Complexo de Cinderela

Resenhas - Complexo de Cinderela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

thaisc.fagundes 10/01/2023

Um mergulho no autoconhecimento
Este é uma daqueles livros que te faz mergulhar na história e nos próprios processos internos.
Você passa a questionar alguns comportamentos que estavam tão naturalizado que você nem se dava conta do quanto não são saudáveis psicologicamente.
Em determinado ponto do livro fiquei com a impressão que a autoria defendia o não casar! Como se estar em um relacionamento fosse algo necessariamente ruim.
Mas com o passar das páginas você entende que não! Na verdade ela defende que casar, como subterfúgios para manter sua dependência talvez não seja uma boa ideia.
Melhor é construir uma identidade forte, com amor próprio, confiança, conquistar o mundo e depois - somente depois - ingressar em uma relação. Não porque você precise da outra pessoa, pois você já é suficiente!
Um convite a parar de acreditar nos contos de fadas, a ser coerente que com o que defendemos.

Samila.Braga 31/12/2022

Fará sentido ainda pra quantas gerações de mulheres?
É muito interessante ler esse livro hoje. Comecei a ler por indicação da Manuela Xavier, que é incrível. É importante pra refletirmos, a partir de um outro ponto de vista, que muitas coisas coisas que sentimos e que movem como agimos são estruturais e coletivas, construídas pelo Patriarcado.

Mariana 22/07/2022

Leitura mais do que necessária pra nós mulheres compreendermos tudo o que mina nossa independência, inclusive aquilo que existe dentro de nós mesmas, aquilo que nos foi imposto na infância.

Já parou para pensar que, mesmo quando as mulheres conquistam espaços, posições, materiais, ainda sim existe um medo de ocupá-los? Uma auto-sabotagem? A ideia de "e se eu fracassar"? Pois bem, a autora traz inúmeros relatos pra esclarecer sobre isso: o complexo de cinderela. Por mais que, um dia, a equidade chegue, ainda sim as mulheres não desempenharão suas potencialidades, porque FOMOS ENSINADAS a DEPENDER.

Por favor, leiam ?

PsiMônicaB 20/06/2022

Maravilhosa!
Complexo de Cinderela - Colette Dowling

Leitura simplesmente maravilhosa! Colette conta a própria história enquanto vai mostrando seus momentos de dependência da figura masculina e como as mulheres são criadas para esperar pelo príncipe encantando que vai salvá-las das dificuldades da vida.

Conta como as mulheres, muitas vezes, são educadas de modo a não enfrentar os próprios medos e desafios, mesmo sendo capazes disto, e acabam por ficar à espera de alguém mais forte que vá cuidar delas e protegê-las dos perigos da vida. A Cinderela que tinha uma vida difícil e sofrida até ser salva pelo príncipe encantado, e então ser feliz para sempre.

O mais interessante neste livro é que ela não coloca a culpa no homem, ela admite que as próprias mulheres se colocam nesta posição de serem cuidadas, como zona de conforto, ainda que desconfortável. Muitas vezes, de bom grado, deixando de ir em busca das suas realizações pessoais, para servir de dona de casa para o marido e os filhos, como se este fosse o papel que cabe a ela ocupar. Ainda quando o homem não espera e não concorda com isso.

A crítica é à sociedade que cria estas mulheres. Que vão passar a vida numa luta interna por querer ser independente e ao mesmo tempo depender de outra pessoa. O antídoto para isso é as mulheres se empoderarem de si mesmas e das suas capacidades e irem em busca de sua autonomia e realização.

Leitura necessária para quem trabalha com mulheres.

Nota: 10?

Sabrine 20/03/2021

que tapa na cara foi esse?
tá doendo até agora

DrieleCouto 17/02/2022

Nada mudou
E incrível como tudo nesse livro se encaixa na minha realidade , são tantas as dúvidas que uma mulher tem , e poucas são as respostas .

Ailauany 05/07/2021

Tudo na forma de sermos educadas continha a mensagem de que seríamos parte de alguma outra pessoa - que seríamos protegidas, sustentadas, alimentadas pela felicidade conjugal até o dia de nossa morte

Melissa.Aparecida 05/07/2021

Sensacional!
Não sei porquê demorei tanto para ler esse livro...

Ele é simplesmente incrível e mesmo sendo escrito décadas atrás, mostra realidades que ainda podem ser vistas nos dias de hoje.

O livro trás lições importantes e pode, sem nenhuma dúvida, ajudar muitas mulheres que vivem certos dilemas, principalmente em relação a carreira profissional.

São levantadas pequenas situações corriqueiras do dia a dia que devido a forma que somos criadas pela sociedade não conseguimos notar. O livro as aborda de forma interessante e inteligente permitindo ao leitor tirar suas próprias conclusões e reflexões.

Kelly296 10/11/2021

Collete vai explicar um fenomeno que não existia nome, mas existia um problema. Porque as mulheres tem tamanha facilidade de abrir mão da própria vida por um homem? Mesmo as que se dizem feminista, ainda sim em algum momento vai gastar mais energia investindo no relacionamento e no parceiro, enquanto o homem vai investir energia em si mesmo.
ketellygc 10/11/2021minha estante
simplesmente um dos livros mais sensacionais que já li!

Larissa 14/05/2024

É um livro com muitos relatos e isso pra mim faz com que a leitura não seja tão fluida, mas é um problema meu.
A mensagem que o livro passa é importantíssima e urgente. Todas as mulheres deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida!

Val 05/07/2022

Necessário
Pela temática do livro achamos que não existe mais isso nos dias atuais e que as mulheres são mais independentes, empoderadas e isso de cinderela ficou no passado, mas quem disse que o complexo de cinderela só existe para quem fica em casa?
Milhares de mulheres que também saem de casa para trabalhar podem sim ter o complexo.
Recomendo muito a leitura.

Paturi 07/10/2017

"É impossível 'pôr-se de pé na base do tapa', do 'vai ou racha', e passar à ação entre conflitos extremados. Se força de vontade fosse a resposta do meu problema, eu nunca teria escrito esse livro. Aquele impulso para a frente do 'eu interior' surgiu como resultado de um longo e significativo processo, o processo de identificar as contradições dentro de mim e então elaborá-las. A vontade não pode ser comandada a nosso bel-prazer. Quando se está inteiro e sem conflitos, a vontade opera automaticamente. por outro lado, quando se é invadido por sentimentos e atitudes mutuamente opostos, a vontade é anulada."
"O que significa assumir a pessoa que se é? Significa assumir a responsabilidade pela própria existência.Criar a própria vida. (...)"

Ana Luisa 18/03/2021

Dos anos 80, porém extremamente atual
Como coloquei no título, o livro foi escrito nos anos 80, porém é absurdamente atual. Eu - pessoalmente - me identifiquei muito com um dos capítulos apenas, mas ao longo de toda a leitura é possível identificar mulheres de nossa vida que de alguma forma sofrem com o complexo de Cinderela. Vale a pena.

Isotilia 02/09/2016

Um livro que se mantém atual
Este livro se manteve atual. Sua abordagem é interessante. Saiba mais no blog 500 LIVROS.

site: http://500livros.blogspot.com/2016/09/complexo-de-cinderela-colette-dowling.html

Carol 07/05/2022

Incrível!!!
Esse livro é excelente e recomendo para todas as mulheres! Não encontrei esse mesmo tema sendo discutido em outros livros até então. O complexo de Cinderela é mais comum do que imaginamos... conhecimento é o primeiro passo para tudo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6