Nunca é tarde para mudar

Nunca é tarde para mudar Mônica de Castro

Resenhas - Nunca é tarde para mudar

Jana C. 17/04/2024

Pesado!
Achei a história pesada, do início ao fim! Tem que ter estômago pra ler sobre a história do Bruno, algumas vezes me vi com vontade de deixar o livro de lado, por conta disso, mas a história é si é boa! Livros espíritas sempre tem aprendizados... Gosto muito da autora, mas esse não está entre os meus livros preferidos dela!

Marcella 13/01/2023

Intenso, porém verdadeiro
O livro em si é um pouco mais pesado do que os outros romances espíritas da autora Mônica de Castro, então quem for sensível em relação a temas de abuso sexual e violência não recomendo a leitura. É um livro muito bom e tocante, que explica e aborda diversas relações e temas importantíssimos para nossa compreensão do plano espiritual.

Pitada 17/12/2022

Nunca é Tarde para Mudar
O livro não é ruim, mas o começo é pesado e arrastado. Tem que ter um certo psicológico para aguentar as atrocidades do Bruno, que são horríveis.
Sendo meu primeiro contato da autora, admito que ficou no meio termo. O livro só começou a ficar interessante a partir dos 60%. Acho que só terminei por causa disso.
Em contrapartida, achei que compensou ler tudo por conta do final, que eu achei lindo.
Leiam somente se acharem que conseguem aguentar a frieza que o livro traz nos seus primeiros 50%.

Paula.Machado 14/06/2022

Não sigo nenhuma religião, mas tenho uma forte identificação com o Kardecismo, e Mônica de Castro nos ensina de forma simples como é a vida pós morte na visão do mesmo, pq muitas coisas acontecem e pessoas tem uma personalidade má que nos foge a compreensão , mas não defende , ao contrário nos chama a responsabilidade de sempre melhorar , e de não julgar, pq até o pior dos seres é filho de Deus, e com Deus sempre vem a justiça e tb o perdão é a misericórdia.

LeonardoGS89 01/02/2022

O livro tem uma história forte, porém bem marcante.
Gostei bastante da leitura, Monica de Castro sempre arrasa nos livros dela, a trama é forte, tem momentos bem pesado, trás assunto sério, sem desmerecer a religião aleia, mas mostrando o lado espiritual dos que não estão lá por fé e sim por vinganças de muitas vidas.
Este livro contém muitos ensinamentos sobre o mundo espiritual, os fatos se desenrolam de forma instigante e empolgante, vale muito a pena ler.

Leia um livro espírita 04/01/2021

Este livro retrata de uma forma muito tocante a questão do ódio que nasce baseado em questões religiosas e preconceituosas, Bruno um jovem obcecado pelo Islamismo que distorce a religião tentando justificar seu ódio por judeus e mulheres, busca explicar ataques terroristas e fala brevemente sobre a questão da regeneração época pela qual passamos atualmente e porque nem todos poderão permanecer neste planeta! Excelente leitura!

site: https://www.instagram.com/leia.um.livro.espirita/?hl=pt-br

jumorgensten 02/10/2020

O livro é um romance espírita dividido entre atualidade e fatos passados e tem Bruno como protagonista.

Inicialmente é mostrado ao leitor fatos de vidas passadas sobre os principais personagens da narrativa. As histórias se passam em Hebron com a guerra declarada em judeus e árabes.

Na atual existência, Bruno é de classe média, tem uma irmã chamada Simone, tem Átila como seu único amigo e é vidrado nas questões islâmicas, inclusive sendo fã incondicional de Osama Bin Laden.

Simone começa a se envolver com o judeu Daniel, para desespero do seu irmão. Menor de idade e com sérios problemas em relação a sexo sem saber ser uma questão da sua existência passada. Já o irmão de Daniel chamado Ismael namora Joyce a bastante tempo. Os dois irmãos não se dão nada bem, sempre entrando em conflito.

Tudo estava na mais perfeita rotina até o surgimento de Tamara. Igualmente judia, atrai as atenções tanto de Ismael quanto de Bruno. Extremamente sensível, sente as energias pesadas do segundo e tenta ao máximo se manter afastada, para desgosto do rapaz que sempre move mundos e fundos para seus intentos.

Cada vez mais nas energias pesadíssimas e fugindo da realidade, Bruno começa a armar o plano de invadir uma escola tendo o caso Colombine como exemplo. E a partir de então, o leitor acompanha o rapaz indo ladeira abaixo com seus objetivos e também as consequências de todos os seus atos.

O livro também aborda as energias dos familiares de quem comete um crime grave, como a Espiritualidade age nessas situações tanto antes quanto durante e depois, as questões de vidas passadas dos protagonistas e coadjuvantes e o começo da regeneração com o impedimento de mais um reencarne de Bruno.

As partes espirituais pelo viés negativo e positivo estão presentes durante toda a narrativa, inclusive com muitos personagens que estiveram presentes no começo do livro e mudaram suas visões de mundo quanto a Deus e a religiosidade.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é fluída e pesada na maioria dos momentos.

Mônica se superou nesse livro e tocou em muitos pontos delicados, porém, necessários para o abrir de olhos espirituais.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/10/02/nunca-e-tarde-para-mudar-monica-de-castro

Marielli 25/09/2020

Um bom passatempo
A escrita da autora despertou em mim curiosidade e vontade de prosseguir com a leitura, apesar de em muitos momentos os diálogos soarem bastante inverossímeis para mim.

Saori 05/09/2019

Bruno, 18 anos, criado por família católica, sente uma raiva inexplicável por mulheres e judeus. Recluso em seu quarto, seu passatempo é assistir vídeos e documentários sobre terrorismo e o islamismo. Para ele, em nome de Alá, todos os judeus deveriam ser exterminados e as mulheres teriam que servir aos homens sob forte humilhação e violência. Contrariando suas ideias se apaixona por Tamara, amiga de Daniel (ambos judeus) namorado de sua irmã Simone. E é justamente essa paixão e a consequente rejeição de Tamara que leva Bruno a por em prática seus pensamentos mais bárbaros.
O livro já começa contando a história do massacre entre muçulmanos e judeus. Perseguição, estupro e assassinatos são cometidos em nome do fanatismo religioso. Já na metade do livro fui remetida ao Massacre de Realengo, onde um jovem matou 12 crianças/adolescentes no ano de 2011 dentro de uma escola municipal. Ao ler sobre esse fato percebi muita coincidência entre o atirador e Bruno: jovens, ex-alunos, personalidade, cultuaçao ao islamismo, idade e até alguns nomes das vítimas.
É um livro forte, cruel, sanguinário. Bruno guarda na memória suas 2 últimas encarnações, na qual gerou todo ódio. A história consegue penetrar e repassar ao leitor como funciona a mente de um psicopata.
Obs. Não recomendo a leitura para quem está passando por um momento bad - espere um pouco mais! O livro narra com detalhes as atrocidades cometidas e, facilmente o leitor se vê nas cenas dos crimes.

Frases destacadas:

📖 Se nos atamos ao sofrimento e à dor, é porque não compreendemos, ainda, que o movimento do mundo pode ser impulsionado pelo amor e pelo perdão.

📖 Para que o mundo realmente alcance uma modificação significativa, tornando-se o lugar de reconstituição humana pela via do amor, é preciso que alguns obstáculos sejam removidos. Remover obstáculos não significa simplesmente extirpá-los do ambiente, mas dar a eles condições de prosseguir em sua jornada de crescimento através de outros meios, conquistando novos planetas onde a nova vida se inicia.

📖 A Terra está se preparando para um grande salto energético, que a transformará em um planeta de compreensão, abandonando a necessidade de sofrimento. Só que não poderá fazer isso enquanto ainda houver pessoas para quem a ambição, o orgulho e o poder estejam acima dos valores reais do espírito.

📖 Justiça é deixar à vida a tarefa de entregar nas mãos do semeador os frutos de sua própria colheita.

📖 Nem sempre a gente faz só o que deve. O ciúme é grande inimigo da verdade. Por causa dele, mentimos para nós mesmos e tentamos forçar a vida a ser do jeito que queremos. Só que a vida não se deixa iludir, e a verdade corre como um rio que não se pode represar. Ainda que seja contido ou desviado em alguns momentos, a força das águas sempre faz com que a verdade venha à tona.

📖 Perdoar em lugar de sofrer; servir em vez de padecer; ser feliz para não precisar morrer.

📖 É um erro supor que o perdão deriva da vingança.

📖 Ninguém pode ser culpado pelos desatinos de outro.

📖 Todo mundo chora a dor das vítimas, o que é certo, pois foram os que mais sofreram. Mas ninguém quer parar e pensar no sofrimento da família do assassino. Além da dor, fica-nos o estigma. Ou será que pensam que compactuamos com o assassínio? Ou talvez achem que nos orgulhamos dele ou que somos iguais?

📖 O pensamento produz maravilhas ou destruição, dependendo da mente que o idealiza.

📖 Não importa o quão obscuro foi o seu passado. Ser uma pessoa melhor depende da vontade e de suas próprias escolhas.

Guilherme Ramos 21/08/2019

Espíritos atrasados, muito bom os esclarecimentos. Trama muito envolvente!

Mônica de Castro mais uma vez surpreende com a sua escrita diferenciada ou ousada como quiserem. Nesse livro é narrada a história de um grupo de jovens cujas vidas estão ligadas a encarnações passadas. Em especial Bruno, um rapaz totalmente complexado e desequilibrado que desde a tenra infância apresenta comportamento opositor, intolerância e agressividade e também um cinismo descomunal, típico de pessoas psicopatas.

Embora a história gire em torno de vários personagens como os irmãos judeus Daniel e Ismael e as primas Judias Tamara e Joyce e também Simone, irmã mais nova de Bruno, estes de família católica, o foco da história está em Bruno justamente pela sua personalidade conturbada.

Bruno se envolve com entidades sombrias através da escolha em seguir o radical islâmico e através do fanatismo começa a elaborar planos maquiavélicos que vão colocar em cheque a segurança dos mais próximos, gerando vingança de desafetos do passado. A autora teve todo cuidado em saber separar a fé mulçumana do radicalismo islâmico, deixando claro que os radicais não são religiosos e sim fanáticos que embora detenham algum conhecimento da religião mulçumana, faz uma interpretação um tanto quanto equivocada do alcorão, gerando grandes catástrofes com seus atos radicais e certamente odiosos.

Mônica de Castro foi sim ousada em escrever um romance com essa temática, reforço que em nenhum momento houve agressão ou crítica à qualquer outra religião ou fé, mas, foi sim incrível elaborar um romance dentro dessa temática.

Algumas passagens do livro são bem intensas e algumas “cenas” bem fortes, certa noite cheguei a sonhar com um atentado, o que me fez dar uma pequena pausa na leitura para não impactar muito minhas impressões mentais. Mas, ainda assim é um livro que recomendo, pois gostei muito.

Um outro tema que será abordado no livro é a transição planetária e a aproximação do planeta “chupão” que se encarregará de receber espíritos trevosos, ainda presos a ignorância.

Arca Literária 29/06/2018

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/nunca-e-tarde-para-mudar-monica-de-castro/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/nunca-e-tarde-para-mudar-monica-de-castro/