Um Amor Perdido

Um Amor Perdido Alyson Richman

Resenhas - Um Amor Perdido

Paula 31/05/2024

A guerra que separa vidas...
Esta leitura foi muito tocante. Os protagonistas são maravilhosos, queridos e resilientes. As narrativas do casal são diferentes, uma linear e outra mostrando momentos diversos da sua vida, deixando a leitura dinâmica. Amei o elemento da arte dentro do contexto histórico, me mostrou como, apesar dos horrores da guerra, a beleza da arte deixa tudo mais suportável. Não é um livro com grandes plots, mas de desenvolvimento da história de cada um.

Aninha 05/05/2024

Um amor perdido
Nunca li uma história que me colocasse tão dentro dos campos de concentração nazista quanto essa...meu coração doeu por saber o qnto o ser humano é capaz de atrocidades ...
A história de dois jovens que se apaixonam antes do início da segunda guerra mundial ..se casam, mas ficam pouco tempo juntos, pois se vêem separados pela guerra, mas a intenção é se reunirem novamente dentro de pouco tempo...mas devido a vários contra tempos e notícias desencontradas, esse reencontro so acontece 60 anos depois..
Triste, mas mto real ???

Glenda80 02/05/2024

Eu peguei esse livro, e deixei um tempo parado na minha estante, achando que talvez fosse mais do mesmo (romance clichê). Eu estava muito enganada, porque é um grande desafio ler essa história, pelo menos para eu que sou muito sentimental! Estar no lugar desses protagonistas foi até um desafio, pra continuar a leitura. Eu tava sofrendo junto com eles!
E vale a pena ler, é um livro que tem uma carga pesada, mas ele te faz acreditar tanto em amor!
Amei, e quero ler novamente em outro momento! ???

Janise Martins 30/04/2024

Um Amor Perdido

Esse livro… o leitor tem que ter coração forte, coisa que não tenho, mas fui ousada, por isso meu coração ficou em pedacinhos. Fujo de histórias que se passam na guerra, mas vira e mexe eu me envolvo com alguma. Eu amei e recomendo: esmigalhe seu coração também.

Lenka e Josef se conhecem pouco antes da Segunda Guerra, e se apaixonam. Quando a guerra passa a ser mais que ameaça, a família de Josef consegue passagens para fugirem para os Estados Unidos, mas para levar Lenka eles precisam se casar. Eles se casam, mas ela não seguiu Josef, pois não queria deixar a família.

E assim eles são separados, e, como não bastasse, as notícias falsas levam a pensar que eles morreram.

A narração é feita na primeira pessoa por Lenka e Josef, sendo que ela narra o passado e os horrores da guerra e, ele o presente e o fato de nunca ter esquecido seu primeiro amor.

E a história é narrada até que haja um ponto em comum no presente. No dia do casamento dos netos deles.

E foi isso.

Bjoo.

site: https://www.instagram.com/p/C6ZJ9ETLLn5/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Maria18076 01/04/2024

Transformador
O que eu amo nesse livro é que o enredo não é sobre um amor clichê.
Mas sim como esse amor sobrevive ao tempo, novos vínculos, outros relacionamentos.
Outra coisa que fica muito claro é o respeito que os personagens apresentam pelos seus respectivos esposa e marido.
Nos ilustra que o amor também pode ser construído.

Fran 19/03/2024

Aquele livro que te prende do início ao fim e que arranca muitas lágrimas. Não é um romance, é a história de duas pessoas que se amam e são separados pela guerra. Eles passam mais tempo separados do que juntos de fato. Dói saber que as atrocidades narradas aconteceram de verdade. É um dos meus livros favoritos desse ano. Vale a pena ler!

Faragao 21/02/2024

Amo livros que retratam a segunda guerra mundial, e com certeza, amei Um Amor Perdido.
O livro vai contar a história de um casal que se encontra quase 60 anos após o período de guerra - isso não é spoiler, na própria sinopse já consta essa informação.
Mas antes que eles se encontrem, o livro vai mostrar como eles se conheceram, como eram suas vidas antes e durante o período do holocausto.
Claro, por trazer a temática de segunda guerra mundial, já sabemos o quanto é um livro sofrido, que gera indignação e diversos gatilhos, mas acho importante a literatura continuar trazendo livros com essa temática, para que não esqueçamos as atrocidades realizadas.

Keell 31/01/2024

Não é um livro de romance, é uma história sobre duas pessoas que se amam, se casam e são separadas pela guerra.

O livro traz mais relatos da vida de Lenka e Joseph após a separação do que de fato um romance, é uma história bem triste, e por mais que aqui seja uma ficção, sabemos que muitos relatos são reais no que diz respeito aos nazistas. Não entra na minha cabeça que pessoas foram tão cruéis a esse ponto, tudo por uma ideologia de merda. O que aconteceu na 2° guerra mundial está longe de ser cruel, não existem palavras para descrever tamanha atrocidades as pessoas, aos idosos, crianças, homens, mulheres ou simplesmente judeus, é triste de verdade. Me peguei chorando em diversos momentos quando a PP descrevia a vida nos campos de concentração, em Joseph acreditando que Lenka morreu na câmara de gás e etc, é realmente muito triste.

A única felicidade que podemos encontrar nesse livro foi saber que os dois sobreviveram, que o amor deles sobreviveu , não se esqueceram mesmo após tanta tragédia envolvendo a vida dos dois e mesmo após 60 anos se reencontram no acaso (não é spoiler, é o 1° cap).

Enfim, aconselho a leitura, mas tem que ter coragem para ler as descrições da guerra.

Gislene.Batalha 28/12/2023

Um amor perdido
Este livro me marcou profundamente devido a um trecho que diz exatamente sobre o que aconteceu comigo.
Lenka e Josef, um amor verdadeiro que superou a guerra e o tempo.

Mia Fernandes 23/12/2023

Os horrores da guerra
"Não irei escrever neste papel que você é mais uma em meio à pilha de mortos, ao tufão de cinzas enegrecidas. Só me permitirei pensar em você esperando por mim. Minha noiva. Você, Lenka, a jovem garota na estação de trem de Praga, com o broche de minha mãe na mão estendida."

"O que se faz com rostos pretos e brancos que não falam, mas que continuam a assombrar você ? O que se faz com cartas que lhe são devolvidas do outro lado do oceano? Os mortos não respondem a sua correspondência, mas sua esposa continua lhes enviando cartas mesmo assim."

Um amor perdido não é somente uma história de amor, é um retrato do que aconteceu com os judeus na Segunda Guerra mundial. Mostra o quanto o fanatismo, o antisemitismo pode causar dores e tristezas e cicatrizes que nunca vão se cicatrizar. O ataque ao um povo, injustificadamente.

Vemos a vida glamourosa em Praga, antes da ocupação feita pelos nazistas pela Europa, os campos de concentração. Os detalhes da família de Lenka em Terezin, as atrocidades que os judeus passaram. O subterfúgio na arte, para mostrar a verdade, escondida nos campos.

Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a união de uma família que perdeu tudo, mas está ali unida, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

Xoxo
Mia Fernandes

Julie 23/12/2023

Fantástico ?
História ambientada na segunda guerra mundial, com pincelada de romance mas retratado sob o manto do sofrimento dos campos de concentração.
Gostaria de apagar tais atrocidades, mas devem sim serem divulgados para que não ocorram novamente. As perdas são tão doloridas que dificultam até a compreensão.
Lenka com suas escolhas, Josef com suas frustrações permearam um dos episódios mais brutais da história da humanidade, cultivando suas esperanças e expectativas engrandecendo com detalhes os horrores vividos. Sofro com cada página lida que retrata esse período, mas igualmente tiro valioso aprendizado.