Uma Mentira Perfeita

Uma Mentira Perfeita Lisa Scottoline

Resenhas - Uma Mentira Perfeita

Fernanda 18/11/2020

"Ultimamente, andava se perguntando quem era quando não estava se passando por alguma outra pessoa".

Jean 22/08/2020

O começo do livro dá um suspense de que o livro é sobre um serial killer. Porém ao ler mais adiante verás que nada mais é que uma história interessante

mirna 05/08/2020

Uma Mentira
O começo do livro deixa um pouco a desejar. Após uns vinte capítulos (são capítulos pequenos) a historia começa a tomar forma e vai envolvendo a gente e instigando nossa curiosidade. Teve algumas falhas, mas no geral é um livro muito bom. Nada de muito extraordinário mas que prende o leitor que quer saber como vai finalizar. Tem uma cena bem de filme de ação próximo do fim rsrs.

momentoflove 29/05/2020

um livro com muitas reviravoltas e um final lindo.
simplesmente adorei Uma Mentira Perfeita. no começo fiquei super desconfiada de chris e inclusive com raiva dele, mas depois que finalmente descobrimos sobre quem ele realmente é o livro vai ficando cada vez melhor e com vários twists. o final então, foi incrível! muito muito boa essa leitura.

Iza Macharette 14/05/2020

Reviravolta
Enfim terminei ,achei que não conseguiria , uma história que começa em um suspense e quando você pensa que é uma coisa você vê que e algo completamente diferente do que você imagina ,um livro com várias reviravoltas, descobertas e muito mais ,e um final lindo !!!!!!!

Jaqueline.Sayumi 29/02/2020

Definitivamente surpreendente.

Voo com Livros 01/02/2019

Resenha IG @VoocomLivros
O livro começa com Chris Brennan assumindo um cargo de professor substituto na pequena Central Valley, Pensilvânia. Além de professor, ele também pegou o cargo de assistente do treinador do time de beisebol da escola. Tudo pode parecer comum, mas, na verdade, seu nome não é Chris, seu currículo é falso e ele tem um plano para ser executado em um curto prazo de tempo. Vamos descobrindo mais sobre ele e suas intenções durante sua convivência com os moradores dessa cidade.

Para executar o seu plano, ele o dividiu em “passos” e um deles é conseguir um voluntário dentre os seus alunos, na verdade ele já tem uma pré-seleção do seu “voluntário” e dessa forma também vamos acompanhando a vida deles e dos seus familiares. Preciso dizer que quase desisti desse livro antes das 100 páginas rs. Não por ser ruim, mas porque achei que a autora estava contando “os segredos” muito rápido, mas aí que a autora me ganhou. Estou contando isso para dizer a vocês: Não desistam!

A autora sabia muito bem que estava fazendo e uma frase ou parágrafo pode mudar suas suspeitas durante a leitura. Ela soube trabalhar não só o ponto de vista do Cris, mas dos alunos escolhidos como alvos e suas mães também, trazendo um tema que eu ainda não estava familiarizada: terrorismo doméstico. Esse é o tema que o livro traz e Lisa Scottoline foi nos preparando aos poucos para as revelações.

O livro tem um ponto de virada na segunda parte, que torna a leitura viciante, nos fazendo querer entender todo o quebra-cabeça e o que ele vai formar. O que estávamos acreditando muda e o nosso interesse também.

Tive dificuldades para pegar o ritmo da história pois são muitos personagens que vão chamando nossa atenção, mas os capítulos são curtos e a narrativa tende a ser direta, tornando a leitura rápida e objetiva. Não vou falar muito mais, nem das minhas impressões sobre os personagens pois entregaria mais sobre os segredos do livro do que o necessário. Uma Mentira Perfeita é mais um thriller que ao nos prender, nos faz devorar cada página.
#instalivros
#suspense #VoocomLivros

site: https://www.instagram.com/p/BsaxuUnAPaG/

Simone de Cássia 31/01/2019

Devo ter levantado com " a vó atrás do toco", mas não vai ter jeito, owuuuu livrinho ruim, misericórdia!! Já tô quase na metade da história e só tem beisebol e drama familiar ... que preguiça!! Quem vai ser o arremessador, quem vai ser o rebatedor, quem vai ser o treinador... a mãe número 1 fez assim, a número 2 fez assado, a número 3 nem fez...Cadê o thriller, a ansiedade, o mistério?? Aí vem a turma do "deixa disso" e fala : espera, vai melhorar... Capaz que vou esperar!! Não espero nem gente atrasada em compromisso !! Eu já disse: ou me ganha de cara ou a fila anda! E andou. Uma coisa posso dizer a favor do livro: o título é totalmente adequado: uma mentira perfeita! Perfeitinha, perfeitex! É nessa hora que entre a virada de olho e o suspiro impaciente. Perdeu!
Gleidson 31/01/2019minha estante
Kkkkk vc é a melhor! Estou nessa também, ou já começo gostando ou já parto pra outro. Não dá pra perder tempo com livro ruim... A fila tá gigantesca.

Claudia Cordeiro 31/01/2019minha estante
Tirei dos desejados

Riva 31/01/2019minha estante
Simone sendo Simone!!!!!!!!

Simone de Cássia 31/01/2019minha estante
Gleidson e Riva, paciência aqui abaixo do nível recomendado pelo Ministério da Saúde... rsrs

Simone de Cássia 31/01/2019minha estante
Cláudia, pode tirar messsssssmo!!! Ruim demaisdaconta!!!

Lívia Gusson 11/01/2019

UMA MENTIRA PERFEITA - 4/5
Imaginem um livro que muda totalmente de viés do meio para o final? Sim, foi esse.
Chris é o pseudônimo de Curt Abboutt, identidade verdadeira do novo professor e treinador de baseball da escola de ensino médio de Central Valley.

O inicio é intrigante, sabemos que por trás desse plano existe algo tenso e com isso julgamos Chris vilão, esperando sua atitude horrível e o motivo pelo qual está na escola. Tudo muda quando seu real motivo é contado, a história toma outro rumo, o que era para ser um thriller, vira uma história de ação (bem parecido com filmes de crimes e perseguições) com direito a mocinhos, suspeitos e claro vilões.
Cito também o romance, que foi uma surpresa e totalmente inesperado, mas gostei. Acho que vale a leitura se você estiver em um momento despretensioso e que só está buscando entretenimento.

Fábbio @omeninoquele 13/12/2018

❝O padrão nunca muda. Por quê? Porque o padrão é excelência e a excelência é a única coisa que consegue vitórias.❞
A vida de Chris Brennan é uma mentira. Movido no intuito de conseguir uma vaga como professor e treinador numa escola de ensino médio em Central Valley na Pensilvânia ele forja um currículo impecável, e constrói a imagem de um homem perfeito mais tudo não passa de um plano.

O plano é a princípio audacioso e para ser bem sucedido ele tem que ficar de olho no time de beisebol, com a missão de encontrar garotos maleáveis para ajudá-lo na sua misteriosa missão. E tornar-se o treinador é tudo o que ele deseja e conseguirá.

Brennan logo conhece três garotos que pareciam ideais para o que ele estava procurando: Raz Semantov, o arremessador, um garoto geralmente alegre que acabara de perder o pai e passava por momentos difíceis; Evan Kostis, o rico e mimado e sensação do time e Jordan Larking, o novato tímido e reservado.

Vamos acompanhar a vida desses três garotos e suas mães mais de perto e descobrir o porquê de Chris os ter escolhidos.

Heather é a mãe de Jordan, que não tem marido e faz de tudo para criar o filho no caminho certo. Susan é a mãe de Raz e Ryan que acabara de perder o marido Neil e se vê na dura missão de tomar as rédeas da casa e educar os filhos agora sozinha, tarefa um tanto difícil mas que vai servir para uni-los cada vez mais. E Mindy é a mãe de Evan, o garoto rico, mimado e problemático. Ele tem tudo o que quer e parece que foi estragado pelos pais.

São três famílias diferentes que estão ligadas ao time de beisebol da escola e que estão de uma forma ou de outra também envolvidos numa conspiração de terrorismo doméstico ao qual Crhis está intrinsecamente ligado.

Não sabemos o que Chris realmente quer ali naquela cidade e até onde ele vai para conseguir o sucesso. Mas de fato muita coisa vai mudar com sua chegada àquela cidade.

Preciso dizer que esse é um livro com uma narrativa lenta que me deixou um tanto cansado, mas venho lendo livros desse gênero que são muito parados no começo, mais que depois de umas páginas a história começa a ganhar vida e é o que aconteceu nesse livro.

Não tem grandes reviravoltas que fizeram com que eu me surpreendesse, e mesmo que eu tenha matado o mistério no meio do livro eu curti bastante depois que as coisas começaram a acontecer.

Recomendo muito para todas pessoas que querem adentrar nesse gênero mas não sabem por onde.

Li com o Gabs @done.em ✨

#UmaMentiraPerfeita #HarperCollins

site: https://www.instagram.com/p/BrV1WhWA5zC/

Marcela Mello 18/11/2018

Poderia ser bem melhor...
De início, nessa trama, somos apresentados a um homem de conduta suspeita e logo depois aparentemente nociva, e tememos o que ele pretende fazer ao se mudar para Central Valley, na Pensilvânia em busca de uma vaga como professor substituto e treinador de beisebol na escola de ensino médio. Quando decidimos que realmente queremos assistir o que estiver para vir, a autora muda o jogo completamente. E a expectativa antes desse momento era tão intensa que o plot twist beira à decepção, por se esperar mais do que Lisa Scottoline nos entrega.
Isso até poderia ser irrelevante se na maioria dos diálogos ela não esfregasse em nossa cara tudo o que o personagem está pensando – ou sabe – no instante em que diz alguma coisa; e na maioria dessas vezes, não necessitamos de “desenhos”. Somos leitores inteligentes, sabe? A escritora realmente se esforçou em trair as nossas perspectivas, em algumas situações ela foi bem sucedida, em outras deixou a desejar (como a dispensabilidade de certas frases). Na variedade de personagens, levamos um tempo para distinguir quem é quem, atrasando a nossa intenção de absorver todas as emoções contidas nas páginas, mesmo sabendo que todos eles, de alguma forma, estão interligados por algo em comum.
Ao avaliar o contexto, “Uma Mentira Perfeita” possivelmente pode atrair gostos de leitores no início de suas experiências literárias. Ele não se encaixa no nível dos ruins, mas dificilmente alcançará o patamar dos excelentes; um meio termo parece soar mais adequado para essa trama, porém com cenas salteadas que, vale enfatizar, mereciam uma nota maior. Absolutamente, há a probabilidade de pessoas lerem e odiarem esse enredo, enquanto de outras concordarem com o meu ponto de vista, e de demais lerem e favoritá-lo. Ah, essa agradável distinção de gostos!

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
📖Em "Uma Mentira Perfeita" conhecemos o misterioso Chris Brennan, que acaba de ser contratado como professor de Política Avançada e assistente do treinador de Beisebol na escola de ensino médio na pequena cidade de Central Valley. Algo normal, não? Nem tanto, pois Chris está mentindo. Ele não é professor e seus planos dão a entender que são, no mínimo, obscuros. Agora que conseguiu ser contratado, ele está em busca de um garoto, que tenho o perfil ideal para ajudá-lo a dar seguimento ao que planeja. Algo terrível está para acontecer e a dúvida que fica é, estamos lidando com o mocinho ou vilão nessa história?
🗨Um bom thriller precisa ter vários elementos que prendam a atenção dos leitores: mistério, segredos, mentiras e claro, a ilusão de que é só mais uma história previsível, #sóquenão. "Uma Mentira Perfeita" tem todos eles. Acompanhamos a história de Chris, um recém chegado na cidadezinha de Central Valley, que veio para seguir com um plano para lá de misterioso. A autora joga uma peça do quebra-cabeça aqui, outra lá, mas quando você percebe, está encaixando tudo de forma errada. Será que o protagonista é um psicopata? O que ele pretende fazer? Essa é a grande questão.
A narrativa é em 1ª pessoa e intercala entre Chris e as mães dos garotos "involuntários" que participam do plano misterioso sem saber. Claro que tem uma grande reviravolta, como todo bom thriller e após isso, o livro ganha velocidade e tem grandes revelações, além dos capítulos curtos, que deixa a leitura mais fluida. O tema abordado, gira em torno de algo muito delicado para os Estados Unidos: o terrorismo, que infelizmente, acontece com frequência por lá. Bom, não posso me estender mais, sem dar spoilers, só digo uma coisa: Leiam! É muito bom. .
🔖"Acredite em mim, não quero ofender você, mas às vezes não sabemos o que acontece na nossa própria casa."

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Coisas de Mineira 26/09/2018

Jean-Jacques Rousseau, filósofo do século XVIII, afirmou que difícil e muito raramente uma mentira seja completamente inocente. E a autora Lisa Scottoline não se fez de rogada nem na escolha do título, nem na sinopse, e muito menos na frase de capa que nos diz que “A mentira perfeita é aquela que você conta a si mesmo.” O que esperar de um livro com um tema desses? Garanto que muitas emoções rolam no decorrer dessa história.

Chris Brennan acaba de se mudar para Central Valley (Pensilvânia), e busca uma vaga como professor substituto (de Política Avançada e Justiça Criminal) e Treinador Assistente do time de beisebol na escola de ensino médio local. Seu currículo é impecável, possui boa aparência, bons modos, e demonstra ser uma pessoa muito agradável para se ter por perto. Só que tudo que sabemos sobre Chris é uma mentira.

Ele usa esse pseudônimo (seu nome não é realmente Chris), e seu currículo é simplesmente todo construído, falso. O motivo ele ter ido para Central Valley faz parte de um plano, que pelo que parece, é perfeito. Sua obrigação é estar de olho no time de beisebol, principalmente em três meninos cujo as vidas, bem como a de seus familiares, têm a ver com o time. Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa história que de perfeita mesmo, foi a junção de suspense com drama em doses equivalentes.

“Mentir para nós mesmos está mais profundamente arraigado que mentir para os outros.”
~ Fiódor Dostoiévski

Confesso que não conhecia esse gênero no qual o livro de Scottoline se enquadra: o Thriller Emocional. Mas, me surpreendi em ler um que conseguiu prender minha atenção e atiçar minha curiosidade. Porém, aqui tenho mais uma confissão... O plot twist que veio no Segundo Passo me fez perceber o quanto a autora brincou com a minha cara e me fez de trouxa na primeira parte da história. Lisa é uma autora super-reconhecida e muito publicada, e não estava dando para acreditar que ela iria entregando o ouro sobre toda a história nos primeiros capítulos, onde quase, fiquei muito desanimada pensando que o enredo não era pra mim.

Ela nos conta que Chris na verdade é Curt Abbott, e que a grande maioria das histórias que ele contou durantes as entrevistas para o emprego e para seus novos colegas professores, são partes de uma grande e bem arquitetada mentira. Ele está agora na cidade e têm alguns dos adolescentes como alvo para algum plano que inicialmente ficamos muito na dúvida do que se trata. Não conseguimos entender quão psicopata ou terrorista Chris possa ser, e passamos a temer pela vida dos rapazes que ele acaba por enlaçar em uma rede de bons conselhos, festas em sua casa, aulas interativas, e seu rosto de bom moço.

É interessante a forma que a autora nos apresentou as personagens de seu 'Uma mentira perfeita', uma vez que tanto Chris, quanto os adolescentes nos quais ele demonstra um interesse exacerbado, sendo eles Raz, Jordan e Evan (como também suas famílias), têm suas histórias destrinchadas ao passar dos capítulos. Ficamos íntimos desses jovens e começamos a nos simpatizar com as dificuldades que os adolescentes convivem nessa fase de ensino médio onde precisam sempre estar com seus pensamentos além: em uma boa faculdade, nas condições de conseguir uma bolsa, em não perder seu prestígio no time de beisebol, por exemplo.

“Chris procurava uma oportunidade de solidificar seu relacionamento com Jordan e acabar com Raz.”

Raz perdeu seu pai recentemente, e parece ainda não ter vivenciado o luto por completo. Neil era um pai presente e que deixou Susan viúva e muito perdida na convivência com seus dois filhos. Jordan não tem pai, e sua mãe Heather se mata de trabalhar em uma lanchonete, nunca conseguindo acompanhar um jogo se quer do filho, e olha que agora ele está no time principal. Isso acaba com ela... Já Evan é um rapaz rico, sua família possui status, ele desfila com uma BMW nova que ganhou de seus pais Paul e Mindy, e tem muitas meninas a seus pés.

E é através da relação que o ‘treinador’ desenvolve com esses adolescentes que Uma Mentira Perfeita acontece. Uma história envolvente onde podemos nos deparar com diversos dilemas da natureza humana, como frustrações, decepções, amores proibidos, amores correspondidos, e algumas mortes, porque não tem como faltar cadáveres em um bom thriller. Contudo, Immanuel Kant, que é considerado como principal filósofo da era moderna, defendia que aquele que mente (seja por qual motivo for, e por mais que suas intenções sejam as melhores), tem que lidar com as consequências de sua mentira. Uma vez que Chris vive mentindo, e às vezes até mesmo acreditando em suas próprias mentiras, basta-nos acompanhar a cada página como essa história irá terminar, já que sabemos que mentiras corrompem e definham os relacionamentos.

Ao virar das páginas iremos perceber que muitas mentiras permeiam a vida das personagens desse thriller. Chris não merece levar todo o crédito por tanta mentira e enganação nessa trama. Muitas outras personagens escondem segredos, contam mentiras, e se envolvem em uma rede de confusões por isso. Outra coisa que achei bem interessante foi que durante o livro, mesmo que saibamos a verdadeira identidade de Chris (o tal Curt Abbott), a autora continua o chamando por Chris, e ele mesmo pensa em si como Chris. Um tanto dessa personalidade parece ter tomado conta de Curt durante as semanas que viveu em Central Valley.

“O exercício em sala de aula era insignificante perto do que os aguardava pela frente, e Chris não podia confiar em um garoto que desmoronasse quando as coisas ficassem difíceis. E letais.”

Será que ele conseguirá se desvencilhar dessas pessoas e dessa personalidade? Esse livro merece uma continuação, pois nos apegamos demais aos personagens? Essas são algumas das questões que fiquei ansiosa até descobrir as respostas, ou não. E se você ficou interessado ou curioso, eu avaliei esse thriller com 4 estrelas em 5. Ou seja, foi uma excelente leitura e que não tenho medo de recomendar aos amigos.

Aprendi também que por ser um thriller emocional, temas mais dramáticos e que nos faz deparar com situações reais – como terrorismo, troca de nudes entre adolescentes, relacionamentos impróprios, fraudes, desequilíbrio psicológico, etc. – são os principais componentes que dão corpo à história, trazendo assim além de interesse pela leitura, momentos de reflexão sobre como vem acontecendo diversas dessas situações no nosso dia-a-dia, conosco, com nossos amigos, com nossa família, e com nossos filhos.

“Não se abra tanto para completos estranhos. Não conte suas coisas mais pessoais. Não poste todos os detalhes sobre sua vida particular. Você não faz ideia de quem está por aí, querendo ser seu predador, usando essas informações para a vantagem deles. Como eu.”

Sobre essa edição, a editora HarperCollins apostou na simplicidade. Uma edição de 400 páginas em brochura, onde na capa temos o título e a imagem de um corredor típico de escola americana, com armários em estilo escaninho – e que tem tudo a ver com o clima do enredo. No interior a editora propôs uma diagramação despretensiosa, com diagramação em fontes bastante confortáveis à leitura, e com folhas amareladas – o que a maioria dos leitores prefere. A história nos é contada pelo protagonista e a narração é feita em terceira pessoa.

A respeito da autora, Lisa Scottoline tem hoje 63 anos, é norte-americana nascida na Philadelphia, teve mais de 20 livros na lista dos best-sellers, e seus titulo já foram publicados e traduzidos para mais de 30 países. É advogada, escreve uma série de livros com sua filha, e continua morando em Philly a Cidade do Amor Fraternal.

Por: Carol Nery
Site: http://www.coisasdemineira.com/2018/09/resenha-uma-mentira-perfeita-lisa.html

Carol Nery 24/09/2018

Mentindo pra si mesmo...
Rousseau, filósofo do século XVIII, afirmou que difícil e muito raramente uma mentira seja completamente inocente. E a autora Lisa Scottoline não se fez de rogada nem na escolha do título, nem na sinopse, e muito menos na frase de capa que nos diz que “A mentira perfeita é aquela que você conta a si mesmo.” O que esperar de um livro com um tema desses? Garanto que muitas emoções rolam no decorrer dessas páginas. Nosso protagonista consegue nos deixar em um verdadeiro dilema: ele é realmente quem diz ser, ou tudo faz parte de uma mentira perfeita? Venha comigo conhecer alguns pontos dessa história.
Chris Brennan acaba de se mudar para Central Valley (Pensilvânia), e busca uma vaga de emprego como professor substituto em aulas de Política Avançada e Justiça Criminal, e outra de Treinador Assistente do time de beisebol na escola de ensino médio local. Seu currículo é impecável, possui boa aparência, bons modos, e demonstra ser uma pessoa muito agradável para ser um colega de trabalho ou vizinho. Mas, assim, logo de cara, a gente descobre que tudo que sabemos sobre Chris é uma mentira muito bem arquitetada.
Ele usa esse pseudônimo e seu currículo é simplesmente todo construído, falso. O motivo dele ter ido para Central Valley faz parte de um plano, que pelo que parece, perfeito. Sua obrigação é estar de olho no time de beisebol, principalmente em três meninos cujo suas vidas, bem como a de seus familiares, têm relação com o time. Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa história que de perfeita mesmo, foi a junção de suspense com drama em doses equivalentes. A velocidade que a narrativa “pega ritmo” é incrível. Não vi o tempo passar quando estava com o livro nas mãos.

~ Fiódor Dostoiévski

Confesso que não conhecia esse gênero no qual Uma mentira Perfeita se enquadra: o Thriller Emocional. Mas, me surpreendi em a cada página lida e foi fantástico ter minha atenção e minha curiosidade atiçadas. E eu tenho mais uma confissão... O plot twist que veio no Segundo Passo me fez perceber o quanto a autora me fez de boba no primeiro capítulo. Senti-me muito trouxa quando comecei a entender o que Scottoline armou! Ela é uma autora super-reconhecida e muitíssimo publicada, e não estava dando para acreditar que ela iria entregando o ouro sobre tudo e todos nesses primeiros capítulos, onde por pouco, fiquei muito desanimada pensando que o livro não conseguiria ser tão bom – eu não poderia estar mais enganada.

É interessante a forma que a autora nos apresentou as personagens de seu livro, uma vez que tanto Chris, quanto os adolescentes nos quais ele demonstra um interesse exacerbado – sendo eles Raz, Jordan e Evan (como também suas famílias) – têm suas vidas destrinchadas ao passar dos capítulos. Ficamos íntimos desses jovens e começamos a nos simpatizar com as dificuldades que os adolescentes convivem nessa fase de ‘ensino médio’ onde precisam sempre estar com seus pensamentos além: em uma boa faculdade, nas condições de conseguir uma bolsa, e em não perder seu prestígio no time de beisebol, por exemplo.
Raz perdeu seu pai recentemente, e parece ainda não ter vivenciado o luto por completo. Neil era um pai presente e que deixou Susan viúva e muito perdida na convivência com seus dois filhos. Jordan não tem pai, e sua mãe Heather se mata de trabalhar em uma lanchonete, nunca conseguindo acompanhar um jogo se quer do filho – e olha que agora ele está no time principal. Isso acaba com ela... Já Evan é um rapaz rico, sua família possui status, ele desfila com uma BMW novinha em folha que ganhou de seus pais Paul e Mindy, e tem muitas meninas a seus pés.
Contudo, Immanuel Kant, que é considerado como principal filósofo da era moderna, defendia que aquele que mente (seja por qual motivo for, e por mais que suas intenções sejam as melhores), tem que lidar com as consequências de sua mentira. Uma vez que Chris vive mentindo, e às vezes até mesmo acreditando em suas próprias mentiras, basta-nos acompanhar a cada página como isso tudo irá terminar, uma vez que é notório como mentiras corrompem e definham os relacionamentos.

Vamos lendo e nos dando conta que muitas mentiras permeiam a vida das personagens desse thriller. Chris não merece levar todo o crédito por tanta mentira e enganação nessa trama. Muitas outras personagens escondem segredos, contam mentiras, e se envolvem em uma rede de confusões por isso. Outra coisa que achei bem interessante foi que durante a leitura, mesmo que saibamos a verdadeira identidade de Chris (o tal Curt Abbott), a autora continua o chamando por Chris, e ele mesmo pensa em si como Chris. Um tanto dessa personalidade parece ter tomado conta de Curt durante as semanas que viveu em Central Valley.
Será que ele conseguirá se desvencilhar dessas pessoas e dessa personalidade? Esse livro merece uma continuação, pois nos apegamos demais a alguns personagens? Essas são algumas das questões que fiquei ansiosa até descobrir as respostas, ou não.
Aprendi também que por ser um thriller emocional, temas mais dramáticos e que nos faz deparar com situações reais – como terrorismo caseiro, vingança, troca de nudes entre adolescentes, relacionamentos impróprios, fraudes, desequilíbrio psicológico, etc. – são os principais componentes que dão corpo à história, trazendo assim além de interesse pela leitura, momentos de reflexão sobre como vem acontecendo diversas dessas situações no nosso dia-a-dia, conosco, com nossos amigos, com nossa família, e com nossos filhos.

Sobre essa edição, a editora HarperCollins apostou na simplicidade. Uma edição de 400 páginas em brochura, onde na capa temos o título da obra e a imagem de um corredor típico de escola americana, com armários em estilo escaninho – e que tem tudo a ver com o clima do livro. No interior a editora propôs uma diagramação despretensiosa, com diagramação em fontes bastante confortáveis à leitura, e com folhas amareladas – o que a maioria dos leitores prefere.
A minha nota foi de 4 em 5 estrelas, o que significa que adorei passar esse tempo com Chris e os demais personagens, e recomendo para aqueles leitores que se identificam com esse gênero literário. Essa forma que Lisa desenvolveu os acontecimentos e fez com que o fato da perspectiva dos personagens seja mais valorizada do que a perspectiva policial me ganhou. O relato dos fatos nos é contado pelo protagonista e a narração é feita em terceira pessoa. Porém, personagens secundários também ganham voz e autonomia com suas histórias que nos comove e envolve. Tudo muito importante para nos preparar para o clima que o enredo tece.
A respeito da autora, Lisa Scottoline tem hoje 63 anos, é norte-americana nascida na Philadelphia, teve mais de 20 livros na lista dos best-sellers, e suas obras já foram publicadas e traduzidas para mais de 30 países. É advogada, escreve uma série de livros com sua filha, e continua morando em Philly, a Cidade do Amor Fraternal.

site: http://www.coisasdemineira.com/2018/09/resenha-uma-mentira-perfeita-lisa.html#comment-form

Nath Correia @bibliotecadanath 24/08/2018

Uma mentira perfeita l Lisa Scottoline l @harpercollinsbrasil l 393 páginas l 4’ (SEM SPOILERS)
“A mentira perfeita é aquela que você conta a si mesmo.”

Chris Brennan se muda para Central Valley com um propósito: colocar seu plano perfeito em ação com a ajuda do time de beisebol. Para alcançar seu objetivo, ele precisa conseguir o emprego de professor substituto e de assistente do treinador de beisebol da escola local com a ajuda de um currículo impecável e boas maneiras. Em seguida, ele precisa escolher seu alvo e sua busca se focará em três garotos cujas vidas não são perfeitas e que fazem parte do time de beisebol: Raz Sematov, Evan Kostis e Jordan Larking. Ao fazer sua escolha, Chris mudará a vida de todos a sua volta para sempre...

“Uma mentira perfeita” foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e por ser indicado pelo mestre Harlan Coben minhas expectativas com a leitura estavam nas alturas. Posso dizer que a história não me decepcionou e, como grande fã de thrillers, esse me prendeu e me conquistou desde as primeiras páginas. No começo, a narrativa se mostra mais arrastada pois temos um primeiro momento de apresentação dos personagens, suas histórias e motivações que serão essenciais no desenrolar da trama, mas, logo em seguida, a autora entrega ao leitor uma grande reviravolta que muda toda a concepção que temos do protagonista.

Os temas abordados são extremamente atuais e relevantes como a sensação de falsa segurança presente no nosso dia-a-dia, o fato de que não conhecemos verdadeiramente muitas das pessoas com as quais convivemos inclusive nossos próprios familiares, a busca por vingança pessoal que pode nos cegar para tudo e todos a nossa volta e as mentiras que contamos com o intuito de proteger o que amamos e os ideais que acreditamos.

A construção dos personagens foi um dos pontos altos pois aqui temos adolescentes passando por momentos turbulentos em suas vidas, que precisam de uma figura paterna e Chris entra em suas vidas para preencher essa lacuna. Chris é um personagem cheio de nuances e segredos, sua vida é uma mentira, seu trabalho é um grande mistério e suas motivações surpreendentes (palmas para a autora que me enganou direitinho!). O grande tema do livro não poderei mencionar (nada de spoilers por aqui!) mas posso dizer que todas as histórias se conectam, não existem pontas soltas, os questionamentos e perguntas são respondidos e o final é cheio de ação e satisfatório. Caso você não conheça a escrita da Lisa Scottoline, recomendo você a conhecer essa mentira perfeita!

Instagram: @bibliotecadanath
Link da resenha: https://www.instagram.com/p/Bm3d0X8HxUS/?taken-by=bibliotecadanath