Attack on Titan #25

Attack on Titan #25 Hajime Isayama

Resenhas - Attack on Titan #25

Thaisa 12/09/2023

Após o tão aguardado encontro entre Eren e outro importante protagonista, eu definitivamente não estava preparada para o que aconteceria...
Enquanto um grande festival ocorre e Willy Tybur, o patriarca de uma poderosa família, apresenta uma peça onde revelará uma verdade escondida para pessoas do mundo inteiro, os dois protagonistas finalmente poderão conversar sobre tudo que eles viveram. Confesso que me emocionei bastante com essa discussão, já que entendemos que tanto um quanto o outro foram manipulados por governos e famílias, viveram traumas terríveis e são dois lados da mesma moeda. Mas o que seria uma cena belíssima virou uma guerra devastadora de proporcões inimagináveis!
Se o volume começa com uma declaração de guerra, o final resulta em um terrível combate... Ao mesmo tempo em que finalmente conheceremos o único titã que era mantido em segredo, o War Hammer, assim como suas habilidades e poderes extremos, esse conflito empalidece ao se contrastar com as consequências que tantos atos horrendos trouxeram para civis que não tinham qualquer relação com essa luta devastadora.
Foi imensamente difícil e doloroso acompanhar a morte de tantas pessoas como simples causalidades. Não importa se são personagens conhecidos ou não - é desesperador se imaginar na situação em que eles se encontram e se deparar com mortes incrivelmente brutais... Hajime não poupa o leitor em momento algum, mostrando como uma guerra vai bem além dos envolvidos e afeta milhares de inocentes.
O mangaká ousa bastante ao iniciar esse volume com uma história sobre trauma, sofrimento, perdão e redenção para, logo em seguida, praticamente transformar, aos olhos do leitor, um protagonista em um grande vilão - o que, por mais que eu soubesse que poderia acontecer, me deixou boquiaberta e transtornada.
Ainda assim, eu entendo o motivo dele trazer essa mudança exatamente nesse momento da trama para questionar até onde é aceitável utilizar nossa dor e nosso passado para punir nossos inimigos - uma pergunta que não fica apenas na nossa mente, mas que percorre e se instala na cabeça de muitos outros personagens ao verem a destruição e o caos, totalmente perdidos e sem saber exatamente se o que fizeram foi realmente a única solução para lutar contra seus opressores ou se, na verdade, eles poderiam ter evitado a morte de tantos cidadãos inocentes...
A arte de Isayama é incrível, tanto em situações mais reais quanto na hora de recriar uma luta entre titãs, mas o mais interessante é, de fato, observar como seu traço amadureceu e como ele utiliza bem o jogo de luz e sombras através do preto e do branco.
Depois de tantas sensações conflitantes e cenas de arrepiar, tudo o que eu pude fazer foi partir diretamente para a continuação de "Attack on Titan"...

Waroshi 12/09/2023minha estante
Bacana mesmo é o desfecho final da história e o tanto de coisas que acabam caindo por terra sobre um monte de personagens que temos até um certo carisma.

Victoria 23/04/2022

Brigaaaaa
E taca mais fogo no parquinho, agora vem aquele sentimento de que tudo que aconteceu nos ultimos 24 volumes foi pra chegar nesse exato momento da historia que fica tudo frenetico

Ricardo 12/02/2022

As lutas
Eu acho incrível como o desenvolvimento das lutas se torna melhor no decorrer do mangá. E ver como o anime foi fiel a cada uma delas é muito satisfatório.

Laura.Helena 21/08/2021

Fogo no parquinho pra compensar o sono que os últimos 3 volumes deram. Os últimos três foram bem chatos mas eu entendo a importância deles pra história