Sense and Sensibility

Sense and Sensibility Jane Austen

Resenhas - Sense and Sensibility

Carolina1491 03/02/2024

Longo demais e?chato
Eu entendo a importância desse livro e a genialidade da Jane Austen, mas não foi pra mim. Minha nota é baseada puramente no meu nível de contentamento e não uma analise da obra em si (até porque quem sou eu pra analisar Jane Austen sendo que até hoje não sei o uso dos porquês).
Enredo chato, final previsível, descritivo ao extremo. Mas acho que o tédio do livro não seja nem um problema da autora, e sim do contexto social. Ter que dizer em páginas e mais páginas algo que poderia ter sido resumido em uma frase. Essa falsidade e cordialidade excessiva da época.
Os personagens não são os mais cativantes e nada de interessante acontece. Fiquei com a sensação de que a razão venceu em todo mundo no final e, apesar de os personagens principais terem sido descritos como felizes, parece que todo mundo só se contentou com o mínimo. Talvez esse seja o ponto? Não sei.
A cada capítulo eu achava que ia ficar mais interessante, até que o livro acabou. Não amei, mas ainda vou dar mais uma chance pra algum outro livro da autora.

Dani 18/10/2023

Um desses livros clássicos que fazem viajar no tempo. Amei a força da personagem da Elinor, e a evolução da Marianne ao longo da história. Única coisa que me incomoda é a restrição da realização feminina apenas à felicidade doméstica, mas isso é mero reflexo da época.

Deia 11/09/2023

Povo sem razão e muita sensibilidade
Essa leitura foi difícil. O enredo não funcionou comigo, não me engajou e não me conquistou. As personagens são chatas, enroladas, mais mudas que a Anne de Persuasão.

Hanna 12/08/2023

Duas irmãs e um clássico
É um prazer conhecer um pouco da vida e da sociedade inglesa, com todos seus costumes e tradições pelos olhos de Elinor e Marianne, personagens complexas e muito interessantes, cada uma do seu jeito, mas sempre em busca de um amor verdadeiro.

Marthyna 04/08/2023

(Alerta de clichê) Sensível e sensato
Adorei a história. Ótimo pra acalmar o coração e convencer de que, no final, nem agir só com a cabeça nem só com o coração compensam. Feliz é aquele que sabe usar os dois.
Bônus pro final ensinando que nenhum bem vem de desejar o mal pra quem mal nos fez, mais vale viver e visar sua própria felicidade.

Sabrina 24/07/2023

Sou suspeita pra falar sobre qualquer obra de Jane Austen. Embora as protagonistas não sejam perfeitas, o propósito é justamente demonstrar o crescimento delas, o que é gratificante.

cecilia 21/06/2022

jane austen 2
o pior até agora (escrevendo a resenha em junho), o mais demorado, mais lento, mais aaaaaaaaaa
a história não é ruim, inclusive gostei muito no filme, mas que leiturazinha enrolada

Bel 05/12/2021

Bom, mas não tanto
Definitivamente, Jane Austen não é pra mim. Fico feliz de ter lido Razão e Sensibilidade e Orgulho e preconceito, assim posso ter ela entre as muitas autoras que são referência hoje, mas não é o meu estilo de livro.
Em relação a esse, houve muitos personagens que não importavam, situações que não faziam a mínima diferença, e isso foi alongando e entediando a história, foi complicado chegar ao final.
De modo geral, a história é boa, uma ótima referência e com certeza vale a experiência (mesmo que seja para nunca repetir).