Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison




Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream


145 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gabs. A 08/06/2024

One - Metallica
Foi-se embora murmurando: vá para o inferno. E logo acrescentou, com presença de espírito: mas para quê, se é onde você já está, não é mesmo?

I cannot live.
I cannot die.
trapped in myself.
body my holding cell.

Meu Deus, 20 páginas de puro pesadelo.
comentários(0)comente



eduarda1097 06/06/2024

Gostei bastante desse conto, quando você realmente compreende o que ele quer lhe apresentar, você nota que esse conto é mais profundo do que aparenta ser. Minha única crítica no qual estou me lembrando nesse momento, é o fato de o final ser bem raso e sem graça, porém não imagino um final diferenciado, então em partes não estragou total a experiência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabro 05/06/2024

Decepção
Seria bom se o autor não tivesse uma grande dúvida sobre quem ele odeia mais: um computador assassino que matou quase toda a humanidade e tortura 5 pessoas faz séculos dos piores jeitos possíveis ou uma unidade de mulher
comentários(0)comente



Clarita.t 02/06/2024

"Cogito ergo sum"
"Pense no sonho mais horrível que você já teve, some com os piores pesadelos que amigos lhe contaram, e o resultado final é um modesto formigueiro perto da montanha de monstruosidades imaginada por Ellison"

Am é uma máquina e isso é tudo e nada ao mesmo tempo para a construção desse personagem. Am tem um raciocínio e inteligência que nenhum humano conseguiria sonhar em ter mas eles o poderam criar e Am, que com tanta criatividade e sensibilidade nunca poderia sonhar nem andar, teria que aceitar ser o que é. Ele é apenas máquina. Não carne. E esse sentimento de tortura sufocante que veio de brinde com sua existência o transforma no maior inimigo da humanidade. Ele está preso eternamente em sua própria capacidade e ele não é divindade nenhuma para mudar isso.

O computador então se vinga de forma visceral.
Matando QUASE todos os humanos.
5 humanos são deixados vivos, presos dentro do Am, entre seus circuitos infinitos, sendo torturados da pior forma e ferreamente. Sendo imortais.
Não são pessoas específicas, só pessoas comuns. Mas então qual o motivo? Para não ficar entediado. Com tudo que podia pensar (e só pensar) com sua inteligência diabólica ele decidiu descontar seu ódio implacável e aperfeiçoá-lo nesses humanos que agora estavam condenados a sofrer de forma ligeiramente similar à Am.

Conto fascinante, de ficar obcecada mesmo. Não sinto que sou a mesma depois que o li e minha mente é tão férrea que não se deixar parar de pensar nas linhas que li horas atrás... ou dias..? Talvez o Am, ou uma versão muito parecida dele, também esteja bagunçando meus sentidos. Com o constante e desabalado avanço da tecnologia quem saberá? (@^ - ^@) ~~ ?
comentários(0)comente



Lara.Valasco 01/06/2024

Interessante
O livro te prende numa rede de angústia e terror. N é muito meu estilo de leitura, gosto mais de coisas q deixam leve ou entretenham porém essa te faz sentir tudo oq os personagens principais estão passando e aaaaaaaaa da a sensação de q vc está enlouquecendo e preso lá junto com eles.
comentários(0)comente



Ayrton 28/05/2024

Uma distopia cruel e medonha
Fiquei surpreso ao perceber a profundidade que existe nesse conto de poucas páginas. Ainda estou tentando digerir o que aconteceu e não foi nada bom.

Já tinha ouvido falar do "AM" antes, mas entender o que ele, ou ela, é... Isso esteve além de tudo.

Essa é uma história completamente brutal, que trás à tona algo que os próprios seres humanos construíram. Algo que levou a devastação global, exceto por 5 pessoas.

Recomendo muito esse conto!!! Achei essa visâo distópica cruel extremamente interessante.
comentários(0)comente



Luiz.Fernando 27/05/2024

Assustador.
Acredito que não exista outro conto com menos de 20 páginas, que tente abordar tal assunto, que não soe superficial e apressado como esse aqui. Esse conto define o conceito de perfeição, rapidez e muito outros que eu nem saberia explicar.
Extremamente assustador. AM é uma consciência que assusta tendo menos de 10 falas, e a consciência mais assustadora da ficção pra mim, agora que li.
É a surpreendente a genialidade do autor ao escrever esse conto, simplesmente perfeito.
comentários(0)comente



Dhixx 24/05/2024

INSANO!!!!!
ESTOU EM COMPLETO ESTADO DE CHOQUE.
Meu primeiro livro/conto de terror que leio, e PQP sei nem oq dizer são muitas emoções. A história é muito boa e extremamente bem desenvolvida em 20 pág, como isso é possível???? N sei, mas entregou tudo e muito mais. O livro é complexo mas é bem fluido, a história é bem direta e explícita, me geraram certos desconfortos durante a leitura por ser bem pesado, algumas cenas dão muitoooo nojentas, é grotesco, bárbaro, assustador, eu fiquei com um medo inexplicável, porém uma satisfação muito boa durante a leitura??? Não sei dizer, apenas recomendo muito essa experiência traumática, bizarra e diferenciada do genérico.
LEIAM!!!!!
comentários(0)comente



georeading 24/05/2024

Sci-fi de verdade
Já conhecia a história pelo jogo, mas o livro traz uma sensação totalmente diferente. É tão complexo e detalhado, e ao mesmo tempo tão grotesco. Não tinha botado muita fé, mas depois que eu li esse livro eu fiquei com um medo genuíno.
comentários(0)comente



Maria21204 19/05/2024

Simplesmente uau.
Comecei a leitura de uma forma até que despretenciosa, afinal, o jogo inspirado no livro estava bastante hypado no tik tok.

Entrei sem nenhuma expectativa (ainda que tivessem me informado que era bastante grotesco) mas, ainda assim, fiquei estupefata. As descrições ainda que não sejam extremamente detalhadas são certeiras e a imersão da história te deixa entorpecido. Acho que foi uma das histórias que mais me cativou, mesmo que de uma maneira embasbacante.

Apenas leiam quando puderem. Simplesmente incrível.
comentários(0)comente



KinoplexGuilha 19/05/2024

Ouvi o audiobook, achei maravilhoso, o jeito que o autor narra a história é realmente único e assustador. Uma prima de ficção científica
comentários(0)comente



Emanuele.Trentin 18/05/2024

Simplesmente um dos melhores livros de terror que eu já li. Definitivamente um bom balanço entre conto e choque.
comentários(0)comente



Little Mary 18/05/2024

I think; therefore I AM
Deu a louca no Chatgpt.
A tecnologia de guerra espressando o mais puro ódio contra a humanidade é um reflexo da violência banalizada pelas dinâmicas de poder da guerra fria.
É irônico como os personagens nem podem exigir humanidade de uma máquina criada justamente no contexto mais desumano da sociedade - guerra

"ÓDIO. DEIXE-ME DIZER-LHE
O QUANTO APRENDI A ODIÁ-LO
DESDE QUE COMECEI A EXISTIR.
HÁ MAIS DE 500 MILHÕES
DE QUILÔMETROS DE CIRCUITOS
IMPRESSOS EM FITAS DA ESPESSURA
DE UMA HÓSTIA QUE COMPÕEM
O MEU SISTEMA. SE A
PALAVRA ÓDIO ESTIVESSE GRAVADA
EM CADA MINIDECIMILIMÍCRON DESSAS
CENTENAS DE MILHÕES DE QUILÔMETROS
NÃO SERIA COMPARÁVEL À BILIONÉSIMA
PARTE DO ÓDIO QUE SINTO DOS SERES
HUMANOS NESTA FRAÇÃO DE SEGUNDO
POR VOCÊ. ÓDIO. ÓDIO. ÓDIO."

Pessoalmente acho que esse conto tinha muito potencial para ser uma história maior e mais aprofundada.
comentários(0)comente



OPHTHORN 17/05/2024

Comadres e companheiras...
Eu não tava dando nem um tostão furado por esse livro, que na verdade é um conto de 12 páginas. Peguei pra ler porque tava aparecendo muitos edits e recomendações sobre ele lá tô tik tok, e apesar de eu não dar muitos trela pras recomendações de lá, eu decidi dar uma chance pra ele, porque é super curtinho e a história é interessante.
Basicamente a humanidade foi de arrasta pra cima por conta de uma criação dela mesma: um computador chamado AM. O nome traduzido seria "Sou", que faz referência ao filósofo Descartes, que na roda de amigo mandou essa: Penso, logo existo. O computador, com todo sua tecnologia, juntou 1+1 e descobriu que dava 2, mas não só isso como também descobriu que tem outros cálculos que chegam ao resultado, ou seja, ele adquiriu uma certa consciência. A questão é que o computador morre de ódio da raça humana, tanto que decidiu mandar geral de arrasta e manter apenas 5 humanos vivos ali num lugarzinho onde ele pinta o escambau com esses humanos durante mais de 100 anos. AM não permite que esses humanos morram porque é uma diversão pra ele vê-los sofrer.
No fim das contas temos um baita de um plot e a gente descobre o porquê do nome do livro ser "Não tenho boca, preciso gritar".
AM, em apenas 12 páginas, se mostrou um baita de um vilão, tudo isso em um conto de 1960 totalmente atemporal.
comentários(0)comente



145 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR