A crucificação de Cristo

Pierre Barbet

Resenhas - A crucificação de Cristo descrita por um cirurgião

Mirele.Silva 24/01/2021

Sucinto
O autor descreve de maneira fácil, rápida e sucinta todas as fases e passagens da crucificação de Cristo, em linguagem fácil e compreensível.
Gostei da temática e abordagem.
Leitura rápida. Recomendo!
Thiago 30/09/2022minha estante
Muito maravilhoso!! Recomendo fortemente!!!

Clacio.Santos 16/01/2023minha estante
Recomendo a leitura, explica com detalhes todos os acontecimentos que levaram a morte do nosso salvador.

Nathalia205 03/09/2023

Que livro!
Que profundidade!
Cada capítulo trás de um modo bem detalhado os últimos momentos de Jesus nessa terra. Quanta dor e agonia meu Jesus passou por amor a todos nós. A Ele toda honra e Glória para sempre ??

Henry 28/11/2020

Excelente conteúdo.
Apesar de ser um livro de 112 páginas, percebe-se que o autor gastou muito tempo não apenas em pesquisas, como fazendo teste em corpos humanos(parece assustador né? Leia..), isso foi o que mais pesou nos seus argumentos, pois foi algo que ele "comprovou". Recomendo esse livro para qualquer pessoa que queira saber da morte do Nosso Salvador, principalmente professores da EBD.

Daniele.Melo 21/11/2022

Incrível
"Quando relemos a história evangélica com um olho clínico, ficamos mais e mais impressionados pela maneira como Ele domina todos estes acontecimentos. Ele aceitou plena a voluntariamente todas as consequências da natureza humana assumida por seu consentimento à vontade do Pai, inclusive todas as mutilações e traumatismos que os suplícios a que foi submetido podiam produzir em sua frágil e limitada carne."
Essa descrição detalhada do sofrimento de Jesus, mostra o quanto Ele nos amou. Obrigado Jesus!
Spoiler_ 22/11/2022minha estante
Verdade, comecei a ficar horrorizado com o que um crucificado sofria até chegar a morte.

Fabiano 08/02/2021

Detalhes "cirurgicos" da crucificação de Cristo
No geral eu gostei deste livro e saio dele com informações do processo de crucificação que eu nunca imaginaria, como por exemplo, o processo de asfixia dos condenados. Todo crucificado morria por asfixia, simplesmente pelo fato de estar pendurado com os braços pra cima.
O problema é que o livro, mesmo sendo bem pequeno, é muito repetitivo. Existem informações, como a de que Jesus não carregou a cruz inteira, mas apenas sua parte horizontal, que são repetidas no mínimo umas dez vezes, como se estivessem sendo contadas pela primeira vez.

Apesar disso, eu recomendo o livro, por ser bem pequeno e trazer informações preciosas que nos fazem entender um pouco mais o martírio que nosso Senhor Jesus passou para nos redimir e dar vida!
Filipe 14/04/2021minha estante
Vc ainda tem esse livro?

Fábio Yeshua 09/10/2022

Vamos matar um homem!
Ó, não é coisa tão complicada; os carrascos conhecem muito bem seu ofício. É necessário primeiro despir a vítima.
Quanto às roupas externas, é relativamente fácil. Mas quando chega a vez da túnica, que estava intimamente colada às feridas de Jesus, ao longo de todo o seu corpo por assim dizer, foi algo terrível; esse despojamento foi simplesmente atroz. Quem já tirou alguma vez um primeiro curativo colocado sobre grande chaga contusa e ressequida, sabe o que eu estou falando. Jesus tinha dezenas dessas chagas espalhadas por todo o corpo. Cada fio de lã está colado à superfície despida, e cada um que é retirado dá a sensação de que se está arrancando uma das inumeráveis terminações nervosas fixadas dentro da chaga. Esses milhares de choques dolorosos se adicionam e se multiplicam na proporção da quantidade das feridas existentes. Ora, não se tratava aqui de lesão local, mas de quase toda a superfície do corpo, e sobretudo daquelas lamentáveis costas. Os carrascos apressados fazem as coisas apressadamente. O sangue escorre de novo. Deitam-no de costas. Será que lhe deixaram a pequena faixa que o pudor dos judeus conservava nos supliciados? É provável que sim. As chagas das costas, das coxas e das panturrilhas se incrustam de poeira e de cascalho miúdo. Colocam-no ao pé do stipes, com as costas deitadas sobre o patíbulo. Os carrascos tomam as medidas. Um golpe inicial para preparar os buracos dos cravos, e a horrível operação começa.
Um ajudante estica os braços, com a palma da mão voltada para cima. O carrasco toma o cravo (um comprido cravo pontudo e quadrado, que perto da grande cabeça tem 8mm de largura), assenta-lhe a ponta sobre o punho, naquele vinco anterior que ele tão bem conhece por experiência. Uma única marretada e o cravo fixa-se na madeira, onde mais algumas outras pancadas acabarão de fixá-lo sólida e definitivamente. Jesus não gritou, mas seu rosto deve ter-se contraído horrivelmente. Sentiu uma dor inenarrável, fulgurante, que se espalhou por seus dedos, subiu como uma língua de fogo até as costas e prorrompeu no cérebro.
Bem sabemos que a dor mais insuportável que um homem possa experimentar é a do ferimento de um dos grandes troncos nervosos. Quase sempre acarreta o desmaio, o que é uma felicidade. No entanto, Jesus não quis perder a consciência. Se ainda o nervo tivesse sido inteiramente decepado! Mas, qual nada: ele fica apenas parcialmente destruído. A ferida desse tronco nervoso continua em contato com o cravo, e logo em seguida, quando o corpo for suspenso o nervo ficará fortemente distendido como uma corda de violino em seu cavalete. Ele vibrará a cada abalo e a cada movimento, renovando a horrível dor. Jesus experimentará isto durante seis horas.

Que martírio terrível. Após ler com atenção cada capítulo, é impossível sentir-se indiferente aos sofrimentos desse pobre nazareno que almeja apenas a paz para os seus.
Uma leitura esclarecedora com olhar clínico de alguém que sabe os processos de funcionamento fisiológicos e anatomicos do corpo.
Veremos em primeira mão cada etapa e resultado dos golpes físicos, psicológicos e injúrias de toda sorte sofridos por Jesus em seus dois dias de sofrimento que culmina com uma morte terrível e agonizante em uma estaca de tortura.

Tenha uma boa leitura.

asisoynara 24/01/2024

Um combo de lágrimas e reflexão!
Com detalhes técnicos e minuciosos sobre o martírio físico de Jesus e também uma abordagem do aspecto emocional de Seu sacrifício, o autor narra os acontecimentos que remetem à crucificação de Jesus utilizando-se de seus conhecimentos em arqueologia e medicina.

É um livro suscinto, porém denso - principalmente se você for sensível aos temas aqui abordados. Para quem crê na divindade de Jesus e o tem como mestre, o significado é ainda mais profundo, pois longe de ser um relato banal ou corriqueiro sobre um evento tão marcante na História, essa obra nos traz à reflexão sobre quão grande e intensa foi a obra salvífica na cruz e o tamanho sofrimento a que Cristo se submeteu a enfrentar pela humanidade (nós), pecadores cujos corações são mais sujos do que as mãos. Somos participantes desse sofrimento e JAMAIS devemos esquecer de manifestar nossa gratidão por tão sublime graça, e ler livros como esse, embora difíceis de processar e dolorosos, nos atentam para essa necessidade.

Evandro.Calado 06/08/2020

Mais ou menos.
Me interessei pelo livro confesso que foi pelo título. Pois passou uma imagem bacana. Porém ao ler o mesmo não foi o que eu esperava. Pensei que teria mais detalhes do ponto de vista da medicina.

Raquel Holmes 11/12/2019

Não era o que eu esperava
O livro tem um título muito sugestivo e promissor, além de uma capa linda. Mas...

...não cumpre muito bem o que promete. O autor traz um conteúdo histórico que faz o leitor imaginar que é somente uma introdução ao que realmente importa. Anseia para que se chegue rapidamente à parte médica / científica / fisiológica. Quando, porém, isto acontece, é uma decepção.

Barbet poderia até ser um bom médico, mas como escritor ele não deu muito certo. Ele deveria ter convidado um escritor de verdade para auxiliá-lo neste trabalho. Pierre faz afirmações das quais não podemos ter certeza, como por exemplo, que Cristo não gritou quando pregaram seu pulso. Como ele sabe disso? No mínimo ele pode supor. O que para um médico soaria estranho do mesmo jeito. Você já fez algum procedimento em que tocaram seus nervos sem anestesia? Eu já. É uma dor excruciante. Sem contar que o escritor se torna muito repetitivo. Por diversas vezes ele volta a explicar um mesmo ponto.

Para um livro com este título eu imaginava que veria muita análise médica, mas posso dizer que mais da metade do tempo é gasta com conteúdo meramente histórico (superficial e sem uma boa bibliografia) EEE conjecturas. No final o autor separa um capítulo só pra romancear toda a via crucis de Jesus de um jeito bem melodramático.

Também percebi um vocabulário muito pobre e escolhas confusas de palavras. Mas neste ponto eu já não sei se é culpa do escritor ou da Editora Central Gospel, que colocou somente um tradutor e nenhum revisor. Passaram situações como: "Ele levou um golpe oblíquo. O golpe foi oblíquo"; a menção de nomes em lugar de produtos (se não me engano ele mencionou dois apóstolos no lugar de "mirra e alóes"); equívoco no uso dos porquês (aqui, sim, podemos culpar a Editora); "mais" em lugar de "mas"; grafias erradas (só um exemplo das muitas: "prosto-me"); muitos erros de digitação, de concordância, confusão com advérbios, mistura de tempos verbais.

Tudo isto acaba desacreditando a obra e quem a compôs (sem contar que me faz torcer o nariz para a Editora).

Foi uma boa experiência? Como o livro é fino, até que não foi tempo perdido. Mas se fosse grosso eu o teria abandonado, com certeza.

Regy 24/12/2022

Bem explicado
Foi legal ler sobre a crucificação de Jesus e todo processo antes e depois, pela visão técnica de um cirurgião.
O Dr Barbet passou vários anos estudando, pesquisando e testando com cadáveres sobre aquele dia em que O Salvador foi imolado pelos nossos pecados. O resultado de sua pesquisa é explicado minuciosamente e nos faz pensar sobre o quanto Cristo sofreu por nós.
Só o amor de Deus para fazer isso. Só o projeto de Deus para nos aproximarmos Dele, faria com que Jesus passasse por tudo aquilo. Glória a Deus por enviar Jesus por mim. ??

alecsia 21/12/2021

incrível
livro muito bom, esclarecedor! aprendi e compreendi muitas coisas, o autor usa como base a bíblia e os experimentos que ele fez. só não dei nota máxima porque a linguagem não é muito fácil.

Lucas.Rocha 11/09/2021

Foi por nós.
Um bom Livro, nos conta detalhadamente as dores que o nosso salvador passou por nós no calvário.

O autor mescla com a ciência e a história, junto aos evangelios.

Como cristão, a cada página sentia que não sou e nunca fui digno, mas sei que sua misericórdia é grande para conosco.

Ele sofreu por nós, para que possamos ter vida eterna e salvação!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

marcinha 21/06/2023

Foi por amor?
Muito interessante os relatos da crucificação de Cristo descrito por um cirurgião em minúcias . Por vários momentos pausei a leitura ao refletir na imensa dor que Jesus sentiu por amor a nós e nossos pecados.

Gregory.Zucolotto 29/07/2020

Recomendo
O livro, se deixado de lado erros oriundos da editora e do trabalho de tradução e revisão, trás a experiência de olhar mais detalhado sobre a crucificação de Cristo. As últimas 15 páginas te desafiam a embargar o choro, por mais que o filme ?A Paixão de Cristo? forneça a simulação mais realista do evento da crucificação, este livro vem aprofundar com as lentes de um cirurgião os detalhes dos traumas fisiológicos sofridos por Cristo.

Para quem é cristão, um desafio ler e não ser ainda mais grato a um sacrifício tão cheio de amor.

Thiago 29/12/2020

Tem curiosidade de aprender mais sobre a crucificação de Cristo? Nesse livro o autor trará uma riqueza de detalhes do ponto de vista médico bem diferente do que você jamais leu. Recomendo!