Te adoro y otros relatos

Te adoro y otros relatos Cristina Peri Rossi

Resenhas - Te adoro y otros relatos

troca_troca.literario 27/02/2023

Livro de contos excelentes
Livro curtinho mas com contos que muita potência que geraram discussões intensas entre as amigas do clube de leitura.

Recomendo!

Nara 05/07/2022

?? Uma das melhores leituras do ano!

Faz um tempo que eu tentava sem sucesso retomar leituras em outro idioma... Estudei espanhol na adolescência e não me dediquei o suficiente pra ser fluente na língua.

A vida se encaminhou de me apresentar um misto de conexão histórica, política e a necessidade profissional em retomar o estudo. Pra mim não existe estratégia melhor que a leitura para isso.

Comprei esse livrinho em ebook (curtinho, tem 60pgs.) porque amei o título/capa. Conhecia a autora uruguaia por alto, de nome...Foi uma ótima porta de entrada para reaprender o prazer de ler no idioma original. Agora sou fã apaixonada e quero ler tudo que ela escreveu!

Super indico pra quem ta na mesma tentativa!

É uma coletânea de 5 contos.
Prediletos marcados:

- Desastres íntimos ???
- El patriotismo
- El juicio final ???
- Sesión
- Te adoro ???

Gostei muito de como a autora trabalha temas complexos a partir de situações simples. Em Desastres Íntimos, o estopim acontece quando Patrícia (uma mulher divorciada e mãe solo), tenta abrir uma garrafa de água sanitária sem sucesso. Pensando que a embalagem nova só pode ter sido criada por um homem que não realiza tarefas domésticas, ela entra num fluxo com reflexões sobre questões de gênero a partir dos próprios "desastres íntimos". Ri mto.

A autora viveu a vida na Espanha em decorrência da ditadura em seu país que, forçou seu exílio político. Em El patriotismo ela faz essa crítica, com a criação de torcidas opostas que expõe suas bandeiras, símbolos e cores com o intituito de brigar por uma superioridade que só transforma ambas em grupos que apenas se matam e se odeiam.

O Juízo final é um dia banal de um sujeito comum que levanta para ir trabalhar e se dá conta de que se depara com a própria morte. Ri mto tbm!

Te adoro, amei porque brinca com a arrogância masculina em relação às mulheres. Um professor acadêmico, mais velho tem um caso com uma aluna. Ele recebe a ligação de outro amigo também professor que revela estar louco, apaixonado pela mesma aluna. O desenrolar da conversa, é um show de arrogância do interlocutor em pressupor que já sabe como ela agiu e vai agir sempre. Até que algo revelador acontece rs

Vitoria 10/01/2022

Já no começo, os Desastres Íntimos de Patrícia vêm à tona graças a uma tampa que não abre. É por meio de um acontecimento cotidiano que ela passa a questionar as próprias atitudes, no conto mais realista do livro. Em seguida, O Patriotismo nos mostra que os que se pensam diferentes podem acabar exatamente iguais, unidos pelo desejo de disputa. Em seguida, vemos a reação de um homem metódico frente ao juízo final. Sessão nos conta uma terapia inusitada. E um professor obcecado com o uso das palavras se depara com as múltiplas versões que um Te Adoro pode assumir.