Quando o 7 Ficou Louco

Quando o 7 Ficou Louco Bram Stoker

Resenhas -

Guil 14/12/2023

Pintando o 7
Quem diria que o grande Bram Stoker um dia escreveu um conto infantil. Uma grata surpresa pra quem é fã de carteirinha do vampirão.
O conto é curtinho mas bem bacana e no final tem até um adendo falando sobre o número 7 e explicando o porquê de ter sido o escolhido para protagonizar a estória.

Thais Lehmann 23/09/2021

16 anos antes de publicar Drácula, Bram Stocker escreveu para o filho Noel uma coletânea com oito contos, que foram reunidos em uma obra chamada Sob o pôr do sol. Quando o 7 ficou louco é um dos contos desse livro infantojuvenil. Ele narra a história de Garotito, um menino que tem como mascote um corvo. A narrativa gira em torno de uma história contada pelo professor de Garotito, sobre o número 7, que estava louco.

Não é um conto de terror, apesar das ilustrações possuírem uma pegada um pouco mais sinistra, hehe! Mário Alencar arrasou nas ilustrações, que me fizeram lembrar do universo Tim Burton.

Querendo ou não, é um livro que ensina matemática. Stocker era formado nessa área e achei legal usar o seu apreço pelos números para criar uma história cujos personagens sejam algarismos.

Gostei que, depois que a narrativa termina, tem uma nota bem bonitinha dos tradutores ("Há quem diga por aí que na Terra Sob o Pôr do Sol os sonhos fazem parte da realidade. Porque, ao contrário da álgebra, da aritmética e da geometria, nem tudo o que acontece na vida tem lógica matemática. Além disso, na Terra Sob o Pôr do Sol, uma pessoa somada a um sonho é sempre igual a uma boa história para contar".) e, em seguida, algumas curiosidades sobre o número 7 e sobre o autor que, quando criança, enfrentou uma doença misteriosa que o fez ficar de cama durante 7 anos.

Aqui estão mais alguns tópicos que acho interessante destacar:
- Garotito é irritante, interrompendo o professor a cada pouco. Fiquei impaciente enquanto lia o trecho das interrupções, hehe
- Adorei que Bram criou um "Doutor alfabeto", para cuidar das doenças que acometem as letras. ("A maiúsculo com uma perna mais curta do que a outra, ou um T com a coluna fora do lugar") e, também, um homem chamado Perreiro, que é responsável por colocar serifas nas letras e nos números para fazer com que eles fiquem de pé sem se cansarem ♥)

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

Uma História do mesmo autor de drácula
Quando o 7 Ficou louco
ilustrado por Mário Alencdar

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788593660115