Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Daironne 12/06/2024

O retrato de uma família retirante pelejando na dureza do sertão nordestino, a narrativa acompanha um ciclo completo da vida de seus personagens, de uma seca a outra.

A escrita é tão árida quanto as vidas que relata e seus muitos regionalismos linguísticos proporcionam excelente imersão. Para além das agruras do ambiente, há a cereja do bolo: a questão social dos que vivem à margem da sociedade e suas implicações psicológicas nesses indivíduos.

Recomendo a leitura àqueles que gostam de livros imersivos. Recomento ainda que mantenha uma garrafa d'água ao lado, enquanto lê..

Yasmim698 12/06/2024

Tadinha da baleia?
Acho q a parte mais chocante com certeza foi o capítulo de Baleia...
Uma família formadas por brutos, mais tbm uma família q só queria uma lugar adequado pra morar, uma boa refeição todos os dias pra comer e uma educação boa para os filhos... só consigo pensar no tanto q eles sofreram e no quanto essa já foi a realidade de muitas pessoas, principalmente pessoas do nordeste, q como a família do Fabiano, passaram por uma seca terrível. Acredito q apesar em de serem brutos uns com os outros, eles eram amáveis do jeito deles, e acredito tbm q quem possa ter ensinado o pouco de afeto q eles saibam dar, tenha vindo da sua querida cadelinha, Baleia? livro maravilhoso, apesar da escrita diferente da qual tô acostumada!!

eloathaide 11/06/2024

A baleia
Li esse livro só por causa do enem. Além de ele ser curto, demorei um pouco para terminar. Acho que é um livro lento justamente por sua história, mas é muito importante ler sim ele. Revoltante a situação da baleia e a situação da família também. É uma obra muito rica e vale a pena ler.

brunaluc 11/06/2024

Resolvi começar um desafio de ler 40 classicos antes dos 40 anos.
Esse foi o 4°!!
E a Baleia tem todo meu coração

skuser02844 11/06/2024

Penoso
Essa leitura foi bem especial para mim, principalmente por retratar algo que vi de perto, não na mesma proporção, mas quem viveu em algum sertão nordestino de 20 anos atrás vai se identificar com algumas coisas, ou já ouviu histórias com personagens iguais a Fabiano e sua família. A escrita traz uma linguagem com dialetos bem presentes na rotina de meu avós sertanejos e isso me deu uma sensação de estar ?lendo? o meu querido avô!

Adriano 10/06/2024

Quando criança, li em algum livro didático o trecho referente ao destino da cachorra Baleia, bem como lembro vagamente de meu pai me falar sobre a tristeza envolvendo o animal, ao longo de sua jornada com Fabiano, Sinhá Vitória e com os meninos. Talvez por isso, esse seja o aspecto que mais me marcou ao ler pela primeira vez a obra.
No geral, esse é um livro cru, seco (sem intenção de fazer trocadilhos), e que consegue transmitir a angústia, o medo e a insegurança que paira sobre esses personagens, em sua rotina de sobrevivência em um ambiente árido e sofrido.

eupoetizo 10/06/2024

Sempre emociona!
A crueldade da seca e a vida miserável fazem com que uma família de retirantes sertanejos seja obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas do sertão brasileiro nordestino. O estilo seco de Graciliano Ramos parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão. Pertencente à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, esta obra é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.

Fiz a releitura do livro com essa edição que achei linda. E reafirmo: ler ?Vidas Secas? é difícil. Mas é difícil não pela forma como foi escrito, e sim porque a temática despedaça a alma. Graciliano explora os temas da miséria e da seca no Nordeste.
Você vai se deparar com cenas como a em que Sinhá Vitória desejava possuir uma cama igual à de seu Tomás, que era de couro - um conforto que não podiam ter.
Os personagens são emocionantes. Fabiano chega a ver-se como um animal às vezes. E, sem dúvida, Baleia é uma das personagens que mais comove na história.

Isaqsf 10/06/2024

Livro magnífico, descrito de forma ávida a vida dos sertanejos a uns tempos atrás.
A forma como é desenvolvida ao decorrer do livro, o que os personagens principais sentem, o que a cachorra "baleia" sente, tudo é harmônico e triste.

Me lembrou bastante algumas obras de "José lins do Rego".

Um livro que precisa ser sentido, cada pequena parte dele!

RaquelSales17 09/06/2024

Família na luta pela sobrevivência
Romance que discorre da família do Fabiano que tem a cachorra baleia, os quais vivem em uma fazenda e suportam a seca da terra e a dureza da vida dos povo brasileiro nessas condições.

Nilsonln 09/06/2024

A busca da liberdade e justiça
"Vidas secas" nos fala de opressão, injustiça e a busca pela liberdade desse sistema.

Fabiano e sua família vivem em um sistema capitalista colonial onde a exploração é a regra. Mesmo assim, a família tenta progredir, embora acabe percebendo que todos seus esforços são em vão.

Diante da derrota total, buscam a liberdade indo para outro local, em um ciclo vicioso, onde seu fim será, certamente, o pior possível.

É bem fácil enxergar nossa realidade atual na obra de Graciliano Ramos. Afinal, o quanto evoluímos? A evolução é para todos? Não estamos igualmente presos nas correntes provindas do Governo, bancos e empresas? Estamos sendo devidamente recompensados pelo nosso trabalho? E a aposentadoria, que a cada dia passa a ser um sonho inacansável para milhões de pessoas?

"Vidas secas" é um livro que trás muitas questões para reflexão. Uma obra fantástica, triste, porém verdadeira, que vale ser lida e relida.

Minha avaliação: Amei
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

babipalhuzi 08/06/2024

Sofrido
Abandonei várias vezes a leitura, apesar do dialeto reduzido dos personagens, tudo é dito sobre a falta, inclusive da linguagem para expressar claramente o que e como se sente. A leitura é indigesta por ser tão realista, por ser um romance que nos faz mergulhar, apesar da seca...

edybitencurt 08/06/2024

Grande Baleia
Como não iniciar a resenha falando a grandiosa cadela 'Baleia'? O personagem mais humanizado da estória.
Personagens secos, sem perspectiva de futuro.
Enquando Sinha Vitória sonhava com uma cama gloriosa, a cadela sonhava xom os meninos
fortes.
A realidade nordestina é triste. Porém, há pessoas fortes como eles wue conseguem dar a volta por cima. Esse é um livro sobre resiliência.

Juliana3338 08/06/2024

A deriva
Li este livro por causa da recomendação de uma professora, dizendo que era bom pro repertório. Durante a leitura fiquei perdida na maior parte do tempo. Apesar da trama do livro ser a mais simples e seca possível, não consegui compreender muitas partes - pode ser por ser uma escrita mais antiga, com palavras que não uso no cotidiano. Enfim, para leitores iniciantes - como eu - não é um bom livro, pois é necessário identificar muitas coisas nas entrelinhas para que o livro seja grandioso como muitos dizem.
A história trata-se de um vaqueiro que foge da seca do sertão com sua esposa, dois filhos e a cachorrinha baleia. Na época das chuvas se instalam provisoriamente em uma fazenda, até que chegue a próxima seca, quando voltam a perambular no sertão para sobreviverem. Fabiano parece bicho, se sente bicho. Não fala, não sente amor, matou a própria cachorra a sangue frio, seus filhos e sua esposa nunca ouviram uma palavra de carinho. Por causa se não saber falar direito e por não entender, muitas vezes seus patrões lhe passavam a perna, quem sabia um pouco era Sinhá, sua esposa, ele o alertava, mas como não sabia argumentar sempre ficava no prejuízo

Sabrina758 08/06/2024

Particularmente tenho tendência em gostar de livros melancólicos. No entanto, ao ler vidas secas encontrei mais que isso, talvez muito mais miséria do que melancolia. O livro retrata a vida de uma família sertaneja que passa por dificuldades vivendo no sertão. Sempre gosto de trazer temas em que pode se empregar para repertórios de vestibulares, visto que literatura brasileira é muito recomendado e acessada para esse fim. No presente caso, ele é ideal para temáticas de fome, estrutura familiar, desigualdade social e falta de acesso à educação. Enfim, embora o livro seja miserável ao todo, em pequenos momentos o autor tem a decência de dar um pingo de esperança para essas pobres ?vidas secas?, pois como título, é isso que se deve esperar do texto.