Maresi

Maresi Maria Turtschaninoff

Resenhas - Maresi

Queria Estar Lendo 12/01/2022

Resenha: Maresi
O primeiro livro da série As Crônicas da Abadia Vermelha é uma experiência narrativa e emocional que fala sobre poder feminino, amizade e pertencimento. Maresi foi o primeiro livro da minha jornada 12 países em 12 meses, e a autora Maria Turtschaninoff me conquistou pela simplicidade e pelo poder da história que contou.

Maresi vive na Abadia Vermelha, um recanto reservado para mulheres que buscaram refúgio do mundo. Ela viveu o Inverno da Fome e quase foi levada por ele; sobrevivente, foi enviada pela família para ter uma chance melhor entre as mulheres daquele canto isolado do mundo. E ali ela encontrou seu novo lar.

Quando Jai, uma misteriosa e silenciosa garota, chega para viver entre as irmãs, Maresi percebe que ela carrega mais cicatrizes e horrores da vida além-mar do que seu silêncio revela. E são esses horrores que vão colocar Maresi e todas as outras moradoras da Abadia Vermelha em cheque.

Maresi é um baita livro. Poderoso em sua mensagem e na simplicidade com que a autora fala sobre violência contra a mulher, abuso e misoginia, sobre um mundo que oprime as mulheres ao mais básico e submisso e um espaço onde elas podem encontrar liberdade.

"- Irmã O, por que falam de poder e não conhecimento?
- Porque conhecimento é poder."

Fica aqui o aviso, aliás, de que essa leitura contém gatilhos pesados envolvendo estupro, violência física e psicológica e menções à tortura. Mas são tópicos tratados com sensibilidade e sem nenhuma cena gráfica ou expositiva demais, porque a autora sabe o que está fazendo ao discutir esses horrores.

Maresi fala sobre família, do tipo que se encontra; fala sobre amor e infância, sobre conhecimento e magia. A Abadia Vermelha é um refúgio para mulheres que buscavam de tudo um pouco que o mundo lá fora não oferecia. Ali, elas são protegidas por uma entidade dividida em três estágios, uma Deusa que fala sobre todas as fases da vida com essas mulheres.

E Maresi, ávida por conhecimento, por livros e pela chance de entender tudo do mundo, se sente em casa ali. Ela ainda ama a família e sente falta deles, sente a necessidade de ajudá-los, mesmo sem saber como. Ela carrega consigo culpa pelo Inverno da Fome, e tem um desenvolvimento poderoso desde a garota reclusa até a figura que encontramos ao fim do livro.

"- Ela não sabe como é se sentir segura. Vamos ter que ensiná-la como."

Não apenas Maresi, mas todas as mulheres que enchem as páginas são essenciais para a ilha, para a Deusa e para a Abadia Vermelha. A Madre, a Irmã O, as noviças, as recém-chegadas. Todas elas fazem parte desse ecossistema mágico e familiar, que abraça sobreviventes e guerreiras.

A história da Jai é com certeza a mais triste e desesperadora do livro, e é ela que dita o ritmo; a partir da chegada da garota, tudo muda lentamente, até um clímax surpreendentemente tenso e carregado em terror e adrenalina. A irmandade que nasce entre ela e a Maresi é um dos pontos principais da história; de desconhecidas a irmãs que fariam tudo uma pela outra, como acontece entre todas as moradoras da ilha.

A estrutura narrativa da Maria Turtschaninoff é vagarosa, mas igualmente bem ritmada. O livro se desenvolve bem demais do começo ao fim; foi uma leitura de um dia pra mim, e eu queria que tivesse durado mais. A história da Maresi termina aqui, apesar de se tratar de uma série, então é bom pra que está procurando uma fantasia única, criativa e emocionante.

Eu me apaixonei por tudo, eu senti muito tudo que estava acontecendo, e eu com certeza quero ler mais dessa autora e dessa série.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/01/resenha-maresi-maria-turtschaninoff.html

Ana Claudia 08/05/2023

Até livro estava na minha lista há muito tempo. Foi uma leitura muito gostosa, personagens para se conectar.

Gabi 28/07/2020

Coração ficou quentinho
A delicadeza de escrita desse livro me ganhou logo nas primeiras páginas. A força e coragem de Maresi é algo lindo, sua amizade e fidelidade com as mulheres. A luta que todas elas tiveram que passar, crianças que se tornaram adultas devido às circunstâncias da vida. Acredito que o próximo livro irá falar mais abertamente sobre à sociedade machista e opressora. Maresi já nos dá um gancho do que podemos esperar no próximo volume.

Livros trechos e trecos 14/08/2022

"...nós não podemos ignorar o mundo. Ele nos afeta, mesmo aqui. Seria egoísta da minha parte ficar aqui onde estou segura, quando eu poderia usar tudo o que me ensinou para fazer o bem. As pessoas em minha terra natal são governadas pela superstição e ignorância. Uma fração do que eu aprendi aqui poderia salvar as pessoas morrendo de fome e de doenças. Ela poderia mudar como mulheres e homens veem uns aos outros e a si mesmos; ela poderia abrir uma nova janela para um mundo mais amplo. Eu tenho que ir para casa novamente e ver o que eu posso fazer pelo meu povo."

Maresi é um livro simplesmente maravilhoso, estou apaixonada, totalmente encantada com a força dessas mulheres, com a beleza desse vínculo fraterno entre elas, capaz de sobreviver à dor da violência e brutalidade de um mundo ignorante. Maresi é um excelente exemplo de como o conhecimento é importante mas ação é necessária, e a única forma de mudar o mundo para melhor!

YisraelC 26/09/2022

Sensível. Mágico. Emocionante.

Me surpreendi com essa história que tanto me envolveu, a história da Abadia Vermelha é simplesmente tocante.

Dany 04/06/2022

Um grupo de mulheres, uma ilha isolada, uma força ancestral e o que acontece quando esse refúgio é posto à prova.
Para mais resenhas e conteúdos literários, visite meu canal no Youtube (Vontade de Ler) e minha página no Instagram (@vontade.deler)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em um universo de opressão e violência contra as mulheres, existe uma Ilha chamada Menos, onde vivem mulheres que recebem meninas vindas dos mais diversos lugares, na esperança de encontrar um refúgio. Ali elas são acolhidas, aprendem a sobreviver de forma independente, aprendem as mais diversas atividades necessárias para isso, mas, acima de tudo, aprendem o valor que cada uma delas tem.
Quem nos apresenta esse universo é uma menina chamada Maresi que chegou ali quando tinha 13 anos, fugindo do Inverno da Fome. Ela é uma menina com sede de conhecimento, que vive sua nova vida sem esquecer da sua família e do lugar de onde veio. Mais ou menos um ano depois de sua chegada, uma nova menina, chamada Jai, também chega na Abadia. Vinda de um lugar sombrio, Jai chega na Abadia muito assustada e com feridas externas e internas.
Conforme o tempo passa, as duas vão se aproximar e, ao passo que Jai vai criando mais confiança, vamos entendendo melhor a situação que a fez chegar ali e o quanto todas elas podem estar correndo perigo a partir disso.
Essa história passa uma mensagem muito especial, tanto pela figura de Maresi, quanto de toda a filosofia da Abadia em si, pois, fica implícito o quanto a educação e o conhecimento, são poderosos e transformadores na vida das pessoas. Sem mencionar que podemos relacionar o quanto a realidade de meninas e mulheres - muitas delas que, por vezes, vivem em situações de opressão, sem conseguir enxergar maneiras de sair dela, e que acabam descobrindo seu valor e o valor de novas oportunidades através desses elementos.
O universo criado é simples, mas bem estruturado. Conforme Maresi vai ensinando Jai sobre como tudo funciona na Ilha, o leitor também vai se ambientando, conhecendo a hierarquia e funcionamento do “microcosmos” da Abadia Vermelha. Existe, ainda, a constante presença de uma crença poderosa que rege a vida dessas mulheres, apresentada como “a deusa”, uma força sobrenatural de diferentes “faces” e “atributos”. A aura de misticismo, simbologia e mistério, se estende por toda a narrativa, e a beleza da criação desse lugar utópico, criado para quem quer fugir de terrores externos, nos dá, ao mesmo tempo, um quentinho no coração e um medo terrível de que ele possa ser destruído, quando o vemos ameaçado.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

atainaleitora 05/01/2022

Uma obra delicada, forte e profunda
Nesta obra acompanhamos os acontecimentos através dos relatos da Maresi, uma adolescente curiosa que mesmo em meio às suas tarefas diárias, orações e estudos, acompanha a chegada de Jai à Abadia Vermelha e suas consequências à um lugar cercado de mistérios, conhecimento e místico aos treze anos de idade fugindo da fome.

“Ela não sabe como se sentir segura.” - Quando eu falei, soube que era verdade. - Vamos ter que ensiná-la como.”

No mundo exterior, a abadia muitas vezes não passa apenas de uma lenda sussurrada de uma mulher à outra longe dos ouvidos curiosos dos homens em noites escuras. Esse é um local místico e exclusivo para meninas, onde elas têm livre acesso ao conhecimento e que principalmente, estão em segurança sob o cuidado da Madre, das Irmãs e Noviças que ali vivem.

A construção do enredo é envolvente, os mistérios aguçam os sentidos deixando aquele gostinho de “PRECISO SABER MAIS”, entretanto a autora também trabalha o terror em cenas de violência sendo elas explícitas ou implícitas com maestria graças ao clima construído pela autora que deixa as cenas aterrorizantes na medida certa.

Por se passar em uma abadia e ter personagens com títulos como “Madres”, “Irmãs” e “Noviças”, você pode pensar que existem mais referências ao cristianismo na leitura, entretanto se você conhece um pouco sobre a religião Wicca e o sagrado feminino pode reconhecer referências como a Deusa representada pela Lua.

“[...] Seria egoísta da minha parte ficar aqui onde estou segura, quando eu poderia fazer o bem. As pessoas em minha terra natal são governadas pela superstição e ignorância. Uma fração do que eu aprendi aqui poderia salvar as pessoas morrendo de fome e de doenças. Ela poderia mudar como mulheres e homens veem uns aos outros e a si mesmos; ela poderia abrir uma nova janela para um mundo mais amplo. [...]”

Para finalizar, é uma leitura rápida e envolvente com uma personagem principal incrível, com personagens secundárias também poderosas e amizades verdadeiras que PRECISA ser lida por outros leitores e que com toda certeza vai conquistar mais corações ao longo do tempo.

lilly.ly 04/05/2021

A ideia do livro é muito boa e ele tem uma leitura bastante leve, li bem rápido. A abadia é um refúgio para meninas e mulheres, onde essas podem se abrigar longe dos seus violentadores e buscam o conhecimento do mundo e da deusa. Elas tem uma religião própria e voltada às mulheres, o que é achei bastante símbolico. É narrador por Maresi, que é um tanto inocente para o mundo, a partir da chegada de Jai, a qual mostra o lado ruim da vida. É uma benção existir um lugar onde homens não podem entrar e mulheres vivem, teoricamente, em segurança, contudo, quando eles invadem o livro se torna rápido e pesado, eu não conseguia parar de ler de aflição. A violência não é explícita, então é uma leitura leve para adolescentes. É um livro com um significado muito forte, uma vez que tem uma carga muito real, considerando todas as meninas e mulheres vulneráveis a violência dos homens no mundo real, os sacrifícios são dolorosos, mas a irmandade delas é linda, de fato, uma vida ideal para nós, mulheres.

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Maresi
Sabe aquele livro despretensioso que chega de mansinho e quando você termina acaba sendo uma história bem interessante? Então, eis Maresi. Eu confesso que sabia bem pouco quando me aventurei a fazer essa leitura, mas por ser uma fantasia com um foco mais “feminista”, achei que valia a pena encarar.

Aqui temos uma sociedade machista e patriarcal. As mulheres não tem voz e nem direitos, portanto, essa ilha se mostra um verdadeiro refúgio, mas que soa muito mais como uma lenda do que algo real. Porém ela realmente existe e, de tempos em tempos, alguma jovem consegue escapar de um destino cruel para se ver cercada de conhecimento e companheirismo. E é nesse cenário que conhecemos nossa protagonista: Maresi.

Ela, obviamente, tem sua própria história para contar e é com ela que aprendemos sobre esse local misterioso e como ele funciona. Maresi é bastante determinada e não faz de seu passado motivo para vitimismo ou reclamação. É algo que ficou pra trás e ela aproveita muito as coisas boas que a Abadia Vermelha lhe trouxe. E, é por isso que quando Jai aparece, a garota sente uma necessidade enorme de proporcionar a ela a mesma sensação.

“Algumas portas mantém você para fora, algumas guardam segredos e outras deixam algo perigoso trancado.”

O que é interessante aqui é que a autora consegue trabalhar muitas coisas em um número muito pequeno de páginas, e isso tem seu lado bom, mas também o ruim. Das coisas legais é que somos introduzidos em várias lendas e histórias que cercam esse local, além de transitarmos por situações bastante sérias sem o tempo de processá-las corretamente. Isso faz com que o leitor sofra o choque e já se veja obrigado a seguir em frente, de uma forma muito semelhante com a vida real. Nem sempre há tempo para se curar de algo que nos acontece porque a vida simplesmente não para pra nos proporcionar isso. Turtschaninoff trabalha questões de abuso psicológico, agressão física, direitos das mulheres, sororidade e várias outros pontos, com uma sutileza afiada.

E, pelo outro lado, a história sobreposta sobre isso acaba sendo bem simples, já que não há tempo ou espaço para se avançar muito. Mesmo assim, há várias surpresinhas que vamos descobrindo ao longo das páginas e um final que deixa o gancho para que o leitor fique curioso para ver o que virá em seguida.

“Por que falam de poder e não conhecimento? – Porque conhecimento é poder.”

Como um livro que foca no lado feminista de defesa das mulheres em uma situação de abuso e inferioridade, não é difícil supor quem será o vilão dentro dessa narrativa, e as consequências que isso pode ter sobre esse ambiente e as tantas que ali residem. É uma pequena metáfora na personificação de alguns personagens e na exposição de alguns atos.

Acho que como primeiro livro ele serve bastante para que a gente entenda como funciona um pouco da lógica desse mundo e desse local, já que é provável que ampliemos um pouco mais nossos horizontes daqui pra frente. Esse contexto me lembrou bastante a trilogia do Clã das Freiras Assassinas, que tem resenha de todos os livros por aqui, pelo formato de um lugar que proporciona aprendizado para mulheres. Nesse segundo elas se formam como assassinas, o que não é a questão em Maresi, mas por eu ter gostado bastante da obra de Robin LaFevers, certamente acabou colaborando com uma boa experiência com o título de Turtschaninoff.

A escrita da autora é muito fácil de se ler e a edição da Morro Branco está muito bonita. Há uma aplicação dourada na capa que se destaca e valoriza bastante o livro. O segundo volume, que se chama Naondel, já está disponível lá fora e, pelo que eu li, não vai acompanhar a mesma protagonista, sendo até uma história que aconteceu antes da encontrada aqui. Como tenho gostado desse estilo de mudança de ponto de vista, acho que será interessante adicionar mais detalhes a esse mundo.

Se você curte fantasia ou quer um livro fácil de adentrar, Maresi é uma boa história que trabalha várias questões sociais inseridas em sua trama como combustível para trabalhar o plot central. Fiquei com vontade de caminhar por alguns dos lugares dessa ilha, e espero muito em breve voltar a adentrar esse mundo.

site: http://resenhandosonhos.com/maresi-maria-turtschaninoff/

Rai 25/01/2021

Eu não sei nem o que dizer, só sentir
Maresi é um daqueles livros que você termina e mal consegue colocar em palavras o quão especial ele é. Em pouquíssimas páginas (200 é um número minúsculo, convenhamos) ela conseguiu construir um mundo rico, cheio de tradições e um passado muito interessante.

Nessas mesmas 200 páginas ela também desenvolveu relacionamentos incríveis entre as personagens e a Deusa. O amor entre as noviças, a forte amizade que as une, a sororidade que transborda em todas as habitantes da ilha... Tudo é tão mágico e belo que encheu meu coração de calor e alegria.

Maresi tem um ótimo crescimento aqui e o final me surpreendeu bastante, mas a jornada da Jai foi a mais incrível pra mim. Acompanhar ela desabrochando e reconstruindo sua vida na Abadia me deixou tão orgulhosa que eu me senti como se ela fosse minha irmã mais nova (ou minha filha, risos).

O livro todo foi muito assim. Uma mistura de orgulho, fé na humanidade (cof cof nas mulheres cof cof) e calorzinho no coração.

Queria tanto já ter o terceiro livro pra poder ler tudo de uma vez ?...

Naondel aí vou eu.

Natália 23/01/2022

Lindo e angustiante.
Conhecer Maresi e as outras mulheres da Abadia Vermelha foi como ler sobre a história de milhares de mulheres que ainda hoje lutam apenas para serem tratadas como mais do que um objeto.

Os medos, as lutas e sonhos de cada uma delas nos encantam. Mas é o companheirismo e a sororidade que marcam s força de todas as mulheres.

Tem partes muito angustiantes, principalmente no aspecto da invasão. A situação da Rosa me deixou no chão e com o coração dolorido, assim como a história da irmã de Jai. Heo e Maresi quase partiram meu coração.

É uma história sobre dor, superação e amizade. Recomendo.

Ley 11/07/2022

Como pode um livro mudar tanto e ter o poder de dilascerar?
Ler esse livro me deu uma sensação totalmente diferente de como comecei e finalizei. Nas primeiras páginas de Maresi, senti como se fosse uma leitura infantil e empática. De fato ela traz empatia, mas a semelhança com algo juvenil perdura até cerca de metade do livro, quando algo mais devastador acontece. A leitura leva o nome da protagonista, e Maresi é uma jovem que vive em uma ilha onde só existem mulheres.

A própria Maresi narra o livro como uma forma de registro para o que está prestes a acontecer. Seu relato conta que é após a chegada de uma nova garota chamada Jai que os eventos têm início. Elas logo se tornam próximas. Jai vê em Maresi uma companheira, ela pouco fala, é retraída e se sente insegura na maior parte do tempo. É em Jai que o leitor pode perceber como o mundo é cruel para as mulheres na história.

A ilha descrita é um refúgio que faz das mulheres uma força. Maresi não conhece a maldade tão bem quanto Jai, e por mais que seja doloroso ver essa face, a crueldade se apresenta mais cedo ou mais tarde. As personagens são jovens quando a história tem início. É fácil se envolver pela rotina que elas têm e é justamente esse motivo que parece mais uma trama simples, com foco na amizade, sem nada complicado para entender.

Foi o que me fez pensar que é esse artifício de deixar o leitor confortável na trama que torna as últimas páginas mais sombrias. O contraste é imenso entre os extremos da leitura e doloroso por si só. Em poucas páginas é possível ir da completa paz ao desespero e odiar certas ações dos antagonistas.

A força feminina é o que está sempre sendo ensinado na leitura, sua sabedoria e outras áreas que são chamativas e irão ser importantes na obra. O livro prepara muito bem o que está por vir apresentando companheirismo e amizade que se tornam lições, assim como o feminismo. É também um livro que deixa uma impressão forte. A intensidade de algumas decisões em prol de poupar outros deixa uma marca.

Estranhamente, essa é uma leitura que tem um início tão brando que eu facilmente recomendaria para todos se não houvesse momentos tão delicados perto do fim. Ao invés disso, recomendo quando quiser ler algo com lições densas e simples, que inicia de forma lenta e maravilhosa, mas tem um impacto ainda maior à frente. E, sobretudo, para quem quiser ler sobre a força feminina. Aqui temos personagens fortes e guerreiras, que em nenhum momento me decepcionaram e foram maravilhosas do começo ao fim.

Elas estão em uma ilha, mas isso não as impede de aprender e alertar umas às outras do perigo do mundo lá fora, como ele pode ser cruel somente pelo fato de nascerem mulheres. É assim que, infelizmente, podemos também nos identificar, mas em outros momentos podemos nos fortalecer.

A história tem um final lindo, que também é fechado, mas abre um horizonte de perguntas para o que elas podem aguardar fora da ilha. Maresi detém de um conhecimento incrível, e essa obra a molda para o que pode encontrar no próximo volume.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/05/resenha-as-cronicas-da-abadia-vermelha.html

Angela.Dutra 19/02/2023

Mais do que fantasia - relatos de Maresi
Um livro sobre amizades verdadeiras, lealdade e decisões difíceis.
Uma leitura leve, mas que traz profundas reflexões.
A história é construída tendo como base a amizade entre meninas que se conhecem em uma terra cheia de mistérios e de magia. Mostra como meninas e mulheres podem sentir medo e manterem-se fortes e firmes em seus deveres de proteção àquelas pessoas que amam verdadeiramente.

Gostei e recomendo

Karini.Couto 18/10/2023

Resenha por Ka e Patty

Esse é o primeiro volume de uma história sobre amizade, empoderamento, sororidade, magia e que vai te fazer perceber a força da mulher e a magia e beleza por trás de alguns horrores.

"Ler sempre me ajudou a compreender melhor o mundo. Espero que o mesmo se aplique a escrever."

Nessa narrativa vamos acompanhar a história emocionante de Maresi Enrredotter, que vive em Abadia Vermelha desde os seus os 13 anos, local onde encontrou abrigo, conforto e segurança. Uma comunidade formada por mulheres que buscam o mesmo objetivo: que é se manter longe da maldade dos homens.

Maresi ama livros, é bondosa, empática, prestativa e uma amiga leal. Jai, será a nova moradora de Abadia e ela trará muitos segredos e traumas que pode prejudicar todas e com isso, uma pergunta permeia nossa mente, se a Abadia Vermelha vai acolher e defender Jai ou deixá-la à própria sorte?

Um enredo fascinante, que mostra a força feminina, bem como a destreza e capacidade, onde vemos uma organização funcional e bem delineada de tarefas, setores e gestão notáveis. Além de a cada página percebemos a sororidade através do incentivo à outras mulheres, ajuda mútua, entre outros. Mulheres fortes, forjadas para ser autosuficientes e independentes, livres de licitações ou conceitos de uma sociedade tradicional.

Maresi é uma fantasia que possui um ritmo envolvente e emocionante, sendo também um livro introdutório que vai nos apresentar um cenário bem construído, onde a Abadia Vermelha já nos deixa a certeza que muito está por vi.

Uma leitura relevante e que conta a história da luta e sobrevivência de mulheres que sofreram em silêncio, marcadas pela dor, por abus0s, negligências.. Vemos resistência e força!

Uma narrariva intensa e poderosa que vai arrebatar todo leitor que se permitir desbravar suas páginas e ser impactado por uma leitura cheia de camadas reais e palpáveis!

site: https://instagram.com/alempaginas

Lara 22/04/2022

Abadia Vermelha
- Porque conhecimento é poder.

Essa frase me marcou, assim como o livro todo. Mulheres com poderes além do humano para se libertarem de uma sociedade totalmente machista e ruim. Foi muito bom ver mulheres como principais nessa história. Envolve muitos gatilhos emocionais, violentos, mas para mim, valeu cada minuto que passei em Abadia Vermelha. Foi a melhor leitura de 2022 até agora, e espero terminar os próximos ainda este ano.