Maresi Maria Turtschaninoff

Resenhas - Maresi

Jéssi Lima 14/05/2024

Maresi
Releitura concluída, confesso que gostei mais da primeira vez que li, mas pude sentir toda a essência que a história nos trás, é um livro rápido e muito curto e simples de ler, os temas abordados são muito bons e a história se desenrola muito bem.

????

meeifa 26/04/2024

Lindo e perfeito
Se você precisa de uma história pra se reerguer, esse é o livro. Sabe quando se está no fundo do poço ou não vê uma saída? Ele te ajuda. Maresi é lenta e faz cada burrada que olha, tá pra competir com a Zoey de House of Night mas a saga de redescobrimento das outras personagens é maravilhosa, a forma como elas lidam com tudo de cabeça erguida e enfrentando os vilões foi incrível e me deu muitas forças para poder seguir com convicções mesmo quando diziam que eram erradas.

Flavio.Vinicius 20/03/2024

Maresi
Esse é o primeiro livro de uma trilogia. Achei a escrita da autora bem interessante e criativa. Ela buscou, me parece, assemelhar-se à escrita de um monge medieval, então ela descreve fatos e acontecimentos de modo lento e desenvolvendo reflexões. Achei semelhante à narrativa do Umberto Eco em O Nome da Rosa.

Nos trechos finais, há uma sequência mais narrativa e ágil, aqui acho que a autora pesou um pouco a mão, perdeu a áurea de Idade Média que a narrativa estava oferecendo. No entanto, logo após, a escrita volta ao formato do início.

Eu gostei bastante desse livro e pretendo ler o restante da trilogia. Destaco o teor feminista da história, de uma ilha habitada unicamente por mulheres. E também o fato de a violência e a barbaridade serem praticadas por homens brancos e loiros, o que é incomum, quando consideramos que o ordinário na literatura de fantasia é que os brancos sejam tidos como os evoluídos e civilizados.

Lari 04/01/2024

No início, eu não sabia onde o livro queria chegar, mas isso não atrapalhou a leitura porque a Maresi consegue prender a atenção do leitor.
É muito interessante ver o sistema que as mulheres criaram e como ele funciona bem em todos os aspectos (econômico, social, individual...).
Por isso, é assustador quando a parte final chega, já que sabemos quem pode estragar toda essa harmonia e como isso pode ser feito.
É um misto de coração quentinho por causa da irmandade e tristeza por saber que o perigo abordado na história é real e ronda toda mulher.

Sofia340 13/12/2023

Uma das melhores coisas q fiz esse ano, com toda a certeza foi comprar este livro. É uma história tão encantadora, emocionante e assustadoramente atual. O maior medo q as mulheres podem ter é de homens.

sabrinasilva26 13/11/2023

Sororidade e fantasia
Um livro curto e poderoso. Meninas e mulheres vivendo em uma ilha onde cabelos criam tempestades e adoram uma deusa tríplice (senti uma forte referência a Hécate).

Eu amei.

A protagonista é forte, interessante e conduz a narrativa de forma leve e rápida.

CarolBapt 29/10/2023

Estou ansiosa para ler os próximos livros dessa trilogia. Uma pena essa série ser tão desconhecida por aqui, porque achei a história incrível, com muitos elementos fantásticos interessantes e que fala sobre amizade, resiliência, coragem e sororidade de forma responsável, e também delicada.
Que grata surpresa!

dudascoz 24/10/2023

Surpreendida
Escrita perfeita, muito fluída. O tipo de fantasia que mesmo com uns nomes esquisitos pra lá e pra cá é super entendível e faz muito sentido. É uma história sobre amizade, família. Sobre conhecimento, crença e magia. A magia de ser mulher. É simplesmente muito bonito.

Caroline Vital 24/10/2023

Lido em 2018
Fantasia young adult feminista. Me chocou demais algumas partes, não recomendaria para jovens, mesmo sendo eles o público alvo.

Karini.Couto 18/10/2023

Resenha por Ka e Patty

Esse é o primeiro volume de uma história sobre amizade, empoderamento, sororidade, magia e que vai te fazer perceber a força da mulher e a magia e beleza por trás de alguns horrores.

"Ler sempre me ajudou a compreender melhor o mundo. Espero que o mesmo se aplique a escrever."

Nessa narrativa vamos acompanhar a história emocionante de Maresi Enrredotter, que vive em Abadia Vermelha desde os seus os 13 anos, local onde encontrou abrigo, conforto e segurança. Uma comunidade formada por mulheres que buscam o mesmo objetivo: que é se manter longe da maldade dos homens.

Maresi ama livros, é bondosa, empática, prestativa e uma amiga leal. Jai, será a nova moradora de Abadia e ela trará muitos segredos e traumas que pode prejudicar todas e com isso, uma pergunta permeia nossa mente, se a Abadia Vermelha vai acolher e defender Jai ou deixá-la à própria sorte?

Um enredo fascinante, que mostra a força feminina, bem como a destreza e capacidade, onde vemos uma organização funcional e bem delineada de tarefas, setores e gestão notáveis. Além de a cada página percebemos a sororidade através do incentivo à outras mulheres, ajuda mútua, entre outros. Mulheres fortes, forjadas para ser autosuficientes e independentes, livres de licitações ou conceitos de uma sociedade tradicional.

“Algumas portas mantém você para fora, algumas guardam segredos e outras deixam algo perigoso trancado.”

Maresi é uma fantasia que possui um ritmo envolvente e emocionante, sendo também um livro introdutório que vai nos apresentar um cenário bem construído, onde a Abadia Vermelha já nos deixa a certeza que muito está por vi.

Uma leitura relevante e que conta a história da luta e sobrevivência de mulheres que sofreram em silêncio, marcadas pela dor, por abus0s, negligências.. Vemos resistência e força!

Uma narrariva intensa e poderosa que vai arrebatar todo leitor que se permitir desbravar suas páginas e ser impactado por uma leitura cheia de camadas reais e palpáveis!

site: https://instagram.com/alempaginas

Mirele 10/09/2023

Um livro terrivelmente feminino
Lendo fantasia, as vezes sinto falta de mulheres sendo mulheres, tendo mulheres como amigas e tendo o feminino como força. Lendo esse livro eu senti muito essa força na história. Li tudo em um dia, nem consegui parar de tão bom que achei.

Mariana113 17/08/2023

A fantasia é incrível.
O mundo criado pela autora é incrível. Desde os rituais, as datas, os personagens. Me prendi muito à história por conseguir imaginar com facilidade o que ela propõe.
Porém, acredito que ele poderia ser mais desenvolvido, especialmente nas partes finais. O livro facilmente poderia ter 300, 400 páginas, mas parecia que a autora tinha pressa de acabar.
Também, o mapa não bate 100% com a logística de caminhada/deslocamento apresentados em dois momentos do livro.
Eu indico a leitura, realmente gostei muito do mundo criado. Por isso, minha nota foi 4 e não cinco.

gabrisingr 14/08/2023

Gostei muito
Me surpreendi demais com as descrições, o livro evoca muito bem sentimentos com as descrições dos espaços e ambientes da ilha

Osmar Weyh 05/08/2023

A donzela, a mãe e a velha
Uma excelente indicação de leitura. Me surpreendeu muito o plot twist desta obra. Uma leitura que flui muito bem, um bom desenvolvimento da personagem, sua narração em primeira pessoa e o fato de abraçar seu destino. A deusa tríplice, suas representações e o destino da personagem se entrelaçam, aceitação não só de sua condição, mas o legado que ela levará nesta aventura.

NILU 25/07/2023

Um livro sobre mulheres fortes.
Maresi passou por muita coisa nos poços anos que já tinha vivido, assim como as outras personagens. Esse livro é repleto de momentos de realmente partir o coração, mas ao mesmo tempo é reconfortante pois mostra como podemos confiar umas nas outras. Com o cliffhanger do final estou mais do que doida pra continuar essa série! E sim, a editora Morro Branco estava mais do que certa quando disse que esse livro rem a vibe de Evermore da Taylor!