Frida Kahlo

Frida Kahlo Rauda Jamis

Resenhas - Frida Kahlo

Claudiane.Cardoso 21/12/2023

Que livro
Esse livro me deixou ainda mais apaixonada pela potência que foi, e ainda é, Frida Kahlo.

Muito emocionante conhecer um pouco mais a fundo a história dela, amei muito a leitura!

buttercup 17/12/2023

Frieda
Ler esse livro foi uma experiência e tanto, ela é uma mulher memorável, admirável e foi muito interessante saber mais sobre sua trajetória, fiquei muito envolvida do início ao fim do livro, é um livro intenso, uma pessoa intensa e muito marcante.

Carlinha PPinto 13/03/2021

Resenha
Um prazer enorme conhecer a fundo a vida de Frida Kahlo. Suas ideias, seu sofrer, sua forma de ver a arte e o amor.
Um livro leve e gostoso apesar da história densa que carrega.
A vida de Frida é de superação constante e diária. O que chamamos de guerreira. Desbravadora, imponente na sua vontade de viver.
Amei. O respeito e admiração cresceram muito. Recomendo!

Camila.Schvanz 06/01/2021

Um bom livro para de forma simples e lúdica conhecer a biografia de Frida Kahlo. Uma leitira fácil e leve, mas em alguns pontos a ficção incomoda para quem é fã de biografias que seguem o realismo dos fatos em cada trecho.

Priscilla Akao 30/01/2016

Impossível entender a obra de Frieda Kahlo sem saber um pouco de sua vida. Seus quadros não são fáceis de entender nem de apreciar. Ela não é uma simples "fazedora de imagens"como chegou a dizer de Salvador Dali. Ela é imponente. Impressionante. Linda.

Thayná 05/12/2015

Esse livro é um resumo da vida da pintora, uma tentativa de pegar os pontos mais importantes e menos comentados da vida de Frida.
A autora começa do "começo" e ao invés de começar a história a partir de Frida, começa do momento chave para que a familia se formasse - algo que me interessou muito visto que meu interesse era de pesquisa - mostra o antes, o breve durante e o depois do nascimento de Frida.

Magdalena Carmen Frida Kahlo

A descrição da infância de Frida me fez sorrir, não por ter sido a perfeita infância de filmes americanos, não por ser uma criança fofa ou por "travessuras" as quais se releva na infância, mas por ver que a força e o gênio de Frida sempre estiveram ali. Senti uma pontada de orgulho em saber que ela pôde ser ela mesma da infância até a morte.

Criança, eu crepitava. Adulta, fiquei em chamas.

Frida sentia que era diferente e não se envergonhava, gostava de ser distinta de todas as pessoas. Era uma jovem inteligente e se envolveu com assuntos políticos desde a escola, onde encontrou um grupo de amigos que pensavam como ela, que se pareciam com ela - em forma de pensamento político e de certa forma em pensamento (...)

site: http://adevoradoradelivro.blogspot.com.br/2015/12/frida-kahlo.html

Aline T.K.M. | @aline_tkm 15/06/2011

Uma trajetória singular + Leitura fluida e envolvente
Sinto que sou totalmente suspeita para resenhar esse livro. Primeiro porque tenho uma incansável admiração por Frida Kahlo. E, em segundo lugar, porque há tempos e tempos eu vinha nutrindo uma vontade imensa de ler uma biografia da pintora. Então, como não podia deixar de ser, devorei o livro com uma avidez sem igual. Não houve uma página da qual eu não gostasse (parece exagero, mas garanto que não é!).

Biógrafa e biografada, por vezes, tornam-se uma só durante o texto, conferindo beleza e força à obra. Durante a leitura nos deparamos com extratos de cartas e citações (tão famosas) de Frida, o que torna o livro ainda mais enriquecedor. Um livro especial; disso não tenho dúvidas. Descobrir a vida de Frida Kahlo foi uma experiência envolvente: as dores tão intensas, o amor conturbado com Diego Rivera, o reconhecimento como artista, o trauma de não conseguir ter filhos, o envolvimento com o Partido Comunista,... Leitura mais que obrigatória para os admiradores da pintora mexicana, e para todos os leitores que desejam deixar-se envolver pelo relato de uma trajetória sem igual. A personalidade, a inteligência, a profundidade, o talento e a fibra de Frida surpreendem de verdade.

Li uma edição espanhola e penso que foi uma ótima escolha, já que fazia muito tempo (muito mesmo!) que não lia em espanhol. Porém a recomendaria apenas para quem já tem certo domínio do idioma. Esta edição traz algumas páginas contendo fotos e imagens de algumas das obras de Frida. Achei legal, mas insuficiente (esperava imagens de mais obras), e considero um verdadeiro pecado colocarem em preto-e-branco as imagens das obras. Este foi o único pedacinho do livro que deixou a desejar; porém é sempre bom lembrar que se trata de uma biografia e não de um livro de arte (o foco é a vida da pintora).

Editora: Circe - Grupo Océano
Edição: 2005 (20ª edição)

Para quem se interessar, existe um conhecido filme sobre a vida da pintora. Frida foi lançado em 2002, dirigido por Julie Taymor e traz Salma Hayek como Frida Kahlo. O figurino chama a atenção (e não podia ser diferente, já que as roupas de Frida eram sua marca registrada) e a trilha sonora é excelente
(Aliás, fiquei sabendo da existência de um primeiro filme sobre Frida Kahlo, de 1983, chamado Frida, Naturaleza Viva. Confesso que deu vontade de ir atrás dele!)

Voltando ao livro, Frida Kahlo foi publicado no Brasil com o mesmo título pela editora Martins Fontes (mas dei uma rápida pesquisada e parece que não se encontra mais disponível). Conselho: se por acaso der de cara com esse livro em algum sebo, leve-o sem pensar duas vezes!!

LEIA MAIS RESENHAS EM:
escrevendoloucamente.blogspot.com

Raquel 07/04/2010

As grandes personalidades transgressoras, como Frida Kahlo, motivam minha vida e dão forças aos meus sonhos!

Esse livro que me deixou bem feliz e inspirada; a leitura flui agradavelmente, talvez por ser uma biografia romanceada, como diz a sinopse daqui do Skoob. A trajetória de vida da artista é muito bem contada e intercalada por relatos de conhecidos, como Diego Rivera e Leon Trótski, além de textos da própria Frida Kahlo e fotos de sua obra. Livro obrigatório na minha biblioteca.