As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas -

Clara.Laviola 20/07/2021

O favorito mais difícil de todos
Sem dúvida o livro mais difícil que eu já li. Levei um ano e meio para ler tudo; não que fosse complicado de entender ou chato - pelo contrário, ele já estava nos meus favoritos muito antes de eu terminar. Mas foi difícil porque me fez pensar muito sobre várias coisas. Como o mundo é e como poderia ter sido. Como as coisas foram - e são - injustas. Sofri muito com esse livro. Em alguns momentos me vi chorando sem nem saber por que. Mas amei cada capítulo e valeu a pena cada página.

Giordano.Sereno 21/01/2021

Um grande livro grande
Fazia tempo que não lia um bom calhamaço. Esse livro foi essencial para acabar com a ressaca de livros grandes. Só fã das lendas arthurianas. Meu primeiro contato foi com a trilogia As Crônicas de Arthur de Bernard Cornwell. Nessa série, o autor deixar claro que deseja ser o mais fiel possível à realidade, ao Arthur histórico.
Depois de ler As Brumas de Avalon, temos certeza que a ficção é muita mais interessante que a realidade. A autora conta a história do ponto de vista das mulheres. Por isso, não há cenas detalhadas de batalhas, muito comuns na obra de Cornwell. Também chama atenção o fato de autora dar maior destaque à religião antiga de Avalon, que conferia às mulheres mais liberdade e destaque. E como o avanço do cristianismo vai destruindo a religião antiga e, ao mesmo tempo, apagando o papel das mulheres na sociedade.
É uma trama que prende atenção, muito bem construída e com um texto muito bonito. Por ser um livro longo, vai exigir maior tempo de leitura. O que é ótimo porque o leitor tem tempo de refletir sobre a obra e sua mensagem.

Huelen 07/04/2020

A história de Artur, a távola redonda e Camelot contada pela perspectiva feminina.

Morgana é uma personagem de índole duvidosa, pois cada autor a descreve de uma maneira. Para Cornwel em As crônicas de Artur, ela é quase uma vilã. Na verdade cabe a cada leitor tomar uma decisão. No entanto se nos basearmos por esta obra, Morgana pode ser considerada uma vítima das crenças da época.

Pouco resta a ser falado desta obra, pois trata-se de algo bastante conhecido, com resenhas e críticas bem construídas.

Mas sinto necessidade de dizer: eu recomendo!!!

João Paulo 05/04/2020

Impecável
Uma releitura dos contos arturianos etc.

Falando assim poderia soar pouco interessante ou, pior, mais do mesmo. E não é.

As Brumas de Avalon, com suas quase 1000 páginas, surpreendem, à primeira vista, pelo tamanho, mas acreditem: vale cada segundo de leitura.

São tramas perfeitamente entrelaçadas, diversos personagens e histórias paralelas merecidamente apaixonantes, cada qual com os seus protagonistas, o que faz com que cada leitor possa ter sua torcida, seu desfecho preferido.

Muito antes de a visão das mulheres, nesta obra, funcionar como um elemento puramente político, esta característica empresta uma fluidez importante à leitura é a torna mais humana, levando as lendas do Rei Artur a um outro patamar, num romance apaixonante.

Em tempo: Morgana, eu te amo.

Eloiza Cirne 11/02/2020

O olhar feminino conta a lenda do Rei Arthur
"Mas sei demais sobre a verdade, sobre como a vida funciona. Vida após vida nas quais nós, e apenas nós, podemos descobrir as causas que colocamos em movimento e reparar os danos que causamos. Não é lógico que um homem, por mais santo e abençoado que fosse, pudesse expiar todos os pecados que todos os homens cometeram em todas as suas vidas." As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley

Cristina.Melo 29/01/2019

Simplesmente apaixonada pela Morgana desse livro! Pra mim seráde longe a minha história favorita sobre o rei Arthur, se vc assistiu o filme, não se preocupe, não tem nada de spoiler, falta muita coisa sobre a história!