Os Templários

Os Templários Piers Paul Read

Resenhas - Os Templários

Domino 25/12/2023

#lido
Nossa que presente maravilhoso me dei de natal ao ter a oportunidade nesse recesso de estudar uma das coisas que mais amo na história qur são Idade Média, poderio militar e hábitos sociais. Este livro é uma ótima introdução ao assunto dos templários, ou como no meu caso um ótimo remember. Trazendo mapas e imagens em momentos narrativos certos, uma linguagem quase literária e bastante fluída o autor decorre sobre desde a fundação da Ordem, dando contexto histórico-social para a mesma; até seu fim. Gostei e recomendo bastante.

5 estrelas

#lido #livro #historia #templarios #idademedia #ordem

Clio0 04/04/2021

Primeiro de tudo, esse não é um romance ou um livro especulativo.

É uma obra historiográfica com objetivo sobretudo didático, ou seja, o autor reconta boa parte do período da História Medieval e explica conceitos teológicos e políticos das religiões principais aqui abarcadas (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo).

Como é mais referente a influência externa da Ordem, não há um estudo intensivo e interno da mesma. Piers Paul Read forneceu um estudo sobre a influência nos mecanismos políticos e econômicos, que abarcavam bem mais que a formação das Cruzadas.

O livro traz reproduções coloridas de obras, mapas de ruínas e uma boa bibliografia para quem é interessado no tema, mas não teve muito contato.

Recomendo.

CrisVieira~ 29/12/2017

Nota: 4,5.

Ramon 18/07/2017

Os Templários
Como os Templários eram os cavaleiros do templo de Salomão, o livro começa contando a história desde o primeiro templo construído pelo rei Salomão. Faz um apanhado da história de Israel e suas batalhas contra seus vizinhos. A destruição da cidade e do templo por Nabucodonosor em 586 a.C, o cativeiro babilônico e o posterior retorno a Jerusalem para reconstrução do templo nos tempos do rei persa Ciro. A derrota persa para o exército de Alexandre, o Grande, que conquistou toda a área que englobava Israel e seus vizinhos, que após a morte de Alexandre foi divido por seus generais. A Palestina ficou sob domínio dos Seleucidas, mas em 167 a.C, a revolta liderada por Judas Macabeu, expulsou os invasores da Terra Santa. Após conflitos internos, o general romano Pompeu conquistou a Palestina, e desde então, Roma passou a controlar a região.

A Terra Santa sempre foi palco de inúmeros conflitos, após a queda do império romano no ocidente,sempre houve um balanço de poder no oriente médio, persas, bizantinos, muçulmanos e mongóis, lutaram em diferentes tempos pelo controle da região. Para entender um pouco melhor sobre os templários, é preciso entender as cruzadas e o que as originaram. O livro até traz bastante informação, mas poderia ser mais completo nesse aspecto,

Os Templários, ou A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi uma ordem militar de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada em 1118 fundada por Hugo de Payens com o apoio de mais 8 cavaleiros , com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista na primeira cruzada. Na verdade, a ordem era mais religiosa que militar, eles possuíam um extenso código de regras monásticas escrito por São Bernardo de Claraval, e eram celibatários e faziam voto de pobreza e obediência.
O autor narra toda a influência do templários nas cruzadas, as batalhas, os cercos e os fracassos da mais influente ordem militar da idade média.
Foi uma ordem que levantou muita inveja na Europa por seu status e riqueza. Eles só respondiam ao papa e possuíam alta estima perante os nobres, e até mesmo diante de seus inimigos.
Ninguém nunca imaginaria o fim que a ordem levaria, seu último grão-mestre queimado como herege e a ordem tendo toda sua riqueza dissolvida pelo rei da França. Uma verdadeira tragédia!
O livro consegue transmitir bastante informação histórica, para quem gosta do assunto é um ótimo complemento, já que esse é um assunto bem amplo e envolto em muito misticismo.

Kleber.Alves 26/03/2017

Templários
Pra quem é fã de toda a história e mística em torno dos templários, esse livro é imperdível!! Narra com riquezas de detalhes toda a cronologia e acontecimentos na trajetória dos cavaleiros! Livro com muitos nomes e datas!

cris 02/04/2012

os templarios
linda historia ,e um otimo livro ,pra quem gosta do assunto

hardcore3m 16/03/2011

Uma viagem na era das cruzadas
O livro relata de forma histórica, aos fatos que desencadearam as cruzadas desde o marco zero do cristianismo até a queda dos cavaleiros templários nas mãos de filipe, o belo. O livro é muito rico em citações e na explicação da situação político-social que se desencadeava na época, passando pela misantropia dos judeus, pelo nascimento do islamismo e pelos favorecimentos políticos e religiosos da época. Com certeza esse é um livro que todos que gostariam de conhecer um pouco da história e da antropologia do cristianismo e dos reinados deveria ler.

Jean Marx 21/04/2010

Chão
É um livro bastante completo em informações gerais. No caso de minha pesquisa sobre o assunto ele foi meu chão, enquanto outras publicações aprofundavam-me mais em especificidades.
Recomendado principalmente àquele que tem curiosidade e não teve ainda contato direto com o tema.

Galahad 22/03/2010

Perdido. Mas bom.
Primeiramente o livro não deveria se chamar Os Templários e sim As Cruzadas.
Porque se formos olharmos do ponto certo se concentra mais nas Cruzadas do que nos Templários.
Segundo e chato, pois na mesma hora que esta em 980 passa do nada pra 1130 ai se fica desnorteado.

Mas independentemente de tudo isso o livro e ótimo tem os seus contratempos tem hora, mas o ponto de vista histórico e muito interessante.
Serviu muito para saber de outras historias. De como foi o inicio do Islã, por exemplo, e a historia de Maomé.
Mas como sempre serviu pra ver o lado negro da Igreja e ver com Os Pobres Cavaleiros de Cristo foram injustiçados.

Recomendo para quem tiver interesse principalmente nas cruzadas o que e bem interessante também.

Obrigado

Inlectus 18/04/2009

Muito bom mesmo.
A história dos cavaleiros templários, mostrada do ponto de vista histórico, com toda seriedade.

Shaftiel 22/01/2009

Os Templários é um livro interessante, porém penso que o título está errado. Não deveria ser um nome chamando atenção para essa ordem de cavalaria, pois o texto do livro em si fala mais das cruzadas do que da ordem em si. Obviamente a ordem está intimamente ligada ás cruzadas, porém existe diversos outros livros que tratam desses cavaleiros falando de costumes, táticas, locais e pessoas de importãncia. O autor acaba apresentando um resumo sobre as cruzadas e sobre a queda da ordem, o que torna esse um livro de boa leitura para se entender facilmente o período, mas sem profundidade ou destaque.