Foucault e a Educação

Foucault e a Educação Alfredo da Veiga-Neto

Resenhas - Foucault e a Educação

Rai @atequeolivronosrepare 30/08/2020

✏️ "Foucault & a Educação", por Alfredo Veiga-Neto.
💡 160 páginas.
🇧🇷 Literatura brasileira. Filosofia. Educação.
🌡 5/5
📖 24° livro lido em 2020

☕ "Devemos ainda nos admirar que a prisão se pareça com as fábricas, com as escolas, com os quartéis, com os hospitais, e todos se pareçam com as prisões?" (Foucault, 1987)

💭 Apesar da densidade do tema, li esse livro em alguns dias. A forma como o autor escreve - coisa que muito estimo em uma leitura - não torna as informações enfadonhas. Ele coloca, no início do livro, que não procurou escrever um livro que "encerrasse" o assunto sobre Foucault e tampouco objetivasse uma didática célebre.

Através da leitura, são apresentados alguns modelos que servem como lente para a obra foucaultiana. Modelos como o cronológico, ontológico e metodológico são descritos, mas desde o início do livro é colocada a necessidade de não procurar sistematizar Foucault - desejo manifestado pelo próprio pesquisador francês.

Para além dessa apresentação, há a noção de Escola enquanto ambiente de controle do ser/saber/poder. Fica a dica para quem se interessa por leituras mais críticas sobre Educação.

#acResenhas #atequeolivronosrepare #alfredoveiganeto #michelfoucault #lendoFoucault #psicologiaescolar #educacao

site: https://www.instagram.com/p/CEh4dxGJZzp/?igshid=vgywku6j8mpm