A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A máquina do tempo

Ryan335 18/05/2024

Uma obra de Arte.
Me questiono ao pensar no quão maravilhoso foi ter esse livro na minha coleção. Ele tende a ser um livro de Ficção com pingos de críticas à nossa sociedade atual e seus conceitos sociais, e ele faz tudo isso com extrema facilidade e certeza do que diz.
Embora seja um livro relativamente curto, contendo menos de 200 páginas, afirmo que ele é capaz de cativar da mesma maneira que um livro com o dobro de informação. Esse livro consiste em uma história narrada por uma figura desconhecida, na qual ouve histórias de um possível viajante espacial, o que pode parecer "Simplório" na visão de muitos, porém, afirmo com total convicção que este é um dos melhores livros que ? terá a honra de ler, com uma leitura rápida e maravilhosa que te cativa a cada capítulo.
"Não existe inteligência onde não existe mudança. Os únicos animais que demonstram inteligência são aqueles que precisaram enfrentar necessidades e perigos.", Isso é o que nos faz humanos..

Muryllo N. 03/05/2024

A Máquina do Tempo - H.G. Wells
O primeiro livro de Wells escrito propriamente dito, ainda na juventude, conta a história de um viajante no tempo, que, em uma de suas empreitadas, vai parar no ano 802.701 e descobre que a humanidade se subdividiu em duas "espécies", os Morlocks que vivem no subterrâneo, e os Eloi, que vivem na superfície.

O livro apresenta as ideias de uma maneira pouco explicativa, evidenciando a imaturidade narrativa do jovem H.G. Wells, entretanto, a história, de qualquer jeito, é muito envolvente, e você acaba lendo o livro rápido. É bem fluido, e poucas vezes me encontrei entediado na leitura.

Foi o primeiro livro lidando com o termo "Máquina do Tempo", afinal, Wells inventou muito das ideias de ficção científica existentes atualmente. Misturando uma imaginação singular, um tema inovador e muitas reviravoltas.

Muryllo Neto T. Cavalcanti
Valentina Marques 03/05/2024minha estante
Incrível

Luíza.Pedroso 30/04/2024

Um livro cansativo de ler, mas que abre várias questões para a sua posteridade.

O início e o fim são as melhores partes.

James Light 29/04/2024

A máquina do tempo: Um viajante em busca de respostas
Um homem genial e seu desejo em viajar no tempo, apenas talento não é o suficiente para alcançar tal feito.

Preso no futuro e em meio ao desconhecido, resta explorar um mundo distante e desconexo do passado.

Muitas coisas não compõem o futuro que vivemos hoje, mas alguns detalhes até que se tornaram realidade. O fato do mundo estar cada vez mais quente devido ao aquecimento global, ele citou como algo ocorrido no futuro, e se baseou uma teoria em Darwin e no envelhecimento das estrelas celestes.

Um mundo automático, disse o viajante, ele esperava um mundo automatizado ou tinha teorias desse nível, mas tudo é abstrato para um homem de 1866 para um futuro que ele chama de Era de Ouro no ano de 802.701 d.c.

A visão futuristica de uma geração de características e comportamentos infantis e belos, como se a própria humanidade refletisse e retrocedesse a um nível de juventude reversa cheia de ternura.

Os níveis de inteligência reduzidos ao comportamento puro e inocente de crianças é muito estranho.
O Viajante e sua convivência no futuro pós apocalíptico, criaturas e pessoas de estrutura corporal diferentes.
Um mundo gritante e de estrutural social deformada, a maior das descrenças justificariam a descrição feita pelo Viajante do Tempo.

Acredito que essa leitura trás à tona os medos da humanidade, o que aconteceria num futuro tão distante?

A humanidade se perderia perante a tecnologia e suas inovações?

Até onde permaneceria o que é ser ?humano"?

Nosso viajante sente na pele as provações de um futuro distópico e interessante.

Citações Favoritas:

?Não haveriam escovas de roupa no futuro??

?O que poderia ter acontecido com o homem? E se a crueldade houvesse tomado conta de todos??

?A força deriva da necessidade, a segurança promove a fraqueza.?

?Pois, após a tempestade, vem a calmaria.?

?Se cada geração morre e deixa fantasmas, o mundo por fim será tomado por eles, argumentava.?

?Dizem que a vida é um sonho, um sonho precioso e miserável às vezes, mas não suportarei outro sem sentido.?

?Até mesmo quando a inteligência e a força não mais existirem, a gratidão e a ternura mútua ainda residirão no coração do homem.?

Raiane 22/04/2024

Quando vamos ler livros tão antigos quanto esse é necessário certo ponderamento. Caso fosse um livro atual, não achei nada de extraordinário, até raso em muitos aspectos, no entanto se tratando de uma primeira obra, e em um tempo o qual não havia nada parecido ele passa a ser muito bom.

ReinaldoFerraz 14/04/2024

Um livro bom para sua epoca
Quando foi publicado pode ter sido revolucionário, mas hoje, com o que já temos de obras sobre esse tema o livro fica fraco. Ele tem sua importância, então deve ser lido pensando no contexto histórico, mas agrega pouco, inclusive na narrativa, para os dias de hoje.

Roberto329 15/03/2024

O Viajante do Tempo, um cientista anônimo, constrói uma máquina que o leva a uma viagem no tempo até o ano 802.701 d.C. Lá, ele encontra uma sociedade dividida em duas classes: os Eloi, seres pacíficos e belos, e os Morlocks, criaturas subterrâneas grotescas e canibais.

Um clássico da ficção científica que explora temas como evolução, tecnologia e o futuro da humanidade. Apesar de alguns pontos fracos, a história é envolvente e a escrita de Wells é impecável.

Para quem gosta de ficção científica, viagens no tempo e distopias é bom livro para ler.

Jotinha 07/03/2024

Muito bom!!!
Comecei essa leitura porque os personagens de The Big Bang Theory gostam, então já fui com muita expectativa, que foi saciada. A leitura é muito boa e é um livro bem desenvolvido mesmo em tão poucas páginas, não gostei de uma personagem ter morrido e não ter tido uma comoção por cima, nenhum luto por meio do protagonista, mas tirando isso foi perfeito. O final da brecha a um novo livro que infelizmente nunca virá, mas pelo menos dá pra imaginar o futuro da sua própria forma.

SArgio47 28/02/2024

Um livro que dá para entender pq é um clássico da ficção científica. O próprio autor em seu prefácio de uma edição de 1931, reconhece que era muito jovem quando escreveu e por isso a escrita ainda era como ele mesmo fala, de um autor sem experiência.

Porém, o fato da obra ainda ser muito lida, é devido a sua originalidade, ao criar teorias sobre o futuro da Humanidade, bem como despertar curiosidade em nós leitores de como será o futuro da terra, como será o fim do mundo?

Mistura um terror também muito bacana, ao apresentar os estranhos Morlocks. A dualidade humana representada pelos Elois e Morlocks, muito bom.

Márcio Leonardo 25/02/2024

Um clássico
Muito bom ver que já em 1895 já era visível o pensamento das diferenças sociais e como isso afetaria o futuro

DavyLM 31/01/2024

O futuro do passado
É incrível como nossa visão de futuro hoje é bem diferente do passado. Hoje temos várias vertentes de ideias sobre futuro: old future, cyberpunk, distopias, tecnologia avançada, viagens espaciais e muito mais.

Nesse, que é o primeiro a explorar a viagem no futuro, vemos um futuro não tão diferente tecnologicamente, mas sim, filosoficamente. Sua abordagem do futuro revela diversos problemas e ideais da época: a questão do comunismo abordada, superpopulação, etc...

Em suma, o livro, além de detalhar o retrato da experiência do viajante no tempo, também é um retrato da época.

Gostei de como se desenrolou e principalmente do aspecto filosófico desse futuro.

Bianca Martins 31/01/2024

Gostei da maneira em que o autor optou em narrar os acontecimentos.
Não é uma leitura voltada para a ficção científica mais explicadinha, as coisas só acontecem e vc precisa acreditar e é isso.

Para variar o mundo do futuro foi dividido entre o bem e o mal, onde, obviamente, os homens da atualidade são melhores de todos os outros. A autoestima do homem precisa ser estudada mesmo. Já vi isso acontecer em outras histórias... passado não presta, muito menos o futuro, só os homens do presente são dignos e inteligentes rsrs.

É um clássico que vale a leitura.

booksdreamns 30/01/2024

Ficção Científica clássica
Após terminar a série Better Call Saul, vi a menção desse livro que me interessou em sua leitura.
Primeiramente, achei que se trataria de um narrativa mais filosófica e até esotérica e, de certa forma, pode-se depreender isso da leitura, a partir de uma análise mais profunda. Contudo, o teor da história gira em torno de um cientista excêntrico que, de fato, desenvolve uma Máquina do Tempo, onde se pode viajar por tempo/espaço.
Achei um livro excelente para todos que gostam de uma Ficção Científica das Clássicas, que transmite uma visão futurística bem interessante. Devorei o livro em uns poucos dias, é bem curto, mas deveras marcante e com uma narração simples, objetiva, mas detalhada. Com certeza fora válido o valor investido, e acho que os amantes de Ficção Científica deveriam dar uma chance.
Excelente e envolvente de diversas maneiras. Muito bom!

Mokumura 24/01/2024

O começo e o final foram os pontos altos do livro, o problema é o meio, eu esperava várias viagens pelo tempo, observando a ascensão e a decadência da raça humana/planeta Terra e recebi um homem chato fazendo suposições baseadas em nada, deu tudo errado porque ele não tentou usar o cérebro por 1 minuto, fora o tanto que esse livro me deu sono. O final foi legal, até fiquei surpresa com o clima dele porque não parecia o mesmo livro. No geral, não recomendo, mas se quiser ler um clássico de viagem no tempo comece por esse e depois leia melhores 😁