finalizar ele, a gente entende porque ele esmiuçou cada indivíduo que ele chamou ou vendeu o sonho. Mas lá pelo meio é cansativo mesmo e quase faz a gente abandonar o livro.

Stefany 21/11/2022

O vendedor de sonhos
Então , ganhei da minha tia e só pela capa já não me ganhou mas como dizem q n se pode julgar um livro pela capa fui ler mas não consegui terminar por motivos de : ser o pior q já li
Simplesmente não me chamou atenção senti falta de um sal ali sabe?
Não recomendo ?
Resumindo? abandonei essa leitura
Tamires225 28/12/2022minha estante
Ganhei de minha professora e também tive um pouco de preconceito com o que ele queria passar. Acertei, é bem pretensioso e chato.

PandaLoveBooks 24/05/2020

Já disse que eu amo o Augusto?
Amei cada palavra, cada sentimento, cada ponto de referência que fez esse livro. Realmente esse livro é meu preferido
Doristeu 02/06/2020minha estante
Adoro cury também apenas de estar comecando agora. Que mal o povo ve em auto ajuda.

PandaLoveBooks 16/02/2021minha estante
Verdade

Rafa 24/04/2014

Lição de Vida
É um livro para refletir, lição de vida e entusiasmo.
Mostra a importância de viver independente se a pessoa tem uma condição financeira boa ou não.
Um livro para fortalecer e servi como exemplo de vida para muitos que estão perdidos sem saber o que fazer para apaziguar as suas angustias e anseios.

sabrina 08/10/2020

Eu não vi muitas resenhas negativas mas está aqui minha opnião
Quando terminei o livro veio em mim um questionamento do porquê achei o livro não muito bom (pra não dizer ruim), depois de alguns semanas parando pra pensar tudo, exatamente tudo é muito conviniente para o personagem principal, que chega a beirar a fantasia, cada frase dita pelo vendedor de sonhos causa tantas sentimentos e emoçoes que faz o mesmo não humano, uma carisma que pra mim só Jesus Cristo tem, sem contar nos acontecimentos, que o autor praticamente compara o vendedor com o proprio Jesus, pra mim esse livro é decepcionante e brega

Bea 13/11/2020

O vendedor de sonhos
Eu achei maravilhoso, você vai se conectando com personagens de diversas situações e se diverte com eles ao longo da história, além de aprender bastante ( aviso: é um livro sobre filosofia) super recomendo.

Sanoli 18/10/2014

Em uma frase:
Um excelente livro para reciclar celulose: ele pode ser utilizado como papel higiênico, como guardanapo ou para forrar o canto em que o cachorro urina.

Gersonita Paula 03/07/2014

Não Gostei!
Desculpas aos apaixonados pelo escritor Augusto Cury, mas foi um dos piores livros que já li, e olhem que a capa é um encanto e o título do mesmo também.

Minha aversão é ao enredo e não ao autor, pois li do mesmo 05 volumes da Análise da Inteligência de Cristo (O Mestre dos Mestres, O Mestre da Sensibilidade, O Mestre da Vida, O Mestre do amor, O Mestre Inesquecível) e amei! Foi uma leitura prazerosa, edificante e que me abriu compreensão para o perfil de Cristo visto do prisma psicológico.

O VENDEDOR DE SONHOS me pareceu um trocadilho em relação à vinda de Cristo a terra e a sua história. Acredito que a temática escolhida tenha sido muito boa, mas, os personagens não me convenceram e tudo me pareceu claro demais. Não gostei. Não retive nada. Não o leria novamente e não o indicaria a alguém.

Estarei aberta aos outros livros do Augusto Cury, autor que gosto e respeito, mas a minha estrada de leitura (não cataloguei ainda os livros que li e que recordo, rsrs, e o meu senso crítico para dosar livros que leio me impedem de dar a este algo mais do que 01 estrela.

Gersonita Paula
Leitura efetuada em 2012

paulogazola 11/10/2010

O livro conta a história de um andarilho, alguém de classe mais alta que abandonou tudo para se tornar um peregrino, que passa a vida ajudando os outros.

O cara é muito sábio e na trajetória do livro questiona filosoficamente diversas situações, como orgulho, soberba, prepotência, etc. Cada situação é representada por um personagem problemático, um símbolo (à la Pequeno Príncipe), mostrando uma relação de alguns dos principais dramas humanos.

Creio que para realmente se aproveitar o livro devemos ter na cabeça de que, apesar de ser um romance, na verdade é uma coleção de histórias (com situações um pouco forçadas), que servem para ilustrar e dar dicas de como resolver tais dramas. Como uma pessoa orgulhosa deixa de ser orgulhosa? Como alguém que pateticamente quer ser o melhor do mundo faz pra "cair a ficha" e se colocar em seu lugar?

Acho que com este enfoque, dá pra se aproveitar algumas boas lições. Se você ler esperando uma boa história, pode se decepcionar.

>>> 3 estrelas: mas tem coisa mais interessante e profunda para quem quer buscar este tipo de resposta. Vale pela linguagem simples, que dá pra qualquer um ler, em vez de uma linguagem mais poética ou técnica (psicologia, por exemplo).
loro 11/10/2010minha estante
gostei da sua resenha do Vendedor de Sonhos. Ainda ontem comentei com a Neide dessa sensação de um grupo de histórias, ele convence muito rápidos as pessoas. Passando a ideia que é fácil mudar os valores/pensamento de alguém. Mas para entender melhor o objetivo do livro, tens que conhecer a teoria do Cury. Basicamente está em Treinar as Emoções. Ele descreve bem no livro http: // www.skoob.com.br/estante/livro/7002317 Sempre fico curioso em saber como as pessoas chegam a determinado livro, nesse caso, como o livro te encontrou?

paulogazola 12/10/2010minha estante
Encontrei este livro pela minha mãe, que leu e adorou. Acho que esta coisa de "adorar" é um tanto pessoal. Já recomendei coisa que gostei muito pra outros e acharam ruim. Acho que é uma coisa de momento de vida de cada um. Dependendo da fase da vida q você está, você lê e pá: a coisa pega na tua cabeça. E também com seus valores e visão de mundo. Tem gente que gosta de espiritismo. Ou de coisas orientais. Importante é a pessoa "se achar" na sua busca; independente do caminho, muitos são válidos.

loro 23/10/2010minha estante
Estou na parte onde ele pede para os seguidores observarem a natureza. Até aqui não consegui identificar o Mestre como "alguém de classe mais alta que abandonou tudo para se tornar um peregrino" Eu estou lendo como se o Augusto estivesse fazendo uma versão resumida do Evangelho. Onde o Mestre é Jesus e os seguidores os Apóstolos.

Fairy Blue 12/05/2021

Na minha opinião, esse e um livro em que a gente vai refletir sobre vários assuntos, como vai rir, as vezes até chorar. Muitas das vezes com diálogos e pensamentos que vai abrir seus olhos para assuntos que muitos não imaginavam. Esse livro e narrado pelo homem salvo por um desconhecido, que o mostrar que o suicídio não e a melhor escolha e com isso vamos ganhando outros personagens na história completamente diferentes e esquisitos por incrível que pareça, mas acho que e uma proposta muito interessante e vocês deveriam ler e não perder essa oportunidade de leitura!
▫️
▫️
E isso meus amores ♥️ Espero que venham a gostar e logo teremos quotes dele aqui para dar um gostinho de quero mais a vocês.
Deixem seu comentário aqui?
Até a próxima 👋

JAlia372 09/08/2021

Vendedor de sonhos e vírgulas
Eu não gosto de auto ajuda. Então, quando ganhei esse livro e parei para ler ele, eu comecei sem expectativas. Apesar de ser realmente uma auto ajuda disfarçada de história, eu me apeguei ao livro. Me apeguei ao mestre e os seus seguidores. Apesar de ser uma escrita um pouco mais formal e "difícil de ler", eu até que entendi bastante coisa, e a história é realmente boa (ao menos para mim). Só não gosto muito do Julio Cesar.

Fram 03/06/2021

Loucura
Loucura
É o que eu tenho pra dizer
Eu gostei, foi cativante e renovador, acho que é difícil sair a mesma pessoa depois de uma leitura de Augusto Cury.