Seita

Seita Paula Picarelli




Resenhas - Seita


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


babimcastro 18/04/2024

Papo mó torto o dessa Alma
Fiquei interessada no livro após escutar o podcast "É noia minha", onde ele foi recomendado. Lá as pessoas compartilharam que era o livro de uma sentada e que todo mundo se viu caindo na seita também, mas infelizmente esta não foi a minha experiência.

Atribuí nota 2,5, pois não consegui engajar muito com a leitura, precisei me esforçar bastante para terminar e abaixo seguem alguns motivos para isso:

1) O contexto de vida da Paula é muito fora da minha realidade. A rotina, o padrão, os dilemas... isso fez com que eu não me conectasse com as partes que ela relata a vida dela fora do portal, o que basicamente é o primeiro terço do livro.

2) Narrativamente achei um pouco confuso e apressado, não tive a sensação que se passaram anos ali.

3) Eu não me vi de forma alguma em uma situação em que seria manipulada por essa Alma. Entendo que as nossas dores e fragilidades nos levam a fazer coisas impensáveis e não estou desvalorizando a Paula ou as pessoas que acreditariam nisso, mas se um lugar te cobra espiritualidade e te pede pra assinar um termo de confidencialidade/responsabilidade, você foge imediatamente.

No mais, foi bom para ter um contexto do que andam fazendo com as pessoas por aí.
comentários(0)comente



Aline221 27/02/2024

Eu estava muito animada para ler esse livro! Amo assuntos relacionados a seitas. Mas aqui me pareceu ser pouco desenvolvido a seita em si. Me pareceu um pouco confuso o ?despertar? da autora. Ainda sim, um bom livro.
comentários(0)comente



AmadoThriller 16/02/2024

Quando vi esse livro fiquei muito interessada pois eu sempre tive muita curiosidade sobre os rituais de Ayahuasca, e inclusive já cheguei a tomar microdoses durante um breve período, tomei para ansiedade e realmente me sentia mais calma na época, mas não dei continuidade. Mas pesquisava muito sobre os rituais, apesar de sempre ter tido medo de participar de um, nunca sabemos como nosso corpo irá reagir, não é?
E lendo os relatos da Paula eu vi como tantas pessoas usam da fé de outras para criar uma máfia e enriquecer, temos muitos exemplos disso em muitas religiões. Sempre que via reuniões para esses cultos na internet eu me espantava com o valor cobrado, e fiquei chocadíssima nesse livro em ver quanta pessoas pagavam cada vez mais caro e ainda várias vezes por semana para participar de reuniões e mais reuniões. É realmente como se fizessem uma lavagem cerebral nas pessoas. A maioria está tão fragilizada e procurando desesperadamente a algo para se agarrar que não enxergam o quanto estão sendo extorquidas, maltratadas e manipuladas. Lendo de fora a gente enxerga de cara que jamais cairia numa dessa e que perceberia logo de início as coisas absurdas que estavam acontecendo, mas essas pessoas foram de certa forma envolvidas e levadas a acreditar que sem aquilo a vida delas cairia em ruínas e o medo e as ameaças eram tantas que não coragem de se desvincular.
Achei esse livro extremamente necessário como um alerta e para que outras pessoas não se deixem levar por charlatães. Eu acho que essas pessoas tinham sim que ser denunciadas à polícia, mas também entende quem não o faz, pois quem é capaz de ameaçar claramente um grupo e fazer tudo o que fez, vai saber do que seria capaz para calar alguém não é mesmo? Às vezes é melhor ter paz do que ter razão...
comentários(0)comente



Leticiaos 08/01/2024

Que doido
Achei a escrita do livro um pouco confusa de inicio, não sei se foi algo proposital da autora, pra já fazer a gente ir entrando na loucura toda, ou se foi uma má organização mesmo.

Mas depois de um tempo me encontrei no ritmo e fluiu.

Pra mim, uma cética de carteirinha, é muito difícil entender a mentalidade de pessoas religiosas e que entram em seitas e sofrem uma lavagem cerebral dessas, então a leitura foi um exército de empatia, porque olha... Ô povo doido influenciável... Pelo amor!

Enfim, achei interessante, a autora não fica na pegada de se fazer de coitada nem nada, parece que ela só queria tirar isso do peito e resolveu fazer um livro.
comentários(0)comente



ClaudioRocha 03/01/2024

Seita
Uma imersão num mundo completamente novo! O relato doloroso e pessoal sobre a participação numa seita, várias reflexões sobre como buscamos sentido em tudo e nos deixamos alienar. Impactante!
comentários(0)comente



anacar0lina_ 31/12/2023

O livro é bom, achei a linguagem bem fácil e dá para ser lido rapidinho. Não dei uma nota maior porque acredito que faltou mais descrições sobre os personagens e os rituais em si. Além disso, gostaria de um final diferente. Acho que o cuidado com que ela aborda que o problema é, de fato, os indivíduos no ritual e não o culto em si faz valer a pena a leitura.
comentários(0)comente



JULIA 31/12/2023

Faltou um linearidade na narrativa, não me pegou de início, segui pela curiosidade. Mas não me esclareceu muito sobre a ceita.
comentários(0)comente



Tamires.Tanaka 25/12/2023

Assunto interessante mas superficial
Comecei a ler o livro pelo assunto, achei muito interessante a história de participar de uma seita, mas achei a leitura um pouco arrastada no começo, sem linearidade. Não achei que prende a leitura, e achei um pouco rasa a história dos personagens, até mesmo da narradora, não consegui criar conexão com nenhum personagem.
comentários(0)comente



Rafaela 05/12/2023

Prende do início ao fim.
Adorei a escrita da Paula, o livro me prendeu do início ao fim pois ela soltava frases de diálogos ditos no futuro e eu ficava "Meu Deus, vai escalonar muito essa história " e continuava lendo e me envolvendo.
Fiquei curiosa para saber a experiência da Paula pois sou adepta a cultura xamânica e a consagração da ayahuasca. Mas realmente, esse livro não é sobre a ayahuasca.
Minha opinião sobre a experiência da Paula nisso tudo: manipulada totalmente, deve ser muito difícil se dar conta depois de tanto tempo que foi manipulada, enganada e chantageada, ao ponto que ela duvidou do que viveu devido as mentiras e charlatanismo da Alma. Uma experiência que deveria ser sobre o despertar da consciência, virou uma seita perigosa que utiliza o Sagrado. Utiliza da falsa vida good vibes que muita gente quer "alcançar" para bater palma p sol.
Ayahuasca é para todo mundo mas nem todo mundo é para a ayahuasca, e isso não é só sobre cultuar a bebida sagrada, é sobre obte- lá e comercializa-la.
Eu consagro ayahuasca algumas vezes no ano e a casa onde vou honra a bebida sagrada e não pede NADA em troca além de se permitir viver a experiência.
Ayahuasca transforma. Mas esse livro não é sobre ela.
Esse livro é sobre como o poder, o dinheiro, a ganância e o ego pode destruir vidas dependendo do veículo utilizado para tal manipulação. E como pessoas que precisam de ajuda, que se sente perdidas e desmotivadas se tornam alvo fácil para pessoas com essa índole.
E mexer com o espiritual, a fé, é a área mais vulnerável de alguém, principalmente de quem realmente precisa dela. A espiritualidade e o autoconhecimento são a chave para se SENTIR feliz e conectado com o Divino mas temos que tomar cuidado com onde vamos para sentir e desenvolver essa conexão. Não acreditem em gurus, em pessoas superiores e que dizem falar com Deus.
Nós sentimos Deus e sua energia poderosa.
E consagrar ayahuasca não faz ninguém superior e quem realmente honra essa medicina, não se sente superior a ninguém. Nós somos todos irmãos de uma mesma energia que é Deus, o Universo e a Natureza.
Ahow!

Ps. A Paula compara muito a ayahuasca com dr*gas alucinógenas, só para deixar claro, ayahuasca é considerada enteógena. Mas concordo com ela que deveria ser mais regulamentado para evitar o fácil uso, principalmente por pessoas com histórico/tendências as doenças psicológicas. A ayahuasca pode agravar quadros psíquicos como esquizofrênia.
comentários(0)comente



samir27 02/03/2023

Seita
Odeio dar reviews ruins aos livros me sinto péssimo. Na verdade não sei o que me atraiu neste, mas comprei por curiosidade. O nome da protagonista da história é o mesmo da autora, que eu só percebi quando finalizei. É um relato ficcional de uma história real sobre uma farsa que foi uma seita que a mesma entrou. Não sei se foi intencional, mas a escrita não foi linear, e eu me perdia em vários momentos durante a leitura, pois, ficava marcante e depois tornava a ficar interessante. são poucas páginas, porém os primeiros capítulos são muito longos, o que ajudou bastante atrasar o término da leitura.
comentários(0)comente



Maria5182 14/02/2023

Curioso
O livro é super interessante e abre nossa mente para algo totalmente novo e que ninguém fala a respeito sobre os cultos do chá de ayahuasca.
Acho válido lerem para conhecer esse mundo e tirarem suas próprias conclusões.
Achei bom
comentários(0)comente



AndressaSrta.LerLivros 22/12/2022

Manipulação "transcendental"
Paula - Paulinha - é uma atriz. Ela namorava Gustavo. Ele resolveu participar de uma reunião no Portal da Luz Divina e Paula, não querendo ficar de fora, foi com ele.
As líderes do Portal eram Alma e Helena. Juntas, ela administravam o Portal. As reuniões, chamadas de "trabalhos", começavam quando a pessoa tomava uma dose de ayahuasca - uma bebida utilizada em rituais indígenas - e depois as pessoas entravam em transe. Ela era usada para criar uma ponte com o divino. O curioso é que esse consumo era a partir do pagamento de uma taxa que ia aumentando de valor a cara reunião.
Nesse transe, as pessoas entoavam hinos enquanto Alma recebia "o mestre". Ele, através de Alma, dizia que para as pessoas se conectarem com Deus deveriam fazer determinadas coisas: participar de mais reuniões, ouvir o conselhos de Alma em todos os aspectos de sua vida e principalmente, fazer doações, grandes doações, ao Portal, pois quem dá, recebe a graça.
Paula ficou no Portal durante sete anos. Nesse tempo terminou com Gustavo, conheceu outras pessoas, casou, engravidou. Ninguém entendia o que ela fazia no Portal, as vezes, nem ela. Mas não podia sair, a Alma ficaria brava.
Ela viu pessoas indo embora. Viu coisas absurdas acontecendo. Mas ela não queria ouvir falar mal daquilo. O Portal e a Alma eram sagrados para ela.
Mas um dia ela teve um clarão e viu que na verdade as coisas eram bem diferentes do que ela via.
comentários(0)comente



Carvalho 20/07/2022

Comprei pela capa
E amei a leitura! Kkkk a autora consegue contar com fluidez e riqueza de detalhes uma história muito envolvente e louca ao mesmo tempo. Adorei entender mais sobre o universo do dime e triste pelo que ela passou.
comentários(0)comente



esquadroz 24/08/2021

Apesar dos temas tratados, a leitura corre fluída.
Fiquei super curiosa a respeito da seita e também assustada com o quão manipulativa pode ser a mente humana.
comentários(0)comente



Maah 21/08/2021

A mente humana
Esse livro é um ótimo exemplo de como o ser humano tá desesperado por preencher o vazio interno, nem que seja com um chá que causa alucinações e você acredita mesmo que está elevando seu espirito.
É uma boa história, para conhecer mais ou menos como funciona essa manipulação que ocorre.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR