Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Adriano 10/06/2024

Quando criança, li em algum livro didático o trecho referente ao destino da cachorra Baleia, bem como lembro vagamente de meu pai me falar sobre a tristeza envolvendo o animal, ao longo de sua jornada com Fabiano, Sinhá Vitória e com os meninos. Talvez por isso, esse seja o aspecto que mais me marcou ao ler pela primeira vez a obra.
No geral, esse é um livro cru, seco (sem intenção de fazer trocadilhos), e que consegue transmitir a angústia, o medo e a insegurança que paira sobre esses personagens, em sua rotina de sobrevivência em um ambiente árido e sofrido.

eupoetizo 10/06/2024

Sempre emociona!
A crueldade da seca e a vida miserável fazem com que uma família de retirantes sertanejos seja obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas do sertão brasileiro nordestino. O estilo seco de Graciliano Ramos parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão. Pertencente à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, esta obra é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

Fiz a releitura do livro com essa edição que achei linda. E reafirmo: ler ?Vidas Secas? é difícil. Mas é difícil não pela forma como foi escrito, e sim porque a temática despedaça a alma. Graciliano explora os temas da miséria e da seca no Nordeste.
Você vai se deparar com cenas como a em que Sinhá Vitória desejava possuir uma cama igual à de seu Tomás, que era de couro - um conforto que não podiam ter.
Os personagens são emocionantes. Fabiano chega a ver-se como um animal às vezes. E, sem dúvida, Baleia é uma das personagens que mais comove na história.

Isaqsf 10/06/2024

Livro magnífico, descrito de forma ávida a vida dos sertanejos a uns tempos atrás.
A forma como é desenvolvida ao decorrer do livro, o que os personagens principais sentem, o que a cachorra "baleia" sente, tudo é harmônico e triste.

Me lembrou bastante algumas obras de "José lins do Rego".

Um livro que precisa ser sentido, cada pequena parte dele!

RaquelSales17 09/06/2024

Família na luta pela sobrevivência
Romance que discorre da família do Fabiano que tem a cachorra baleia, os quais vivem em uma fazenda e suportam a seca da terra e a dureza da vida dos povo brasileiro nessas condições.

Nilsonln 09/06/2024

A busca da liberdade e justiça
"Vidas secas" nos fala de opressão, injustiça e a busca pela liberdade desse sistema.

Fabiano e sua família vivem em um sistema capitalista colonial onde a exploração é a regra. Mesmo assim, a família tenta progredir, embora acabe percebendo que todos seus esforços são em vão.

Diante da derrota total, buscam a liberdade indo para outro local, em um ciclo vicioso, onde seu fim será, certamente, o pior possível.

É bem fácil enxergar nossa realidade atual na obra de Graciliano Ramos. Afinal, o quanto evoluímos? A evolução é para todos? Não estamos igualmente presos nas correntes provindas do Governo, bancos e empresas? Estamos sendo devidamente recompensados pelo nosso trabalho? E a aposentadoria, que a cada dia passa a ser um sonho inacansável para milhões de pessoas?

"Vidas secas" é um livro que trás muitas questões para reflexão. Uma obra fantástica, triste, porém verdadeira, que vale ser lida e relida.

Minha avaliação: Amei
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

babipalhuzi 08/06/2024

Sofrido
Abandonei várias vezes a leitura, apesar do dialeto reduzido dos personagens, tudo é dito sobre a falta, inclusive da linguagem para expressar claramente o que e como se sente. A leitura é indigesta por ser tão realista, por ser um romance que nos faz mergulhar, apesar da seca...

edybitencurt 08/06/2024

Grande Baleia
Como não iniciar a resenha falando a grandiosa cadela 'Baleia'? O personagem mais humanizado da estória.
Personagens secos, sem perspectiva de futuro.
Enquando Sinha Vitória sonhava com uma cama gloriosa, a cadela sonhava xom os meninos
fortes.
A realidade nordestina é triste. Porém, há pessoas fortes como eles wue conseguem dar a volta por cima. Esse é um livro sobre resiliência.

Juliana3338 08/06/2024

A deriva
Li este livro por causa da recomendação de uma professora, dizendo que era bom pro repertório. Durante a leitura fiquei perdida na maior parte do tempo. Apesar da trama do livro ser a mais simples e seca possível, não consegui compreender muitas partes - pode ser por ser uma escrita mais antiga, com palavras que não uso no cotidiano. Enfim, para leitores iniciantes - como eu - não é um bom livro, pois é necessário identificar muitas coisas nas entrelinhas para que o livro seja grandioso como muitos dizem.
A história trata-se de um vaqueiro que foge da seca do sertão com sua esposa, dois filhos e a cachorrinha baleia. Na época das chuvas se instalam provisoriamente em uma fazenda, até que chegue a próxima seca, quando voltam a perambular no sertão para sobreviverem. Fabiano parece bicho, se sente bicho. Não fala, não sente amor, matou a própria cachorra a sangue frio, seus filhos e sua esposa nunca ouviram uma palavra de carinho. Por causa se não saber falar direito e por não entender, muitas vezes seus patrões lhe passavam a perna, quem sabia um pouco era Sinhá, sua esposa, ele o alertava, mas como não sabia argumentar sempre ficava no prejuízo

Sabrina758 08/06/2024

Particularmente tenho tendência em gostar de livros melancólicos. No entanto, ao ler vidas secas encontrei mais que isso, talvez muito mais miséria do que melancolia. O livro retrata a vida de uma família sertaneja que passa por dificuldades vivendo no sertão. Sempre gosto de trazer temas em que pode se empregar para repertórios de vestibulares, visto que literatura brasileira é muito recomendado e acessada para esse fim. No presente caso, ele é ideal para temáticas de fome, estrutura familiar, desigualdade social e falta de acesso à educação. Enfim, embora o livro seja miserável ao todo, em pequenos momentos o autor tem a decência de dar um pingo de esperança para essas pobres ?vidas secas?, pois como título, é isso que se deve esperar do texto.

08/06/2024

O livro se chama "Vidas Secas" porquê te deixa seca de tanto chorar. A vida é uma desgraça mesmo viu.

Marcelo Duarte 08/06/2024

O livro é muito cru. Achei bem triste, me deu muita angústia. É muito triste saber que essa é a realidade de muitos brasileiros

Clara 07/06/2024

Nota de acordo com a minha experiência de leitura*
Não tenho muito o que falar e procurei bastante antes de fazer qualquer tipo de comentário.
A história faz um retrato sobre a questão das questões climáticas e da submissão aos poderes do Estado, de forma a retratar perfeitamente a situação política da década de 1930.

O que me prendeu mais a atenção foi as partes em que os personagens sonhavam com situações melhores, a esperança eterna de uma vida melhor e condições melhores, além da busca eterna, a reiniciação da vida. Ps.: recomendo um lencinho ao lado no capítulo de Baleia.

Joyce585 07/06/2024

Não tem jeito, é um dos meus livros favoritos
Tudo o que sinhá Vitória mais queria era uma cama confortável. Uma cama de couro cru, como a de seu Tomás da bolandeira. Já Fabiano tem um desejo gigante de ser respeitado, ou ao menos de não se sentir enganado por quase todos que o cercam, que parecem sentir que ele não compreende todas as linguagens do mundo como deveria. E assim seguimos a história dessa família de retirantes, composta por sinhá Vitória; Fabiano; dois filhos; a cachorra Baleia e ao menos ao princípio, um papagaio; que não fala quase nada, já que a família nunca foi muito de se expressar com palavras verbalizadas. A escrita de Graciliano Ramos consegue nos apresentar uma complexa trama de tantos personagens, aspirações e calamidades em um pouco mais de 100 páginas. Gosto demais desse livro. Essa é a segunda vez que leio e ainda assim, em muitos momentos me peguei refletindo sobre muitas coisas, como se fosse a primeira vez que eu visitasse essa obra.