Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas -

Sergio.Makoski 15/04/2021

Mitologia Nórdica
Uma leitura agradável e fluida, o autor utiliza de bom humor e trás originalidade nas suas narrativas. Não é uma leitura espetacular, esperava mais profundidade nos mitos, mas é uma boa leitura. Recomendo.

O autor
Neil Gaiman nasceu em Hampshire, Inglaterra, e hoje vive perto de Minneapolis, nos Estados Unidos. Descobriu seu amor pelos livros na infância, quando devorava as histórias de C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, James Branch Cabell e Edgar Allan Poe, entre outros autores. Começou a carreira como jornalista, mas logo seu talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e, depois, para a ficção adulta e infantojuvenil. Suas obras receberam inúmeros prêmios e foram adaptadas em bem-sucedidas versões para cinema, televisão e até ópera.

Resenha da Editora
Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo.

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.

Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias...

Lucas.Rodrigo 16/02/2021

MARAVILHOSO
manooooo que livro é esse, simplesmente maravilhoso, eu já sou fascinado pela mitologia grega/egípcia e agora sou mais apaixonado pela nórdica, recomendo demais!!!!

Rafa 03/01/2021

Instigante
A leitura é super fluida e gostosa. Prende facilmente o leitor.

Rafa 03/01/2021

Instigante
A leitura é super fluida e gostosa. Prende facilmente o leitor.

Rachel Gois 19/11/2020

Destaque para o autor
Não sei explicar pra vocês, mas a escrita do Neil é deliciosa de tão fluída que é. Já é o segundo livro que leio e fico impressionada como esse autor consegue cativar o leitor com qualquer coisa. Ok, os deuses nórdicos não são qualquer coisa. Se você assistiu os filmes da Marvel ou leu as HQs, esquece. Esse livro é composto por contos revisitados e recontados pela mente brilhante do Gaiman que consegue deixar sua marca e nos faz desejar os mais diversos contos narrados e escritos pela sua perspectiva.

Anderson 10/09/2020

Gostei
Escrito de uma forma simples e para uma fácil interpretação o livro contem uma boa leitura

Ana Romani 23/07/2020

Foi muito bom desvendar a mitologia nórdica pelas mãos desse escritor incrível, as histórias descritas por ele me fez lembrar de detalhes que já vi como referências em filmes e séries o que achei ainda mais interessante.

Ayan_lucca 18/07/2020

Amei
A forma de escrita nos surpreende é muito fácil de ler e bem prazerosa.

Jessé 14/09/2018

Confesso, nunca havia lido nada de Neil Gaiman, mas como eu poderia resistir à versão de luxo que a Intrínseca publicou? A edição "padrão" (nem tão padrão assim, já que também é capa dura) já estava linda, mas a Edição de Luxo está simplesmente maravilhosa.

E não é só capa, viu? Confiem em mim, o conteúdo também é de luxo.

Mitologia Nórdica nos entrega os mitos dos deuses nórdicos, reimaginados por Neil Gaiman, que consegue se manter fiel às histórias escandinavas. Vemos nas páginas os personagens que tanto conhecemos e aprendemos a amar (e que se tornaram ainda mais populares com os filmes da Marvel), como Thor, Loki e Odin, além de vários outros.

Uma jornada do início do universo até o Ragnarök, o apocalipse nórdico. Os contos são curtos, mas não deixam de ser interessantes. E saiba que os contos não são 100% fieis, já que as histórias vikings eram contadas de boca em boca, e não há algum registro oficial de suas histórias. Descobrimos como Thor finalmente adquiriu seu Mjölnir, e por quê ele é considerado o Deus do Trovão. Descobrimos sobre o surgimento de Fenrir e Jörmungandr, filhos de Loki com a gigante Angrboda.

Gaiman sabe o que faz. O início do livro é uma introdução do próprio autor, contando sua paixão em relação à mitologia nórdica.Os contos são cronológicos, onde o acontecimento de um acaba afetando diretamente o outro, mas não é informado quanto tempo há entre cada um deles. A prosa de Gaiman contribui para a facilidade da leitura. Com pitadas de humor, cada conto torna-se único, mostrando o que cada personagem pode fazer, independente do que seja, para conquistar seu objetivo na história (que nem sempre é algo muito relevante.

Tenho um certo conhecimento em outras mitologias, principalmente a grega, mas confesso que sou uma negação quando o assunto é mitologia nórdica. Porém, me senti em casa com esse livro. Os personagens são bem construídos, e não demora até que a gente entenda como funciona a mente de cada um, do mais sábio ao mais orgulhoso. Nem todo mundo é tão inteligente assim, exceto por Loki, que está presente em todos os lugares, e faz jus à sua alcunha de Deus da Trapaça.

E, como a Intrínseca disse, é realmente uma edição de luxo. A diagramação está ótima, e a capa dura não é só mais uma capa dura. A arte é simplesmente maravailhosa.

Não esperem a coisa mais romântica do mundo. Ah, qual é. É mitologia nórdica, então se prepare para ler algumas coisas bem esquisitas, mas que não estraga o enredo do livro. Pelo contrário, deixa tudo muito mais divertido. Se está procurando um filme curto, mas que realmente te surpreenda, Mitologia Nórdica é o que você procura.