La perra

La perra Pilar Quintana

Resenhas - La Perra

Letícia 27/05/2024

Não dá pra expor numa resenha a complexidade do livro.

É uma narrativa bem interessante, é um livro curto, por isso a leitura torna-se fluida. Mas a história kkkkkk Não sei o que dizer, fiquei me questionando sobre certas atitudes da personagem principal. No fim das contas, fiquei refletindo sobre a transferência de expectativas que sofremos constantemente, de depositarmos as nossas esperanças na mão de outras pessoas e esperar que a mágica aconteça. Se eu entendi? talvez não, mas pelo menos botou a minha massa encefálica pra raciocinar e acho que já tá de bom tamanho.

Camila1856 10/03/2024

Impressões sobre La Perra
Uma história curta porém que cumpre muito bem seu papel, mais sobre culpa, expectativa, e frustração do que qualquer coisa.

Damaris é uma mulher de quem tudo foi negado, diversos estigmas lhe foram colocados desde muito cedo, e vemos então a mesma se apegando a migalhas alienadas de um amor que não teve.

Não sabendo administrar seus afetos, toma decisões cada vez piores, é uma luta entre o idealizado e o que a vida lhe deu que a levou a caminhos cada vez mais destrutivos.

Passei muita raiva. Muito bom.

lari 07/01/2024

A cachorra explora o que há de mais humano em nós, inclusive as partes que causam asco.

um livro que fala sobre maternidade, solidão, culpa, impulsividade e dor.

me surpreendeu positivamente. indico a leitura.

Camila Felicio 06/12/2023

Desconfortável mas interessante
Não funcionou tanto comigo, acho que não combino muito com a Pilar Quintana haha, mas é inegável o valor da obra, a escrita é fluída e forte, a história de La Perra é infinitamente melhor que a de Los Abismos, aqui sim temos um final aberto e bem feito!
Sobre a nota, ainda que tenha gostado da obra como um todo, entendido as metáforas da autora e sua intenção na narrativa, não foi uma leitura que faria novamente, a cena final da cachorra me fez absurdamente mal...
Indicado, mas tem que ter estômago e certa frieza que eu não tive!!
Fabio 09/12/2023minha estante
Me deixou curioso, Camila!!!
Ja vai para a lista de 2024!?

Camila Felicio 12/12/2023minha estante
Super indicoo! Mas haja estômagoo!!!! kkkkk

Fabio 13/12/2023minha estante
pode deixar, que eu me preparo antes! kkk

Vitoria 04/09/2023

Só ao final da leitura, ouvindo um podcast a respeito, soube que Pilar Quintana escreveu esse livro enquanto amamentava, o que fez a narrativa se revirar em meu estômago mais algumas vezes.

Como uma mãe que amamenta consegue escrever algo assim? Logo o espanto se aclarou, e relembrar o quanto o puerpério pode ser tão viceral fez todo o sentido no contexto.

Uma história incômoda, forte, contraditória. Sobre a delícia e a dor.

kpcarv 09/08/2023

Fuerte, impactante e inquietante
La perra es uno de los libros más inquietantes que he leído. La historia se pasa en um pueblo de pescadores en Colombia y es claro que hay una gran diferencia social y económica entre la gente que vive allí. Damaris sueña con tener un hijo y los intentos fallidos de quedar embarazada la dejan sumamente frustrada. Los acontecimientos se desarrollan después de que ella decide adoptar una perra. Pilar Quintana retrata el machismo, las desigualdades sociales, los conflictos de clase y la precariedad de una región aislada. Una lectura fuerte, impactante e inquietante.

Karla.Petrucia 17/07/2023

Um livro curtinho mas que expresa muitos sentimentos e consegue dizer muita coisa, um livro muito forte e cru! A narrativa vai girar em torno da Damaris e da cachorrinha, onde Damaris vai despechar toda seu amor materno nela e assim despertar todos os sentimentos mais inquietantes possíveis, uma mistura de amor extremo com raiva extrema, tudo muito intenso! Um final que me surpreendeu bastante! Talvez se tivesse lido em português tivesse me emocionado mais!

Ed Carvalho 13/03/2023

Impactante
A premissa da história pode parecer simples e sem sal, mas engana-se em deduz isto. O livro é forte, bem escrito e direto. É mais do que sobre a relação homem x animal, é sobre a própria natureza humana. Ótima leitura

Nanda 10/03/2023

Chato
Comecei esse livro porque a premissa é muito interessante: uma mulher que não pode ter filhos adota uma cachorra e começa a tratá-la como sua filha, até que o animal engravida e a dona passa a ter raiva e remorso. No entanto, foi uma das coisas mais chatas que eu já li.

Prefiro um livro ruim que me dê raiva ou me faça sentir vergonha por suas cenas ridículas a um livro que me encha de tédio. E tedioso é a característica principal de "La Perra".

Esse tipo de narrativa, que pretende ser linear, sem grandes reviravoltas ou tramas mirabolantes, que pretende acessar o humano como existência, precisa conquistar pelo aprofundamento dos personagens e pela linguagem. Pilar Quintana não faz nada disso. Os persongens são superficiais, a grande questão do livro é mal trabalhada e a linguagem não tem nada marcante ou com personalidade.

23/10/2022

Faces da maternidade
Em um momento em que falamos tanto - e tantas coisas novas - sobre maternidade, surgem livros como este, sobre culpa e afetos.
Resenha completa: http://diarioquaseescritora.blogspot.com/2022/10/resenha-cachorra-de-pilar-quintana.html

Gois 25/04/2022

Leitura rápida
Um livro denso. Fala dos meandros psicológicos que fazem as pessoas mudarem, as vezes, para pior. Para os que gostam de animais e cachorros não recomendo. Tem que ter estômago. Boa escrita leitura rapida, mas livro apenas bom.

Pandora 19/08/2021

Livrinho curto que se lê numa tarde, mas que carrega uma história de culpa, solidão e tristeza.

Damaris é uma mulher perto dos 40 anos que mora com o companheiro Rogelio numa aldeia de pescadores na Colômbia. Como é comum em certas praias, há as casinhas dos moradores e as mansões dos veranistas, que em geral, vivem na capital. Ela cuida de algumas dessas casas na ausência dos donos, às vezes ajudada por Rogelio, cuja atividade principal é a pesca “contra viento y marea”.

Damaris passou por algumas tragédias, tem um relacionamento acomodado com Rogelio e sempre teve o sonho de ser mãe - sem sucesso. Um dia ela adota uma cachorrinha e põe nela o nome que daria à sua filha, Chirli. Damaris a enche de carinho e cuidados, mas também coloca em Chirli expectativas que, se dificilmente são atendidas pelos humanos, menos ainda pelos animais.

Quintana pincela alguns temas difíceis aqui, mas como o desenrolar é breve, não chega a provocar um envolvimento visceral do leitor com a narrativa. Talvez tenha sido proposital da parte da autora, porque sinto que se tivéssemos tempo de acompanhar mais longamente a relação humano-canina ou mesmo se a narrativa fosse feita por uma das duas, teríamos um livro bem diferente e o impacto do final seria muito mais forte. E de maneira covarde confesso que, apesar de eu amar leituras incômodas que me deixam no chão, aqui até achei bom que não fosse assim.

Nota: Publicado no Brasil pela Editora Intrínseca como A cachorra, com tradução de Livia Deorsola.

40 27/06/2021

Damaris é uma mulher de seus quarenta e poucos anos que vive numa região pobre da selva colombiana, leva uma vida frustrada com o marido e remói a decepção de não poder engravidar. Adota uma cadela a quem se afeiçoa, dá o nome que seria o da sua filha, cuida e lhe cobra atenção como se o fizesse a uma pessoa (aliás, que mania essa que nós humanos temos de querer que os animais reajam à complexidade dos nossos sentimentos e carências). A cadela passa a ser, então, o ponto de reflexo de Damaris a partir de vários elementos simbólicos, como as duas vezes em que a cachorra ficou prenha, evocando a sua frustação e um profundo rancor, sobretudo porque fugia novamente, abandonando os filhotes tal qual uma mãe desnaturada (alias 2, que mania essa a nossa de querer humanizar os animais). No entanto, não se trata somente da relação entre um pet e a sua dona, são questões existenciais que transcorrem num ambiente extremamente hostil, que experimenta a fúria da natureza e a violência social.

Criei expectativas sobre alguns potenciais personagens e acontecimentos, que acabaram ficando ficando como periféricos. E, ao fim e ao cabo, percebi que o que não me prendeu à história foi o foco narrativo em terceira pessoa. É como se uma pessoa apática espiasse tudo e fizesse descrições de espaços e ações sem explorar o suficiente aquele drama psicológico. Em vários momentos, desejei que a Damaris despejasse pela sua própria voz aquela angústia e a raiva do final.

Marina 03/03/2021

Um quê de poesia triste
"A cachorra" conta a história de Damaris, uma mulher humilde que carrega muita culpa: primeiro, por não ter conseguido evitar o afogamento de Nicolasito, un amiguinho de infância e segundo, por não poder engravidar e ser mãe.

O livro começa quando Damaris adota uma cachorrinha e a chama de Chirli, nome que seria da filha que Damaris e seu marido Rogelio nunca tiveram.

* C/ spoilers *

É fácil gostar de Damaris. Ela é uma mulher aparentemente frágil, mas bastante forte, decidida, cheia de amor e de boas intenções.
Quando adota Chirli, decide dar à cachorrinha todo o amor materno que nunca recebeu (pois sua mãe morreu quando ela era pequena) e nunca pôde dar, por não conseguir engravidar. E esse amor é puro e dedicado.

Porém, Chirli é fujona e rebelde. Com o tempo, Damaris passa a ter raiva da cachorra, que não retribui o seu amor, senão que sempre foge, se machuca e volta para casa apenas para receber os cuidados da dona. O ressentimento aumenta ainda mais quando Chirli engravida e não cuida dos seus filhotes e chega ao ápice quando, por fim, a cachorra destrói as cortinas de Nicolasito, o que provoca una reação violenta de Damaris, que enforca a cachorra e cheia de culpa (outra vez a culpa), decide que é uma boa ideia morrer também (mas não sabemos se chega às vias de fato).

Li várias resenhas que ressaltam o viés feminista da obra, desde o trocadilho com o título do livro ("a cachorra" é o animal ou a mulher?), até mesmo essas questões da maternidade nos dias atuais (a mulher deixa de ser mulher por não poder ser mãe?).

Porém, para mim, o que mais pesou no livro foram sentimentos como a melancolia, o amor obsessivo, a raiva, a apatia e o remorso.

O tempo todo chovia e esse clima transpassa as páginas. O casamento de Rogelio e Damaris é frio e distante, a tristeza por não poder ser mãe persiste, assim como os traumas do passado, o medo da morte de Chirli, a frustração com Chirli... É tudo bastante intenso. E a linguagem do livro é simples, a história é contada de forma simples também, mas ainda assim, tudo é tão triste...

Para mim, Damaris deposita todas as suas esperanças de "redenção" na cachorrinha. Mas Chirli não corresponde aos seus desejos, não é uma verdadeira filha, é "ingrata", a deixa envergonhada perante a família e mesmo assim conseguiu ser mãe (só Damaris não consegue...). No final, toda a raiva, e frustração acaba levando ao desfecho do livro, ainda mais porque a tristeza por uma maternidade "falida" entra em choque com o trauma de Nicolasito. E mesmo tentando se convencer de que fez certo, Damaris sente culpa. Muita culpa.

Quantas Damaris não existem por aí, apenas procurando alguém para amar e cuidar, sentindo-se vazia, solitária e culpada? Lendo o livro, lembrei bastante de Macabéa (A Hora da Estrela, Clarice Lispector), porque achei Damaris doce e sofrida, e porque é impossível não enxergar a poesia presente nessas páginas de prosa.

Diego Vertu @outro_livro_lido 27/02/2021

Uma personagem complexa
O grande foco do livro é a protagonista Damaris, uma mulher que sofre com sua história e ainda pelo fato de não conseguir engravidar. Até que adota uma cachorra, tratando a cachorra com um amor incondicional, até que ela cresce e passa a não corresponder às expectativas de Damaris o que leva a um câmbio de personalidade de Damaris. Um livro bem escrito que recomendo.