O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Kaicchan 23/01/2024

Fluída e leve
A leitura é super fluída e tranquila, a história é bem leve e bobinha, tudo o que eu precisava mesmo. Se passa no mesmo universo do Castelo Animado, mas não tem Sophie e Howl como protagonista, embora isso não faça diferença (afinal, são livros distintos).

Ainda prefiro o Castelo Animado, mas recomendo para quem está se aventurando nas escritas da autora e para quem procura algo leve e divertidinho.

@Linacoimbra 22/01/2024

O Castelo no Ar é uma fantasia que se passa no mesmo universo de O Castelo Animado, mas com personagens e cenários diferentes. O protagonista é Abdullah, um vendedor de tapetes que sonha em ser um príncipe e se apaixona por uma garota chamada Flor da Noite. Porém, ela é sequestrada por um demônio e ele parte em uma aventura para resgatá-la, com a ajuda de um tapete mágico, um gênio, um soldado e um gato.
O ponto positivo do livro é a criatividade da autora em construir um mundo fantástico, com elementos de contos de fadas, mitologia árabe e humor. O livro é cheio de surpresas, reviravoltas e referências ao primeiro livro da série. O ponto negativo é que o romance entre Abdullah e Flor da Noite é pouco desenvolvido e convincente, e que a história demora a engrenar em alguns momentos.

Anne 21/01/2024

Leitura leve, fluida pra quem quer relaxar mesmo.
Acontece no mesmo universo de Castelo Animado, mas não tem a sensação de "não faço ideia do que está acontecendo" que o predecessor tem. Imagino que ler um após o outro gera uma certa familiaridade com o estilo de escrita da autora e com os acontecimentos do lugar também.
Acho bonito como a magia é tratada como algo comum. Não tem estardalhaço ao se mostrar algo extraordinário. Não espere Soohie e Howl como protagonistas da história.

madololo 21/01/2024

QUE LIVRO
Quando eu comecei o livro, eu achei que ia ser uma leitura arrastada, ainda mais por ter mudado de protagonista. AMORES foram vinte e um capítulos que tiveram a sensação de um só de tão divertida que é a leitura.

Dalac.to 19/01/2024

2/3- o segundo livro.
Não foi o meu favorito dos três livros do box, mas a história ainda é muito tranquila de ser lida e é bem agradável também.
Recomendo.

Fran.Almeida 18/01/2024

"Imediatamente, o gato surgiu na saliência da pedra outra vez, fazendo aquele ruído de polia de ferro, raiva e aflição em cada linha de seu pequeno corpo preto. Abdullah o ignorou e olhou dentro do chapéu do soldado. Olhos azuis arredondados o ficavam do interior gorduroso. Uma boquinha rosada sibilou em desafio, enquanto o minúsculo gatinho ali dentro fugia para o fundo do chapéu, fustigando o pequenino rabo, que mais parecia uma diminuta escova de garrafas, para se equilibrar."

sazzieh 18/01/2024

Não gostei muito do protagonista e sinceramente o que me motivou a ler esse foi o howl e a sophie, o livro vai ficando mais interessante lá pela metade e se fosse pra ler de novo só leria pelo final que é fofo.

Mariana113 18/01/2024

MUITO FODA
O livro é muito bom, achei ele um pouco arrastado no começo e no meio, mas o final valeu a pena, mas acabou tendo muito plost twist junto e isso fez pra mim ficar tipo: MDS, não aguento mais

Valeu apena ler, pois meio que ele é uma continuação de Castelo Animado, porque a Sophie aparece e outros personagens

Ana Araujo 17/01/2024

Feito de magia.
Eu confesso que demorei pra terminar esse livro mas, ainda assim, ele é incrível. Apesar de ter um novo protagonista, a leitura é muito leve e cheia de detalhes (o que eu adoro). Fiquei ansiosa pelo retorno de Sophie, Howl e Calcifer, mas a aparição de cada um deles me surpreendeu bastante (ELES ESTAVAM PRESENTES DURANTE O LIVRO INTEIRO!!!). Só acabei sentindo falta do Michael. ):
O livro tem muitas cenas e diálogos divertidos e fofos, o que tornou a minha leitura muito gostosa. Não me arrependo de ter enrolado pra terminar.
Ele é mágico, do início ao fim.

glen. 17/01/2024

O Castelo no Ar
Bem, vamos lá. O livro conta a história de um jovem muito sonhador mercador de tapetes, Abdullah, que em seus dias mais tediosos em Zanzib põe-se a fantasiar uma vida digna de um príncipe. Em um certo dia, o garoto recebe em sua tenda um estranho homem, o qual pretendia negociar um tapete mágico. Abdullah, ainda suspeitando da fama do objeto, o compra, e a partir daí uma aventura com princesas, uma lâmpada mágica e um gênio, um soldado estrangeiro e uma gata com seu filhotinho começa para Abdullah.

Não sei exatamente por onde começar, pois não tenho muito o que falar sobre esse livro, mas ok. Sendo um livro do mesmo universo de O Castelo Animado eu estava com as expectativas nas alturas e as resenhas que li também ajudaram nisso. Pois bem... A história é ruim? não exatamente, na verdade é bem legalzinha e divertida, porém, é apenas isso. É um livro legal e divertido e só, não é surpreendente, nem uma fantasia inesquecível. Não me apeguei a nenhum personagem, apesar de não serem ruins, e no máximo duas partes durante o livro inteirinho me deixaram surpresa. Apesar disso, a escrita é gostosinha e a leitura flui facilmente. E aliás, achei a quantidade de plot twists desnecessária e até mesmo confusa.

Recomendo esse livro? Sim. Como eu falei, ele não é ruim, só é esquecível e tá tudo bem. Pra quem estiver afim apenas de ler uma fantasia legal pra matar o tempo, ele é ótimo, mas se estiver esperando algo grandioso e não estiver disposto a quebrar essa expectativa, eu aconselho a passar reto. Entretanto, é claro que isso vai de pessoa pra pessoa né, apenas foquem no quanto a escrita da Diana é fluída, divertida e gostosa de ler e sejam felizes.

AngelaS.DiasNagami 16/01/2024

Chato!
Aiii que livro chato! Achei que seria na mesma ?pegada? do castelo animado, mas esse aqui foi maçante de acompanhar. Os diálogos me irritaram TANTO! Achei sem sentido toda a busca, os personagens e até o Crossover dos personagens não me animou.

Ala_skx 16/01/2024

É um livro simplesmente incrível, não sabia da existência dele até ver ele numa biblioteca, a escrita é bem fluida, um livro que você acaba e nem percebe, consegue ter seus plots que me deixaram surpresa, pra amantes de fantasia como eu, é um livro que super indico .

Batman 15/01/2024

Incrível! Como no livro anterior, eu amei a escrita e a história é tranquila e fácil de ler. No começo não me vi muito atado a história, mas no decorrer das páginas tudo que eu queria era ler mais e mais até chegar ao fim.