O elefante desaparece Haruki Murakami

Resenhas - O elefante desaparece

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Neftwly 12/03/2024

Noboru watanabe desaparece?
A premissa do livro é muito interessante, para os amantes de murakami é tentador.

muitos contos com metáforas muito boas e personagens de outros livros que surgem nesse. como o irmão da esposa do crônica pássaro corda. conta a história dele e como ele não se dá bem com a irmã mais. e também a história do elefante é do noboru watanabe.

em geral são todas histórias interessantes, mas é um livro cansativo e pesado de se ler.

maxiattheshore 19/02/2024

Não entendi nada mas gostei
Esse livro por um lado é muito bom por ter uma leitura facil que prende a atenção do leitor mas todos os contos parecem meio inacabados, eu acho que a intenção é que eles sejam abertos pra interpretação mas em alguns deles eu nao consegui interpretar nada ? a maioria não é difícil de entender então isso não é um problema TAO grande mas eu acho que eu gostaria mais de finais pelo menos um pouco mais conclusivos

Maria18706 10/02/2024

Contos com clássico estilo de Murakami que acaba por prender o leitor. O ponto negativo das histórias é que quase nenhuma delas tem um final interessante ou conclusivo.

akemi 19/01/2024

Normal
Eu não tinha visto que eram vários contos então quando chegou no terceiro eu percebi que as historias não tinham nada a ver uma com as outras. achei contos que estão dentro do cotidiano mas com um pouco de anormalidade, so não gostei que elas não tem um fim

maviis_ 05/01/2024

O elefante desaparece
São contos diferenciados,acho que o Murakami consegue fazer isso de uma forma boa,alguns me agradaram mais que outros. Além disso, a escrita do autor é muito boa,e com certeza vou ler mais livros dele.
É um livro com personagens comuns,com rotinas normais e até paradas,mas ao longo das histórias acontecem coisas estranhas que tiram esses personagens da rotina.
Confesso que fiquei meio confusa em alguns,mas de forma geral foi um livro bacana.

Levi_Motta 27/12/2023

O elefante desaparece
Murakami é um dos autores que eu mais li, então não vou perder tempo comentando as coisas sem explicação que ele coloca nos seus escritos, já que obviamente é proposital.

Sobre os contos, acredito que há uma conexão entre a maioria deles, alguns personagens que se repetem, histórias que se ligam, e objetivos em comum. Já começa com uma primeira história muito intrigante, e depois vai seguindo e ficando mais e mais maluco a cada leitura. Alguns contos que já tinha lido, como Sono(que é o meu conto favorito do autor), e queimar celeiros, mas outros acabaram me surpreendendo, como os Homens da TV, que me deixou uma sensação esquisita lendo, como a maioria das coisas dele que não há explicação. Claro que entre essas jóias, acabei lendo alguns que não chamaram tanto a minha atenção, mas isso é normal, muito difícil gostar de tudo.

Contos Favoritos do livro:

Sono, O pássaro de corda e as mulheres de terça-feira, Queimar celeiros, Os homens da TV, O anão dançarino.

Lucia.Aoto 03/07/2023

Adorei a maioria dos contos. Sono e Queimar celeiros foram os melhores. Mais um livro de Murakami finalizado com sucesso!
Meu autor da vida! ???

thales.gaspari 22/06/2023

Minha primeira experiência com o autor, mas provavelmente não é o tipo de leitura para mim. Adorei alguns temas e propostas mais surrealistas e fora do comum, mas mesmo estes não gostei da condução da trama e da forma como os contos foram escritos. Outras ideias achei simplesmente medianas ou mesmo sem graça. Uma coisa que me incomodou muito foi que todos os narradores dos contos (se não me engano todos os contos são escritos em primeira pessoa) parecem escrever e agir e pensar do mesmo jeito, não me parecem pessoas distintas, mesmo quando tem outros nomes, sexo e histórias - um pouco decepcionante para um escritor que sempre ouço falar tão bem. Tem até certos maneirismos, como sempre fazer uma citação musical cult ou coisas assim, que não acrescentam nem parecem me dizer nada. Talvez seja um escritor superestimado, talvez eu não seja o publico adequado por não conhecer o autor suficiente,... não sei. Pensarei duas vezes antes de tentar ler outra coisa dele.
anacarolsbr 07/08/2023minha estante
Acabei abandonando essa leitura também, gostei do livro mas não me prendeu :(

adora5 15/05/2023

Genial
Foi a minha primeira leitura do murakami e já quero mais. Achei genial, a variedade de temas que os contos exploravam e amei o estilo de escrita dele.

Meu conto favorito foi provavelmente o da mulher que não dormia, me deixou um pouco tensa e angustiada com o final mas me fez pensar bastante (provavelmente porque eu estou sofrendo de insônia).
Enfim, ótimo livro, fiz ótimas reflexões e aproveitei bastante a leitura de cada conto.

twentyoneana 10/05/2023

Murakami é interessante pq sabe escrever sobre acontecimentos fantásticos no cotidiano com muita naturalidade, fica bonito de ver uns carinha indo trocar sua tv, um anão dançando na floresta e etc.
mas quando ele se propõe a escrever só sobre o cotidiano em si é basicamente ver o mesmo personagem repetido, sem personalidade e com uns plots esquisitos nd a ver com nd
livro bom mas errr

eduarda2470 05/05/2023

O elefante desaparece
Um livro bom mas talvez tivesse sido melhor se minha forma de ler e interpretar fosse mais desapegada. São contos bem malucos, misteriosos e distintos, porém às vezes alguns nomes e descrições são iguais, logo eu quis formar uma linha do tempo achando que eram os mesmos personagens e a mesma realidade. Mas no geral é um bom livro. Escrita típica do Murakami.

Marina.Duarte 28/02/2023

Recomendado
Uma coleção de contos com uma narrativa muito gostosa de ler. Algumas histórias mirabolantes e outras corriqueiras, mas que refletem uma cultura diferente, o que torna o livro ainda mais interessante

Nice Freiry 19/02/2023

Minha primeira experiência lendo algum livro do Murakami e no geral gostei.
Livros de contos sempre são difíceis de avaliar porque tem contos que te agradam mais do que outros.
Adoro o anime Jojo e em algumas histórias o tom de estranheza e bizarrice me lembrou muito o anime. São monstros que aparecem, elefantes que somem, coisas sendo queimadas, assalto a uma lanchonete, anão dançante, entre outras loucuras da mente do autor.

Willian 01/01/2023

Bons Contos
Não é o que há de melhor do Murakami, poucos contos bons e marcantes, porém acho que vale a pena a leitura e principalmente se você acompanha o autor e tá familiarizado com ele

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6