Estela sem Deus Jeferson Tenório

Resenhas - Estela sem Deus

Juliane.Motta 31/05/2024

Brasil raiz
Livros que falam sobre Deus, o sofrimento humano e a relação íntima entre eles, têm minha admiração e meu coração.
Primeiro livro que li do autor e gostei demais de sua forma simples de escrita, impossível parar de ler.

Leywyson.Ramon 30/05/2024

Resenha N°19
Livro lindo. História linda.

Livro do mesmo autor de Avesso da Pele, a obra Estela Sem Deus traz a história de uma menina do sul do Brasil.
Fiquei admirado de mesmo tão jovem, ela ser tao observadora e consciente das coisas. E a história dela que se entrelaça como de muitas mulheres do Brasil, é triste.

Adorei o livro e super recomendo.

thebigstepprs 29/05/2024

Cópia da minha resenha no goodreads
Gosto como ele consegue escrever vivências que já são comuns pra gente de um jeito original, mas essa história, por mais que tenha pontos altos, não me convenceu que é um texto profundo sobre a experiência descrita (vulnerabilidade e superação feminina; trauma geracional e sistêmico).

ainda assim foi uma ótima leitura. só não acho que merece 4 estrelas pois o autor definiu um padrão mais alto pros seus próprios trabalhos depois de "O Avesso da Pele"

Gabrielle Moraes 22/05/2024

Deus era como meu pai: lembrava-se de mim de vez em quando
Uma amiga foi a uma palestra de Jeferson Tenório, que disse que este livro é sobre Estela aprender a dizer não. Isso guiou minha leitura e minha percepção sobre a personagem e sua história.
É inegável o quanto Estela é uma personagem complexa e retrata os pensamentos de muitas mulheres. Muitas experiências femininas que não são únicas, são universais. Sentimentos e pensamentos que apenas mulheres podem entender verdadeiramente. Aí está o motivo da nota que atribui a este livro ser 4.0, não daria 5 a este livro por ter sido escrito por um homem. São diversos aspectos TÃO específicos da vida feminina que foram escritos por um homem que na realidade não consegue entender o sentimento real daquilo. Isso me impediu um pouco de me conectar de forma mais profunda com a historia, saber que quem escreveu não entende o que escreveu me faz sentir um pouco estranha.
Apesar disso, a questão da religião e a relação de Estela com o pai me fizeram sentir profundamente o que Estela sentia. Por muitas vezes tentei negar meu pai ou o fanatismo religioso, mas nunca com a potência que Estela adquiriu para fazer isso no final.
O desenvolvimento e a complexidade da personagem transformam esse livro em um livro sensacional.

mirandast 21/05/2024

"Deus não era homem. Deus sempre foi mulher"
184 páginas de relatos da vida, cheios de simplicidade e profundidade.
Jefferson Tenório nessa narrativa faz você viver a vida de Estela a medida que vai lendo.

A personagem narra sua trajetória desde a infância até a vida precocemente adulta.
Divide as vivências, dificuldades e descobertas; em ser mulher, em ser preta, em ser pobre.

Tem a sua opinião e fé invalidada desde a infância. Em alguns momentos é guiada pelo preconceito mascarado de religiosidade.

Que livro lindo! Se houvesse uma leitura obrigatória na vida, tinha que ser essa!

Aylane Nunes 16/05/2024

Estela sem Deus
Um livro que parece mais um desabafo de como a Estela consegue seguir com a vida sem o amparo da mãe.
E o resultado dessa ausência acarreta em uma situação polêmica no desfecho do livro.
Recomendo porém esta obra não consegue superar O avesso da pele.

Beatriz2029 14/05/2024

"Deus não nos escreveu. Não somos literatura"
Maravilhoso. mais um livro nacional trazendo realidades difíceis de serem encaradas, mas para mim o que me fez amar o livro foi o fato do Jeferson Tenório ter escrito, belamente, sobre questões femininas tão bem. Além de como ele fala sobre a religião e o impacto dela de maneiras completamente divergentes, as questões religiosas indagadas e postas no livro são incríveis e avassaladora, como colocado no último capítulo, que foi insuperável. Esse foi meu primeiro livro do autor e já estou ansiosa para ler O Avesso da Pele.

oliviaghetti 09/05/2024

Voz feminina que impacta
Jeferson Tenório continuou abordando temas sensíveis, polêmicos e políticos, mas dessa vez, sob a voz e a perspectiva de uma jovem negra do Rio Grande do Sul.
Embora eu tenha gostado demais de ?O avesso da pele?, confesso que me identifiquei mais ainda com este segundo livro - talvez, justamente, pela personagem feminina que, reconheço, me cativa mais!
De todo modo, ambos os livros são super importantes, muitíssimo bem escritos e devem ser lidos por todos, todas e todes!
Aguardo ansiosa por mais criações desse auto tão potente!

Rafaela 08/05/2024

Indico principalmente para mulheres
Eu acho o livro muito bom, é uma história que envolve o sofrimento de uma mulher com diversos temas, além da pauta da cor de pele. Não é uma história que conta tudo detalhado e também não é prolongada de toda uma trajetória, é apenas uma parte da vida dela e justamente esse período de tempo (acho que de 2 a 3 anos) acontece muita coisa, nos deixando mensagens muito importante, além dos desafios e realidade de muitas mulheres! gostei e recomendo, li rápido!

antuan_reloaded 05/05/2024

[4/10]
"Estela sem Deus" tinha um potencial incrível, mas a execução deixou muito a desejar. Os eventos pelos quais a personagem-narradora passa são narrados de forma superficial, quase sem nenhuma verdade emotiva. Salvo alguns poucos momentos, como o flagra atrás da igreja e a conversa com a prima que namora um homem mais velho, a maior parte do tempo me senti desconectado da trama e dos personagens.

Além disso, não consegui identificar um estilo narrativo bem definido. Frases curtas e de efeito, como se tivessem saído de tweets da Africanize, tornaram a leitura um tanto inconsistente. Para uma obra alcançar seu potencial, como o faz em "Avesso da Pele", é crucial que se ofereça uma narrativa envolvente e uma identidade estilística coesa, aspectos que lamentavelmente falham em "Estela sem Deus".

MaClara041 05/05/2024

Nota: 4/10

Jeferson pode até ter tido uma ideia boa para esse livro, mas a execução foi pavorosa.

A escrita é fácil, mas o enredo é péssimo, é como se as ideias tivessem sido jogadas sem o devido desenvolvimento necessário para a narrativa ser aceitável.

Lendo esse livro, eu só tinha um desejo: de que o livro terminasse logo.

Não foi uma leitura satisfatória, mas ainda pretendo ler o "Avesso da Pele".

Maria 04/05/2024

Deus é o choro de todas as mulheres
Ler Estela sem Deus de início me pareceu que iria ser algo rápido, poético e sensível. Eu não sabia o que estava por vir, pois apesar de suas poucas páginas, o que encontrei aqui foi mais e mais e mais de mim mesma, em recortes de muitas mulheres, nas dores delas, na violência delas, em seus prantos, em suas indagações, em suas mágoas. Estela vem para ser muitas de nós, um retrato cru do que nos é oferecido da vida, e do que nos sobra para fazer com isso. Desde muito cedo é apresentada a crueldade, beleza e a incerteza do mundo, aos seus princípios e ao que ele toma como verdade, e então de frente disso tudo, quem ela deve então se tornar?
Estela é os pensamentos que me assombram a noite, e o chamado que as vezes sinto em minha mente, bem no fundo, é o silêncio que carrego desde muito cedo, ela é muitas, que se tornam uma só em suas dores.

"Deus sempre foi mulher. Seria mais honesto pensar dessa forma. Suportar a vida como elas fizeram, dar conta de tudo era sobre-humano. Tive uma dor no peito que me trouxe outra revelação: a de que Deus era, na verdade, a minha mãe limpando o chão na casa das madames. Deus era a minha mãe tendo de sustentar a casa sozinha porque meu pai nos esquecera. Deus era a minha tia cuidando do tio Jairo com derrame. Deus era a Melissa querendo voar pela janela. Deus era a minha madrinha Jurema suportando o Padilha. Deus éramos nós sendo violentadas."

Rimylles.Silva 28/04/2024

Estela sem Deus é tocante
A escrita de Jeferson Tenório é muito fluida. Nesse livro, acompanhamos a história de Estela e sua família e todos os problemas vivenciados por eles em decorrência da pobreza, da desestruturação familiar com pais ausentes, violência física e sexual, prostituição, racismo, dentre outros temas pesados.

valmir 28/04/2024

Estela
" Achei estranho, mas concordei. As filosofas são assim: dizem palavras que só vão fazer sentido depois de term feito certas voltas dentro da gente."

Estela , desde pequena curiosa, sonhando ser filósofa, mas a vida vai mostrando tristes aprendizados.