Leila de Carvalho e Gonçalves 17/04/2020
As Doze Escravas Enforcadas
Lançado em 2005 nos Estados Unidos e Brasil, Penelopiad no original ou A Odisseia De Penélope acaba de receber uma edição digital pela Editora Rocco. Com apenas 120 páginas, a novela gira em torno de questões não respondidas na Odisseia, de Homero.
Tendo como fulcro complicações relacionadas as divisões de classe e gênero, o comando da narrativa fica a cargo tanto de Penélope, nos salões do Hades, assim como de um coro formado por suas doze escravas enforcadas sem razão aparente por ocasião do retorno de Odisseu à Ítaca.
O resultado desafia a glorificação do ardiloso Herói e até mesmo ousa ferir a irrepreensível reputação de sua esposa, sempre reativa as atitudes Odisseu. Em linhas gerais, o leitor está diante de uma releitura pós-moderna da sequência da Ilíada, estruturada por diferentes estilos narrativos, poéticos e dramáticos. Como exemplos, há desde uma aula de antropologia, um julgamento e uma pastoral.
Concomitantemente, Atwood também emprega diferentes técnicas, como a comédia, escolhida para amenizar o conteúdo trágico da história, além da sátira e o anacronismo que redimensionam o desfecho extravagante, inesperado e improvável que comum ao teatro grego é conhecido pelo termo latino ?Deus ex machina?.
Em linhas gerais, A Odisseia de Penelope aborda intrigas palacianas e confrontos familiares tensionados pela presença de uma horda de pretendentes à mão da rainha que oneram a prosperidade de Ítaca e colocam em risco a posição de Telêmaco, filho único e herdeiro ao trono. Por sinal, ela não exige prévia leitura da Odisseia de Homero, a escritora coloca o leitor a par das informações indispensáveis, conforme a história se desenrola.
Enfim, a narrativa pode não agradar a todos, ao oferecer um final em aberto e propor uma versão mundana e prosaica da saga. Entretanto, há de se reconhecer o mérito do estratagema empregado por Atwood: dar voz a personagens silenciadas. Ele é muito interessante e indubitavelmente a literatura tem muito a oferecer sob essa perspectiva.