Diving Through Clouds

Diving Through Clouds Nicola Lindsay

Resenhas - Caminhando nas nuvens

Mari 18/04/2012

CAMINHANDO NAS NUVENS
Apos sua morte por cancer, Kate ainda permanece aqui na terra e cumpre seu proposito colocando todas as coisas em seu devido lugar sem ser parcial, sem utilizar de todos os sentimentos sugeridos por nós humanos como o odio, ciume, vingança, etc, somente o amor.
A exposição de situações e acontecimentos vistos atraves de Kate nos faz refletir e ponderar sobre nosso comportamento. O julgamento premeditado nos faz sermos egoista e injustos na maioria das situações.

Clio0 13/01/2012

Foi uma boa promessa, pena que não se cumpriu.

A maioria dos autores gosta de pegar temas sensacionalistas porque é fácil fazer o leitor sentir empatia pela história, pelos personagens... na minha opinião, esses deveriam ser os primeiros a irem para o paredão quando a revolução triunfasse! É óbvio agora que eu sempre caio nessas, mas essa daqui foi uma surpresa.

O enredo é sobre uma mulher idosa que morre de câncer, mas termina ficando na Terra – como um anjo ou um fantasma – para ajudar a família que já enfrentava diversos problemas de relacionamento. Conhece essa história? Eu também.

Mas a autora consegue um bom trabalho inicial mostrando os sentimentos dos personagens, tanto os bons quanto os ruins, e faz um ótimo exemplo de como podemos ser mesquinhos quando somos magoados. Nesse ponto, dá para bater palmas sobre as reações da protagonista ao perceber o que sua família está pensando após sua morte.

Essa descrição de sentimentos e as reações que provocam é um ponto forte no livro e se mantém pela história inteira. Infelizmente, em alguns pontos, a narrativa se desequilibra, especialmente após a metade quando os acontecimentos começam a tomar rumo para um final feliz.

Quero deixar claro que o problema não é o final feliz, mas sim a forma como tudo foi resolvido às pressas para que ele ocorresse.

Sem qualquer explicação de como, Kate, a fantasma, desenvolve poderosos poderes sobrenaturais. Ainda, com a ajuda de seu neto de apenas sete anos e com sérios problemas emocionais, consegue através meia dúzia de conversas absolutamente sem significado com ele, modificar seu comportamento e convencer a família a se reunir.

Ou seja, a descrição de sentimentos é boa, mas a coerência de atos e fatos não bate. Os personagens não têm desenvolvimento suficiente para que os acontecimentos se passassem dessa forma. É como ler uma história em que faltaram trechos.