Terceiro Reich na história e na memória

Terceiro Reich na história e na memória Richard J. Evans

Resenhas - Terceiro Reich na história e na memória

Luiz Camargo 07/05/2024

Um reforço necessário
Para quem leu a trilogia do Richard J. Evans sobre a Alemanha durante o período de ascensão, governo e queda do Nazismo esse livro pode ser um pouco repetitivo. Mas ainda assim um ótimo resumo sobre os principais fatos desse período usando análises de outras obras também publicadas. Necessário. Bom. Mas poderia ser menos repetitivo.

Lucas 01/10/2023

Na história e na memória
Este livro trata dos pormenores que não puderam ser explorados mais a fundo nos volumes anteriores, como, por exemplo, a a formação dos primeiros campos de concentração nas colônias alemãs na África, por volta de 1890, ou as decisões que culminaram na "solução final" e suas semelhanças e incongruências com outros momentos históricos em períodos de guerra.

Heitor149 05/12/2023minha estante
O pai eu quero ver a resenha mas não dá, passa pelo E-mail fazendo favor.

Wilson.Oliveira 05/12/2023minha estante
Heitor, segue o link:

Heitor149 05/12/2023minha estante
O coisa, não dá para acessar pelo Skoob

Wilson.Oliveira 05/12/2023minha estante
Enviarei por email.

Valeu

Te amo

joao 12/04/2023

O autor tem propriedade para falar sobre temas desde a ascensão do nazismo até o declínio. Livro bem detalhado é essencial para quem é entusiasta do assunto, trazendo muitos detalhes interessantes sobre o período.

Davi846 15/01/2023

O livro é muito bom para quem gosta de história, porém é um pouco denso e não tão agradável. Entretanto, é um tema que merece a nossa atenção e interiorização.

Martony.Demes 17/07/2022

Uma visão panorâmica do Nazismo
Bom, esse livro eu começara no ano passado ainda com a versão em pdf! Comprei a versão impressa pois eu gosto muito da temática sobre a segunda guerra (podem ver na minha biblioteca digital aqui). O livro é o básico do terceiro reich, como prometido pelo título.

Fala da ascensão de Hitler, como ele se imiscui na república de Weimar, o crescimento da Alemanha e os desdobramentos que culminaram na Segunda Guerra Mundial e como tudo aconteceu durante e apos a guerra.

Vou ser bem sincero: eu esperava mais detalhes, fotos, revelações, trechos de conversas etc.

As séries da netflix sobre a segunda guerra e outra sobre os asseclas de Hitler são bem melhores que esse livro.

Mas para quem quer o básico, eu recomendo!

Carol Genaro 06/06/2022

RESENHA
O terceiro Reich: na história e na memória, foi o primeiro livro que li do autor Richard J. Evans. E nos trás muitas curiosidades e nos tira dúvidas de muitas coisas relacionadas à Alemanha Nazista.
Nessa obra, entendemos a história do Fusca, e também sobre as empresas que apoiaram o nazismo, como a própria Volkswagen.
O autor vai trazer muitas outras atrocidades, como por exemplo o "pré- holocausto", como os ciganos, homossexuais, hereros entre outros que também foram perseguidos e sofreram nos campos de concentração antes da Segunda Guerra Mundial...
Ele retrata a economia, o estado mental de Hitler, e a relação dele com Eva Braun, o que é muito interessante.

Nunca, jamais poderemos negar que tudo isso ocorreu, que milhares de pessoas sofreram e morreram por conta desse regime. Ver tudo isso de vários ângulos, como/ e porque aconteceu, para jamais ter algo parecido com isso no mundo outra vez

Nicole.Vieira 06/07/2021

Livro que trás diversas informações científicas sobre a Alemanha nazista. Algumas dessas informações gostei bastante como quando se fala sobre: Fusca; esposa do Hitler; Holodomor; e peças de arte roubadas. Já outras não me interessei tanto, deixando a leitura um pouco maçante.

Leo Coelho 29/11/2020

Richard J Evans me explicou tudo que eu queria saber
Livro espetacular e essencial para simpatizantes da WWII, em especial para curiosos em saber como o trincado Terceiro Reich funcionava por trás das cortinas em questões econômicas e administrativas. Neste livro, temos tudo muito bem esmiuçado e servindo também para desconstrução total da visão que a mídia nos entrega quando se trata do Regime Nazista, pois, assim como está no livro, 90% das ideias e atrocidades cometidas já eram feitas por outros impérios a muito tempo. A melhor literatura sobre o tema até o momento.

Livros e História 26/11/2020

Terceiro Reich: Na história e na memória foi o primeiro livro que li do historiador Richard J. Evans e que livrão! Sério, antes dessa resenha começar eu já estou indicando esse livro para vocês, a escrita é super fluída, o autor nos mostra de uma maneira simples novas perspectivas do nazismo e da Segunda Guerra Mundial. É um livro que tira o fôlego e você não consegue parar de ler.

Ele vai comparar vários textos escritos sobre o mesmo tema pra tentar nos mostrar como a historiografia foi mudando, como novas fontes foram sendo adquiridas e os textos foram se aprofundando na historiografia da Segunda Guerra e principalmente na nazista. Um exemplo que eu posso citar é sobre o genocídio, o autor nos conta outras atrocidades que os alemães fizeram antes da guerra, como o genocídio do povo herero e namaquas. Ele explica se isso foi uma espécie de pré holocausto ou foi uma atrocidade isolada e é muito interessante e didático.

O autor vai trazer muitas coisas interessantes e que são bem pouco faladas (pelo menos, alguns tópicos eu nunca vi em livro nenhum), como o nosso querido fusca, ele explica que naquela época, os alemães não tinham dinheiro para ter um carro e Hitler queria resolver isso, então, ele manda criar um carro barato e forte, e é assim que surge o fusca.

Ele também vai falar sobre as empresas que apoiaram o nazismo, e uma delas é a própria Volkswagen. Ele vai explicando como as coisas aconteceram e como cada empresa evoluiu depois da guerra. Também é falado sobre os donos dessas empresas e outras pessoas importantes que viveram nesse período do nazismo e tiveram que se adaptar aos novos tempos, ele até cita em poucas páginas o negacionismo que muitas pessoas pregaram acerca do holocausto.

site: https://www.instagram.com/p/CH8Tts1jdZJ/?utm_source=ig_web_copy_link

Afranio.Cunha 15/01/2020

Essencial
Um livro fenomenal Evans R.J nesse livro traça um panorama de toda Alemanha tentando entender e talvez explicar o que o ocorreu e porque ocorreu, não que ele falhe, mas ainda existe muita coisa que não sabemos e que talvez nunca chegaremos a saber. Evans não poupa referências, usa diversos livros, crítica muitos escritores, muitas vezes resvalando na arrogância, mas no fim temos um livro fenomenal, instigante e com fatos novos. Um calhamaço que dever ser lido em um fôlego só, mas que vale a pena. O Nazismo visto de vários ângulos com suas nuances mais perversas, um regime completamente enlouquecido pelo poder e que exitou em matar milhões de inocentes para atingir seus objetivos. Não podemos ignorar que esse regime existiu, temos que saber porque ele ocorreu e nunca mais permitir que ocorra novamente. Uma leitura dinâmica (para quem tem familiaridade ) que vale a pena ser lido.

Raffafust 31/12/2018

Depois de tantos livros lidos sobre a Segunda Guerra Mundial, parece incrível que sempre tenha algo que ainda não foi dito, nesse volume escrito pelo britânico Richard J.Evans - um dos maiores especialistas no assunto - há sempre algo que ainda nos choca, em pleno 2018 onde discutimos recentemente sobre como Hitler chegou ao poder, faz-se necessário ver o quão perigoso é acreditarmos em líderes persuasivos e em falsas verdades em momentos de crise.

Não cabe aqui a mim comparar Adolf Hitler com nenhum político brasileiro em específico, mas sim pedir para que leiam os livros que falem sobre a época para que não continuem compartilhando inverdades como informar que os nazistas eram de esquerda.
Ok, você deve estar agora achando que estou defendendo a esquerda, não, não estou mesmo, aliás não me verão defendendo políticos brasileiros nessa encarnação mas o ódio gerado nessas eleições ou demonstrado de ambas as partes me chocou. E é isso que há anos falo através desse site, em se conhecer a verdade para não se deixar levar por mentiras, é importante percebemos os erros e a isenção onde levaram a Alemanha.
Por essas e outras razões, o livro em questão deveria ser leitura obrigatória, aqui percebe-se as muitas faces do regime nazista e como pareciam despreocupantes e não foram.
Evans nos abre os olhos para a verdade, é outra tentativa de destacar o quão importante é esse discurso em moldar nossa compreensão do contexto histórico, é primordial entender o que foi o Nazismo e seus discursos de ódio para nunca mais repetir as mesmas atrocidades.
O autor opta por nos apresentar a criação da nação alemã no final do século XIX e suas atividades coloniais na África. Ele estuda os paralelos entre os genocídios por lá e o Holocausto, na tentativa de estabelecer uma relação causal. Confesso que pelo que me lembre foi o único livro que juntou os dois assuntos, interligando um e outro, argumentando que não há uma correlação direta entre os dois genocídios, porque os "judeus apareceram para os nazistas como uma ameaça global"; Os africanos ... eram um obstáculo local a ser subjugado ou removido para dar lugar aos colonos alemães.

A mudança na historiografia da Alemanha nazista mudou recentemente para visualizá-la em um contexto internacional. Como conseqüência, Evans analisou o impacto do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial em uma perspectiva global, considerando as ações tomadas no nível governamental de todos os aliados e potências do eixo em sua relação com a Alemanha. Isso é interessante, pois dá uma visão holística sobre por que a Segunda Guerra Mundial foi travada e os aspectos mais importantes dela de uma forma sucinta. O mais interessante é que, no final do livro, ele investiga temas que são relativamente desconhecidos na memória popular, como a expulsão de alemães étnicos da Europa Oriental no final da guerra, onde muitos foram presos e encarcerados na antiga concentração. acampamentos.
Quando se trata de olhar para o papel de Hitler durante o Terceiro Reich, Evans demonstra mais preocupação por seu "culto à personalidade" do que por sua vida pessoal. No entanto, os dois capítulos relativamente pequenos que ele dedica às discussões sobre o estado mental de Hitler e sua relação com Eva Braun fornecem informações interessantes. Enquanto Evans olha para a lógica por trás do compromisso do povo alemão comum com Hitler e as políticas nazistas que foram implementadas para "melhorar" suas vidas, desapontadoramente, ele não entra em muitos detalhes envolvendo a vida cotidiana na Alemanha nazista.
Pesquisei e vi que ele tem uma trilogia famosa e também publicada por esse mesmo selo, fiquei muito interessada em ler também, espero pode conferir em 2019 e trazer sempre mais sobre o assunto para vocês.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2018/12/resenha-terceiro-reich-planetalivrosbr.html

douglaseralldo 13/07/2018

A BEM DA VERDADE, 10 CONSIDERAÇÕES SOBRE TERCEIRO REICH, NA HISTÓRIA E NA MEMÓRIA, DE RICHARD J. EVANS
1 - Contundente e amplo, Terceiro Reich, Na História e na Memória coloca o leitor num amplo cenário, pré e durante e pós a ascensão do nazismo a partir de um olhar crítico de alta erudição e conhecimento acerca das publicações que tratam deste respectivo período da nossa história;

2 - Para tanto, o livro é composto por ensaios, mas especialmente resenhas já publicadas pelo autor, aqui reunidas num todo que constrói um conjunto linear e capaz de abordar e discorrer sobre diferentes perspectivas e épocas do Terceiro Reich, isso tudo, ainda que com propósitos acadêmicos, numa linguagem acessível ao leitor amplo, de modo que a obra possui grandes potencialidades de penetração, mas para além disso, é capaz de promover um debate de forma coerente e abrangente;

3 - Nisso, vale dizer, o fato de estarmos lendo resenhas, temos um olhar e a memória provocados e estimulados a partir de um terceiro elemento, ou seja, das obras as quais Evans está criticando, no sentido acadêmico da palavra, de modo que, portanto, a grande parte dos capítulos deste livro, o pressuposto inicial é a análise de determinadas obras, que acabam de certa forma servindo de porta a todo o conhecimento e erudição do autor no tema, que de modo algum titubeia em suas avaliações. Evans, a bem da verdade (expressão corriqueira da tradução) ensina-nos também de modo prático os elementos de uma boa resenha, visto que em cada uma de suas leituras que centralizam as resenhas, outras tantas saltam em meio a argumentações e contra-argumentações capazes de observar os mínimos detalhes da obra que está a criticar, balanceando críticas e elogios, de modo que em grande parte de suas análises, mesmo a obra dotada de elogios, não escapará da evisceração de suas fragilidades, e em ambos os caos, Evans não dosa palavras, o que dá aspecto de sinceridade em suas avaliações;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/07/a-bem-da-verdade-10-consideracoes-sobre.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/07/a-bem-da-verdade-10-consideracoes-sobre.html