Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Thais.Carvalho 11/06/2024

Uma autobiografia escrita após a morte. Um clássico.
A história tem bom humor e acidez, é criativa e dinâmica.

Priscila700 11/06/2024

Obra prima
Li este livro na adolescência, por solicitação de uma professora de literatura. A época, não entendi nada, a leitura me parecia um bicho de sete cabeças. Voltei a buscá-lo e que surpresa, constatar que realmente se trata de uma obra prima. A escrita é complexa, mas primorosa. E as confissões de Brás Cubas são divertidas e sarcásticas.

leiladavitoria 11/06/2024

Genial
Forma de escrita genial. Tudo é muito bem encaixado e nos faz refletir sobre a sociedade da época e sobre tudo que até hoje perpetua. Narrativa hilária, humor ácido, delirante.

lu_nasc05 10/06/2024

Um clássico com razão!
Bem, ler esse livro ser todo o peso dos vestibulares, provas e tudo que envolve o fim do ensino médio melhorou a experiência em 1000%. Ter essa nova perspectiva sobre o Machado me incentiva muito a ler novos clássicos nacionais.

A leitura é muito fluída, com capítulos curtos, mas muito bem estruturados, com um senso de humor crítico e hilário. Por sinal, essa edição nova facilitou muito a releitura, porque apesar de tudo ainda é uma linguagem mais antiga.

O livro conta a história do Defunto Autor, Brás Cubas que resolve reavaliar a própria vida após a própria morte, ou seja, sem a parcialidade ou a hipocrisia dos vivos. Assim, trazendo reflexões e críticas muito interessantes à sociedade da época e que podem se aplicar até na atualidade.

slago_ 10/06/2024

Memórias
Descobri o motivo do pq esse livro é tão conhecido e homenageado nacional e internacionalmente. Para alguém que nunca teve o costume de ler clássicos com frequência, mas sempre gostou das poucas experiências que teve, ler um clássico nacional ? minto, ler O Clássico Nacional, ? não foi nada menos que fantástico.

Ler um livro de quase dois séculos atrás é uma viagem na história quase que literalmente. Ele testa seus conhecimentos em sobrepor acontecimentos históricos, regimes políticos, ideologias, tudo isso enquanto narra uma história realista (afinal, Realismo né?) e cativante. Isso pra começo de conversa.

Através da escrita fica óbvia a genialidade de Machado de Assis, seja através das inúmeras analogias filosóficas, greco-romanas, literárias e teatrais (uma das minhas partes favoritas do livro), seja pela própria escrita em si: detalhada e complexa, mas ao mesmo tempo muito objetiva e crua. As conversas que Brás Cubas tem com o leitor fazem a experiência de leitura um tanto mais acolhedora e cômica.

Só lendo pra entender.

Thiaguinho 10/06/2024

Absolute Literatura
Que livro maravilhoso, engraçado e cativante. O Brás Cubas te manipula ao ponto de vicê concordar com ele

Invasor de mentes 10/06/2024

Machado é difícil
Uma leitura espetacular. Machado dispensa comentários. Essa obra cheia de sarcasmo é um passeio pela história, filosofia, sociologia e etc. precisa-se de uma certa maturidade, mas esta edição ilustrada é bem explicativa nesses quesitos.

Dani 10/06/2024

Original e atemporal
Como Brás Cubas bem pontuou: "Matamos o tempo; o tempo nos enterra."

Não é o meu preferido de Machado, mas é com certeza um clássico que não será enterrado pelo tempo.

Carol Reveluv 10/06/2024

Tão interessante quanto ver mato crescer
Tudo nesse livro é sem graça e sem propósito. A vida de Brás Cubas é chata, e sua morte é igualmente tediosa.

Foi um tremendo desafio terminar de ler esse livro. Não recomendo.

Diogo 10/06/2024

O momento mais certo
Tenho o livro a quase 30 anos. O adquiri na adolescência. Por razões que a própria razão desconhece, só decidi ler a história agora e poucas vezes na vida me identifiquei tanto com um personagem... a vida é mesmo uma causa perdida.

Mari F. Coelho 10/06/2024

Ótimo!!
Li esse livro para a escola, achando que ia ser péssimo e chato tanto pela história quanto para entender também. Mas não. A linguagem é um pouco rebuscada e tem algumas referências que não iremos pegar de primeira, mas a história em si é muito boa! Uma obra que retrata perfeitamente a realidade daquela época que, em muitos aspectos, tem características que perduram até hoje, se tornando um livro atemporal além de denunciador.

Sofia136 10/06/2024

Dificuldade
Devo admitir que achei difícil o tipo de escrita do livro difícil, ainda mais pra quem não está acustumado, mas ao longo pude ler mais tranquilo.

Devo admitir que me surpreende do início ao fim, a vida de Brás Cubas era realmente um tanto quanto agitada e foi incrível ler um livro na perspectiva de alguém que já morreu.

Um livro diferente, surpreendente e com uma dedicatória impecável

Bife Muido 09/06/2024

Expectativa é uma merda!
Sinceramente eu esperava mais. Entrei com uma enorme expectativa nesse leitura e talvez isso tenha afetado minha opinião da obra.
Machado escreve absurdamente bem e não deve nada a Shakespeare ou outros grandes escritores da humanidade. Sua crítica sutil e irônica a sociedade da época é construída de forma muito inteligente e por vezes imperceptível se não lida com atenção. Adorei também as várias pontuações histórias que ele faz o tempo todo citando o que acontecia no Brasil e no mundo no período, como a queda de Napoleão e as regências no Império.
Agora a história não me envolveu tanto. Fiquei esperando um clímax que nunca chegou. O personagem principal também não é cativante como o Dom Casmurro ou o Quincas Borba (que inclusive faz aparições nesse livro).
Queria ter gostado mais ?

Márcia Rogel 09/06/2024

Viva Machado
Amo desde a dedicatória ao verme. Texto genial. Viva Machado. Li na adolescência e já me encantei. É uma interessante reflexão.

@srta.bookstan 09/06/2024

Só li pq viralizou
Enrolei muito para ler essa obra, estava há muito tempo na minha lista para ler e já recebi algumas indicações. E como recentemente, mais uma vez, viralizou na gringa e diversas pessoas começou a falar sobre, resolvi por fim ler.

Esse foi o livro mais difícil que li na vida, de início achei a escrita muito complexa, e exigiu muita concentração, teve partes que li e reli e voltei para ler de novo (kkkkk). Para entende melhor as reflexões. Mas depois de um ponto, ao decorrer da trama que acaba fluindo. Mudei de edição também, para uma que contém notas de roda pé, assim facilitando a minha experiência com a leitura, pude entender melhor as referências, significado de palavras e contexto.

Como citei acima, chega uma parte que flui demais e acabei ficando envolvida com a história, foi uma experiência incrível, e amei conhecer mais um pouco da escrita de Machado de Assis, aonde percebi o quanto ele é irônico, sarcástico, o quanto sua escrita é melancólica, a genialidade de expor suas críticas a sociedade, e o quanto ele brinca com o leitor, trazendo essa pitada de humor. Simplesmente amei.