Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Sandrað· 06/06/2024

Dispensa comentários
Memórias póstumas dispensa comentários. Eu já tinha lido há muitos anos atrás mas com o comentário da estrangeira elogiando o livro trazendo nova visibilidade ao livro, resolvi reler e a releitura foi uma experiência incrível. Aliás, Machado de Assis é incrível!!! Só leiam Brás Cubas! Só leiam Machado de Assis! ?

Igor.Banin 06/06/2024

Uma coletânea de pequenos capítulos com rasgos geniais. A literatura do século XIX geralmente não me atrai, mas reconheço a genialidade.

Felipe | @fe.ituras 06/06/2024

Foi a terceira leitura que fiz de Machado de Assis, mas o primeiro romance que li. O modo como o autor ignora os padrões da época e cria um protagonista que narra sua história após a morte, quebrando as regras dos romances estabelecidos, é transformador.

O capítulo VII é o ponto alto da genialidade de Machado de Assis. Um delírio onírico narrado por Brás Cubas que demonstra toda a incrível capacidade de escrita do autor. O sarcasmo e a falta de filtros com que Brás conta sua história complementam essa malícia.

Apesar de tudo isso, em diversos momentos, me senti perdido e distante do protagonista. Alguns devaneios me distanciaram dele e exigiram certo esforço para permanecer preso à história. No entanto, trata-se de uma obra inteligente e sagaz, um clássico da nossa literatura que vale a pena ser lido.

Lisa 06/06/2024

Essa foi uma leitura muito diferente das que tenho feito nos últimos anos. Li esse livro na escola, mas de forma bem desleixada, então aproveitei o hype e recomecei. Que experiência ótima!! O Machado de Assis transforma essa história de forma TÃO rica em conhecimento com as analogias mais profundas possíveis, eu curti demais! Não tem como não indicar pra todo mundo.

emymiranda 06/06/2024

Ao verme que? [?]
?não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria?
essa obra termina desse jeito, inexplicável.
tenho 14 anos, então ler isso talvez tenha sido um pouco desafiador para mim? mas nada que uma pesquisa no google não resolvesse o problema.
Eu super indico esse livro pra quem quer começar a ler machado de assis, ao contrário de outras pessoas que falam muito bem de dom casmurro EU não consegui terminar (achei deveras chatinho, mas pretendo finalizar). Machado de Assis merece toda a fama que tem, sua genialidade já naquela época era de se invejar.
??????????

Raiza 06/06/2024

Não é o tipo de leitura que eu gosto e costumo ler, mas como eu queria expandir meus horizontes, decididas uma chance.
O processo foi interessante, mas também cansativo. Demorei muito pra terminar, mas tão porque o livro é ruim, e sim porque não estou acostumada com a escrita, na verdade, quase parece que eu estava lendo outra língua.
Me arrependo de não ter lido mais minuciosamente e com a mente aberta, assim poderia ter usufruído melhor, mas o prazo da biblioteca me impediu.

Suzart1 05/06/2024

Um livro clássico bem diferente do que se espera
Geralmente quando pensamos em um livro clássico, imaginamos logo algo bem maçante, um livro que você fugiria e morreria de tédio ao ler na escola.

Mas ao ler Memórias Póstumas de Brás Cubas nos deparamos com uma narrativa fluida, com pitadas de ironia, romance e comédia (e claro, toques de um português antigo que te leva a reler algumas vezes até entender, ou não).

São capítulos curtos, que pulam de lembranças e lembranças, mas que prendem e divertem o leitor. Fica a curiosidade em saber qual o próximo passo do autor e personagem principal, Brás Cubas. Fico feliz em ter dado chance ao livro!

Laura4000 05/06/2024

Irônico e triste
Estive com Brás Cubas por aproximadamente 4 meses, não é um livro denso mas contém um pessimismo que na maior parte do tempo me fazia ter limite de páginas. Eu gostei do ritmo que li.
Senti muitas coisas pelo autor defunto, entre elas uma imensa dó. Ele queria ser algo e no fim não foi nada, o julgamento aumenta quando estamos bem diante dos seus pensamentos.

archive midori 04/06/2024

Um dos meus clássicos favoritos
Aqui é dito que "O leitor, entretanto, não se refugia no livro, senão para escapar à vida", acho essa parte espetacular porque este é um livro feito após a morte do personagem. Seria nossas vidas tão mesquinhas e infames que se refugiar num livro sobre um solteirão morto, ou sobre a vida dele, é melhor do que se encarar? Não consigo decidir.

De toda forma, Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma delícia de ser lido. Aos bons livros que nos salvam de nós mesmos!

Aime 04/06/2024

Atemporal
Não vou mentir que decidir ler o livro por estar sendo falado na internet nos ultimos dias. O livro é uma bela retratação do que um ser que nunca percebeu sua podridão faz perto da morte e é isso que o torna bom.

Marina 04/06/2024

Aproveitei o hype desse livro para colocá-lo na frente da lista de leituras. Gostei muito do conceito do morto contando suas memórias, com todas divagações e comentários espirituosos. Machado faz uma crítica ácida, irônica e divertida. Pra mim ele abre e fecha o livro com frases impactantes e maravilhosas.

Apesar de ter gostado, tive um pouco de dificuldade com a leitura. Leio muita literatura do século XIX, mas em geral são livros estrangeiros traduzidos para o português atual e estranhei a leitura no português do século XIX. Mas devo dizer que a edição da Antofágica tá muito boa, cheia de notas explicativas sobre palavras que caíram em desuso e sobre as centenas de referências que o autor faz de personagens da Bíblia, da mitologia, da filosofia, autores, personalidades e políticos da época e isso facilita muito a compreensão.

macla 03/06/2024

Ao ler o primeiro capítulo, já era vísivel o motivo desse livro ser um clássico. Fiquei mais do que persuadida pela narração satírica e contraditória do Brás Cubas, e ao mesmo tempo que senti repulsa por suas muitas ações duvidosas, também ponderei muito sobre seus pensamentos e filosofias. Aliás, o que mais fiz durante a leitura foi ponderar, pesquisar e anotar as mais diversas divagações, e acabei o livro com uma bagagem cultural muito maior do que quando o iniciei. A escrita de Machado de Assis é extremamente cativante, com sua maneira crua de expor os acontecimentos e brincar com as mais puras emoções humanas, além de monólogos e diálogos repletos de incontáveis referências que demonstram sua inteligência fazem dele um mestre. A maneira como os temas da obra se interligam e se exemplificam ao longo do texto me deixou apaixonada, a interligação de filosofias, como o Humanitismo de Quincas Borba, que demonstra a hipocrisia de teorias da época como o Darwinismo Social e outros preceitos elitistas e preconceituosos, e a forma como o personagem do Brás representa todos esses aspectos da elite brasileira do século 17, sua hipocrisia e honestidade foram ao mesmo tempo divertidas e repugnantes de ler, pois representam os mais diversos comportamentos da nossa sociedade até os dias atuais. Poderia passar horas discutindo sobre os tópicos dessa história, assim como muitas outras pessoas o fizeram desde 1881 e vão fazer por muitos outros anos. Afinal, contrariando o próprio Brás Cubas, que afirmou que as folhas misérrimas de seu cipreste haviam de cair no esquecimento, leitores de todo mundo se deliciam com suas memórias postúmas mais de um século depois.

Mateus.fariadc 03/06/2024

Brás Cubas nada fizera e nada fora. Ele teve a oportunidade de alçar voo, mas sempre preferiu o conforto do solo, e sempre desejava algo quando este não o pertencia, como o filho que ele pensou que fosse ter, através de uma mulher que era de outro homem, mas que ao final ele diz que não gostaria de passar o seu legado a ninguém.

Através de Brás Cubas, Machado de Assis critica e ironiza essa classe alta, que nada mais almeja, pois já tem tudo ao ponto de sequer precisar gastar o suor do rosto para trabalhar, e passam a cobiçar o que não lhes pertencem.

Esse livro tem um caráter original e é impossível para mim não classificar o Machado como gênio, ele dialoga de forma única com o leitor sabe o que esse pensa, sabe até o que ele está sentindo em determinado momento. Ver que esse livro está repercutindo lá fora é lindo de se ver, espero que os brasileiros também valorizem a nossa cultura e enxerguem toda a genialidade que esse homem colocou em palavras.

Felipe1256 03/06/2024

Ai
Eu estava pronto para vir aqui e escrever algo como "Não há o que dizer sobre o classico dos classicos, portanto vou me resguardar na minha insignificância e simplesmente dizer que amei", mas não esperava que ia ficar tão destruído com o final. Como pode ninguém nunca ter me avisado que a última pagina destroi almas. Ela é tao insignificante, crua, sem nenhum artifício ou construção estilosa, fria e desoladora como a morte. To triste to mal, quero tomar um banho numa cachoeira, regar uma planta e engravidar alguém.

júlia 03/06/2024

Memórias póstumas
Brás Cubas não era o que se pode chamar de um ?homem bom?, possuía diversos erros e falhas de caráter, e após sua morte, decide relatar suas memórias de vida neste livro.
Não achei sua vida particularmente interessante ou emocionante o suficiente a ponto de ser um livro que me prendesse completamente, mas sua visão do mundo e a forma irônica como narra os acontecimentos são envolventes.

Sinceramente, não foi uma leitura fácil. Em vários momentos achava a história extremamente monótona. Também recorrentemente o narrador começava a divagar e se perdia totalmente da história principal, mas achei engraçado pois o próprio autor fala sobre isso no livro, quando eu pensava ?lá vem ele com essas divagações?, chegava em um capítulo onde ele ironizava justamente isso.

Apesar de tudo, sem dúvidas foi um dos livros com a melhor escrita que já li. Machado de Assis realmente é lendário e pretendo ler outras obras dele. Acredito que criei expectativas altas demais em cima desse livro e por isso acabei me decepcionando um pouco, o formato dessa história em específico não me agradou tanto, mas não vejo a hora de conhecer outros livros do mesmo.