Bem-vindos ao paraíso

Resenhas - Bem-Vindos ao Paraíso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lauren / Biblioteca de Lilith 19/05/2024

Paraíso para quem?
Historicamente, Mulheres estão sujeitas a muitas violências e exploração. Mulheres pretas mais ainda. A partir da perspectiva que temos das protagonistas nesta narrativa, o título bem vindos ao paraíso com certeza é uma grande ironia. Paraíso para quem?

Turismo sexual, exploração ambiental, racismo, LGBTfobia, desigualdades sociais, oportunismo, miséria e dores, muitas dores, em diversas camadas.

Mulheres imperfeitas e cheias de cicatrizes, cometendo falhas e fazendo escolhas ruins, mas com contextos complexos e histórias de vida difíceis que nos levam a compreender seus comportamentos, medos, traumas e feridas.

Talvez muitas de nós, ao ler a história, possamos condenar algumas personagens e decisões de cada uma delas. Porém, certamente a perspectiva e análise mudaria se estivéssemos vivenciando na pele aquela realidade.

Quando questões de raça, gênero e classe se cruzam é preciso compreender com empatia e sensibilidade a complexidade daquilo que está sendo observado.

gosvn 30/03/2024

Caraca....
Apesar do nome, não é uma história nada leve. O ato de criar expectativas e esperar dos outros algo em troca, muitas vezes leva a uma queda muito dura e nunca é algo saudável.

Com toda a certeza não esperava por esse final. Fiquei triste por Verdene (gostaria de ler mais sobre ela).

Pffanny 22/01/2024

Uma história dolorida.
Fala da colonização dos dias atuais, do turismo sexual em que as mulheres negras jamaicanas são tratadas como um objeto para satisfazer os turistas brancos. Em um país no qual o assédio e o estupro são considerados normais, o amor entre duas mulheres é um crime repudiado como o próprio capeta. A gentrificação dos paraísos naturais expulsa os pobres de suas próprias casas para que sejam construídos resorts de luxos para os ricos. Tudo isso envolvido em uma trama dramática e cruel, sem finais felizes.

14/01/2024

Confesso que ao ler a sinopse não esperava a história que encontrei. Não digo isso como algo ruim, apenas preparo quem irá ler que encontrará em sua leitura deste livro uma história pesada, repleta de marcas sociais difíceis e desafiadoras.
Uma história envolvente, com muitos detalhes que ajudam a compor a mesma.
Infelizmente, ao finalizar a leitura, senti que poderia ter gostado mais do que gostei do livro.
Apesar disso mantenho ele em um status de ?um bom livro?!

leobalarin 12/01/2024

BEM-VINDOS AO PARAÍSO
Uma história pesada, que deixa bem evidente as feridas de uma sociedade com racismo, violência e exploração sexual, homofobia e as complexas relações familiares. ?
O livro me prendeu desde o começo, um grande destaque para a forma com que a autora vai conduzindo a história, os detalhes e a forma com que tudo é contato te leva para viver diante desses personagens. ?
Margot trabalha em um hotel de luxo na Jamaica que é a porta de entrada para muitos turistas que chegam ao país. Ela quer dar uma vida boa a sua irmã mais nova, Thandi, onde ela paga uma escola particular para que ela tenha outras oportunidades na vida, e isso deixa Thandi sobrecarregada, como se o futuro da família dependesse dos estudos e do futuro dela. Já a mãe das personagens, Delores, vende artesanato para os turistas e tomou certas decisões na criação das filhas que sem dúvidas impactou a forma com que elas vivem hoje.
No decorrer na história vamos entendendo o que Margot precisa fazer para de fato conseguir o dinheiro para dar essa vida a sua família, além dela se mostrar apaixonada por uma mulher, Verdene, que é chamada de bruxa pela população, por puro preconceito. ?
Os personagens são humanos e reais e faz muita vezes você se questionar se estivesse vivendo naquela situação as decisões seriam as mesmas. ?
Aviso sobre alguns gatilhos relacionados a abusos sexuais e temas fortes de racismos. ?
Recomendo demais e sem dúvidas uma das grandes leituras da vida.

Oliveira263 17/12/2023

Bem-vindos ao Paraíso
Confesso que quando li a sinopse não esperava uma história tão pesada quanto essa. É um fato que as vivências narradas não estão longe de realidades atuais. O livro trás muitos pontos para de refletir, principalmente com uma pegada sombria. Trás também o ponto de vista de várias personagens e como suas decisões que podem parecer as melhores afetam negativamente os outros as redor.
As pessoas ao lerem percebem e enxergam que apesar das coisas erradas, e prejudiciais, pras personagens aquilo era importante, aquilo era a vida delas. E na vida é assim, fazemos escolhas ruins que não nos arrependemos simplesmente por acharmos que é o melhor, por acharmos que é nossa vida e se nos arrependemos é tarde demais pra voltar atrás.
"Bem-vindos ao Paraíso" também aborda reflexos do mundo capitalista e o quanto somos afetados pela cede de poder e dinheiro.
O título vem com uma ideia contraditória, por chamar de Paraíso uma realidade que chega mais perto do Inferno.

malumema 12/10/2023

Arrastado e fraco
Esse livro foi um parto para ler e, no fim das contas, não gostei do desenvolvimento final. Já imaginava que não seria do meu agrado mas aceitável, no entanto, achei ruim mesmo. O que eu gostei, na história, é a construção da personagem Margot. Ela é uma víbora ambiciosa e isso a faz muito interessante. Thandi se mostra absurda e seu desenvolvimento, como personagem, é ridículo. É um livro de denúncia social? Sim! Sobre a força do mercado imobiliário, neoliberalismo, turismo e desigualdades? Sim! Como geógrafa, tem todos os tópicos para eu amar, no entanto, achei bem mais ou menos...

Nadia 09/08/2023

Mulheres dilaceradas
Achei o livro muito lento, pensei até mesmo em desistir da leitura, mas segui em frente.
Retratou de forma dura a mãe abusiva e cruel da família, e também toda questão de turismo e exploração sexual na Jamaica. Resultando em mulheres marcadas pela vida e que se perdem em busca de um futuro melhor.

Layla.Ribeiro 31/07/2023

Escrito por uma jamaicana radicada nos EUA, ?Bem-vindos ao Paraíso? é um livro ambientado nos anos de 1994 em Montego Bay, Jamaica. Apresenta a história de 03 mulheres negras e pobres da mesma família: a mãe Delores e suas duas filhas Margot (30) e Thandi (15), que esperam mudar de vida depositando as esperanças na filha Thandi que com ajuda da irmã e mãe estuda em uma escola particular do local, pois as poucas opções para os moradores locais é viver do turismo, ou vendendo artesanatos ou como empregados dos vários resorts da região. Margot vive um amor proibido e escondido com uma mulher, cuja comunidade sabe que é lésbica e por isso é hostilizada por todos. Bom, é um livro muito duro de ler, pois ele aborda turismo sexual, abusos, pedofilia, estupros e a questão das construções de Resorts em comunidades nativas. Não sabia que na Jamaica a homossexualidade é condenada, se for uma mulher a condenação ainda é bem pior, outra coisa que me chocou é que muitas pessoas tentam clarear a pele usando produtos químicos para tentar ascender na sociedade, embora a Jamaica seja predominante negra as pessoas de pele retinta raramente conseguem a ascensão e recorrem a esse método em busca da cor ?manteiga de amendoim?, isso foi um dos pontos que me levaram a horas de reflexão. Há muito tempo um livro não me dava ?socos no estômago? como esse, a autora conseguiu deixar em dúvidas sobre o que sentir com as personagens mais velhas, uma mistura de nojo, raiva, dó e compreensão (talvez), um círculo de violência estruturado perpetuado por gerações. Eu gosto do poder que o livro tem de nos fazer se colocar no lugar dos outros e a escritora conseguiu perfeitamente com essa estória. Recomendo muito essa leitura.

beatriz 10/07/2023

Tapa na cara
Um livro visceral que me conquistou desde a primeira linha. Bem vindos ao paraíso se aprofunda em uma sociedade repleta de cicatrizes. Todos os personagens são extremamente profundos e tridimensionais.
É impossível odiar personagens tão humanos que, indiscutivelmente, são vítimas do meio em que estão inseridos.
Não é um livro divertido ou cheio de ações, mas é recheado de grandes acontecimentos e reviravoltas. Ele se constrói lentamente e cada página está costurada à outra, tecendo a imagem de uma realidade dura que não poupa ninguém.
É uma leitura que deixa um gosto amargo na boca e que requer paciência, visto que todas as atitudes são questionáveis e não dão margem pra defesa de nenhum personagem.
Livro indispensável para qualquer adulto!

Stefany.Borborema 19/06/2023

É um livro forte, com uma premissa ótima
Vidas complicadas e muitas subtramas.
Adorei o começo e até certo ponto estava muito engajada, mas o meio eu achei que o ritmo não tava mais me pegando, tanto que demorei muito pra continuar a leitura, mais pro final o ritmo foi ficando frenético e de repente... Nada, simples assim, podia muito ter dado mais informações no final do livro pois achei que muita coisa que tava acontecendo parou no meio.
Ou talvez só sirva pra mostrar que a história é só sobre a Margot, porém, mostra o ponto de vista de outras personagens e eu queria muito ter mais detalhes do desfecho destas personagens, especialmente a Verdene, a Thandi e o Charles.
É um livro muito bom, que me fez refletir muito e me traumatizou um pouco também pela realidade da trama.
Jenny 03/07/2023minha estante
Com certeza entrou na minha lista, miga

Jenny 03/07/2023minha estante
Achei a sinopse interessante

bruna 31/05/2023

Bem-vindos ao paraíso
Livro pesado. a leitura é difícil, não porque a escrita é complicada, mas porque o conteúdo é muito denso, cada capítulo é um baque e é preciso de um momento para respirar e refletir sobre tudo aquilo que está acontecendo. essa não é e nem deve ser uma leitura rápida, é preciso de tempo para realmente mergulhar nas reflexões que a autora está propondo. além da extrema importância dos temas abordados (racismo, turismo sexual, abuso sexual, lesbo/homofobia, desigualdade social etc), gostei muito da escrita da nicole e a forma como ela construiu as personagens e seus enredos, nos fazendo constantemente ter diversos sentimentos e pensamentos sobre elas, compreendendo as nuances de suas histórias, sem nunca nos rendermos a uma visão maniqueísta.

Natália | @tracandolivros 14/05/2023

Bem-Vindos ao Paraíso (Nicole Dennis-Benn)
Trabalhando de dia num resort luxuoso da Jamaica e de noite nos quartos dele com os clientes, Margot luta para manter Thandi, sua irmã mais nova, na escola; para que ela tenha um futuro de sucesso diferente do presente de Margot.

Acompanhando Thandi na descoberta de si mesma, e a luta de Margot para se prover para a família e de manter o segredo da sua sexualidade escondido, vamos embarcar num drama pesado sobre pobreza, sobrevivência e dinâmica tóxica familiar. "Bem-Vindos ao Paraíso" é um livro difícil e duro de engolir, mas que prende e faz pensar muito na sociedade e sua construção.

site: https://www.instagram.com/p/CrwfE0HLyaF/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6