Tchekhov

Tchekhov Anton Tchekhov

Resenhas - Tchekhov

Alan kleber 08/02/2024

Contos Atemporais e Universais
?Meu objetivo é matar dois pássaros com um tiro: descrever a vida de modo veraz e mostrar o quanto essa vida se desvia da norma. Norma desconhecida por mim, como é desconhecida por todos nós?
Anton Tchekhov

Essa citação reflete a abordagem de Anton Tchekhov à escrita e sua visão sobre o propósito da arte literária. Ao expressar o desejo de descrever a vida de maneira verdadeira e ao mesmo tempo destacar suas desvios em relação à suposta "norma", Tchekhov reconhece a complexidade e a diversidade da existência humana.

Para Tchekhov, a verdadeira essência da vida não pode ser reduzida a uma norma predefinida ou universalmente compreendida. Ele acredita que a vida é multifacetada, cheia de contradições, nuances e peculiaridades que escapam à compreensão total de qualquer indivíduo. Portanto, seu objetivo como escritor é retratar essa diversidade e complexidade de forma autêntica e honesta.

Ao descrever a vida "de modo veraz", Tchekhov busca capturar a realidade em suas muitas formas e manifestações, sem idealizações ou simplificações excessivas. Ele está interessado em revelar as verdades profundas e muitas vezes desconfortáveis da existência humana, confrontando o leitor com as complexidades da condição humana.

Ao mesmo tempo, ao mostrar como a vida "se desvia da norma", Tchekhov destaca a singularidade de cada experiência individual e a imprevisibilidade do destino humano. Ele reconhece que não existe uma norma universal que governa a vida de todos, e que a diversidade de experiências e perspectivas é o que torna a vida verdadeiramente rica e fascinante.

Assim, ao matar "dois pássaros com um tiro", Tchekhov busca não apenas descrever a vida de maneira autêntica, mas também desafiar as concepções convencionais de normalidade e oferecer uma visão mais ampla e inclusiva da experiência humana. Sua abordagem única e perspicaz da escrita é inspiradora e cativante. De um autor que tinha uma genuína compaixão pela condição humana.

Os contos exploram uma ampla gama de temas, desde o amor e a infidelidade até a morte e o sofrimento, sempre com uma sensibilidade aguçada e uma compreensão profunda da psicologia humana.
Um exemplo notável é "A Dama do Cachorrinho", onde Tchekhov explora os intricados matizes do amor e da infidelidade. Neste conto, o protagonista, um homem casado, se vê irresistivelmente atraído por uma mulher durante uma viagem, desencadeando um caso amoroso que expõe as complexidades emocionais e morais dos relacionamentos humanos.

Os contos de Tchekhov não são moralizantes, cada leitor tem permissão para interpretar os eventos e os personagens à sua própria maneira, o que significa que o significado de uma história pode mudar dependendo da perspectiva individual de quem a está lendo.

Livro que livra 30/01/2023

Intrigante Tchekhov
Tchekhov aos 19 anos de idade, partiu para a capital e se matriculou na faculdade de medicina, ainda durante os estudos, começou a trabalhar como médico, e praticou a medicina por toda sua vida.
Por lidar com todo tipo de gente durante o tempo em que trabalhou como médico, conhecia muito bem o ser humano.

Seus contos penetram na essência da alma humana, e trazem uma ironia fina da banalidade e vulgaridade da sociedade.
A maior parte de seus contos são realmente curtos, e levam apenas cinco minutos para ler, mas perpetua na alma.
ees_elisa 30/01/2023minha estante
não sei se ?a aposta? tá entre os contos desse livro, mas é um dos melhores que eu já li! fiquei com vontade de ler outros

Rodolpho.Gonzalez 30/01/2023minha estante
Tchekhov é demais

Livro que livra 30/01/2023minha estante
"A Aposta" está sim, é mesmo incrível!!

Rogerio.Flores 28/06/2022

Contos
Anton Tchekhov, escritor russo do final do século XIX, revela-se um dos maiores contistas russos. Com uma grande capacidade de apresentar dramas da sociedade russa no período, revela em alguns sua visão idealizada e ainda romântica das ideologias socialistas e comunistas, tendo em contos como "a noiva", "o monge" e "o enxoval" apresentado forte pitada de critica social às indústrias e ao papel da familia e do empresário.
Ainda assim, seu trabalho não deixa de apresentar uma excelente narrativa da vida social russa do sec. XIX e uma filosofia ainda bruta e crua, que acabou por endossar os horrores do marxismo e Leninista que estaria por vir.
Entre os melhores.contos estão "o inimigo" e "a aposta".
Em muitos, porém, há uma forte carência de continuidade e de sentido, ficando a história em aberto e o sentimento de que muito poderia se tirar de melhor e mais profundo.

Dailton 06/04/2019

Um dos grandes escritores russos
Tchekhov é reconhecido como um dos melhores contistas da literatura universal, o que não pouca coisa :) Vale a pena conhecer um pouco do ambiente russo em histórias muito envolventes contadas por esse grande escritor. Para quem é fã de contos, como é meu caso, trata-se de um autor que não pode faltar na estante virtual.