O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas - O VOTO FEMININO NO BRASIL

Thaís Berganton 21/07/2020

Sufragistas
O livro aborda um panorama mundial e nacional na busca pelo direito ao voto feminino, sendo super importante para a valorização das conquistas feministas.
Duas coisas me deixaram extremamente chocada: 1. Na África do Sul, as mulheres negras só tiveram direito a voto em 1994. 2. Na Arábia Saudita, as mulheres só puderam votar a partir de 2015. Esses dois momentos nos mostram que as lutas das mulheres nunca chegam ao fim, continuaremos em busca de direitos igualitários.

Derrubar, uma a uma, essas barreiras requereu o esforço de muitos ativistas políticos, em mais de uma geração . - O voto feminino no Brasil de Teresa Cristina de Novaes Marques

annacsfraccaro 06/08/2023

Conhecer para entender
É um livro extremamente necessário e relevante.
O livro é um breve resumo de como o voto feminino no Brasil for alcançado. Obviamente há fatos que faltam, há falta da representatividade negra, e muitas vezes foca muito nos homens que ?ajudaram? nessa conquista.
Mesmo com essas problemáticas sua leitura ainda é relevante.
Canoff 06/08/2023minha estante
Li exatamente para ver se a autora mencionava o auxílio dos homens. Um livro breve, mas imparcial.

NathDuda 04/01/2024minha estante
Concordo plenamente!

Clara_Galaxia_ 18/07/2021

Muito interessante, pra quem tem curiosidade eu recomendo muito, o e-book é de graça pela Amazon, então qualquer um pode ler.
Licia Maria 18/07/2021minha estante
Obrigada pela dica, acabei de baixar ;)

Vanessa 01/03/2020

Livro importantíssimo!! Durante a leitura acompanhamos a trajetória que as mulheres percorreram para conquistar os direitos que temos nos dias atuais. Escrito de forma muito envolvente e fluída. Terminei o livro com vontade de saber mais sobre o assunto!

Karolina 05/07/2021

Necessário
Que leitura maravilhosa! Consegui finalizar em algumas horas de leitura e quanto conhecimento me trouxe! A lutA foi muito longa para termos os direitos que temos hoje! Obrigada a todas essas mulheres que foram atrás e lutaram por isso!

Thata.Romano 06/12/2021

Não achei a leitura fluida, entretanto apresenta muito momentos marcantes e figuras importantes para que a mulher conseguisse os direitos que possui hoje

Renata 18/12/2020

Agora eu entendo minha avó
Tenho uma lembrança de criança em que minha muito debilitada insistia em ir votar, aos sons de "quando tiver a idade dela não vou mais votar", naturalmente eu não entendia nada e até hoje me perguntava porque ela insistia em votar mesmo estando fraca, após essa leitura consigo ter uma noção, minha avó era adolescente quando foi instituído o voto feminino, estranho seria ela não querer votar.

site: https://anchor.fm/com-spoiler-podcast

Marcia.Cruz 22/01/2022

O livro retrata a luta para o direito do sufrágio universal.

E mostra como tivemos ancestrais fortes para brigar por esse direito.
Depois dessa leitura o meu voto agora tem muito mais valor.
Nathalia Polito 22/01/2022minha estante
Boa ! Me interessei ??

Rafael Kerr 22/01/2022minha estante

Marcia.Cruz 22/01/2022minha estante
Nathalia Esse livro o e-book é gratuito, livraria do senado, leitura tranquila.

Amy 01/10/2021

O livro explica de maneira descontraída e simples a busca pelo voto feminino nacional e mundial.
Recomendo.

Bia 03/03/2022

O livro é muito bom. Fala sobre a trajetória das pessoas em busca da aprovação do voto feminino no Brasil. Todos que apoiaram e os anos. Super indico.

Bia 14/06/2021

Um livro muito bom!
O livro é perfeito para quem se interessa sobre o assunto. Eu fiquei passada demais em como alguns países foram tão tardios em aderir o voto feminino. O livro é muito leve, dá pra ler rapidinho. E apresenta a história e importância de grandes mulheres que não são faladas ou que não tem sua importância ressaltada.
Também achei muito interessante o fato de que o livro mudou completamente meu conceito sobre algumas figuras históricas. José de Alencar, por exemplo, foi um deputado que defendeu veementemente a luta das sufragistas. Eu achei simplesmente incrível, pra mim, antes de ler o livro ele era só o cara que escreveu clássicos importantes para a literatura brasileira.
Eu super indico a leitura. É muito lindo ver que muitas mulheres se uniram e lutaram demais -e algumas até morreram- para termos acesso e direito ao que temos hoje, é importante valorizar isso!

Gustavo195 11/02/2023

Relevante, mas problemático.
Essas mulheres na capa representam você?

É importante, e necessário, conhecermos a história de luta na conquista feminina pelo seu direito ao voto. O livro traz um panorama resumido do processo de conquista do sufrágio feminino - mas não universal -, intercalando resumos biográficos de personalidades que colaboraram nesse processo.
Não é um livro ruim. Não foge ao tema a que se propôs, mas é um livro incompleto e pobre. O livro menciona uma série de ativistas que participaram do movimento sufragista, dentre elas Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft, Nísia Floresta e Bertha Lutz - todas brancas. A autora prefere dar espaço até mesmo para homens brancos como José Bonifácio, Manuel A. Branco e John Stuart Mill em vez de ceder o espaço para mulheres indígenas e negras que também contribuíram com a luta de emancipação, como Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no país, ficando Almerinda Farias a única mulher racializada mencionada nesta obra, servindo à Síndrome do Negro Único. São falhas como essa que fazem com que Bertha Lutz seja tão associada ao sufrágio brasileiro enquanto Almerinda Farias é esquecida.

A socióloga Najara Costa destaca que a onda feminista não tratava das pautas de luta das mulheres negras, que no Brasil de 1932, viviam em situação de extrema dificuldade, sem qualquer política de integração nem participação.
Enquanto as mulheres brancas lutavam pelos seus direitos, as mulheres negras estavam limpando para elas. A Dra. Katiúscia Ribeiro ressalta que essa igualdade que as mulheres brancas buscam não inclui as mulheres racializadas. "Eu quero buscar uma perspectiva de minha mãe que é Ewá, não quero buscar uma identidade performática construída por Simone de Beauvoir que depois eu pego, dou um corte e pinto de preto", menciona a professora. Sônia Guajajara, primeira ministra indígena do Brasil, também menciona a importância de que, além de políticas indigenistas, existam também políticas indígenas. Ambos os excertos demonstram a importância da atuação e representatividade de todas as mulheres na participação política.
Luiza Trajano, presidente administrativa do Magazine Luiza, chegou a ter uma fortuna equivalente a R$ 28 bilhões, enquanto que centenas de mulheres empregadas da empresa trabalhavam em jornadas exaustivas, sem tempo de ver os filhos, para gerar lucros para a corporação. Isso responde à pergunta: seu Feminismo inclui a sua empregada?
A luta feminista teve e continua tendo papel essencial no progresso da sociedade, mas enquanto o movimento não se associar ao movimento social pela emancipação das mulheres da classe trabalhadora e mulheres negras, indígenas e mulheres trans permanecerem negligenciadas, o movimento não será legítimo.

Reagindo a um video em que uma mulher branca caminha a frente de sua empregada negra, encarregada de carregar sozinha a bagagem e o bebê de sua patroa branca, Katiúscia Ribeiro destaca:
"Quando as mulheres brancas atingirem tudo que almejam na luta contra o patriarcado e chegarem a um lugar de igualdade com os homens brancos as mulheres pretas ainda estarão limpando para elas. Uma luta de gênero [Feminismo] é insuficiente para dar conta das violências que o racismo promove."
Bia M. 05/03/2023minha estante
Que bom ler sua resenha!
Eu comecei a ler esse livro ontem, mas mesmo ainda nas primeiras páginas percebi indícios de que as mulheres indígenas e negras seriam excluídas dessa narrativa.
Acredito que ainda assim a leitura vá ser bem interessante e relevante, porém incompleta, como você mencionou. Um livro que aborda a luta das mulheres para superarem a exclusão da vida política, mas que exclui grande parte das mulheres dessa história...um pouco contraditório, apesar de infelizmente não me surpreender.

Gustavo195 08/03/2023minha estante
A parte mais triste é que a gente não fica surpreso quando isso acontece, né Bia?! =/
Não é uma conquista de mulheres no plural quando só um tipo de mulher é válido.
Mas a luta segue, e um dia a sociedade vai entrar nos eixos (espero, rs). =)

Bruh 09/02/2023

Livro importante e com tema interessante, porém a forma de escrita não me deixou atraída por ele. Li por ser um tema no qual quero reter conhecimento, e pra ser sincera, recomendo a leitura pra quem quer ter uma ideia de como se iniciou a luta pelo sufragio feminino no Brasil, temos muitas mulheres importantes que lutaram com unhas e dentes pelo direito ao voto e pelo direito de serem votadas.

No todo, o livro aborda um tema importantíssimo, somente não gostei do modo como esta escrito, mas pra quem quiser ler, tem dados essenciais sobre essa parte da história brasileira.

Nallanda 19/12/2020

Incrível
Forma simples, prática e bem explicativa sobre a caminhada das mulheres até o direito de votar