Contos de Terror e Misterio

Contos de Terror e Misterio Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Terror e Misterio

Joao.Paulo 19/03/2015

Contos De Terror e Mistério - Edgar Allan Poe
A caixa retangular: A historia passa em um navio, e conta sobre a viagem que o homem fez para Nova York. Quando já esta a bordo, olhou a lista de passageiros e viu que tinha um amigo especial, Cornélio Wyatt. Ele ficou curioso porque Cornélio tinha reservado três cabines para sua esposa, suas duas irmãs e para si. AS bagagens ainda estavam chegando, inclusive, uma caixa retangular grande, isso causou muita curiosidade no amigo de Cornélio e fazia de tudo para descobrir o que havia dentro. Um dia de tempestade em alto mar, Cornélio amarra a caixa sobre seu corpo e acaba caindo no mar em grande profundidade, o capitão ficou desesperado e ficaram bastante tempo em silêncio. Alguns dias depois depois, a esposa de Cornélio morre de doença, e é transformada em uma espécie de encomenda para ser levada no avião pra casa. E o homem curioso se sente culpado pela morte de Cornélio e sempre fica apavorado quando vai dormir.
O ultimo pulo do sapo: A historia fala de um rei muito brincalhão e engraçado. O rei tinha seu bobo da corte que era anão e manco, tinha o apelido de Pula-Sapo, ele também tinha sua parceira dançarina chamada Trippeta. O rei decidiu fazer um baile de máscaras, com a organização de Pula-Sapo e e Trippeta. Na hora do baile, o rei e dois amigos ofereceram uma taça de vinho para Pula-Sapo, mais enfim pegou, e quando bebeu fez careta por ser a primeira vez que bebe vinho. E os amigos riram dele. Logo em seguida, o anão manco soltou no meio do baile 8 orangotangos, que faziam brincadeiras com o rei, e causava risada nos convidados. Eles (convidados) ficaram tentando assustar os orangotangos com tochas, mas acabou causando incêndio no meio da festa, mas Pula-Sapo e Trippeta escaparam do incêncio por uma corrente que os levou a saída.
O gato preto: Conta a história de um homem que adorava bastante os gatos, inclusive o seu que era todo preto. Todo esse amor por gatos foi virando ódio, e decidiu matar o seu gato. Ele estava bêbado e sua mulher tentou revidar mas acabou morrendo a facadas. Todo canto que ele olhava via o gato morto. Ele se arrependeu, e levou essa culpa por toda a vida.
Os crimes da rua morgue: Conta a historia de dois assassinatos graves de duas mulheres na rua morgue, que para o melhor detetive que viram parecia insolúvel. Esse assassinato foi grave que saiu em todos os jornais, mas como o detetive Auguste Dupin era o melhor, conseguiu desvendar o mistério usando sua inteligência e investigando as testemunhas, e chegou a conclusão que o assassino era um orangotango. E foi capturado. Depois de dias conseguiu fugir mais foi reencontrado e foi vendido por uma grande quantia.

daisiestars 28/09/2023

Suspense e mistério
Li Contos de Terror e Mistério para a escola. Particularmente, achei o livro rico em detalhes e trazem uma grande experiência ao leitor.

Lais 10/06/2015

Contos de mistério
POE, E.A. Contos de terror e mistério. Editora do Brasil. São Paulo. 2013
Este livro é dividido em cinco historias a primeira tem como tema “A caixa retangular”. Essa historia passa em um navio, que inicia com uma curiosidade de um homem em saber o que seu amigo levava em uma caixa grande e estranha.
Por toda a viagem em alto-mar o homem tentará desvendar o que avia na grande caixa.
Enquanto viajavam passaram por uma grande tempestade onde o navio não suportou e afundou, mais o homem com seu amigo e família dele conseguiram pegar um bote antes que o navio afundasse. Mas o senhor Wyatt (nome do amigo do homem), ainda em alto-mar lembra-se da caixa que ficara no navio e entra no mar para tentar resgatar a caixa, ao chegar ao navio ele logo pega a caixa e com uma corda amarra em sua cintura mais a caixa era muito pesada e acaba o puxando para o fundo do mar.
Ao chegarem a terra firme o capitão conta ao homem o que havia na caixa retangular, era o cadáver da mulher de Wyatt que faleceu dias antes da viagem, wyatt ia levar o corpo para que sua sobra pudesse velo.
A segunda historia é “O ultimo Pulo do sapo”, com esse titulo logo se vem a ideia de que a historia fala de sapo, mas na verdade a historia fala de um bobo da corte que tinha o apelido de Pula-sapo.
O rei queria uma festa fantasia e a organização ficou por conta de pula-sapo e sua amiga. Dias antes da festa o rei não tinha fantasia e pediu a ajuda de pula-sapo. Pula sapo sem ideias ficou calado o que irritou o rei, sua amiga vendo a situação de seu amigo pede ao rei paciência para que ele pudesse pensar melhor, rei a juga no chão e joga vinho nem sua face.
Pula-sapo irritado pensa em uma fantasia de orangotango. Na hora do baile o rei fez seu show com sua fantasia, enquanto isso pula-sapo e sua amiga planejam sua vingança conta o rei. Quando o rei descobre que foi pula-sapo e sua amiga manda os guardas irem atrás mais nessa hora pula-sapo e sua amiga já estavam muito longe.
A terceira historia tem o tema “O gato preto”, a historia retrata a historia de home que desde criança adorava animais. Quando adulto se casou com uma mulher que tinha a mesma paixão que ele por animais. Assim a casa deles tinham vários animais como: dois coelhos, peixinhos dourados, um cachorro, e um gato preto que o homem amava.
Com o passar dos anos o homem ficou frio e possuído pelo ódio matou todos os animais menos o gato. Mais nesse dia nem o amor que ele sentia foi suficiente, o homem pegou o gato e com um ato de tamanha frieza arranca um olho do gato, a partir dai o gato passou a evita-lo. Certo dia ele pegou o gato que assustado o mordeu, ele ficou furioso e pegou de novo passou uma corda em seu pescoço e o matou enforcado.
Na noite seguinte sua casa pegou fogo, ele a esposa e uma empregada conseguiram sair com vida. Então ao perderem tudo se mudam para um local mais humilde. Enquanto o homem vagava por sua nova rua passa por perto de uma espelunca (como é citado no texto), e encontra um gato muito semelhante ao antigo gato exceto por uma mancha branca que o gato tinha abaixo de sua barriga.
O homem pega o gato e o leva pra casa, com o tempo essa macha vai se modificando e fica muito parecido com uma imagem de uma forca, o que por um momento deixou o homem horrorizado.
Sua esposa pediu ao seu marido que fosse ate o porão mais ela, quando estavam descendo as escadas o gato passa pelo meio de suas pernas quase o derrubando o homem com temperamento muito explosivo, pega um machado para matar o gato mais sua esposa impede que isso aconteça segurando suas mãos, o homem fica muito irritado e consumido pelo ódio taca o machado na cabeça de sua própria esposa que sem da um grito cai morta no chão.
Pensando em como se livrar do corpo resolve tirar uns tijolos soltos na parede para que o corpo fosse colocado ali.Com o desaparecimento dela a policia foi acionada e foi feita uma busca que não deu em nada, então a policia resolveu revistar a casa, quando dessem para o porão percebem ao tocar na parece um grito de um animal, o homem não percebeu mais enquanto escondia a esposa o gato ficou preso junto a ela dentro da parede.
A quinta e ultima historia tem o tema “Os crimes da Rua Morgue”, a historia se passa na França onde nasce uma grande amizade entre dois homens fanáticos por livros, um deles o que conta a historia já o outro vai ser o personagem dessa historia. Os dois passam a morar juntos e tem uma grande paixão pela noite o amigo do narrador adorava observar as coisas tudo nos mínimos detalhes.
Certa noite enquanto vagavam pela rua acharam uma manchete de jornal que continha um tema surreal de um crime q ouve na rua Morgue, mais nem ligaram muito. No dia seguinte o jornal anuncia com mais clareza o acontecimento utilizando relatos de testemunhas sobre o caso.
Já no local do crime ele analisa conto por canto, ai então chegou a uma conclusão de que o autor do crime não era humano, pois as marcas de dedos em volta do pescoço da vitima eram grandes de mais. Foi quando achou um chumaço que parecia de pelo de orangotango.
E ele estava certo. O orangotango era de um marinheiro francês, o animal avia fugido do seu dono e andou ate a casa onde aconteceu o crime brutal.
Após a solução do crime o banqueiro que avia sido preso mesmo sem provas foi preso como o mais provável de ser culpado pelo crime.
Este livro no começo não mi atraiu muito mais as ultimas historias são muito legais eu adorei mesmo principalmente a ultima um crime quase impossível mesmo, quem iria imaginar que o culpado era um orangotango.
Edgar Allan Poe nasceu em 19 de Janeiro de 1809 na cidade de Boston, nos EUA, filho de atores de teatro, com dois anos ficou órfão de mãe, e antes de sua adolescência seu pai o abandonou. Poe foi adotado por uma família bem de vida, foi quando ganhou seu sobrenome: Allan, e vai estudar na Inglaterra.
Quando volta ao EUA ainda na adolescência começa a escrever poesias. E assim seu enternece pela literatura se inicia, Poe passando por altos e baixos, consegue chegar a onde esta hoje.

lalalup 05/05/2024

Contos de terror
Gosto muito de contos de terror e do autor
O livro me marcou pela história do gato, mas eu adorei mesmo assim!

vv1ni 18/06/2023

Contos de Terror e Mistério
Eu gostei muito muito muito desse livro. Eu li ele na escola, e graças a ele eu conheci Edgar Allan Poe, eu adorei as histórias, a que eu menos gostei mesmo foi a da Caixa Retangular, foi bem cansativa para eu ler, porém depois me agradou bastante as outras três e valeu muito a pena. Me tremi de medo desses contos sim, e isso me fez gostar mais ainda dele. Recomendo!!!

byMary 22/07/2023

Contos de terror e mistério | Edgar Allan Poe
Achei a escrita um pouco complicada e de difícil compreensão, obviamente devido à época que a obra foi escrita. Os contos têm mistérios legais e interessantes. Não posso avaliar nada mais que isso porque não costumo ler mistérios.

mattchax 06/10/2023

Livro de suspense bom
O livro te da vontade de ler realmente, a escrita eu pessoalmente achei leve e rápida e te prende na história, são histórias de suspense bem trágicas e misteriosas não tendo muito uma explicação exata do que está acontecendo como no terceiro conto. Achei todos muito bons mais o tamanho do ultimo me desanimou por ser muito maior que os outros

Mallu19 05/11/2023

Legal
Li porque a escola me obrigou,não achei nada d+, nunca tinha lido um livro tão sangrento por que eu sou leitora de romance ?????

Leonardo 15/10/2022

Li pra Escola
Tive q comprar o livro pra escola e até fiz um trabalho de inglês em cima do conto "O gato Preto".
O livro é divido em 4 contos e aqui vão minhas opiniões sobre cada:
1- A caixa retangular: Achei beeem fraquinho, tem um misteriozinho legal, mas nada de mais
2- O último pulo do Sapo: Também não é nada demais, mas digo apenas uma coisa, vale a pena pela vingança do final----
3- O gato Preto: Finalmente chegamos em algum lugar né sigmores, esse conto é o mais legal dos quatro e o toque sobrenatural sob o mistério é perfeito, apenas leiam, ok.
4- Os crimes da Rua Morgue: é o seguinte, o mistério é bem maneeeiro, mas o final KKKKKKKKKKKK ME QUEBROU, o culpado é o melhor?.

edi! 04/07/2023

Vamos lá?
Bom o livro contém 4 capítulos muito bem estruturados no qual cada uma história diferente.

O meu capítulo favorito foi o gato preto que começa com o personagem principal contando seus arrependimentos e atos maldosos, ele amava animais e sempre teve vários. O seu favorito em particular era um gato preto que lhe fazia companhia. O homem começou a se irritar pelo gato o que tornou seu amor em ódio? uma vez ele surtou com seu gato e pegou um marchado para matá-lo quando sua mulher entra no meio para não permitir que ele fizesse isso o que acaba fazendo com que ele se irrite mais ainda e crave o Machado na cabeça da mulher. O homem também tira um olho do gato e põe o corpo da sua falecida mulher em uma parede que estava sendo construída.

?A caixa retangular? é outro conto que se dá em torno de uma caixa retangular que estava fechada e que era de um amigo artista seu. O capítulo fica boa er de mistério em saber o que era.

?O pulo-do-sapo? fala de um rei que tinha um palhaço anão que ganhou de presente e que animava o rei tirando suas gargalhadas sendo literalmente seu escravo, até que o anão se cansa e comete uma atrocidade em forma de vingança?

E o último capítulo aborda sobre um detetive que estava procurando solucionar um caso e que tinha um ponto de se atentar os detalhes o que usava ao seu favor.

Rogerio 28/07/2014

o gato preto
Eu gostei do conto o gato pleto por que é uma historia de terror que fala de um homen que gostava de animais ele tinlha varios animais peixinlhos dourados,um cachorro,coelhos,macaquinlho e um gato preto o gato era o animal de estimachão preferido depois de varios anos o homen
de amizade com o bichano.
um dia ao chegar em casa compretamente bebado agarrou o gato o bichano ficol assustado e mordel o ceu dono depoi com um canivete o homen arancol um olho do gato.
mateus 24/06/2016minha estante
A Caixa Retangular
Fala de um homem que estava viajando em um cruzeiro.Ao chegar o recepcionista perguntou se ele e suas irmãs e sua mulher iriam ficar no mesmo quarto.Só que o homem disse que não que suas irmãs iriam ficar em outro quarto e assim foi.
Quando o navio já tinha partido da costa o recepcionista ficou meio abismado com aquilo, que porque todos as cabines tinham duas camas de casal.Mas o homem não quis que suas irmãs dormirem em mesmo quarto que ele.
Mas tarde quando todos já estavam tomando sol ele foi até o homem investigar aquilo.Será que ele conseguiu solucionar este problema? Leia este livro e descubra.

mariaritamdantas 15/10/2018

Contos de terror e mistério: resenha
"Contos de terror e mistério" é uma coletânea de 4 contos clássicos de Edgar Allan Poe, adaptados por Telma Guimarães. O livro é finalizado por uma versão em inglês desses contos, também adaptada e um glossário do vocabulário.
Os contos são, respectivamente:
- A Caixa retangular
- O último pulo do sapo
- O gato preto
- Os crimes da rua Morgue
A CAIXA RETANGULAR
É um conto de mistério, em que o narrador personagem se ver envolvido em uma curiosidade doentia sobre seu amigo Cornélio.
O narrador personagem e a família de Cornélio (a esposa, ele próprio e as duas irmãs de Cornélio) vão viajar numa embarcação rumo a Nova York. A maneira como Cornélio agia e zelava por uma estranha caixa retangular (que parecia estar carregando um quadro) despertava ainda mais a curiosidade do narrador personagem. Mas, no final, ele viu que tudo não se passava de um tremendo engano, e essa doentia curiosidade acarretou consequências tanto para Cornélio, como para ele próprio.
Foi o conto que mais gostei
O ÚLTIMO PULO DO SAPO
É uma história sobre vingança. De todos os contos foi o que eu menos gostei.
Bem... "O último pulo do sapo" fala sobre Pula-sapo, um bobo da corte, que armou um plano de vingança provavelmente junto de Trippetta, uma dançarina, que era sua amiga. Nesse plano de vingança, coisas terríveis aconteceram, acarretando consequências para o rei e seus ministros.
O GATO PRETO
Um conto claramente de terror, sobre um homem antes dócil e gentil, que se tornou amargo e muito mau, a ponto de maltratar todos seus animais, até seu gato favorito, Plutão (o gato preto). Acho que Plutão foi o que mais sofreu. O homem até enforcou o gato (OK). Mas, aparentemente, Plutão assombrava os pensamentos do homem e coisas estranhas aconteciam, como se fosse uma perseguição.
Depois de um tempo, o homem encontrou outro gato preto com uma mancha branca no pelo, que se assemelhava a uma forca. E não foi só isso não!! Mas bem, se eu falar mais vou acabar contando a história toda!
Mas posso dizer que muitas coisas macabras aconteceram neste conto. Muitas. ✨✨✨✨✨
OS CRIMES DA RUA MORGUE
Mistura de terror e mistério, sendo o conto que mais me deixou com medo.
Eu pesquisei mais sobre Edgar Allan Poe e descobri que esse é um dos contos mais famosos dele.
Auguste Dupin era um rapaz inteligente, com uma capacidade de dedução invejável. Esse rapaz, acabou inspirando outras obras literárias, como Sherlock Holmes (tbm pesquisei sobre isso). Junto de seu amigo, que é o narrador personagem desta história, Dupin parte em busca da solução de um mistério bem sinistro que ocorreu na rua Morgue: duas mulheres, mãe e filha, foram encontradas mortas em seu casarão. A filha, presa numa chaminé, encontrada muito machucada. A mãe, foi encontrada com vários cortes numa espécie de quintal, e quando foram examinar seu cadáver, a cabeça saiu do corpo.
O resto vc previsa ler para descobrir :)
Eu admito que depois de ler esse conto, adquiri um pouco de receio em relação a orangotangos (pequena pista para spoiler)
✨✨✨✨✨✨
Editora: Editora do Brasil
✨✨✨✨✨✨

dicas_books 07/06/2022

.-.
Li para a escola, com o intuito de participar da maratona literária da Arvore de Livros. Não tenho uma opinião 100% formada sobre, não acho que seja o melhor nem o pior livro do mundo.

Luana 25/06/2022

Gênero terror e mistério! ??????
Para quem gosta desse gênero dispensa apresentações e para àqueles que irão iniciar SUPER RECOMENDO, você não vai querer parar até chegar ao fim. ?

Danda 22/09/2023

Contos de terror e mistério
Livro ok, é mais mistério do que terror, achei que teria mais coisas assustadoras e sei lá, mais envolventes. Mas é bom, dá pra ler rapidinho.