Estupro, racismo e o mito do estuprador negro

Estupro, racismo e o mito do estuprador negro Angela Davis

Resenhas - Estupro, racismo e o mito do estuprador negro

Thalles 07/03/2023

Achei uma leitura bastante densa e aterradora, em alguns momentos, e por se tratar de apenas um capítulo extraído de outra obra da autora, acredito que funcione muito bem como apresentação da obra para leigos, o que particularmente me enquadro.
Pretendo buscar outros livros dela.

Aissa.Mirelly 09/05/2021

É interessante a forma de abordagem de Angela Davis. É a primeira leitura que faço dela, e esse é um assunto tão pertinente. O mito do estuprador negro foi enraizado de formas tão profundas que demorou a se desmistificar, ocasionando na perpetuação deste até o presente momento - mesmo que seja em proporções menores. Não é incomum encontrarmos casos de estupros em que o culpado é anónimo e onde ele sequer é julgado como culpado. Além disso, a criação do mito do estuprador negro é de um racismo escancarado e servia apenas ao argumento de legitimar o linchamento. É curtinho, mas vale a pena demais.

Rafiza 01/03/2021

a marxista das marxistas
"quando homens da classe trabalhadora aceitam o convite ao estupro que lhes é estendido pela ideologia da supremacia masculina, eles estão aceitando um suborno, uma compensação ilusória à sua falta de poder." essa parte, junto com as descrições das torturas, vai ficar pra sempre na minha cabeça. angela faz cada analise precisamente cientifica, respeita seu proprio medoto e entendimento de mundo. admiro muito mesmo, acho que junto da Rosa são as mulheres mais gigantes que já existiram no marxismo.

Renata 07/11/2020

Em um livro curto e denso, Angela Davis apresenta um contexto histórico cultural ainda muito presente na atualidade

Renata1004 25/08/2020

Extremamente importante
Livro denso, apesar de curto. Tem um contexto histórico importante, infelizmente ainda muito atual.

duda medeiros 23/08/2020

Genial
(...) o mito do estuprador negro de mulheres brancas é irmão gêmeo do mito da mulher negra má
ambos elaborados para servir de desculpa e para facilitar a exploração continuada de homens e mulheres negras.

Maria5540 22/08/2020

Livro curto, leitura rápida, mas densa. Tem um contexto histórico revelador, infelizmente muito ainda acontece nos dias atuais.

Bea 16/08/2020

Nesse capítulo, Angela Davis discute dilemas contemporâneos de extrema importância e explica como o racismo serve de estímulo ao estupro da mulher, alimentando o sexismo que também atinge as mulheres brancas.

A autora nos apresenta depoimentos de mulheres negras que foram vítimas de estupro por homens brancos — esses sempre convencidos de que seus atos são normais, pois acreditam que possuem um direito incontestável de acesso ao corpo dessas mulheres.

Também aborda brevemente sobre o sofrimento das mulheres durante as guerras, como as vietnamitas na Guerra do Vietnã, uma vez que o estupro é usado como uma arma de terrorismo (EUA rs).

É de conhecimento geral que os homens da classe capitalista e seus brothers classe média estão sempre protegidos contra os processos judiciais, já que abusam das mulheres e também ferem a dignidade dos trabalhadores diariamente, mas raras são as vezes em que os delitos sexuais vêm à tona (POR QUE SERÁ?)

Aviso que não é uma leitura fácil, mas também não é impossível. Você vai se deparar com argumentos de alguns "jornalistas" racistas e vai dar vontade de jogar o kindle na parede, juro. No entanto, vale a pena ser lido, principalmente no momento em que vivemos.

"Como lado violento do sexismo, a ameaça de estupro persistirá enquanto a opressão generalizada contra as mulheres continuar a ser uma muleta essencial para o capitalismo."

Larissa Tabosa 03/08/2020

Necessário
Um livro necessário. Deveria ser uma dessas leituras obrigatórias de vestibular.
É apenas um capítulo de um livro ainda mais completo, ainda assim é maravilhoso.
Leiam!

raqueelbastos 19/07/2020

Uma leitura de grande valor e com muito aprendizado. Angela Davis, mais uma vez aborda um assunto delicado em nossa sociedade para realmente tirar aquele "cabresto" que temos diante tal assunto. Uma leitura riquíssima em dados, fatos e ativismo. Eu SUPER recomendo essa leitura, pois além de mostrar como nós, mulheres negras, somos afetadas direta e indiretamente a respeito do racismo e estupro, traz uma visão de como o homem negro ainda é pré julgado pela sociedade apenas por ser negro.

CarsMatheus 07/07/2020

#LeiaAngelaDavis
Todo mundo precisa ler Angela Davis.
Ela aborda temas tão brutais com uma sinceridade tão feroz ao mesmo tempo que é didática, os fatos embasados de modo que ninguém ouse pensar que pode alegar que ?é só opinião?
A forma como ela expõe sem aliviar nenhum pouco o racismo explícito por parte de autoras feministas brancas, sem esconder defeitos do pensamento de alguns autores negros e sem tentar pinta-los por santos, apenas expondo que o racismo intensifica o sexismo e que a luta contra o sexismo precisa abertamente abraçar a luta antirracista.
Aprendi mais um pouco, cresci mais e com certeza vou ler mais livros da autora.

@eleeoslivros 27/06/2020

necessário!
as pessoas precisam ler esse livro pra entender porque a gente bate tanto na tecla que as minorias precisam ser ouvidas.
kellen.ssb 27/06/2020minha estante
Marcado para ler ;)