Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

AleBertulino 28/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Reler "Memórias Póstumas de Brás Cubas" depois de tantos anos foi uma experiência única. A genialidade de Machado de Assis ao criar o personagem Brás Cubas é inegável. A maneira como Brás Cubas tenta convencer o leitor de que está sempre certo é magistral. Suas paixões, medos e amizades são retratados de forma brilhante, compondo as memórias de um defunto nada convencional. Esta obra, o primeiro livro de Machado no realismo, é uma verdadeira obra de arte. Viva Machado de Assis!

me.thami 28/05/2024

?Um bom livro?
Estamos tão acostumados a ler fics e histórias fantasias, que quando começamos um livro clássico, a leitura se torna difícil?
Quase desisti no começo, mas finalmente terminei.

Leo 28/05/2024

Essa obra é diferenciada. A conversa de Machado com o leitor, ou melhor, do falecido Brás conosco é muito divertida. Por não haver uma quarta parede bem definida, a gente se sente um pouco cúmplice das atitudes dos personagens e essa sensação de estar na história é interessante.
O aparecimento de outros personagens já conhecidos em outras obras é também muito legal. Mas o que está por trás desses encontros me parece que é sempre o autor querendo provar suas teorias de quem se dá bem, mal, tudo ao mesmo tempo e ao contrário.
Tire suas próprias conclusões.

Thaís 28/05/2024

Clássico
Já estava pra ler a uns anos e no geral gostei
Foi bom ler alguma coisa que desafia (em português)
Muitos adjetivos aleatórios
Teve algumas partes que boiei, mas no geral achei interessante
Clássico né

Amanda 28/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas traz uma história muito interessante! O fato de a narração ser feita por um defunto é algo incomum, que pra mim tornou a leitura da obra uma experiência única. O tamanho dos capítulos e o formato de diálogo com o leitor também deixaram a leitura bem fluida. Além disso, devo comentar que a ironia machadiana é simplesmente genial!

Essa foi a primeira vez que eu peguei um livro do Machado de Assis para ler por livre e espontânea vontade e gostei bastante da experiência. Depois de anos relutante em ler clássicos, finalmente entendi que eles só foram introduzidos cedo demais na minha vida e agora sim eu consigo apreciar essas obras devidamente.

É o terceiro livro da Antofágica que eu leio e é a terceira vez que me surpreendo positivamente com a edição. As notas ao longo dos capítulos auxiliam muito na compreensão, os textos complementares no final são ótimos e as ilustrações de Cândido Portinari foram a cereja do bolo. Recomendo demais!
dudinha 28/05/2024minha estante
ao verrrme que primeiro roeu ais friais carnis do meu cadáverr, dedico como recordação essais memoriais poxtumais

Space_girl 28/05/2024

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Uma leitura maravilhosa, Machado de Assis é genial.

Drika.Zimmermann 28/05/2024

Aos vermes etc etc etc... Melancolia! ????
Já estava com a leitura em andamento quando o livro viralizou a partir de um vídeo de uma influencer americana, deixando Memórias Póstumas de Brás Cubas em 2? lugar de vendas na Amazon.

Estava na lista de leitura graças ao clube dedo de prosa, foi a leitura de Maio!

Li esse livro pela primeira vez na adolescência, para aula de literatura, lembro de ter assistido ao filme no cinema na mesma época.

Foi bom demais reler tantos anos depois. Machado de Assis é sensacional. Um livro publicado em 1881! Relendo algumas coisas causam um pouco de desconforto, o que era muito natural na época.

Acompanhar um defunto contando sobre a sua vida foi revolucionário na época, mas até hoje é incrível e já impacta na primeira página! (Aos vermes etc etc etc...)

Meu livro favorito de Machado ainda é Dom Casmurro, mas Brás Cubas vem logo em seguida (agora as partes com Quincas Borba ???).

thedarkprince 27/05/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Passei um tempo sem pegar esse livro pra ler... por vários motivos, que não importam... Só o que importa é dizer que esse livro é IMPECÁVEL, INCRÍVEL, SENSACIONAL... não há palavras pra descrever. sinceramente, que livro maravilhoso!!!

Aelin13 27/05/2024

...
Fico me perguntando como eu não li antes. Muito bom, e por mais que fale com os acontecimentos da época, ainda assim em alguns coisas consegue ser atemporal. E forma como o autor fala com o leitor é muito sensacional.

Uma Vida em Cada Livro 27/05/2024

? ? ? ? ?
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra prima.
Perfeito!
Fantástico!
Sempre que releio é como se fosse a primeira vez.
Brás Cubas vive sua vida inútil por 64 anos. Não deixa legado nem herdeiros, não fez carreira nem foi destaque em nada. Ao morrer decide contar sua trajetória de vida, seus amores e suas frustrações.
Uma obra muito engraçada.
Uma crítica social brilhante.

ju caruso 27/05/2024

Brás Cubas
Como demorei tanto tempo para me entregar à grandeza de Machado de Assis? Um livro divertido, mas com tantas camadas de densidade social..

Me pegou, me amarrei..
Bruna.Daum 28/05/2024minha estante
Maravilhoso!!!

Laranja.Mousse 26/05/2024

Um clássico é um clássico
A crítica positiva de uma leitora estrangeira sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas influenciou muita gente a ler a obra (ou reler, como foi o meu caso). E que bom foi poder revisitar esse livro com um olhar mais maduro.

Brás Cubas (o defunto-autor) é o típico boy lixo que a gente vê por aí, além de ser um burguês muito estimado apesar de ser um completo inútil. Acho interessante ver como certos comportamentos humanos permanecem iguais mais de um século depois.

Amo a ironia e o humor do texto. A maneira não-linear com que os fatos são contados é instigante sem ser confusa. E o livro está recheado de frases icônicas! Um clássico é um clássico!