Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Eliane 23/05/2024

Jeremias 1
Li com meus alunos do sexto ao nono ano e amei. Eles também amaram. Muito bom. Apresenta a problemática do racismo com um trabalho gráfico fantástico. ??

Renato 05/05/2024

Jeremias
Jeremias, um clássico personagem do aclamado Maurício de Souza, tem em seu livro o papel de brilhar como protagonista sob o roteiro de Rafael Calça e Jeferson costa.

O livro conta a história de Jeremias antes de entrar para a turma da Mônica. Mas a narrativa não gira em torno de planos infalíveis e coelhadas, que causam risos das crianças, mas sim de como a personagem teve que ligar com um problema que exista em nossa sociedade: o racismo.

Tinúviel 01/05/2024

Uma das Graphic novels da turminha mais tocantes. Senti toda a tristeza pela qual o Jerê passou e foi maravilhoso a volta por cima que ele deu.

Biappache 16/04/2024

Graphic intencional em cada detalhe
Cada arte e palavra da graphic tem uma intencionalidade muito bem feita. Essa graphic precisa chegar em mais pessoas! Simplesmente incrível!

A história foi contada de uma maneira tão envolvente e as artes colaboraram tão fortemente com a trama, que faz o leitor entrar totalmente na história e captar cada intenção de detalhe na obra.
A vivência retratada de um menino preto e sonhador, que sofre racismo nos ambientes que entra, traz muitas reflexões e atinge além da pele. Por isso é tão importante todos lerem essa hq!

História emocionante, forte e importante!

giulialivros 11/04/2024

INCRÍVEL
Jeremias é muito forte, uma criança que passa por uma experiência horrível e que mostra o como temos que ser fortes todos os dias.

Antonio Maluco 02/04/2024

Turma da Mônica
O livro conta a história do personagem da Turma da Monica Jeremias e sobre o racismo que ele enfrenta e o seu pai enfrenta no dia a dia

bevivendo 18/03/2024

Gostei muito desses quadrinhos, queria ler mais sobre a história do Jeremias! os desenhos são lindos e muito bem feitos, os diálogos são muito profundos. recomendo muito!

JhulianoCesar 18/03/2024

Por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor.
Infelizmente, essa frase do Mano Brown, que também é citada nesse gibi, ainda é muito atual, e para se tratar desse assunto, infelizmente também, a abordagem precisa ser de uma maneira forte, e aqui os autores conseguiram fazer isso de uma maneira muito boa, através de um personagem da Turma da Mônica, que por sinal, nunca teve muito destaque.
Por mais que a história envolva personagens de um universo mais family friendly, aqui ela é contada de uma maneira bem seria, mas ao mesmo tempo, sem perder o brilho, causando momentos até mesmo de identificação para mim, tanto pelo Jeremias devido a minha infância/juventude, quanto pelo seu pai, já na minha faixa etária atual. Infelizmente, o racismo ainda é um grande mal muito presente na sociedade, então, o assunto deve ser abordado dessa forma, dedo na ferida mesmo.
Quanto a HQ, achei os traços bem diferentes e únicos, o que me chamou a atenção logo de cara, já a história em si, também gostei bastante, cheia de altos e baixos, com direito a trechos que me fizeram passar raiva, e outros que me fizeram sentir mais esperança. Gostei.

Ju1410 14/03/2024

Gostei muito. Adoro turma da Mônica e adoro o Jeremias. A história fala sobre, racismo, preconceito... um assunto muito importante

Mar duh 10/03/2024

O avesso da pele versão kids
Esse selo da MSP é simplesmente incrível!!!
Amei o jeito que os autores abordam o racismo no meio "infantil", que é muito importante.Nada exagerado, tudo mostra a realidade que acontece hoje em dia, a abordagem policial, a colocação de trabalho, inclusive achei a coisa da carteira assinada muito interessante.
A história ambientada em São Paulo é linda, os traços do Jeferson são muito bonitos e fluídos, a expressividade e os cabelos nota 100000000.
Finalmente Jeremias teve o reconhecimento que merece.

Mutante0 05/03/2024

Uma quadrinho pra apertar o coração e abrir a mente.
"Jeremias - Pele" é uma obra de arte. Seja na arte estilizada cheia de fluidez e movimento do Jefferson Costa, ou nas palavras calculadas, reescritas e meticulosamente posicionadas do Rafael Calça.

Dois homens negros falando de sua vida, da vida dos seus pais, avós, e de tantas outras pessoas tudo ali, em 90 páginas de história.

Que privilégio é poder ver a vida pelo prisma de outra pessoa, mas que revoltante também...

Que esse quadrinho toque muitas pessoas, pra reconhecer os privilégios que têm e pra lutar pra que todos tenham a mesma oportunidade, sem obstáculos a mais, sem ser duas vezes mais paciente, mais forte e mais esperto.
Que ninguém precise se esforçar tanto pra viver.

Ah sim, sobre a história, ela é tão cotidiana e natural que faz toda a realidade ser muito mais pesada. Pensar que toda pessoa negra já passou por aquilo dói, e tem que doer mesmo, e dói muito bem. A história flui num ritmo incrível, os cenários são envolventes, a arte é estilosíssima e muito segura de si (talvez só dê pra entender vendo mesmo.) Você começa lendo o quadrinho super rápido e animado, e quando a pedrada chega ela vem com força, o ritmo até diminui pq fica pesado, parece que é difícil passar as páginas. Uma maestria de ritmo e contação de história (pq storytelling não é nada BR).

Uma das minhas Graphics MSP favoritas, mal vejo a hora de ler as outras duas que me esperam ali na prateleira.

Muito obrigado Rafael e Jefferson, por colocarem tanto de vocês nessa história e por nos dar o privilégio de conhecer ela de pertinho. Um exercício de empatia que deveria estar em todas as salas de aula do país.

whyadriawhy 29/01/2024

A história gira em torno do Jeremias e como o menino descobre as marcas do racismo na própria pele. Consegue informar e emocionar

LaísGS 25/01/2024

O que você vê?
Jeremias: Pele, é de uma impressionante sensibilidade!
Os ilustradores abordaram o preconceito em situações cotidianas, que para alguns passa até desapercebido, e com comentários chaves mostraram o racismo vivido pelos personagens, e tudo isso sem usar a palavra "racismo" propriamente.
As ilustrações demonstraram bem o desconforto e a tristeza de Jeremias que mesmo não compreendendo bem o que estava acontecendo, sabia que não era certo.
Sempre gostei de Turma da Mônica, mas até esse momento não tinha dado uma real atenção ao Jeremias, fiquei feliz de conhecê-lo!
A graphic novel é linda, tanto pelos desenhos tanto pela história! Recomendo

millena77 19/01/2024

Obra necessária
Li juntamente com meu irmao e em voz alta e me doia ter q ler palavras tao absurdas mas infelizmente q mt gente escuta
o racismo é tratado nessa obra de varias formas diferentes, tanto falada, expressada, em meio a xingamentos claros e ofensivos, insinuacoes, de forma violenta e ate mesmo bem sutil que é pra fazer o leitor pensar, e tudo isso feito de uma forma real, triste e bela. obra que espero que todos leiam algum dia.
e eu n tinha me tocado q era o jeremias da turma da monica! dps q soube torna tudo ainda mais incrivel

18/jan/24
MLV- gama