thay 24/05/2020
Iniciei a leitura desse livro muito curiosa com seu conteúdo. Mas de repente o livro ficou de lado... Às vezes acontece... Tempos depois e, uns cinco outros livros lidos nesse intervalo, retornei a ele...
E ao retornar a leitura fui percebendo o quão importante ela seria para mim! Na maioria das vezes dentro da escola, as leituras lidas em sala de aula são imposição do professor. Ele escolhe o que (julga que) se encaixa ou não para aquele ano/faixa etária. A leitura vai muito além disso! Ler para fazer esta ou aquela atividade. "Ler é compreender, construir sentidos, atribuir significados." (p.35). Por que limitar se posso expandir essa experiência? Como fazemos nossas escolhas literárias? Por que não oportunizar aos alunos a mesma liberdade? E "Se não favorecermos o contato com o objeto, como as crianças vão aprender a usá-lo?" (p.38). Importante refletir sobre isso! Se ele não pega, não folheia, como ter intimidade? "A construção do leitor e de sua autonomia passa pelo manuseio do livro (...)" (p.37)
Nas primeiras páginas há a frase: "FORMAR LEITORES É UM DESAFIO" (p.11). "Mas, o que significa formar leitores? O processo de formação de leitores envolve, antes de mais nada, uma mudança de perspectiva na vida de uma pessoa, que passa a ter acesso a muitas informações em um mundo letrado."(p.12). Há de oferecer a este leitor condições para que ele circule com autonomia pelas leituras sejam elas quais forem, formando opinião acerca daquilo que lê. "Sendo a literatura uma expressão cultural tão significativa, é importante apresentar a variedade de textos produzida por diferentes culturas e as inúmeras relações que podem existir entre eles."(p.18)
Precisamos compreender que "...o ato de leitura consiste em grande medida na conversa sobre os livros que lemos. (...) Não sabemos o que pensar sobre um livro até que tenhamos falado dele."(p.83)
Se o professor é também leitor e expõe a seus alunos suas preferências, faz sugestões, emite opiniões, mostrará o comportamento leitor que se deve ter frente a obra que tem em mãos.
Então, pense comigo:"Imaginem o que mostramos às crianças a respeito do valor que damos à leitura, quando lemos apenas quando sobra tempo?"(p.110)