Uma Mentira Perfeita

Uma Mentira Perfeita Lisa Scottoline

Resenhas - Uma Mentira Perfeita

Simone de Cássia 31/01/2019

Devo ter levantado com " a vó atrás do toco", mas não vai ter jeito, owuuuu livrinho ruim, misericórdia!! Já tô quase na metade da história e só tem beisebol e drama familiar ... que preguiça!! Quem vai ser o arremessador, quem vai ser o rebatedor, quem vai ser o treinador... a mãe número 1 fez assim, a número 2 fez assado, a número 3 nem fez...Cadê o thriller, a ansiedade, o mistério?? Aí vem a turma do "deixa disso" e fala : espera, vai melhorar... Capaz que vou esperar!! Não espero nem gente atrasada em compromisso !! Eu já disse: ou me ganha de cara ou a fila anda! E andou. Uma coisa posso dizer a favor do livro: o título é totalmente adequado: uma mentira perfeita! Perfeitinha, perfeitex! É nessa hora que entre a virada de olho e o suspiro impaciente. Perdeu!
Gleidson 31/01/2019minha estante
Kkkkk vc é a melhor! Estou nessa também, ou já começo gostando ou já parto pra outro. Não dá pra perder tempo com livro ruim... A fila tá gigantesca.

Claudia Cordeiro 31/01/2019minha estante
Tirei dos desejados

Riva 31/01/2019minha estante
Simone sendo Simone!!!!!!!!

Simone de Cássia 31/01/2019minha estante
Gleidson e Riva, paciência aqui abaixo do nível recomendado pelo Ministério da Saúde... rsrs

Simone de Cássia 31/01/2019minha estante
Cláudia, pode tirar messsssssmo!!! Ruim demaisdaconta!!!

Kaionara 24/06/2018

393 páginas, sessenta e três capítulos, três passos e mil detalhes. Não pare de ler quando você achar que o livro é ruim. Em um momento você tá doida pra fazer o Pat e jogar o livro pela janela, mas calma...melhora...e eu nem sou super fã do gênero thriller/drama. Logo no início do livro vemos Chris construir uma teia bem tecida de mentiras e estratégias, ele chega bem manso na cidade, se mostrando o bom moço, o bom professor, o bom amigo, e depois de conseguir o emprego tanto de professor substituto quanto de treinador assistente de beisebol, aquela pessoa que os alunos podem confiar e se apoiar. O primeiro passo se desenvolve com Chris sendo o narrador em boa parte, mas também capítulos na narrativa das famílias dos alunos Raz, Evan e Jordam, alvos de Chris para o desenvolvimento do seu plano, são garotos com problemas pessoais, nos mostrando quem eles são, suas dores e vontades. Quando chegamos no segundo passo temos uma ideia das coisas e é aí que as coisas mudam, e o que você achava não é mais, nossas suspeitas se transformam e ainda tem o passo três onde passado, presente e futuro se unem e te deixam surpresa. Mas se eu continuar falando entrego vários spoilers. As mesmo tempo que conhecemos Chris, seu plano e seus alunos, Lisa nos mostra um mundo desconhecido pelo menos para os brasileiros, que é o terrorismo, e o quanto tudo é mais sério do que podemos imaginar e em como você pode achar que conhece aquela pessoa, mas se ela estiver tramando um ataque?
Enfim, o objetivo do livro não é desvendar um mistério, pois o ponto principal da história é bem mostrado no início, mas sim é nos mostrar... quem é o Chris? Qual o seu objetivo na cidade? Porque ele mentiu sobre seu nome e sua profissão? O bom do livro são as descobertas que vão aparecendo na sua frente, fazendo com que tudo o que você achava que era não é bem assim...ou será que é?
Os: A nota 4, não é porque o livro e ruim, é porque ao meu ver em alguns momentos as informações se atropelam, os dramas ficam cansativos e se perdem, mas claro que isso é uma opinião minha =D
Michele.Nunes 01/10/2018minha estante
Comecei ele hoje, e tava achando bem chato já ia desistir, mas vou continuar.

Kaionara 19/10/2018minha estante
Hahaha...vá em frente...vai dar certo ?

Maíra Marques 11/04/2023

Não é um suspense que me prendeu ou que eu recomendaria fortemente. O plot twist foi previsível e os personagens não me encantaram. Pelo que tinham me falado, eu esperava bem mais ação e suspense, então, minha expectativa era alta e isso, certamente, impactou na minha percepção.
O final é "fofo" e gostei da forma como os personagens foram apresentados no livro (adolescentes e suas mães).
Escrevendo essa resenha me veio a pergunta: E se não fosse um livro de suspense? Há outros enredos ali que dariam boas fanfics, quem sabe...
Raely.Sabrine 26/09/2023minha estante
Eu tô gostando das mães dos meninos tbm, aliás eu gosto dos garotos ?

Raely.Sabrine 26/09/2023minha estante
Só espero que o Cris não faça nada com os garotos ?

douglaseralldo 22/04/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA MENTIRA PERFEITA, DE LISA SCOTTOLINE, OU SOBRE FARSAS NECESSÁRIAS
1 – Uma Mentira Perfeita é um bom thriller que tem em seu plano de fundo uma preocupação atual da sociedade americana, o terrorismo, mas no caso específico da narrativa, instigado e influenciado por antigos comportamentos humanos como o desejo de vingança e a noção enviesada de justiça que podem causar milhares de mortes inocentes;

2 – Dito isto, obviamente rompemos com a possível expectativa inicial dos leitores, que a princípio, tanto pelo título, como pela forma que é apresentado o livro, podem imaginar uma outra espécie de condução da narrativa, que converge inicialmente com a primeira parte do romance, jogando luzes de suspeição sobre o protagonismo-antagonismo de sua personagem principal, para a completa inversão de perspectiva nas partes posteriores, quando enfim parte do suspense se elucida, e a partir disso iniciando uma verdadeira corrida contra o tempo;

3 – Tal suspense inicial está centrado na figura principal da narrativa, o misterioso Chris Brennan que chega à pequena cidade de Central Valley assumidamente no papel de um mentiroso que necessita de uma colocação numa escola para concretizar seu plano (obscuro), durante a primeira parte da narrativa, mantido o segredo de suas intenções dificultando inicialmente a posição deste na narrativa, se como herói ou como o vilão, com claramente a tentativa do texto de levar-nos para esta segunda opção;

+ : http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-uma-mentira.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-uma-mentira.html
Crica 24/04/2018minha estante
O tópico 2 da sua resenha pra mim ficou extremamente confuso de entender...desculpe o comentário sincero mas não resisti rsrsrs.

Karini.Couto 06/05/2018

Oláaaaaa!

Tudo bem meus lindos? E hoje, mais uma resenha da Harper Collins que tem trazido livros que eu fico doidinha para ler.. Esse assim que vi, pedi para a Paty, e mais uma vez amei! Meu número completamente!

Uma Mentira Perfeita nos traz um enredo recheado de suspense e aquele terror psicológico característico no gênero, como costuma dizer por aí.. Te prende do começo ao fim e deixa o leitor ofegante!

Bom, neste enredo vamos conhecer Chris Brennan professor substituto em uma escola e treinador de beisebol; ele leva uma vida teoricamente comum, mas claro que por trás ele esconde mais que segredos comuns, ele sequer é quem diz ser. Ele atua no colégio no Central Valley e sua intenção é estar por perto e se inteirar sobre a equipe de beisebol e principalmente sobre Evan (jovem da elite financeira), Jordan (recém iniciado no time) e Raz (arremessador). Aparentemente em uma olhada superficial o que os jovens tem em comum é o time, mas indo além, Todos três estão vivendo momentos complicados e isso é mais que perfeito para o objetivo de Brennan. O que seriam esses objetivos ou planos? Qual o motivo de Chris Brennan ser uma completa farsa?

O interessante da história é que ainda que desenvolva teorias com base no que vou descobrindo no decorrer da leitura, ainda assim Lisa Scottoline, consegue surpreender de maneira dinâmica e coerente e trazer um outro raciocínio para a trama. Tudo tem ligação perfeita em uma obra bem escrita, bem desenvolvida do começo ao fim, sem aquela sensação de que falta algo ou algo ficou estranho.. É como um quebra-cabeças, tudo se liga perfeitamente e o resultado é de não conseguir largar a leitura até que chegue ao final ou se necessário parar ficar pensando em teorias para entender o que está acontecendo.

Não vou dizer para vocês qual a pegada real do livro, Ah! Não é o que pensam quando fazem a leitura da sinopse. Fui enganada! rsrs Mas de maneira boa! E garanto que temos em mãos um tema da atualidade e com grande impacto mundial.

Chega de falar! Já dei um leve spoiler!

Espero que curtam tanto quanto curti.

Eu li e indico!

Beijos e até a próxima!
Isabel.Vilela 28/05/2018minha estante
Estou lendo e bem curiosa pra saber qual é dessa farsa toda

Isa Books 01/06/2018

Um verdadeiro "casos de família"
1° - a nota real foi 3,5
2° - primeiro livro dessa autora que leio e sinceramente não sei como classificar essa experiência. Me senti assistindo aquele épico programa de TV Casos de Família com o tema: "Achei que te conhecia". :D

Quando li a sinopse e iniciei a leitura jurava que a obra tratava sobre outro assunto, algo mais semelhante a um thriller psicológico (um dos meus gêneros favoritos) e fiquei bem empolgada. No entanto com o decorrer da leitura me deparei com uma trama policial. Opa! Não tenho nada contra, mas também não caio de amores. Mas como a autora criou uma trama envolvente firmei na leitura.

Com capítulos curtos, têm-se um suspense em que é impossível conseguir parar de ler. Uma coisa que gostei bastante (apesar disso costumeiramente não ser do meu paladar) é o fato de termos diferentes focos narrativos. O personagem principal - Chris - não "brilha" sozinho, é acompanhado do estrelismo de outras 3 personagens: as mães dos alunos.
Achei que isso seria entendiante mas pelo contrário, foi agradável. Essas mulheres estão completamente perdidas em seus próprios problemas e na educação de seus filhos. Ás vezes acha que tem tudo sobre controle e descobre que está tudo indo para o buraco.

O engraçado é que essa tríade de mães de diferentes classes sociais conseguiram ter mais destaque do que o próprio personagem principal. Chris é... tão apagadinho! Eu não tive qualquer empatia por ele. É um cara tão sem lé com cré que muitas vezes se tornava desnecessário.
A propósito, todos os personagens do livro são bem entediantes, faltava algo neles que não sei explicar.
O livro tem 400 págs mas a sensação que temos (pelo menos eu tive) foi que tem metade disso, já que os fatos vão acontecendo rápido demais. A pessoa tem aquele insight e no minuto seguinte já descobre tudo e a casa cai e tem barraco.

Apesar de estarmos diante de assuntos sérios o leitor a todo momento tem a sensação de que estamos caminhando para rumos inesperados e explosivos, carregados de ação mas aí... nada. E você fica pensando "só isso?"
Quem sou eu para dizer isso mas achei a obra muito mal aproveitada com assuntos tensos tratados de forma tão superficial e personagens tão sem objetivos e personalidade que você se pergunta por que estão ali. Parecem mais um enfeite.

Para mim foi uma promessa não cumprida. Gostei da forma que a autora nos mantêm presos na trama mas detestei a falta de profundidade e aproveitamento dos personagens.
Ana Isabel 03/06/2018minha estante
Concordei com tudo o que vc escreveu! Comecei a leitura achando que ia encontrar um baita thriller e me deparei com problemas familiares mal desenvolvidos e que não me trouxeram outra sensação além de tédio. Uma pena.

Paula1344 19/04/2018

Muito bom, recomendo!
Tanto quanto foi dito na sinopse, Uma Mentira Perfeita traz a vida de Chris Brennan. O livro nos faz criar uma imagem do personagem, que acaba se revelando exatamente o contrário. Ele ainda está mentindo, porém, você pensará nos motivos errados para tal. Brennan é meticuloso e dedicado, tendo estudado tudo e todos da escola em que começa a trabalhar. É essencial que ele se aproxime dos alunos, especificamente de um dos meninos do time. Para isso, ele banca o bizarro professor novato, tentando se enturmar em primeiro lugar. É por isso que Brennan escolhe alguns meninos do time que não tem uma figura paterna em casa. Caso tudo dê certo, por consequência ele pode assumir tal posto.
A vida de Brennan não é, contudo, o único assunto discutido na história. Para entendermos o papel do professor, precisamos entender o background dos aluno escolhido por ele. Mesmo que pareçam simples adolescentes típicos do interior, cada menino tem uma vida complicada em casa. Sob o mesmo ponto de vista, Lisa achou importante nos contar o ponto de vista das mães. Em determinado momento da trama, a participação delas se torna essencial para a história como um todo. Quando os personagens enfim se encontram e o objetivo principal do livro é revelado, as palavras voam diante dos olhos. Brennan realmente criou Uma Mentira Perfeita.
Preciso dizer que o livro me enganou direitinho. Não vou dizer como, afinal, cada um precisa descobrir a história sozinho. Lisa Scottoline soube organizar os elementos de sua trama, de modo que se tornou rápida e tensa, principalmente no final. Além do enredo principal, as histórias paralelas são igualmente bem escritas, e fundamentais para a opinião que tenho sobre o livro.

Uma Mentira Perfeita acaba se tornando previsível em determinado momento, embora eu tenha achado isso aconteceria desde o começo. Quando o grande plot twist é revelado, parte dessa previsibilidade vai embora e dá lugar a outra. Diante de um cenário caótico como a vida de Chris Brennan, o final poderia ter terminado de forma mais trágica. Não pense que isso, porém, prejudica em alguma coisa no contexto geral.

Por fim, o livro de Scottoline é daqueles que não demora para nos fazer gostar dele. Por meio de uma escrita fácil e sem um vocabulário rebuscado, a autora tornou sua obra acessível a todas as idades. Caso fosse mais elaborada, seria um ótimo roteiro para uma adaptação cinematográfica!

site: https://poltronanerd.com.br/livros/ler-e-bom-vai/ler-e-bom-vai-uma-mentira-perfeita-de-lisa-scottoline-69076

Ivy (De repente, no último livro) 28/04/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Uma mentira perfeita é um daqueles thrillers cheios de suspense, que conseguem agradar o leitor, instigando quem segue a trama a ler mais e mais páginas sem parar, pois é aquele tipo de história tão cheia de surpresas que queremos descobrir de imediato toda a verdade por trás de Chris Brennan e também de seus alunos, os até então pacíficos jovens da pequena de Central Valley.

Quando Chris Brennan chegou a Central Valley ele já tinha seu objetivo em mente, já havia previamente planejado um plano para aproximar-se de seus alvos e, de maneira perspicaz e metódica, vai cumprir passo a passo do que se propôs a fazer, sem permitir que nada ou ninguém se coloque em seus caminhos. Quem é Chris Brennan e o que ele realmente pretende é a pergunta chave durante pelo menos a primeira metade do livro. Esse é aquele tipo de protagonista impossível de se prever, porque nunca conseguimos antever suas atitudes, e seus sentimentos parecem ser sempre uma incógnita já que Chris é uma espécie de homem intocável, inabalável e inalcansável. Desde as primeiras páginas já sabemos que Chris não é realmente Chris, e que tudo é uma farsa, uma mentira elaborada por ele e fielmente interpretada para convencer os habitantes da pequena cidade de que, esse novo forasteiro misterioso é um pacato homem proveniente de Wyoming, um novo cidadão acima de qualquer suspeita.
Eu adorei a maneira como a autora Lisa Scottiline conduz a história, demonstrando ao leitor que não há nada mais perigoso do que a sensação de falsa segurança que, muitas vezes, conduz pessoas de bem a agir com um excesso de confiança que, pode ser usado, mais adiante, contra elas. O perigo sempre pode estar à espreita, e geralmente as maiores ameaças acontecem quando somos pegos desprevenidos.
Dessa maneira segue a trama de Uma mentira perfeita, uma trama que é dinâmica e cheia de detalhes, com personagens que se revelam cheios de facetas e um lado obscuro que, ao longo da trama, o leitor testemunhará transparecendo em cada personagem à medida que atravessam por momentos cruciais de suas histórias.

Embora Chris Brennan seja o protagonista de maior importancia na trama já que tudo oque ocorre estará relacionado à este personagem, os outros personagens que atuam ao seu redor também exalam carisma, e eu gostei da maneira sucinta, mas completa, com que a autora nos narra cada uma de suas vidas, fazendo do leitor alguém íntimo da rotina de seus personagens. O maior trunfo de Uma mentira perfeita é justamente contar com um rol de personagens necessários à trama. Nenhum deles está ali por acaso, todos possuem uma importancia vital no desenrolar dos fatos e é bem interessante a maneira como pouco a pouco suas vidas vão se tornando conectadas, seja em razão de Chris Brennan, ou seja em razão de outros fatores que vão surgindo.

Acredito que a sinopse do livro já está bastante completa, ao ponto em que não há nada mais à se dizer sobre a trama sem correr o risco de soltar um spoiler desnecessário, portanto, prefiro me ater em dizer o quanto o livro me agradou e praticamente me arrastou a este universo meio suspeito de Central Valley.

Ao longo da leitura houveram personagens que se destacaram mais que outros e, óbvio, tendo um grupo de personagens distintos, sempre há aqueles com os quais o leitor se identifica mais, ou simplesmente conecta de maneira especial. No meu caso quem brilhou durante a leitura foi Mindy Kostis, a mãe de Evan, um dos garotos do time de beisebol de Chris.
Mindy começa a história como a dona de casa socialite perfeita. Bonita, simpática, rica e popular, assim como seu filho. Porém, ao longo da leitura, a vida da personagem começa a desmoronar, ao mesmo tempo em que ela se torna mais forte, mais corajosa e pronta para tomar à frente diante das adversidades que aparecem em sua vida. Mindy representa a mulher que persevera, que luta, e suas atitudes são coerentes, tomadas de um realismo e de uma emoção que, ao meu ver, o papel de mãe está muito bem representado por Mindy e também por Heather, outra das mães da história, a mãe de Jordan Larkin, uma jovem mulher solteira que se divide entre criar um filho adolescente sozinha e trabalhar para o sustento do lar, carregando sobre si a responsabilidade de jamais se deixar abalar.
Ambas as familias, os Kostis e os Larkin, aos poucos adquirem importancia grande na trama, e acompanhamos estas mães e seus filhos, em sua rotina e também em seus conflitos mais inesperados.
Há um terceiro grupo, a familia Sematov, encabeçados por Raz e Susan, sua mãe, porém, talvez porque eu tenha sentido um carinho especial por Mindy e Heather, Susan acabou adquirindo uma importancia secundaria para mim. Mesmo assim achei que o personagem retrata bem o drama da mulher recentemente viúva, que deve lidar com a perda de alguém querido e com a criação de seus filhos, antes meninos exemplares, agora garotos perdidos e tomados pela dor do luto.

Eu não sou grande fã de livros narrados na terceira pessoa. Sempre prefiro quando está em primeira pessoa, porque sou daquelas que gosta de se sentir "na pele" do personagem que conta a história mas, no caso de Uma Mentira Perfeita a narrativa em terceira pessoa funciona perfeitamente, pois é a maneira mais certa de nos trazer um panorama geral da vida de todos esses personagens sem tornar a leitura cansativa ou enfadonha com um punhado de reflexões pessoais dos próprios personagens (algo que poderia acontecer se houvesse sido narrado em primeira pessoa).
Os capítulos são curtos, algo que adorei, porque faz a leitura ser mais ágil e como há esse intercâmbio de personagens, cada capitulo nos traz um pouco de cada um, o que deixa a trama mais dinâmica pois além do conflito chave que desencadeia a história, também veremos algumas outras situações paralelas que farão o leitor se sentir ainda mais imerso na leitura.

Em síntese, Uma mentira perfeita é um excelente suspense, que consegue manter desde o princípio uma atmosfera cheia de dúvidas e incertezas que instiga o leitor a praticamente não largar o livro até o final, ávido por respostas e tentando desvendar por si mesmo todas as elaboradas farsas de Chris Brennan e de outros personagens da aparentemente pacata e inofensiva cidade de Central Valley.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/04/review-189-uma-mentira-perfeita.html

@blogleiturasdiarias 29/04/2018

Recomendadíssimo!
Para meu primeiro thriller — exatamente, não sou de ler o gênero — saio feliz com o que encontrei. Cheio de reviravoltas do início ao fim, a leitura fluiu muito bem, além de deixar aguçada a curiosidade com o que sucederia. Questionando na totalidade e todos, Uma Mentira Perfeita é aquele livro que torna os personagens inesquecíveis.

Chris Brennan é treinador de beisebol e professor substituto na escola de ensino médio de Central Valley. Tudo que o define e o levou a ser o que é na cidade é mentira: seu nome, seu currículo, sua trajetória. Com um objetivo em mente ao ir para Central Valley, ele precisa ficar de olho no time de beisebol, principalmente em três meninos: Raz Sematov o arremessador e de temperamento forte; Jordan Larking o novato do time e Evan Kostis o rico e sensação da equipe. Os três passam por momentos turbulentos na vida pessoal, e podem ser alvos perfeitos para o plano de Chris. O que passa na mente dele e qual a motivação de todo esse segredo? Quem ele realmente é?

Depois de criar mil teorias, de pensar em diversos caminhos que poderiam ser tomados, escolhidos, terminei a leitura chocada. Nada do que imaginava aconteceu, e é simplesmente fantástico. O objetivo com certeza foi atingido e a cada virada de página me via mais interessada no desfecho da trama. É aquele enredo que as peças vão encaixando aos poucos, mas sem perder o ritmo de inserir o cotidiano, a ambientação de fundo. Temos uma introdução detalhada, conhecendo aos poucos os possíveis culpados, de quem irá participar da história como um todo, sendo a obra dividida em três passos.

Praticamente no meio do volume temos uma virada que me pegou desprevenida. Esperando algo, Lisa Scottoline nos conduziu em um caminho em que a resposta é totalmente o oposto do que imagina. Foi um elemento que a autora usou com maestria. Acredito que poucos consigam acertar qual será o plot twist que encaminha a história para um rumo diferente. E a partir deste elemento temos desdobramentos que mexem todo instante no desenvolvimento.

"O exercício em sala de aula era insignificante perto do que os aguardava pela frente, e Chris não podia confiar em um garoto que desmoronasse quando as coisas ficassem difíceis. E letais." pág. 105

Confesso que por não conhecer os gêneros suspense e thirller, senti que seria mais o primeiro citado do que propriamente thriller. No entanto quando ocorre o plot twist, o lado thriller emocional fica mais presente. Não deixa pontas soltas, o que me agradou bastante, e as perguntas e questionamentos inseridos como informação, tem a sua explicação elaborada. É uma narrativa fechada.

Falando em personagens, acompanhar Chris Brennan foi uma aventura. Ver as situações pelos seus pensamentos nos deixa com "pontos cegos" em vários quesitos, ao mesmo tempo que nos antena para as suas estratégias. Por somente ter esta visão, fica-se confuso e assim elaboramos várias justificativas, várias teorias do que esperar mais a frente. Talvez este seja um dos maiores atrativos que me faça ler mais thriller, porque foi fundamental para a movimentação do romance — o estilo de narrativa.

Acredito que se eu falar mais possa acabar soltando spoilers, e o ideal para Uma Mentira Perfeita é você descobrir e ficar de queixo caído como tudo que se conecta. Eu demorei em torno de 2 dias para terminá-lo — porque tinha faculdade, trabalhos para fazer — mostrando o quanto ele te capta. Não paramos a leitura até descobrir o que de fato está transcorrendo. Aliás, adorei uma leve pitada de romance que está de plano de fundo.

De uma forma geral para um primeiro contato, me instigou a conhecer mais exemplares assim. Acredito que para quem curte ou já leia será uma ótima opção. Completo e interessante, é um prato cheio para qualquer leitor. Recomendado!

"Ele sentia que estava conectado ao time de beisebol, mas não conseguia ligar as coisas. Faltava uma peça do quebra-cabeça e ele tinha fé de que iria encontrá-la; só não a tempo." pág. 273

Na parte física a capa é totalmente condizente com o conteúdo. A escolha do título igualmente. Apesar dele deixar uma leve desconfiança do que veremos na parte interna, ainda seremos surpreendidos. A diagramação é espaçada, então por mais que aparente ser grande a leitura pode acontecer mais rápido do que imagina. Não vi nenhum ortográfico ou de gramática. Como falado anteriormente, a narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista do protagonista.

Pela recomendação na parte de trás do tão aclamado Harlan Coben e pelo que consegui captar, irei procurar mais sobre a autora. Foi algo que me tirou da zona conforto e agradou. Confesso que não me via fazendo este tipo de leitura tão cedo, entretanto acabou que foi positivo. Pretendo me aprofundar mais. Espero que tenham gostado!

site: http://diariasleituras.blogspot.com.br/2018/04/resenha-uma-mentira-perfeita-lisa-scottoline-thriller-harpercollins-brasil.html

Jeff.Rodrigues 02/05/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Lisa Scottoline é bastante conhecida pelos seus thrillers de suspense de tribunal, ou suspense legal. São obras que se passam no universo dos escritórios de advocacia, sendo que as mais famosas envolvem a advogada Bennie Rosato (a maioria absoluta de seus livros é publicada no Brasil pela Editora Record). Para além disso, Lisa publica também algumas obras que, segundo seu próprio site, são classificadas como thrillers emocionais – já são 14 livros nesta temática, sendo que o penúltimo deles, é Uma Mentira Perfeita, recém-publicado no Brasil pela HarperCollins.

Como a classificação da obra deixa claro, Uma Mentira Perfeita se equilibra entre o suspense e o drama. O ponto principal da história é entregue já no primeiro parágrafo e o leitor fica ciente que a intenção do livro não é necessariamente desvendar um mistério, mas sim mostrar como se atingir um objetivo. Nós acompanhamos, portanto, um plano sendo executado. Há segredos, assassinatos, pequenas cenas de ação, mas nada que constitua um mega foco de curiosidade para os leitores. Se inicialmente Lisa consegue nos envolver facilmente com a narrativa em primeira pessoa do protagonista Chris, à medida que o livro avança, essa mesma narrativa vai ficando cansativa e se arrasta em alguns pontos. Precisamente nas partes em que o drama se sobrepõe.

Os caminhos da trama não fogem à tradição de conduzir o leitor para pontos que não necessariamente são verdadeiros. É complicado identificar se temos vilões e mocinhos, e as reviravoltas nesse sentido surpreendem facilmente. A partir do momento que o suspense perde força para o drama, o livro segue o curso da previsibilidade e vai desaguar num final pra lá de melodramático. Somem as surpresas e entram em cena as emoções.

Nas entrelinhas de Uma Mentira Perfeita, porém, se escondem temas caros à sociedade norte-americana atual como o terrorismo e a forma como as famílias, principalmente de adolescentes, lidam com a tecnologia, as amizades, e mais precisamente “o que seus filhos fazem quando não estão sob suas vistas”. Estes são os pontos fortes da história e que podem passar despercebidos para nós, brasileiros, justamente por não termos tanta identificação com questões como essas. Mas é bem interessante notar o desenvolvimento dos três garotos que protagonizam a história e como as ameaças podem estar mais próximas do que se imagina.

Se a Uma Mentira Perfeita faltam as características de tirar o fôlego que já vimos em outras obras de Lisa Scottoline, o livro se segura, porém, tranquilamente enquanto um bom drama. Há história de sobra para envolver, entreter e causar algumas coceirinhas de curiosidade com relação à postura de alguns personagens. É uma leitura válida e fica como porta de entrada para quem decidir se aventurar pelo restante da obra da autora. Vale a pena!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/05/01/resenha-uma-mentira-perfeita-lisa-scottoline/

Vai Lendo 08/05/2018

Aquela leitura viciante
O quanto você conhece o seu vizinho? Os seus colegas de trabalho? Seus amigos de escola? O mundo de aparências e segredos sombrios costuma ser o combustível principal e mais inflamável para o desenvolvimento de um thriller. Entretanto, essa base não é uma garantia. Aquela sensação de ‘preciso terminar esse livro, para o mundo que eu quero ler’ não vem à toa, nem de graça. Um bom thriller precisa de alguns tópicos que prendam o leitor a cada página, a cada linha. Felizmente, "Uma Mentira Perfeita", publicado pela HarperCollins Brasil, tem todos eles.

A história do livro de Lisa Scottoline começa com Chris Brennan se adaptando à nova e pacata cidade de Central Valley, na Pensilvânia. Brennan assume o posto de professor substituto no ensino médio local e treinador de beisebol da escola. Tudo isso soa tranquilo, mas nada é tão preto no branco assim. O recém-chegado tem outro nome, um currículo falso e um plano secreto. Suas intenções em Central Valley são, pouco a pouco, reveladas à medida que o tempo passa e as relações dele com seus habitantes se intensificam. Mas o que sabemos desde o início é que Chris precisa de um “involuntário”, um aluno que sirva de fonte para obtenção de informações para que seu projeto seja um sucesso.

Ao ler os primeiros capítulos, você pensa que Chris é algo entre um psicopata terrorista e um traumatizado desesperado, e isso foi muito estranho para mim. A autora pareceu entregar o personagem e o enredo por completo em menos de cinquenta páginas! Mas calma, calma, não priemos cânico. Lisa Scottoline sabia bem o que estava fazendo e, assim, você pode desligar os alarmes de ‘esse livro é ruim’ e continuar a leitura com confiança porque, no momento em que você chega ao Segundo Passo, você ganha um plot twist de qualidade, no melhor estilo Gillian Flynn. Não desista no Primeiro Passo, você não vai precisar acompanhar o protagonista e somente ele por todas as páginas. Os alunos das escolas, em especial os alvos de Chris, são desenvolvidos através de capítulos dedicados às suas mães – tacada de mestre da autora -, nos mostrando quem são e quais são as suas dores e ambições.

A partir do momento em que chegamos nessa virada, "Uma Mentira Perfeita" ganha velocidade e surpresas, além de mais sentido nas intenções do protagonista. Nossas suspeitas ganham um novo mistério e saímos de uma fase confusa, na qual o passado de Chris era o mais interessante para uma nova etapa, para outra em que o presente e o futuro são focos bem mais interessantes.

O grande tema trabalhado no livro é bem delicado, em especial para os Estados Unidos: o terrorismo doméstico. Motivados por traumas, ideologias políticas ou religiosas, desequilíbrios psicológicos, entre outros, ataques violentos com explosões de bombas ou tiroteios infelizmente habitam os noticiários com mais frequência do que desejamos. E, com mais assiduidade ainda, os filmes, séries e livros exploram tal temática. Uma Mentira Perfeita abriga e constrói um enredo viciante e de adrenalina crescente, trabalhando muito bem as reações que esse tipo de terrorismo, suas motivações e background dos envolvidos podem causar no julgamento e na moral do leitor. Ele levanta, inclusive, questionamentos sobre vandalismo e manifestação, a diferença entre justiça e vingança e aquele clássico: o que é certo e o que é errado.

A voz que nos guia pelos planos de Chris é bem fluída e direta, sem deixar a narrativa estancar ou tornar-se chata. Os capítulos relativamente curtos colaboram com esse padrão de velocidade. Assim, as quatrocentas páginas ficam menos assustadoras e mais acolhedoras. A única parte dessa voz que me incomodou foi quando, em algumas horas, a autora mostrou-se um pouco repetitiva. Nada, no entanto, que estrague a experiência de leitura.

A edição publicada pela HarperCollins Brasil veio com qualidade e com uma capa bem bonita e super adequada à história. A tradução, contudo, foi outro ponto que também me incomodou, pois tive a sensação de que algo foi perdido do estilo da autora, ganhando um tom mecânico. Mas deixo claro que é uma sensação abstrata, uma vez que não li a história na língua original e isso pode ser totalmente sem sentido para você, o outro leitor.

Cheguei no final desse texto e senti falta de falar mais sobre as personalidades dos personagens. Mas isso entregaria tantos spoilers que quase daria a história de mão beijada neste post. Deixo a simples afirmação: os personagens são uma forte fonte de todo o appeal de "Uma Mentira Perfeita". Quer saber? O livro todo é bom. Fica difícil de falar qual é a melhor parte. Pega para ler e me diz?

site: http://www.vailendo.com.br/2018/04/30/uma-mentira-perfeita-de-lisa-scottoline-resenha/

alt 07/02/2024

Plot twist!
Uma mentira perfeita se vende prometendo viradas na trama, e de fato, rola muita coisa na pacata Central Valley. As fofoqueiras do bairro se divertem. A trama em si é agradável, os personagens são cativantes. Me pegou mais do meio pro final. ?

Silvana 02/07/2018

Chris Brennan acaba de de mudar para Central Valley, na Pensilvânia. Ele veio se candidatar para a vaga de professor substituto de Política Avançada e para a vaga de treinador-assistente de beisebol. Aparentemente ele é o candidato perfeito para as vagas, ele tem um currículo impecável, boa aparência e se porta como um homem de boas maneiras, e sem muito esforço ele consegue o emprego. Mas na verdade tudo sobre ele é uma mentira. Seu currículo é falsificado e, seu nome verdadeiro é Curt Abbott. Ele veio para a cidade com um plano em mente e para realizá-lo ele precisa ter acesso ao time de beisebol.

Antes de mais nada ele tem que conseguir alugar um caminhão grande o bastante para caber a bomba ANFO. A bomba que tem o poder de matar milhares de pessoas. E ele consegue isso facilmente com um morador local. Mesmo deixando claro que quem vai dirigir o caminhão é um menor de idade. Dando continuidade ao plano, ele precisa virar amigo de um dos garotos, de preferência algum garoto quieto e inseguro e que não tenha uma boa relação com o pai e, se não tiver pai, melhor ainda. Ao comparar a lista de alunos que frequentam as aulas de política avançada com o time de beisebol, Chris chega a três nomes: Raz Sematov, Evan Kostis e Jordan Larking.

Dos três, Evan parece ser o menos provável a ser escolhido, já que seu pai está vivo. Mas ele é a estrela do time de beisebol, bonito, rico e mimado por sua mãe Mindy, a abelha rainha das mães do time. Raz é a incógnita, parece ser alegre e bem-humorado, mas ele e sua mãe Susan estão de luto pelo adorado pai e marido que acabou de falecer. E Jordan é o mais tímido e reservado e parece ser a melhor escolha já que é filho de Heather, uma mãe solteira que faz de tudo para que seu filho tenha uma chance na vida. Qual dos três amigos será o escolhido? E qual é o plano de Chris, e porque ele precisa de um dos três para conseguir realizá-lo?

Em abril recebi dois livros em parceria com a HarperCollins, esse e A Outra Sra. Parrish. Eu li AOSP primeiro e foi o melhor livro que li até agora do gênero nesse ano, como disse na resenha, e talvez por isso Uma Mentira Perfeita não me empolgou tanto quanto eu achei que empolgaria. Mas isso não quer dizer que o livro não é bom, pelo contrário, ele é muito bom, só não gostei tanto quanto o outro. E outra coisa que me fez não gostar tanto, foi porque a sinopse me prometeu uma coisa e encontrei outra dentro do livro. Esperava um mistério enorme envolvendo o personagem principal e acabei encontrando uma história onde os personagens secundários cresceram tanto que acabaram roubando a cena do protagonista. Mas de novo, não é por isso que o livro não é bom, pelo contrário, foi isso que me fez devorar a história.

Não sei se essa foi sempre a intenção da autora, ou os personagens foram crescendo conforme ela escrevia, mas o certo é que os três alunos e principalmente as mães deles foram os verdadeiros protagonistas da história. E dentre as três ainda destaco a Mindy, que ganhou minha atenção com seu drama familiar e, como os capítulos eram divididos entre as três famílias e o Chris, foi ela quem me fez virar as páginas, porque eu precisava de respostas, assim como ela. E também eu queria saber o que cada uma das famílias, tão diferentes entre si, tinham a ver com o Chris, porque ele precisava dos garotos e, como a autora ia ligar todos os personagens e o time de beisebol.

O grande mistério de quem era o Chris eu acabei matando logo no começo, acho que quem é acostumado a ler livros do gênero já vai desconfiar de algo parecido, mas o resto da história foi uma verdadeira incógnita. E as paginas finais me deixaram tensa. E confesso que precisei ler o final antes porque não me aguentei. Por isso tudo recomendo o livro. E com certeza vou querer ler outros livros da autora. A edição da HarperCollins está muito bem feita e a capa combina com os livros do gênero. Se você gosta de livros de suspense com bastante ação, esse é um livro para você.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2018/06/resenha-uma-mentira-perfeita-lisa.html

LT 03/07/2018

Uma perfeita mentira! Sensacional!
Preparem-se, pois tudo o que lerão nesta resenha é uma perfeita mentira, que foi magistralmente arquitetada pela autora Lisa. Vamos conferir?!

Eu não conhecia a autora e devo confessar que não sou muito fã desse gênero, Thriller. No entanto, confesso ainda que fui procurar algumas opiniões sobre o trabalho da autora antes de escrever essa resenha, mas abandonei tudo o que li, simplesmente por ter achado perfeito tudo o que ela nos induz a acreditar.

Tudo, ou quase tudo, é posto às claras no primeiro capítulo, salvo por alguns detalhes que vão sendo revelados no decorrer da história.

Lisa nos leva pelo caminho que sempre fica oculto durante os thrillers tradicionais, neste, ela nos faz entender o caminho até o desfecho e não só descobrir o mistério. Essa é a diferença entre o thriller de tribunal e o thriller emocional, que é onde “Uma mentira perfeita” se encaixa. Aqui temos drama, sofrimento, surpresas, cenas de ação e o terrorismo domestico, que é um ponto bem importante na literatura estaduniense, e aqui nós acompanhamos todo o plano sendo executado.

Chris é o protagonista que narra à história em primeira pessoa e apesar de nos mostrar o que é, ele ainda assim consegue nos distrair com opções que não são necessariamente verdadeiras e assim, quando o plano é finalizado, nos batemos por parecermos idiotas achando que aquele caminho seria realmente seguido. É muito louco, gente, não sei se essa impressão que tive se dá pelo fato de não estar acostumada com a narrativa, mas acontece que foi justamente isso o que me deixou com os olhos brilhando de emoção.

O livro é dividido em alguns passos, o primeiro passo e seus capítulos é dedicado a nos apresentar ou “revelar” a trama. Sim, dá uma enorme vontade de abandonar o livro, mas, putz... Eu queria muito saber o que aconteceria ali, portanto, prossegui e foi a escolha correta.

No segundo passo, os alunos da escola vão se revelando e temos um grande plot twist que eleva o nível do livro, então o enredo passa a ganhar mais autenticidade e as emoções vão se aflorando fazendo com que a narrativa fique novamente atrativa. O protagonista, Chris, ganha clareza e entendemos mais suas ações.

No terceiro, tudo o que você concluiu no segundo ato é derrubado e a gente se sente reiniciando a leitura, com novas informações e um desfecho um tanto clichê, porém apropriado ao que a obra oferece.

E é ai que entra a questão do terrorismo doméstico, que por definição: é um termo que classifica atentados terroristas cometidos por cidadãos ou residentes permanentes de um Estado contra o seu próprio povo ou governo, sem influência estrangeira, em um esforço para instilar o medo em uma população ou nas autoridades como uma tática para alcançar objetivos políticos, ideológicos ou religiosos.

Chris nos faz repensar nosso conceito de vingança e justiça, que, aliás, andam por um limiar muito paralelo, onde nós sabemos o que é certo, todavia executamos o errado como uma convicção.

Minha experiência com o livro durou duas noites, a leitura foi fluida, mesmo com os pontos repetitivos e os momentos de marasmo. Lisa consegue ligar tudo o que coloca no papel. Os amigos, Evan, Jordan e Raz, que aparentemente tem em comum o baseball, mas que na realidade não é bem assim, desde já começar o livro dizendo que o protagonista é uma fraude, mas só revelar de fato que tipo de pessoa ele é depois.

Junte tudo isso a uma bela tradução e um livro lindíssimo, temos leitores apaixonados e loucos para ler tudo e qualquer coisa de Lisa Scottoline, depois de “Uma mentira perfeita”.

Como minha primeira experiência com o gênero, recomendo de olhos fechados, e na próxima oportunidade que tiver, quero ler algo a mais da autora.

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Notas.Literarias 19/07/2018

A mentira perfeita é aquela que você conta a si mesmo.

Quando o grande Harlan Coben diz que Scottoloni escreve thrillers emocionantes e com enredos cheios de reviravoltas, ele está certíssimo!

Essa história começa muito devagar, com informações sobre os personagens. Um começo bem chato, sonolento até. Mas a medida que o personagem principal, Chris Brennan, vai se enredando na vida de alguns moradores dessa pacata cidade, Central Valley, na Pensilvânia, as coisas vão ficando mais interessantes.
OS MOSQUETEIROS FAZEM DA EMPATIA UM HÁBITO.
SEJA A MUDANÇA: OBSERVE, ESCOLHA, AJA.
ENCORAJE OS OUTROS
A cidade é pacata, e os moradores são como os de qualquer outro lugar do mundo. Todos tem problemas, que aliás é o que torna a história o que ela é.

A história acontece basicamente em torno da vida de três jovens estudantes e jogadores do time de basebol da escola e de suas famílias que querem viver suas vidas da melhor forma possível, porém se veem no meio de acontecimentos que jamais poderiam imaginar.

Interessante que em alguns momentos a escrita da Scottoline me lembrou Harlan Coben, ela teve o poder de me deixar perdida assim como ele em algumas histórias suas.

Sabe quando você acha que o personagem é uma coisa, que vai seguir por um lado e de repente ele não é nada daquilo e você fica meio "ué??", então, é desse jeito! Você não vai conseguir parar de ler.
_ Acredite em mim, não quero ofender você, mas às vezes não sabemos o que acontece na nossa própria casa...
Quando começam acontecer as coisas, e são várias, e tudo vai se desenrolando e os personagens vão se mostrando, e você fica acelerado, por que são muitos acontecimentos importantes que vão desvendando os mistérios.
(Ai meu Deus, não posso contar!!!!)
UFA!!!

O que posso dizer é que se você gosta de uma história intrigante leia Uma mentira perfeita!

site: http://www.notasliterarias.com/2018/05/resenha-uma-mentira-perfeita.html